Início do conteúdo

Oportunidades de Mobilidade Internacional


Bolsas de pós-graduação na Espanha – publicado em 01/02/2019

Com o intuito de fomentar a maior participação de pesquisadoras em áreas acadêmicas tais como engenharia, ciência, matemática e tecnologia, a Fundación Carolina, na Espanha, está com chamada aberta para bolsas de estudo, correspondente ao ano letivo de 2019-2020.

No total, são oferecidas 723 bolsas, distribuídas nas seguintes modalidades:
– 283 bolsas de pós-graduação,
– 100 bolsas de doutorado e pós-doutorado curto,
– 66 bolsas de mobilidade para professores e
– 165 bolsas para estudos institucionais. Para estes, devem ser adicionados 109 renovações de bolsas de doutorado.

Prazos para inscrições:

solicitação de bolsas de pós-graduação: 7 de março de 2019
solicitação de bolsas de doutorado, programa de mobilidade de professores: 5 de abril de 2019.

Bolsas de pós-doutorado no Japão – publicado em 01/02/2019

A Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), órgão de fomento à pesquisa do país, está oferecendo bolsas de pós- doutorado para cientistas estrangeiros, em diversas modalidades, com duração de um mês a dois anos.
Os benefícios contemplam passagem aérea de ida e volta ao país de origem e auxílios variados.
Prazo para inscrição: 26 de abril de 2019. 
Maiores informações estão disponíveis em: http://www.jsps.go.jp/english/e-inv/brochure.html

Bolsas para mestrado em turismo do vinho na Espanha, França e Portugal – publicado em 26/12/2018

O Mestrado em Inovação no Turismo do Vinho (Erasmus Mundus Master on Wine Innovation – WINTOUR) se propõe a preparar e qualificar profissionais sobre turismo e indústria do vinho. O objetivo é desenvolver e promover inovações no setor. Para isso, o curso oferece uma abordagem multidisciplinar que engloba teoria e prática.

São dois anos estudos, sendo o 1º semestre na Universidade Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha; o 2º na Universidade de Bordeaux, na França; e o 3º na Universidade do Porto, em Portugal. O 4º semestre será dedicado à produção da dissertação e ao estágio profissional, que deverá ser realizado em uma das associações parceiras do programa.

No total, serão selecionados 28 alunos para entrar no curso no próximo ano. Para se candidatar ao WINTOUR é preciso possuir graduação completa em alguns dos seguintes cursos ou equivalentes: turismo, economia, administração, marketing, agronomia, biotecnologia, relações internacionais e outros. Além disso, também é obrigatório ter certificado de proficiência em inglês (no mínimo B2 em provas como Cambridge, IELTS, TOEFL);

O período de candidatura para alunos interessados nas bolsas para mestrado em turismo será de até 14 de fevereiro de 2019. Em um primeiro momento, o candidato deve preencher o formulário de inscrição online e pagar uma taxa de 30,21 euros. Depois de ter cumprido essa primeira etapa da candidatura, será enviado um e-mail com instruções.

Saiba mais sobre a estrutura do curso
Veja informações sobre as bolsas de estudo
Passo a passo sobre a candidatura
Acesse o formulário de inscrição

 

Programa especial de acesso ao ensino superior universitário no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal – publicado em 13/12/2018

O Instituto Superior Técnico (IST) está ofertando o semestre 0 para o acesso aos cursos de Engenharia, designado por “semestre 0”. Este semestre, lecionado em língua portuguesa, é destinado maioritariamente a estudantes estrangeiros, nomeadamente do Brasil e dos restantes países da CPLP, e realizar-se-á de Fevereiro a Junho de cada ano.

Este programa especial pretende otimizar em particular as condições de sucesso dos alunos que terminem os seus cursos secundários no Hemisfério Sul em Dezembro, no seu processo de adaptação a um novo sistema de ensino e imersão numa cultura diferente. O objetivo é que estes alunos possam vir a ter uma elevada percentagem de sucesso nos cursos universitários de engenharia em Portugal e nomeadamente no Instituto Superior Técnico.

