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Curricularização da Extensão


Resolução nº 053/2022 – Aprova as alterações nas diretrizes e procedimentos para a implantação e desenvolvimento da Curricularização da Extensão para cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Resolução nº 022, de 26 de abril de 2022. Aprova a Regulamentação da Curricularização da Extensão do IFRS

 

Consulta pública:

 

APRESENTAÇÃO:

A Resolução CNE/CES nº 07/2018 regulamenta a aplicação da estratégia 12.7 do PNE e estabelece as diretrizes para a extensão nos cursos das instituições de ensino superior. Esse ato legislativo define a extensão como atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, através da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Por meio dessa concepção, a extensão é fortalecida nas instituições de educação superior como uma atividade formativa, de caráter interdisciplinar e, através da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão, deve se integrar ao planejamento curricular dos cursos de graduação, de modalidade presencial ou a distância.

A Resolução CNE/CES nº 07/2018 define, ainda, a necessidade das instituições de ensino inserirem em seus planejamentos formas de registro das atividades de extensão e da participação de estudantes, políticas para a autoavaliação e definição de indicadores para monitoramento e estratégias de financiamento.

As premissas de interdisciplinaridade e integração, formalizadas no conceito de extensão pela Resolução CNE/CSE nº 07/2018, pressupõem que a curricularização não deve ser entendida apenas como um apêndice dentro do formato curricular tradicional, destinada unicamente a atender as exigências legais. O processo de curricularização implica a problematização e superação da fragmentação do conhecimento teórico-prático e a compreensão dos conteúdos curriculares a partir de diferentes experiências e saberes dos territórios nos quais a instituição se encontra inserida.

Através do documento Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o CONIF propõe princípios, estratégias e etapas para auxiliar as instituições de ensino em seus processos de estruturação curricular com parte da carga horária em atividades de extensão.

Última atualização em 31/08/2022

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