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Apresentação da ARER – Normativas e Equipe


A Assessoria de Relações- Étnico-Raciais (ARER) está vinculada à Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) a partir da designação de uma assessora pela  Portaria 1179/18 e da configuração da ARER em setor regulamentado pela Resolução Consup nº001 /2020 – Aprova o Regimento Complementar da Reitoria do IFRS. 

Sua finalidade é propor, assessorar, fortalecer e gerenciar as ações e programas voltados à promoção de igualdade, inclusão e diversidade de raça e etnia, atuando de forma sistematizada na promoção das ações afirmativas, cultura da educação para a convivência, a defesa dos direitos humanos, o respeito às diferenças, a inclusão, permanência e êxito de estudantes da população negra e da comunidade indígena, a valorização da identidade étnico-racial, o combate ao racismo, homofobia, machismo, sexismo e demais formas de discriminação.

Dentre as competências da ARER:

  • Fornecer o apoio necessário à gestão do Instituto, promovendo a inclusão de estudantes negros e indígenas de forma ampla, geral e irrestrita, envolvendo a sociedade como um todo;
  • Auxiliar, acompanhar e avaliar a implementação da Política de Ações Afirmativas do IFRS junto à Comissão de Acompanhamento e Avaliação da referida política;
  • Propor políticas de capacitação à comunidade do IFRS para a valorização da cultura afro-brasileira e indígena no contexto escolar;
  • Assessorar a gestão nas questões referentes às ações afirmativas para população Negra e Indígena com estratégias para acolhimento e inserção dos estudantes no ensino, pesquisa e extensão;
  • Assessorar as ações dos Núcleos de Ações Afirmativas;
  • Representação dos Neabis na reitoria;
  • Desenvolver estratégias políticas na instituição para o acompanhamento dos grupos de alunos cotistas Negros, Indígenas e servidores efetivados pelas políticas de ações afirmativas;
  • Coordenar, acompanhar, promover formação e avaliar os procedimentos de verificação racial do IFRS ao lado de Pró-reitorias responsáveis pelos processos seletivos, discentes e concursos.
  • Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.

 

     Documentos Relacionados às Ações Afirmativas Étnico-raciais:

  • Instrução Normativa nº 006/2022 – Regulamenta e estabelece fluxo e procedimentos para denúncia de assédios e violências, em atendimento a Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS.
  • Instrução Normativa nº 07/2021 – Regulamenta e estabelece fluxo e procedimentos para denúncia de assédios e violências, em atendimento a Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS. (REVOGADA)
  • Instrução Normativa nº 01/2021 – Regulamenta o ingresso de candidatos autodeclarados negros, por reserva de vagas raciais, nos Processos de Ingresso Discente e Concursos para Servidores do IFRS. Revoga a IN nº 10/2017.
  • Resolução Consup nº 42/2020 – Aprova a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS.
  • Instrução Normativa nº 08/2020 – Regulamenta os fluxos e procedimentos de acompanhamento e realização do Plano Educacional Individualizado (PEI) para os estudantes indígenas do IFRS.
  • Resolução Consup nº 023/2019  – Aprova a Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do IFRS.
  • Resolução Consup nº 104,/2019 – Aprovar a alteração da Resolução nº 030, de 28 de abril de 2015;
  • Instrução Normativa nº 10/2017 –  Regulamenta o processo de ingresso de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) por cotas nos processos seletivos e concursos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). (REVOGADA)
  • Resolução Consup nº 30/2015 – Aprova a inclusão de cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCD) nos Processos de Seleção dos Programas de Pós-Graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS);
  • Resolução Consup nº 022/2014 – Aprova a Política de Ações Afirmativas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

     

      Publicações organizadas por e/ou com a ARER

  • 2023
    – E-book: Cartilha [de] enfrentamento do racismo no IFRS: por uma educação antirracista. Disponível também na versão impressa, a confecção desta Cartilha inicia a partir das discussões nas reuniões administrativas com coordenadores dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, entre os anos de 2021 e 2022, em relação a a se pensar na necessidade de se ter um material institucional sobre enfrentamento do racismo e sobre a educação das relações étnico-raciais como parte de um projeto macro de sociedade democrática, de superação da desigualdade racial e de eliminação da discriminação racial. O público-alvo é a comunidade acadêmica do IFRS.
     Revista Plural, 2º edição: A edição reúne dezessete relatos de experiência e sete artigos, de autoria de quatorze das dezoito unidades (campi e reitoria) do IFRS. Trata-se de uma tessitura colaborativa que retrata um pouco das ações relacionadas às temáticas da revista e principalmente as produções dos núcleos de ações afirmativas da instituição, a saber: Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgss); Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis); Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) e Núcleos de Ações de Afirmativas (Naafs). Disponível na versão impressa. Público alvo: Comunidades acadêmica e externa.
  • 2022
    – E-book: Cartilha de  Enfrentamento às Violências de Gênero no IFRS. A cartilha busca cumprir com ao menos dois objetivos emergentes sobre violência de gênero no Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS): a) viabilizar um material que oriente, informe e auxilie nas atividades pedagógicas sobre violências de gênero; b) contribuir com a divulgação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS. O público-alvo é a comunidade acadêmica da instituição e a comunidade externa. Em linguagem simples e didática, a cartilha reúne, entre outros, conceitos, indicações de leitura, vídeos e filmes. Também disponível na versão impressa.
  • – E-book: Mosaico Acessível: Tecnologia Assistiva e Práticas Inclusivas na Educação ProfissionalObra disponível também na versão impressa.  O livro contém textos de autores que participaram como palestrantes, do Curso Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Profissional, como pesquisadores do Projeto CRTA, como profissionais e estudantes do IFRS e de outras instituições. Também disponível na versão impressa.
  • 2021
    – E-book: Relações étnico-raciais: saberes e visibilidades necessárias. Obra disponível também na versão impressa. Entre os temas abordados estão invisibilidade(s), valorização e reconhecimento de territórios/lugares negros; Trajetória, feminismo e protagonismo da mulher negra; Educação, diversidade e inclusão racial e direitos humanos e políticas publicas de ações afirmativas, entre outros.
  • 2020
    – Revista Plural. Garantir e Avançar: Afirmação da Inclusão e das Diversidades no IFRS. Obra disponível também na versão impressa.  Esta 1º edição traz  experiências de ensino, pesquisa e extensão na área e divulgação de práticas pedagógicas referentes aos Nepgs, Neabis, Napnes e Naafs.
    – E-book:  Afirmar.  A inclusão e as diversidades no IFRS: ações e reflexões.  Obra disponível também na versão impressa. A obra traz um panorama de práticas e ações relacionadas às políticas de ações afirmativas, inclusivas e de diversidade propostas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que são pilares importantes do Projeto Pedagógico Institucional.

     Grupos de Trabalho

  • Grupo de Trabalho para trabalhar as questões relacionadas à violência de gênero no IFRS- Portaria nº 510/2020
  • GT Antirracismo: Combate e Educação das [e para] relações étnico-raciais: Portaria nº 154/2022

      Contatos:

 

 

Última atualização em 08/08/2024

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