Início do conteúdo

Salão do IFRS apresenta potencial transformador da pesquisa, do ensino e da extensão


Depois de três dias intensos, cerca de 600 trabalhos apresentados, muitas trocas de ideias, conhecimentos e integração… o maior evento institucional do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) teve encerramento no sábado, dia 30 de novembro. O 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS reuniu quase mil estudantes e servidores de todos os campi e da Reitoria, em 11 eventos simultâneos no Campus Bento Gonçalves.

As pesquisas, ações de ensino, de relacionamento com a comunidade, inovação, arte e cultura que integraram a programação são um amostra do quão diverso e efervescente é o #MundoIFRS. Em sua fala na solenidade de encerramento, o reitor, Júlio Xandro Heck, destacou que foi possível perceber “o quanto o IFRS tem um papel transformador na vida das pessoas e das comunidades, e como os investimentos em educação pública e nos Institutos Federais são importantes ações de governo”.

Oportunizar à comunidade acadêmica a participação em um evento como o Salão é uma das iniciativas com potencial transformador. Estudantes e servidores não passam indiferentes. Estimulados pela troca de experiências, voltam aos campi cheio de ideias, avaliam as colegas do Campus Rio Grande Gislaine Silve Leite, diretora de Extensão, e Adriana Dnaielski Batista, professora. “Este ano, em particular, tivemos apenas reuniões por web com os colegas de outros campi. O Salão foi uma oportunidade para os servidores conversarem pessoalmente e se conhecerem”, observou Gislaine.

A experiência com certeza ficará na memória dos estudantes. Juli Arusiewicz Berta, do curso Técnico em Eletrônica do Campus Restinga, conta que poucas vezes havia saído da Região Metropolitana de Porto Alegre e gostou de estar em uma “cidade nova” e ter uma “experiência nova”. “Foi muito legal ver as atividades culturais dos outros campi e saber que alguns são bem ativos nessa área”, diz, acrescentando que “adorou conhecer a estrutura do Campus Bento Gonçalves, de saber que a comida oferecida no refeitório vem quase toda da horta que fica no próprio campus”.

O conhecimento compartilhado nas mais diferentes áreas e a possibilidade de saber mais sobre o IFRS são os destaques do Salão na opinião da aluna Ana Carolina Jojima, do Técnico em Geoprocessamento do Campus Rio Grande. “O Instituto tem cursos que eu não sabia que existiam, como Meio Ambiente e Plásticos, e foi muito bom assistir a trabalhos com conteúdos que podem ser complementares aos que estudamos em Geoprocessamento”, declara a estudante que saiu do Rio de Janeiro para morar em Rio Grande após ter passado na prova do IFRS. 

Guilherme Pötter de Castro, também do Técnico em Geoprocessamento de Rio Grande, já participou de vários Jogos do IFRS e representou a instituição em eventos esportivos. Há três meses começou a participar de um projeto de pesquisa e este ano esteve no Salão pela primeira vez: “Achei diferente dos eventos esportivos. Além da integração, há uma troca de conhecimentos. Foi muito interessante, a gente descobre que tem outro mundo no IFRS e entende que é possível usar o nosso curso para outras áreas”.

Encerramento e destaques

A cerimônia de encerramento do Salão foi um momento de agradecimentos, homenagens e premiações. As equipes participantes da Mostra de Protótipos Automotivos têm levado o nome da instituição para eventos nacionais e internacionais e então receberam certificados e uma bandeira do IFRS:  Drop Team (Campus Erechim), Lanceiros Negros (Farroupilha), Ifeco (Rio Grande) e Ibirubaja (Ibirubá). 

Teve também entrega de troféus e um prêmio oferecido pela Tag Experiências Literárias para os vencedores do Concurso Literário IFRS.

