Início do conteúdo

Comissões


Comissão de Autoridades

 

A Comissão de Autoridades (CAUT) é uma Comissão permanente do SIBIFRS,  instituída pela  Portaria Nº 27, de 5 de janeiro de 2017, com a finalidade de padronizar e garantir a consistência da base de dados de Autoridades do Catálogo do Sistema de Bibliotecas. Anualmente a Comissão apresenta relatório de suas atividades à Pró-reitoria de Ensino.

 

Possui como integrantes as bibliotecárias:

 

– Lícia Carla Lima da Silva, Campus Alvorada (Coordenadora);

– Eva Regina do Amaral, Campus Rio Grande;

– Marília Batista Hirt, Campus Bento Gonçalves;

– Núbia Marta Laux, Campus Feliz;

– Rejane Cristina Job, Campus Farroupilha; e

– Sandra Beatriz Rathke, Campus Avançado Veranópolis.

 

Contato: sibifrs.autoridades@ifrs.edu.br

 

 

Comissão de Catalogação

 

A Comissão de Catalogação (CCAT)  é uma Comissão permanente do SIBIFRS. Recentemente teve sua composição alterada pela  Portaria Nº 385, de 19 de março de 2018. Possui  a finalidade de padronizar e garantir a consistência do Catálogo do Sistema de Bibliotecas do IFRS em atendimento às normas internacionais de catalogação. A Comissão apresenta relatório anual de suas atividades à Pró-reitoria de Ensino.

 

Possui como integrantes, as bibliotecárias:

 

– Luciane Alves Santini, Campus Viamão (Coordenadora);

– Josiane Silva da Silva, Campus Rio Grande, e

– Suzinara da Rosa Feijó, Campus Porto Alegre.

 

Contato: sibifrs.catalogacao@ifrs.edu.br

 

 

Comissão do Manual de Trabalhos Científicos do IFRS

 

A Comissão de Elaboração do Manual de Trabalhos Técnicos e Científicos do IFRS – MTTC é uma Comissão Temática do SIBIFRS, instituída pela Portaria Nº 384, de 19 de março de 2018.

Sua finalidade é elaborar manual para apresentação de trabalhos científicos no âmbito do IFRS, produzido em meio digital para divulgação na comunidade acadêmica, sendo responsável também por fornecer treinamento para disseminadores nos campi do IFRS.  A Comissão possui  prazo de 180(cento e oitenta) dias para concluir o trabalho, devendo apresentá-lo até 14 de setembro de 2018.

 

Tem como integrantes os bibliotecários:

 

– Sônia Margareth de Souza, Campus Ibirubá (Coordenadora);

– Aline Terra Silveira, Campus Rolante;

– Filipe Xerxeneski da Silveira, Campus Porto Alegre;

– Luana Monique Delgado Lopes, Campus Osório;

– Núbia Marta Laux, Campus Feliz e,

– Sabrina Clavé Eufrásio, Campus Canoas.

Contato: sibifrs.mttc@ifrs.edu.br

 

Comissão de Políticas e Conteúdo

 

Comissão temática, instituída pela Portaria nº 029 de 05 de janeiro de 2017 e prorrogada pela Portaria nº1229 de 14 de julho de 2017 com a finalidade de organizar e padronizar os acessos às informações geradas pelo SIBIFRS, para vinculação no Portal do IFRS, agindo na produção de formulários, relatórios, fluxos entre outros, além de trabalhar na padronização das políticas internas do sistema.

 

Na ocasião, possuía como integrantes os bibliotecários:

 

– Josiane Silva da Silva, Campus Rio Grande (Coordenação);

– Luana Monique Delgado Lopes, Campus Osório;

– Maria Inês Varella Paim, Campus Erechim;

– Sabrina Clavé Eufrásio, Campus Canoas; e

– Victor de Carvalho Gonçalves, Campus Sertão.

 

Como produtos elaborados por esta Comissão temos:

 

Regimento Interno do SIBIFRS, aprovado pelo Conselho Superior, conforme Resolução nº 036 de 20 de junho de 2017;

Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas do IFRS, aprovado pelo Conselho Superior do IFRS, conforme Resolução nº 088, de 17 de outubro de 2017;

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN Nº 003, de 22 de março de 2017, que altera IN PROEN nº 007, de 30 de dezembro de 2015, referente às normas para cobrança de multa no atraso da devolução de materiais no Sistema de Bibliotecas do IFRS;

Formulário de Unificação Bibliográfica de uso exclusivo de Bibliotecários devendo ser preenchido na totalidade por seu solicitante, quando ocorrer casos de registros que necessitem de unificação bibliográfica;

Formulário de Unificação de Autoridades de uso exclusivo de Bibliotecários devendo ser preenchido na totalidade por seu solicitante, quando ocorrer casos de registros que necessitem de unificação de autoridades;

Assim como os produtos acima, foram elaborados os esboços para estrutura do SIBIFRS e seus campi no Portal do IFRS. Após sua finalização a Comissão nomeou dois componentes para serem conteudistas no Portal, responsáveis pela atualização das informações do SIBIFRS no Portal do IFRS, são estes: Josiane Silva da Silva, Campus Rio Grande e Luana Monique Delgado Lopes, Campus Osório.

 

Responsável pelo Suporte do Sistema Pergamum

 

A Bibliotecária Responsável pelo Suporte do Pergamum no SiBIFRS, Núbia Marta Laux, Campus Feliz, designada pela  Portaria nº 1857, de 28 de dezembro de 2015, possui sob sua responsabilidade as questões relacionadas ao suporte e manutenção do sistema Pergamum, desde a implantação do sistema em abril de 2013.

Contato: nubia.laux@feliz.ifrs.edu.br

Fim do conteúdo