Início do conteúdo

Fundações de Apoio


O IFRS não possui uma fundação de apoio própria. Para uma fundação de apoio poder atuar em parceria com o IFRS, é necessário:

  • Ser homologada pelo Conselho Superior do IFRS;
  • Possuir credenciamento junto ao Grupo de Apoio Técnico (GAT), comitê do MCTI/MEC, como fundação de apoio ao IFRS.

Atualmente o IFRS possui duas fundações de apoio credenciadas:

As resoluções apresentadas a seguir regulamentam a execução de projetos institucionais do IFRS executados com o apoio de fundações:

RELAÇÕES ENTRE O IFRS E AS FUNDAÇÕES DE APOIO

O regulamento das relações do IFRS com as FAP é regido pela Resolução nº 006/2015. Ela estabelece que o IFRS poderá celebrar contratos, convênios, acordos ou ajustes com fundações de apoio registradas e credenciadas com a finalidade de dar suporte a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e, primordialmente, ao desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica. Também estabelece como se dará a participação dos servidores e discentes do IFRS em projetos apoiados por fundação. A Resolução 072/2015 aprova o conteúdo do sítio da FAURGS.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

O Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, regulamentado pela Resolução 019/2015, objetiva a interação entre o IFRS e as instituições públicas ou privadas para, entre si, promoverem a realização de projetos de pesquisa e programas de cooperação e intercâmbio direcionados à implementação de ações técnico-científicas, para a execução de atividades de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação com vistas ao atendimento das demandas locais, regionais e nacionais.

FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES INSTITUCIONAIS QUANDO EXECUTADAS POR UMA FUNDAÇÃO DE APOIO

A Instrução Normativa PROPPI/Pesquisa 001/2015 regulamenta a forma de apresentação das ações institucionais de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico vinculadas ao Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do IFRS, quando executadas por uma Fundação de Apoio devidamente Credenciada ao IFRS.

A Prestação Institucional de Serviços também prevê que os recursos podem ser repassados vis Fundação de Apoio, conforme Resolução 051/2017.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO

FAURGS

Avaliação de Desempenho FAURGS 2018

Avaliação de Desempenho FAURGS 2020

FEEng

Avaliação de Desempenho FEEng 2019

Avaliação de Desempenho FEEng 2021

REGULAMENTAÇÃO DE BOLSAS DO IFRS

O regulamento para concessão de Bolsas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-graduação, Desenvolvimento e Inovação do IFRS é estabelecido na Resolução nº 65/2019.

PROJETOS

Os detalhes dos projetos do IFRS que recebem apoio de gestão das fundações de apoio podem ser pesquisados abaixo.

Clique aqui para baixar o arquivo com as informações dos projeto em formato CSV.

Última atualização em 16/03/2022

Fim do conteúdo