Início do conteúdo

Pré-IFRS


O que é o Pré-IFRS?

O Pré-IFRS é um projeto conduzido pelo IFRS que possui dois objetivos: 1) apoiar o estudante na sua preparação para o Processo Seletivo do IFRS, na modalidade prova própria, e 2) apresentar o IFRS ao candidato. Esse projeto se configura em um curso EaD online gratuito, utilizando a plataforma Moodle, onde o candidato terá acesso a informações sobre o IFRS, permitindo se familiarizar com a instituição e suas possibilidades, obter acesso a provas anteriores e de outras instituições, além de apoio da tutoria para se preparar para a prova.

 

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar. A inscrição no Pré-IFRS é online e gratuita, sendo feita pelo endereço: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=34

 

Quantas turmas / cursos há? Quais são as diferenças?

O Pré-IFRS possui quatro modalidades de cursos:

  1. Integrado / Concomitante
  2. Subsequente
  3. Superior
  4. Redação

Esta separação se dá pela diferença de provas aplicadas para cada modalidade, cujo conteúdo programático é distinto.

Ainda, cada estudante será alocado a um grupo correspondente ao campus do curso que fez a inscrição. Assim, poderá haver atividades dentro do curso separadas por campus ou curso a qual ele concorrerá.

 

Os participantes recebem certificado?

Para os cursos preparatórios (Integrado / Concomitante, Subsequente, Superior), fará jus ao certificado o participante que realizar, pelo menos, 1 simulado em cada um dos componentes curriculares: Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e acessar, pelo menos, 1 dos materiais do componente: Conhecendo o IFRS.

Para o curso para Redação, o participante deve obter aproveitamento acima de 70% em todas as atividades.

Ao final do curso tendo cumprido os pré-requisitos, o próprio aluno pode gerar seu certificado no ambiente Moodle.

 

A participação garante a aprovação?

A participação não garante a aprovação e ingresso no IFRS.

 

Como é a estrutura dos cursos?

Os cursos preparatórios (Integrado / Concomitante, Subsequente, Superior) estão organizados nos seguintes módulos:

  • Conheça o IFRS: informações sobre o IFRS e as possibilidades como estudantes.
  • Matemática e suas Tecnologias: engloba os conhecimentos da área da matemática. São disponibilizadas provas simuladas e discussões via fórum.
  • Humanas e suas Tecnologias: engloba os conhecimentos da área da história, geografia, sociologia e filosofia. São disponibilizadas provas simuladas e discussões via fórum.
  • Natureza e suas Tecnologias: engloba os conhecimentos da área da biologia, química e física. São disponibilizadas provas simuladas e discussões via fórum.
  • Linguagens e suas Tecnologias: engloba os conhecimentos da área da língua portuguesa (língua inglesa e espanhol – apenas para os candidatos de cursos de graduação). São disponibilizadas provas simuladas e discussões via fórum.

O curso de Redação é composto por 4 módulos, trazendo os seguintes temas: noções de texto, coesão e coerência, texto dissertativo-argumentativo, estrutura do texto dissertativo, fatores de textualidade, redação em processos seletivos de Institutos Federais.

 

Como funcionam os cursos?

Conforme o estudante vai participando do curso, novos conteúdos são liberados.

Ao final da página do curso, será disponibilizado o quadro de conquistas do participante. Isso se dá pela dinâmica do curso Pré-IFRS, baseado na gamificação. Desta forma, o curso terá regras e recompensas tal como um jogo.

Última atualização em 11/04/2019

Fim do conteúdo