Mais informações em: http://pre.tecnico.ulisboa.pt/

Brochura disponível em: http://pre.tecnico.ulisboa.pt/brochura.pdf

Mestrado e Doutorado com bolsa na China (edital externo) – publicado em 13/12/2018

Oportunidade de bolsa para estudantes brasileiros oferecido pelo Beijing Institute of Technology, na China.
A oportunidade é para quem tem interesse em Mestrado ou Doutorado.
O prazo para submissão de candidaturas é 31 de dezembro de 2018.

Mais informações: Anexo I Anexo II

Mestrado em Turismo do vinho com bolsa (edital externo) – publicado em 30/11/2018

programa Wintour, do Erasmus Mundus, está com inscrições abertas até 14 de fevereiro de 2018.

Com duração de dois anos, o “Master on Wine Tourism Innovation” permite que os alunos estudem em três universidades parceiras. No primeiro semestre do curso de turismo do vinho, o estudante tem aulas na Universidade Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha. No segundo, segue para a Universidade de Bordeaux, na França.

Já no terceiro semestre, é a vez de embarcar para a Universidade do Porto, em Portugal, para finalizar a etapa teórica sobre turismo do vinho. Todas as aulas são ministradas em inglês, e o candidato interessado deve encaminhar um comprovante de proficiência, como TOEFL e IELTS.

Por fim, como última etapa, os alunos conduzem uma dissertação, com base em um projeto que desenvolvam junto a instituições parceiras ligadas ao turismo do vinho. Cada iniciativa conduzida pelos estudantes, durante um estágio prático, é acompanhada por tutores – um professor vindo de alguma das três universidades do programa e um expert que atue em empresas da área.

Requisitos:

  • Bacharelado ou Mestrado nas áreas de Turismo, Marketing, Economia, Gestão de Negócios, Viticultura e Enologia, Agronomia, Tecnologia em Alimentos ou Relações Internacionais
  • Preencher a application online para o Erasmus e para o programa de mestrado;
  • histórico escolar (que pode ser enviado em português);
  • currículo;
  • carta de motivação e contato de duas pessoas que possam recomendar o candidato;
  • proficiência em inglês (mínimo B2).

Há duas opções de candidatura para o programa: com ou sem a bolsa do Erasmus Mundus. Para cobrir os gastos do aluno, a apoio financeiro inclui uma ajuda de custo mensal de mil euros, além de auxílio-viagem de três mil euros. Os benefícios cobrem ainda os gastos com taxas universitárias e um valor de mil euros para instalação no país de destino.

Para obter mais informações sobre o mestrado em turismo do vinho, acesse: http://www.wintour-master.eu/what-is-wintour/en_index/

Concurso de redação dá bolsa para curso de verão na Inglaterra (edital externo) – publicado em 29/11/2018

Público: estudantes de nível médio.

Prazo para submissão de candidatura: 01/12/2018

Requisitos:

  • Ter entre 15 e 17 anos até 1° de julho de 2019 e estar cursando o Ensino Médio
  • Ter a autorização dos pais para participar do programa
  • Enviar um texto original escrito pelo candidato
  • Carta da escola confirmando que você é bolsista (no caso de estudantes de escolas particulares)
  • Enviar uma carta de recomendação de alguém da sua escola. A carta precisa ser escrita em papel timbrado e falar da sua excelência acadêmica e das suas necessidades financeiras. A carta de recomendação precisa ter o contato de outros membros da escola que a organização possa contatar.
  • Enviar histórico escolar
  • Enviar um vídeo de personal statement de até 3 minutos falando porque você merece a bolsa para curso de verão na Inglaterra
  • Terminar o application completo até as 23h (horário de Londres) do dia 1 de dezembro.
A lista dos alunos pré-selecionados será divulgada até 31 de dezembro de 2018 e os candidatos serão entrevistados por telefone ou skype pela organização do programa de bolsa para curso de verão na Inglaterra.

O que a bolsa para curso de verão na Inglaterra inclui

  • Taxa do curso
  • Acomodação na universidade em quarto dividido
  • duas refeições por dia
  • Passeios, workshops e excursões do programa
Passagens, seguro-saúde, dinheiro para gastos extras, deslocamento para e de Cambridge e a terceira refeição do dia não são cobertos pela bolsa.
Fim do conteúdo