Início do conteúdo

Webconferência via RNP – MConf


O QUE É ESTE SERVIÇO


É uma solução que integra conferências pela Internet, treinamentos ao vivo, tutoria e/ou colaboração. A ferramenta suporta a transmissão de voz e vídeo, também permite a utilização de slides, compartilhamento de aplicações, arquivos, etc.

Na web conferência cada participante utiliza seu próprio computador. Não é necessário instalar softwares ou utilizar equipamentos especiais.

 

REQUISITOS BÁSICOS


  • Computador conectado na Internet;
  • Fone de ouvido com microfone (headset). Não é recomendável outro tipo de dispositivo de áudio, como alto-falantes e microfones integrados de notebooks, pois estes podem causar interferências ou ruídos indesejados;
  • Webcam (opcional);
  • Se tiver firewall, ele deve ter as seguintes portas TCP liberadas: 80 e 443 (para o acesso HTTP e HTTPS) e a 1935, necessária para visualizar e/ou disponibilizar compartilhamento de conteúdo; e
  • Banda mínima disponível de Internet de 512 kbps por usuário.

 

RECURSOS


Segundo o site da RNP (https://www.rnp.br/servicos/conferencia-web):

O serviço de  Conferência Web da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel. Basta um navegador instalado, um headset e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, como:
  • Compartilhamento de áudio
  • Compartilhamento de vídeo por webcam
  • Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos
  • Compartilhamento de desktop
  • Bate papo público ou privado
  • Gravação de reuniões (a partir de 4/10/2019, as gravações serão armazenadas durante três (3) meses e depois serão apagadas automaticamente)

O principal benefício deste serviço é a facilidade em reunir pessoas, perto ou longe uma das outras, a qualquer hora e com um mínimo de recursos necessário. Dessa maneira, é possível gerar economia, agilizar processos, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação na sua instituição.

O serviço pode ser usado em diversas ocasiões, entre elas reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamento e ensino a distância (EAD).

O IFRS concluiu o processo de homologação e passou a ter acesso ao serviço MConf (conferência web da RNP) em Novembro de 2016.

 

FUNCIONAMENTO


Para a realização de uma web conferência é necessário o agendamento prévio da sala de reunião. Normalmente, este agendamento deve ser feito na TI do seu Campus ou conforme orientações destes.

No dia da reunião, o responsável pela sala deve entrar na sala pelo acesso da CAFe. Os outros participantes da reunião podem utilizar a opção “Não tenho uma conta” para entrar na sala de web conferência. Este acesso pode ser feito pelo link da sala correspondente mais abaixo. IMPORTANTE: Usuários vinculados ao IFRS não devem usar a opção de login com Google.

As salas virtuais existentes no IFRS e seus respectivos responsáveis são:

O responsável pela sala é o Moderador da sala virtual. Portanto, a cada reunião é necessário que o responsável/moderador (listado acima) esteja presente para que possa fazer a abertura da sala e o gerenciamento da mesma. Depois da abertura da sala, na impossibilidade do Moderador permanecer ao longo de todo tempo de duração da reunião ele pode delegar a função para algum participante da sala.

Por exemplo: um professor do Câmpus Ibirubá solicitou a sala virtual para uma web conferência com seus alunos. No dia e hora marcados, o responsável/moderador da sala abrirá a sala e terá que estar presente para aceitar pelo menos o pedido de entrada do professor. Tão logo ele entre, o responsável pela sala pode delegar a função de Moderador ao professor. Assim, o responsável pode sair da sala senão a reunião. Já o professor, sendo o novo Moderador, poderá fazer a gerência da sala e ao terminar a reunião, não se esqueça de encerrar a sessão, para a sala ser fechada.

 

DICAS ÚTEIS


  • Acesse o manual da web conferência em PDF para maiores detalhes de como utilizar o serviço;
  • Ainda, maiores informações sobre o serviço de web conferência podem ser encontrados no próprio site da RNP ou na ajuda do serviço de conferência web da RNP;
  • Os responsáveis pelas salas deve observar o espaço de armazenamento para gravações das web conferências. Este espaço é  limitado, por isso as gravações das reuniões devem ser apagadas o quanto antes para liberar espaço para outras gravações que também se façam necessárias. Além disso, segundo política de gravações do serviço Conferência Web da RNP, a partir de 4/10/2019, as gravações serão armazenadas durante três (3) meses e depois serão apagadas automaticamente. Depois de excluída não será mais possível sua recuperação;
  • Antes da reunião faça os testes de áudio e microfone de seu computador. Isto evitará transtornos no decorrer da reunião. Normalmente os primeiros 15 minutos da reunião são suficientes. É possível testar os requisitos em https://conferenciaweb.rnp.br/teste e
  • Uma sugestão de texto para as convocações para a reunião de web conferência:

Local: sala virtual “https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifrs”

Data: dd/mm/aaaa

Hora: hh:mm

Pauta: …

Orientações:

– faça o acesso a sala como “Não tenho uma conta”

– a TI local deve ser acionada em caso de dúvidas

– é recomendada a leitura do funcionamento da webconferência em “https://ifrs.edu.br/tecnologia-da-informacao/servicos/webconferencia-via-rnp/”

 

Última atualização em 22/08/2023

Fim do conteúdo