Início do conteúdo

Federação CAFe


O QUE É A FEDERAÇÃO CAFe?


Segundo o site da RNP:

A Comunidade Acadêmica Federada – CAFe é uma rede de confiança, formada por instituições de ensino e pesquisa brasileiras e faz parte dos serviços disponibilizados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Cada instituição integrante da Federação é responsável por autenticar e enviar informações dos seus usuários aos provedores de serviço. Isso simplifica o acesso aos recursos e serviços oferecidos à comunidade acadêmica.

O IFRS concluiu o processo de homologação e passou a fazer parte da Federação CAFe em Abril de 2014, tendo acesso aos serviços disponíveis na Federação e que são oferecidos pelos provedores de serviços.

PARTICIPANTES NO IFRS


Internamente no Campus e na Reitoria do IFRS todos tem acesso. Mas, externamente ao Campus depende do vínculo institucional da pessoa.

Alunos SEM cadastro no SIG: somente tem acesso externo alunos dos Campi que tem sincronizada sua base LDAP com a da Reitoria (que são: Campus Erechim, Campus Feliz, Campus PoA, Campus Restinga, Campus Sertão). A princípio, novas sincronizações não serão feitas, pois era um processo antigo, não teve muita adesão dos Campi na época e agora estamos focados no SIG. Sugestão: solicitar a TI do Campus para instalar um servidor proxy/vpn no Campus para que os alunos se conectem e utilizem a rede interna do Campus para acessar.

Alunos COM cadastro no SIG: para acesso externo podem utilizar CPF@ifrs.edu.br e a senha do SIG.

Servidores do IFRS: para acesso externo podem utilizar CPF@ifrs.edu.br e senha do SIG.

SERVIÇOS DO IFRS DISPONÍVEIS PELA CAFe


Serviços utilizados no IFRS que utilizam a base de dados da Federação CAFe:

PERGUNTAS FREQUÊNTES (FAQ)


1. Como Funciona?

As instituições filiadas à CAFe, atuam como provedores de identidade, sendo responsáveis por fornecer informações sobre seus usuários e sua autenticação. Os provedores de serviços (como por exemplo a CAPES) recebem as informações dos usuários e , como estes já foram autenticados, podem acessar os serviços oferecidos.

2. Quais são os benefícios?

Para o usuário, a principal vantagem da CAFe é o conforto, já que não precisa se cadastrar em sistemas diferentes, nem gerenciar senhas distintas. Outro aspecto positivo é o controle sobre a privacidade dos dados. Em vez de ter um cadastro individual em cada serviço, a federação permite que o provedor de identidade forneça ao provedor de serviço apenas o mínimo de informação necessária para o controle de autorizações.

3. Quem pode ter acesso?

Alunos e Servidores (técnicos e professores) vinculados ao IFRS e devidamente cadastrados nas bases de dados na base de usuários da Instituição.

4. Como os Alunos e Servidores dos Campus do IFRS poderão participar da Federação CAFe e utilizar os serviços dos provedores de serviço (como a CAPES)?

Algumas informações podem ser encontradas em “PARTICIPANTES NO IFRS” no texto mais a cima. Ou ainda,  os Alunos e Servidores poderão se dirigir ao Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do seu Campos para maiores informações e verificar/atualizar o seu cadastro na base de usuários do seu Campus.

5. Além da CAPES, quais os serviços disponíveis pelos provedores de serviços?

Além do portal de periódicos da CAPES, outros serviços podem ser encontrados na página de serviços disponíveis junto a RNP. Eventualmente podem ser requisitadas algumas informações cadastrais adicionais dependendo do provedor do serviço.

6. Quais provedores de serviços já autenticam usuários do IFRS?

Por enquanto, somente a CAPES utiliza a base de usuários do IFRS.

7. Como faço para alterar a minha senha?

Para alterar a senha acesse o link de alterar a senha do Sistemas. Lembre-se que este link alterar a senha de todos os acesso em que utilize como usuário o CPF ou CPF@ifrs.edu.br.

MAIORES INFORMAÇÕES


No site da RNP sobre CAFe pode-se encontrar maiores informações sobre o projeto.

Fim do conteúdo