Início do conteúdo

Oportunidades de Mobilidade Internacional


Intercâmbio no Japão

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande Sul (IFRS), podem se candidatar na chamada pública Sakura Science Hich School Program, conforme Edital  IFRS 43/2019. As inscrições podem ser realizadas até 2 de setembro de 2019.

Quem pode participar: Podem participar estudantes regularmente matriculados que estejam cursando o penúltimo ou o último semestre dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de:  Automação Industrial, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Refrigeração e Climatização, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Geoprocessamento, Fabricação Mecânica, Plásticos e Química.

Informações completas no Edital IFRS 43/2019, é de responsabilidade do candidato a leitura atenta deste documento.

 

Bolsas de estudos para futuros líderes brasileiros

Estão abertas as inscrições ao programa “German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders” (Bundeskanzler-Stipendium für Führungskräfte von morgen), da Fundação Alexander von Humboldt. São oferecidas 50 bolsas de estudos para futuros líderes do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos EUA, atuantes em diversas áreas de conhecimento. Os escolhidos terão a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa de um ano numa instituição alemã com bolsas no valor de 2.150 a 2.750 euros (dependendo da qualificação do candidato). Para concorrer, é preciso ter concluído um curso de graduação há não mais de 12 anos, comprovar experiência de liderança (nível iniciante) e propor um projeto de relevância social. Os benefícios cobrem despesas como passagens, moradia e curso de alemão.

Confira os detalhes do programa: https://www.humboldt-foundation.de/web/german-chancellor-fellowship.html

Inscrições até 15 de setembro de 2019.

 

 

 

Fim do conteúdo