Início do conteúdo

Certificação ENCCEJA


ATENÇÃO!

A partir de 2019, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não é mais uma das instituições certificadoras do Ensino Médio por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No entanto, continuará expedindo as certificações dos candidatos que o escolheram nos anos de 2017 e 2018.

Deste modo, verifique junto ao seu boletim de desempenho qual a sua instituição certificadora. Caso tenha dúvidas, todas elas constam no Edital do Encceja 2019 em seu Anexo II.

Entenda:

De 2010 a 2016 o IFRS foi uma das instituições certificadoras do Ensino Médio por meio da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a partir de 2017, a certificação do Ensino Médio que era realizada pela prova do Enem passou a ocorrer pelo Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No ano de 2019 em diante, o IFRS passou a não integrar mais a este grupo.

O que é o Encceja:

A partir de 2017 a certificação do Ensino Médio deixa de ser através da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e passa a ser pela prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos  é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.

Mais informações: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Solicitação de Certificação:

Para solicitar a certificação o interessado deve comparecer ao campus do IFRS, selecionado no momento da inscrição, com os seguintes documentos: boletim de desempenho, RG, CPF, certidão de nascimento* ou casamento.

* Segundo a Lei n° 13.726, de 8 de outubro de 2018 em seu artigo 3° número IV: “IV – apresentação de certidão de nascimento, que poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público;

O prazo para emissão é de 45 dias a partir da solicitação.

Dúvidas a respeito da certificação do Ensino Médio através do Encceja entre em contato pelo e-mail proen.registros@ifrs.edu.br. Caso seja a Edição do Encceja de 2019 em diante, entrar em contato diretamente com a instituição certificadora que consta no seu boletim de desempenho.

Nos links abaixo, seguem os nomes dos participantes do ENCCEJA, que obtiveram certificação do Ensino Médio expedidas pelo IFRS, conforme o ano e mês de expedição:

Certificação ENCCEJA 2020

JANEIRO

FEVEREIRO

Certificação ENCCEJA 2019

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Certificação ENCCEJA 2018

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Última atualização em 06/02/2020

Fim do conteúdo