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Perguntas Frequentes


Está com alguma dúvida? Dê uma olhada na seção abaixo com as perguntas mais frequentes. Caso contrário, entre em contato conosco pelo e-mail: moodle.suporte@ifrs.edu.br

 

Como faço minha inscrição no ambiente virtual?

Vamos te mostrar o passo-a-passo:

  1. Acesse ao site: https://moodle.ifrs.edu.br
  2. Clique no botão “Cadastramento de usuários”
  3. Preencha os seus dados
  4. Aguarde 5 minutos enquanto sua conta é criada.
  5. Pronto! Agora você já pode escolher o curso que deseja realizar.

 

Como faço para me inscrever em um curso?

Primeiro, você precisa estar inscrito no ambiente virtual. Caso ainda não esteja, siga os passos da pergunta “Como faço minha inscrição no ambiente virtual?”. Se você já tem login e senha, e já confirmou sua inscrição, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse ao site: https://moodle.ifrs.edu.br
  2. Informe seu login e senha
  3. Clique no link “Cursos abertos e gratuitos, inscreva- se já”
  4. Escolha e clique na categoria dos cursos
  5. Escolha e clique no curso clicando no nome do curso (o nome estará na cor vermelha). Fique atento aos prazos de inscrição e de conclusão.
  6. Na sequência aparecerá o botão “Quero me inscrever”. Ao clicar neste botão, você estará inscrito e a tela principal do curso irá aparecer.
  7. Leia com calma e atenção as instruções da introdução para realiza-lo e obter a certificação.

 

Já estou inscrito no curso, como faço para começar?

Os cursos abertos têm início imediato. Ou seja, no momento em que você se inscreveu, você já pode começar. Em alguns cursos, o conteúdo pode ir sendo disponibilizado aos poucos, conforme você vai avançando em seus estudos. Para acessar o curso, siga os passos:

  1. Acesse ao site: https://moodle.ifrs.edu.br
  2. Informe seu login e senha
  3. Localize o curso desejado e clique no nome do curso (o nome estará na cor vermelha).
  4. A tela principal do curso irá parecer, exibindo os materiais e atividades.

 

Esqueci minha senha, como faço para recuperar?

Acesse https://moodle.ifrs.edu.br/login/forgot_password.php e informe seu login ou e-mail. Uma mensagem será encaminhada ao seu e-mail com as instruções para criar uma nova senha.

 

Esqueci meu login! Ou Já tentei recuperar minha senha pelo ambiente virtual, mas não recebo a mensagem com as instruções. O que faço?

Se você esqueceu seu login ou a mensagem de recuperação da senha não foi encaminhada para seu e-mail, será preciso entrar em contato conosco. Envie um e-mail para moodle.suporte@ifrs.edu.br com seu nome completo e CPF, solicitando seu login e/ou criação de nova senha.

 

Ao fazer meu cadastro, informei incorretamente meu endereço de e-mail. Tem como corrigir?

Claro! Envie um e-mail para moodle.suporte@ifrs.edu.br com seu nome completo e CPF, solicitando para trocar seu e-mail e informe qual é o endereço de e-mail correto.

 

Posso me inscrever em mais de um curso simultaneamente?

Sim, você pode se inscrever em diversos cursos abertos.

 

Os cursos fornecem certificados?

Sim, os alunos concluintes terão acesso ao certificado digital emitido dentro do próprio curso.

 

O certificado é enviado por email?

Não. O certificado fica disponibilizado imediatamente após a sua conclusão do curso, e obedecendo os dias mínimos para sua emissão, contados a partir do seu ingresso.

 

Quais informações aparecem nos certificados?

O certificado traz: nome do cursista (conforme informado pelo próprio cursista), CPF, nome do curso, carga horária do curso, data de início (igual a data da inscrição), data de conclusão (data em que foi feita a conferência dos dados), nome da instituição, CNPJ da instituição e conteúdo programático. O certificado não apresenta o aproveitamento (nota) do aluno.

 

Como gero meu certificado?

Se a sua turma estiver no semestre corrente, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de “Avaliação do Curso e Certificado” do certificado. Leia atentamente as instruções.
Logo após essa área, você encontrará uma das seguintes mensagens:

1. Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
2. Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
3. Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
4. Se você já concluiu o curso com aprovação, e os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Junto com a mensagem, também aparecerá a conferência dos dados. Para realizar a conferência, clique em “Conferência dos dados” e verifique se o seu nome e CPF estão corretos. Caso não esteja, acesse seu perfil e edite. Atenção: após a edição, os seu nome e CPF não serão atualizados no link  Conferência dos dados”, entretanto eles estarão atualizados em seu certificado.
Após isso, prossiga para a Confirmação de dados para a geração do certificado.
Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.

Pronto! Você gerou seu certificado.

O certificado vale como atividades complementares de meu curso?

Esta informação deve ser obtida junto a coordenação de seu curso. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser aproveitado.

 

Meu nome ou CPF estão errados no certificado

Observe se você fez apenas a conferência dos dados ou se já gerou o certificado. Se você está apenas na etapa de conferência dos dados, basta acessar o seu perfil, corrigir os dados, e prosseguir para o certificado, pois os dados não serão atualizados na conferência. Se você já emitiu o certificado, envie um email para moodle.suporte@ifrs.edu.br com seu nome completo, CPF, nome dos cursos e turmas, e um documento digitalizado contendo seu nome completo e CPF solicitando a correção do mesmo.

 

Quais são os requisitos para eu fazer os cursos?

Cada curso possui um conjunto de requisitos, acesse o curso desejado e verifique os requisitos.

 

Estou inscrito em um curso, mas não conseguirei terminá-lo no prazo. Posso me inscrever em uma próxima turma?

Sim, mas apenas pedimos que você cancele sua inscrição na turma em que está inscrito antes de se inscrever na nova turma.

 

Estou inscrito em um curso, mas tirei notas baixas e não serei aprovado. Posso cancelar a inscrição e fazer o curso novamente?

O ambiente virtual registra todas as atividades realizadas pelo estudante. Logo, ao cancelar sua inscrição, as notas permanecerão armazenadas. A única forma de fazer o curso novamente é se inscrevendo em uma nova turma. Ou seja: recomeçar o curso na mesma turma.

 

Os cursos abertos têm aulas presenciais? Tem alguma prova presencial?

Não, os cursos abertos são 100% online.

 

Os cursos abertos têm prazo para conclusão?

Sim, cada turma tem seus prazos definidos. Estas informações ficam disponíveis em cada curso, haja visto que podem variar de curso para curso.

 

Já estudo no IFRS, posso usar o mesmo login e senha do ambiente virtual de meu campus?

Se você for estudante dos campi Alvorada, Rolante, Veranópolis e Viamão: sim. Para os alunos de outros campi, é necessário criar uma conta nova.

 

Se eu não gostar do curso, posso desistir?

Claro!

 

Como faço para cancelar minha inscrição em um curso?

No ambiente virtual, acesse o curso que você está inscrito. Localize na caixa “Administração”, o link “Cancelar a minha inscrição no curso”.

 

Não encontrei o curso que gostaria, o que faço?

Conte-nos qual curso você gostaria de realizar a distância (clique aqui)!

 

Quero fazer um curso técnico, graduação ou pós-graduação a distância, o IFRS oferece?

Neste momento não há inscrições abertas para cursos regulares.

 

Deseja ser um polo EaD do IFRS? 

Entre em contato conosco pelo formulário (clique aqui)!

Última atualização em 10/04/2020

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