Início do conteúdo

Certificação ENCCEJA


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.

A partir de 2017 a certificação do Ensino Médio deixa de ser através da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e passa a ser pela prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Mais informações: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

ATENÇÃO!

De 2010 a 2016 o IFRS foi uma das instituições certificadoras do Ensino Médio por meio da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a partir de 2017, a certificação do Ensino Médio que era realizada pela prova do Enem passou a ocorrer pelo Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A partir de 2019, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não é mais uma das instituições certificadoras do Ensino Médio por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No entanto, continuará expedindo as certificações dos candidatos que o escolheram nos anos de 2017 e 2018.

Deste modo, verifique junto ao seu boletim de desempenho qual a sua instituição certificadora. Caso tenha dúvidas, todas elas constam em seu respectivo edital.

Solicitação de Certificação:

Para solicitar a certificação o interessado deve comparecer ao campus do IFRS selecionado no momento da inscrição com os seguintes documentos: boletim de desempenho, RG, CPF, certidão de nascimento* ou casamento.

* Segundo a Lei n° 13.726, de 8 de outubro de 2018 em seu artigo 3° número IV: “IV – apresentação de certidão de nascimento, que poderá ser substituída por cédula de identidade, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público;

O prazo para emissão é de 45 dias a partir da solicitação.

Caso seja a Edição do Encceja de 2019 em diante, entrar em contato diretamente com a instituição certificadora que consta no seu boletim de desempenho.

No link abaixo seguem os nomes dos participantes do ENCCEJA e ENEM que obtiveram certificação do Ensino Médio expedidas pelo IFRS:

Lista dos participantes do ENCCEJA/ENEM que obtiveram certificação do Ensino Médio expedidas pelo IFRS

Última atualização em 23/12/2022

Fim do conteúdo