Início do conteúdo

Federação CAFe


O QUE É A FEDERAÇÃO CAFe?


Segundo o site da RNP:

A Comunidade Acadêmica Federada – CAFe é uma rede de confiança, formada por instituições de ensino e pesquisa brasileiras e faz parte dos serviços disponibilizados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Cada instituição integrante da Federação é responsável por autenticar e enviar informações dos seus usuários aos provedores de serviço. Isso simplifica o acesso aos recursos e serviços oferecidos à comunidade acadêmica.

O IFRS concluiu o processo de homologação e passou a fazer parte da Federação CAFe em Abril de 2014, tendo acesso aos serviços disponíveis na Federação e que são oferecidos pelos provedores de serviços.

 

PARTICIPANTES NO IFRS


Alunos com cadastro no SIG e todos servidores: para autenticar devem utilizar o login no formato [email protected] e a senha do SIG.

 

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)


1. Como Funciona?

As instituições filiadas à CAFe, atuam como provedores de identidade, sendo responsáveis por fornecer informações sobre seus usuários e sua autenticação. Os provedores de serviços (como por exemplo a CAPES) recebem as informações dos usuários e , como estes já foram autenticados, podem acessar os serviços oferecidos.

2. Quais são os benefícios?

Para o usuário, a principal vantagem da CAFe é o conforto, já que não precisa se cadastrar em sistemas diferentes, nem gerenciar senhas distintas. Outro aspecto positivo é o controle sobre a privacidade dos dados. Em vez de ter um cadastro individual em cada serviço, a federação permite que o provedor de identidade forneça ao provedor de serviço apenas o mínimo de informação necessária para o controle de autorizações.

3. Quem pode ter acesso?

Alunos e Servidores (técnicos e professores) vinculados ao IFRS e devidamente cadastrados nas bases de dados de usuários da Instituição.

4. Quais os serviços disponíveis pelos provedores de serviços?

Os serviços podem ser encontrados na página de serviços disponíveis na RNP. Eventualmente podem ser requisitadas algumas informações cadastrais adicionais dependendo do provedor do serviço.

Exemplos de serviços disponíveis:

5. Como faço para alterar a minha senha?

Para alterar a senha acesse o link de alterar a senha do Sistemas. Lembre-se que este link altera a senha de todos os acessos em que utilize como usuário o CPF ou [email protected].

6. Como faço para testar meu acesso?

Acessar https://sp.rnp.br/cafe/

 

MAIORES INFORMAÇÕES


No site da RNP sobre CAFe pode-se encontrar maiores informações sobre o projeto.

Última atualização em 02/07/2020

Fim do conteúdo