Início do conteúdo

Documentos


logo do SiBIFRS

Regimento Interno do SIBIFRS

    Documento que normatiza o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS). Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SIBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às Bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.  

 

Política de Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS

     Documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS. Ainda em fase de aprovação pelos Conselhos do IFRS.

 

IN PROEN 008/2022 – Referente as normas para cobrança de multa no atraso da devolução de materiais no SIBIFRS

    Documento que normatiza a cobrança de multa no atraso da devolução de materiais no SIBIFRS.

 

Formulário de Unificação Bibliográfica  (Uso exclusivo de Bibliotecários)

     Esse formulário é de uso exclusivo de Bibliotecários e deve ser preenchido na totalidade por seu solicitante, quando ocorrer casos de registros que necessitem de unificação bibliográfica.

     Em casos de registros bibliográficos duplicados, a COMISSÃO DE CATALOGAÇÃO (CCAT) orienta ao catalogador escolher sempre o registro mais completo que possivelmente prevalecerá na unificação.

      A CCAT recebe a solicitação, avalia, emite parecer e unifica. Após esse processo, o parecer é enviado ao solicitante.

 

Formulário de Unificação de Autoridades  (Uso exclusivo de Bibliotecários)

      Este formulário é de uso exclusivo de Bibliotecários e deve ser preenchido na totalidade por seu solicitante, quando ocorrer casos de registros que necessitem de unificação bibliográfica.

     Em casos de registros bibliográficos duplicados, a COMISSÃO DE AUTORIDADES (CAUT) orienta ao catalogador escolher sempre o registro mais completo que possivelmente prevalecerá na unificação.

    A CAUT recebe a solicitação, avalia, emite parecer e unifica. Após esse processo, o parecer é enviado ao solicitante.

 

Termo de autorização para publicação eletrônica [Formulário A]

O termo deve ser impresso, preenchido, assinado pelo aluno e entregue juntamente com a obra ao Coordenador do Curso. O Coordenador do Curso, por sua vez, fará a compilação dos trabalhos em mídia única que será entregue junto com os termos, na Biblioteca, para posterior inserção no sistema. A Biblioteca não recebe trabalhos acadêmicos em meio impresso, somente os recebe em meio digital.

 

Termo de Doação [ANEXO B – Termo de Doação Pessoa Física ou Jurídica]

As bibliotecas do IFRS recebem apenas materiais em bom estado de conservação e que estejam de acordo com as mais recentes regras ortográficas, reservando-se ao direito de não incorporar a seus acervos as obras doadas, caso não sejam atendidos os critérios de seleção.

Para a doação de livros impressos o doador deverá assinar o termo de doação (ANEXO B) para ciência de que a biblioteca poderá incorporar ou não o  material ao acervo, descartando-o ou dando outro destino, quando o material não atender aos requisitos definidos na Política e Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS.

Última atualização em 08/11/2022

Fim do conteúdo