Mais uma atração foi a apresentação dos protótipos desenvolvidos pelos 27 estudantes que participaram do 2º Desafio Criativo. Divididos em três equipes, eles fizeram uma maratona para pensar e criar “Soluções para um mundo sustentável”. Esbanjaram criatividade, inovação e empreendedorismo, apresentando materiais que podem melhorar o recolhimento, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais. Os vídeos que resumem os projetos serão divulgados nos próximos dias no site do IFRS. 

Os destaques entre os trabalhos apresentados no Salão também serão divulgados no decorrer da semana.

O reitor fez agradecimentos aos servidores envolvidos na organização do evento e aos campi, que se articulam para a participação dos estudantes.

Para finalizar, o salão teve uma apresentação da banda EntreTantos, um projeto de extensão do Campus Farroupilha, que apresentou suas músicas autorais, como “Pare, Pense, Interprete”.

Diferenciais

Alinhado ao tema central e ao compromisso do IFRS com a sustentabilidade ambiental, o Salão contou com um Espaço da Agricultura Familiar. Durante os três dias, produtores rurais de Veranópolis expuseram produtos orgânicos, plantas alimentícias não-convencionais (Pancs), sementes crioulas e alimentos caseiros. Estudantes e servidores aproveitaram para trocar experiências e ouvir as vivências dos agricultores. Também alinhado ao tema, produtos da agricultura familiar fizeram sucesso no coffee break do Salão. Alimentos orgânicos, sem glúten e sem lactose da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul receberam vários elogios. 

Outra novidade desta edição foi um espaço lúdico para acolher servidores e estudantes que precisaram levar crianças ao evento. O Espaço Kids funcionou de quinta-feira a sábado, com sucesso de público, tornando-se um ponto de integração e convivência para as famílias.

Na comunicação e na cobertura do Salão também houve novidades. Os servidores da Comunicação da Reitoria contaram com a colaboração de estudantes dos campi Farroupilha e Bento Gonçalves que atuam como bolsistas em projetos de comunicação: Anne Freitas Bittencourt, Bianca Bertani Signori, Caroline Caprini da Silveira, Eduarda Bristot, Natália Müller Abich, Pâmela Maria da Silva e Bruno Balotin, acompanhados dos servidores orientadores dos projetos Deise Dagnese e Sandro Lazari.

Outra novidade foi a disponibilização de um número de WhatsApp que utilizou uma lista de transmissão para divulgar avisos durante as atividades. Pelo canal, foi possível ainda esclarecer dúvidas e fazer um “achados e perdidos” do evento.

Sobre o Salão

O tema central desta quarta edição foi “Ciência para um mundo sustentável”. Integraram o Salão do IFRS os seguintes eventos: 8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 7º Seminário de Extensão (Semex); 6º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 4º Seminário de Pós-graduação; 4º Seminário de Internacionalização; Sessões de Indissociabilidade Pesquisa, Ensino e Extensão; Mostra de Inovação e Tecnologias; Mostra de Arte e Cultura; Mostra de Protótipos Automotivos; Circuito de Atividades Literárias e Desafio Criativo.

> Confira os álbuns de fotos do evento no Facebook:

> Leia também:

> Divulgados os destaques do 4º Salão do IFRS

> Salão reúne mais de 900 estudantes e servidores, apresenta ações e talentos do IFRS

> Leitura de textos e bate-papo sobre literatura movimentam a manhã de sábado no Salão

> Estudantes do IFRS fazem maratona e desenvolvem soluções para problemas ambientais

> Salão do IFRS inova e oferece espaço lúdico

> Tem vontade de estudar no exterior? Vem para a roda de conversa nesta sexta-feira à tarde

> Apresentações e oficinas destacam talentos de estudantes do IFRS na Mostra de Arte e Cultura

> Alimentos orgânicos e muita experiência para compartilhar

> Ciência, inovação, educação e cultura no IFRS… vai começar o 4º Salão

> Circuito de atividades sobre literatura no 4º Salão do IFRS

 

> Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook IFRS-Oficial

Twitter @IFRSOficial

Instagram Ifrsoficial

YouTube IFRS-Oficial

Fim do conteúdo