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Missão, visão e valores


Missão do IFRS

Ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais.

 

Visão Institucional

Ser referência em educação, ciência e tecnologia como uma instituição pública, gratuita, de qualidade e com compromisso social.

 

Valores

Equidade e justiça social
Democracia
Cooperação
Solidariedade
Sustentabilidade
Ética
Desenvolvimento Humano
Inovação
Qualidade e Excelência
Autonomia
Respeito à diversidade
Compromisso social

 

Princípios norteadores

I – compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio
ambiente, transparência e gestão democrática;
II – Verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão;
III – eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento científico
e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais;
IV – inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiências
específicas;
V – natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União;
VI – inclusão social de pessoas afrodescendentes, indígenas e em situação de
vulnerabilidade social.

 

Finalidades e características

I – ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades,
formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da
economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

II – desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e
investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e
peculiaridades regionais;
III – promover a integração e a Verticalização da educação básica à educação
profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os
recursos de gestão;
IV – orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos
arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das
potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do IF;
V – constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de
ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à
investigação empírica e científica;
VI – qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas
instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos
docentes das redes públicas de ensino;
VII – realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo,
o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;
VIII – qualificar-se como centro de pesquisa em metodologias de ensino e currículo para
educação básica e profissional;
IX – promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais,
notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente e à inclusão social;
X – desenvolver ações de extensão e de divulgação científica, tecnológica e cultural.
Segundo o Regimento Interno do IFRS (2017), para o desenvolvimento das finalidades
propostas, são elencados os seguintes objetivos:
I – ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de
cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de
jovens e adultos;
II – ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a
capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os
níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica;
III – desenvolver ações indissociáveis entre ensino, pesquisa e extensão de forma a
contribuir com processos educativos na formação profissional, voltados ao empreendedorismo,
objetivando a inovação e a solução de problemas sociais, científicos e tecnológicos;

IV – formar recursos humanos para a pesquisa, a produção, o empreendedorismo e a
difusão de conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, sendo desenvolvidos
em articulação indissociável com o ensino, a pesquisa e a extensão, ao longo de toda a formação
profissional;
V – instituir processos educativos, esportivos, artísticos, culturais e científicos a partir
da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável, para viabilizar a
relação transformadora entre o IFRS e a sociedade;
VI – realizar processos educativos que estimulem o desenvolvimento de soluções
técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade;
VII – desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da
educação profissional e tecnológica, em articulação com o Mundo do Trabalho e os segmentos
sociais e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimento;
VIII – estimular e apoiar processos educativos, que levem à geração de trabalho e renda
e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e
regional;
IX – ministrar em nível de educação superior:
a) cursos superiores de tecnologia, visando à formação de profissionais para os
diferentes setores da economia;
b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação
pedagógica, com vistas à formação de professores para a educação básica, sobretudo
nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;
c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para
os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;
d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização,
visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento;
e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que
contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e
tecnologia, com vistas ao processo de geração e inovação tecnológica.

 

Saiba mais sobre o IFRS no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023

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