Início do conteúdo

Assessoria de Gênero e Sexualidade – AGS


Desde o ano de 2022, com o propósito de estimular, promover e fortalecer ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temática da educação para a diversidade de gênero e sexualidade, o IFRS passou a contar com a Assessoria de Gênero e Sexualidade,  institucionalizada a partir de uma cooperação técnica parcial entre a Reitoria do IFRS e o Campus Osório. Atualmente, a Assessoria permanece atuante através de cooperação técnica total com a UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) e de acordos de cooperação técnica parcial com os campi Canoas e Bento Gonçalves.

A Assessoria trabalha de modo articulado com Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) e Núcleos de Ações Afirmativas (Naaf) do IFRS. O objetivo é promover atividades como eventos, publicações,  campanhas e capacitações que incentivem o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de gênero, sexualidade, diversidade e inclusão.

A Assessoria de Gênero e Sexualidade encontra-se atualmente junto à PROEN (Pró-reitoria de Ensino) do IFRS, com funcionamento híbrido (remoto e presencial). Presencial nas quartas-feiras e quintas-feiras, das 13h às 17h. O contato pode ser realizado por meio do e-mail [email protected].

Integrantes:

  • Lauren de Lacerda Nunes (Remoto e presencial)
  • Aline Muniz (Remoto)
  • Leticia Ferreira (Remoto)

Documentos Relacionados às Ações Afirmativas de Gênero e Sexualidade:

Resolução Consup nº 054/2016 – Aprova a Regulamentação para Requisição do Nome Social no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Resolução Consup nº 037/2017 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgss) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Resolução Consup nº 038/2017 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Resolução Consup nº 42/2020 – Aprova a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Instrução Normativa nº 01/2022 – Dispõe sobre a implantação do Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual no IFRS.

Instrução Normativa nº 06/2022 – Regulamenta o fluxo e procedimentos para denúncia de assédios e violências, em atendimento a Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS.

Principais Publicações:

SALATINO, A. C. C. S. et al.(Orgs.). Cartilha de Enfrentamento às Violências no IFRS. São Leopoldo: Oikos, 2022.

SONZA, A. ; SALATINO, A. C. C. S. (Orgs.). Revista Plural. Garantir e avançar: afirmação da inclusão e das diversidades no IFRS. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), 2020.

SONZA, A. et. al. (Orgs). Revista Plural. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), 2023.

SONZA, A. et. al. (Orgs.). Ações Afirmativas do IFRS. Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG), 2015.

SONZA, A. et. al. (Orgs.). Afirmar. A inclusão e a diversidade no IFRS: ações e reflexões. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), 2020.

SONZA A. et. al. (Orgs). Letramento de Gênero e Sexualidade: aqui não é um tabu e aí? Porto Alegre: 2ks Agência Digital, 2023.

 

 

Última atualização em 04/04/2024

Fim do conteúdo