Início do conteúdo

Periódicos da Capes


O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

 

O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

(texto extraído na íntegra em 16/05/2014 de http://periodicos.capes.gov.br)

 

ACESSO NO IFRS


Os professores, técnicos administrativos e alunos do IFRS podem acessar aos periódicos de duas formas:

 

1. Estando nas dependências do IFRS: 

Os campi e Reitoria do IFRS estão com os IPs da internet cadastrados junto a Capes, o que possibilita o acesso a qualquer base de dados que o IFRS tenha assinatura desde que seja feito por algum computador que utilize o link de internet do campus/Reitoria. A utilização de um modem 3G ou 4G, por exemplo, não permite este acesso, mesmo estando nas dependências do campus.

 

2. Estando fora do IFRS (acesso remoto):

Esta possibilidade existe por intermédio da Federação CAFe, um serviço de autenticação provido pela RNP. O IFRS já está homologado pela CAPES para utilização deste serviço. É recomendada a leitura de como funcionará a Federação CAFe no IFRS no link Serviços | Federação CAFe.

Para este acesso, foram elaborados dois manuais: um deles é o Manual do IFRS de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES e o outro é um Esquema Ilustrado do Acesso Remoto aos Periódicos da CAPES no IFRS.

Última atualização em 08/11/2019

Fim do conteúdo