Início do conteúdo

ENADE


Enade 2021

O Enade 2021 avaliará cursos, por intermédio do desempenho dos estudantes, vinculados ao Ano II do ciclo avaliativo, definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, ajustado excepcionalmente devido aos impactos da pandemia de Covid-19, conforme definido nas resoluções da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) nº 1, de 23 de abril de 2021, e nº 2, de 29 de junho de 2021.

Se você é estudante de graduação do IFRS e está concluindo o curso, fique atento! Você vai participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2021, uma etapa muito importante para a sua formação.

Lista de cursos do IFRS que estão enquadrados no Enade deste ano:

Bacharelado em Ciência da Computação (campus Ibirubá);
Bacharelado em Sistemas de Informação (campus Vacaria);
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (campi Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha, Feliz, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão e Veranópolis);
Licenciatura em Ciências Biológicas (campi Sertão e Vacaria);
Licenciatura em Física (campus Bento Gonçalves);
Licenciatura em Letras Português (campus Bento Gonçalves);
Licenciatura em Letras Português e Espanhol (campus Restinga);
Licenciatura em Letras Português e Inglês (campi Feliz e Osório);
Licenciatura em Matemática (campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá e Osório);
Licenciatura em Pedagogia (campi Alvorada, Bento Gonçalves, Farroupilha, Porto Alegre e Vacaria);
Licenciatura em Química (campus Feliz).

O Enade é uma avaliação realizada pelo MEC, obrigatória, e pode valorizar o seu diploma.

É importante você saber que:

– A sua inscrição é feita pelo IFRS. Se você tem alguma dúvida, pode conversar com a coordenação do seu curso.

– O aluno convocado para o Enade que não participar não poderá se formar até regularizar a situação.

– O seu desempenho no Enade influencia o conceito que é dado pelo MEC ao seu curso e ao IFRS. Formar-se em um curso com um bom conceito representa valorização profissional.

O Enade avalia principalmente: 1) a aprendizagem do conteúdo previsto pelas diretrizes nacionais do curso; 2) o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e profissionais; e 3) a atualização dos estudantes concluintes em relação à realidade brasileira e mundial.

Isso ocorre por meio de alguns instrumentos:

Cadastro de informações pessoais – Os concluintes já inscritos pelo coordenador de curso no sistema do Enade devem preencher o cadastro com informações de contato, até 13 de novembro de 2021. Para realizá-lo, o estudante precisa entrar no Sistema Enade, criar um login e uma senha.

Questionário do Estudante – o questionário vai colher informações sobre o perfil socioeconômico e a opinião sobre o processo formativo. É uma etapa obrigatória e precisa ser realizada de 30 de agosto a 13 de novembro de 2021, online, no site enade.inep.gov.br.

Prova presencial – também obrigatória, ocorrerá na tarde do dia 14 de novembro de 2021, um domingo. É composta por 40 questões, de múltipla escolha e discursivas. São 10 perguntas de formação geral e 30 de conteúdo específico da área de formação. O seu desempenho e o dos colegas nesta prova que influencia o conceito do seu curso e pode valorizar o seu diploma.

Questionário sobre a sua percepção em relação à prova – vai avaliar o grau de dificuldade, se o tempo foi suficiente, se os enunciados foram claros, entre outras questões.

 

O mais importante é saber que, se você está concluindo o curso no IFRS, está bem preparado. De qualquer forma, para reforçar o preparo e sentir-se mais confiante, pode seguir algumas dicas:

  • Leia jornais de diferentes estados e dos principais países.
  • Faça provas do Enade de anos anteriores.
  • Revise o conteúdo do seu curso.
  • E na hora da prova presencial: faça atentamente as questões.

 

No dia da prova:

  • Leve o cartão de informações do estudante – quando você preencher o questionário do estudante, passará a ter acesso a mais informações e acompanhar os processos mais de perto.
  • Chegue ao local da prova com antecedência.
  • Leve documento oficial de identificação com foto.
  • Utilize caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente.
  • Leia os enunciados com atenção.
  • Você pode levar um lanche para a hora da prova.

 

Orientações aos Estudantes:

Orientações de cadastro e demais informações importantes para os estudantes concluintes que fazem o Enade 2021 – Arquivo.

 

Diretrizes de Prova

Portarias que dispõem sobre as diretrizes de prova e componentes específicos, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2021.

Cada curso tem uma portaria em específico, o link aponta para todas elas.

 

Material da Reunião sobre o Enade – 22/07/2021

Gravação da Reunião

Apresentação

Última atualização em 23/09/2021

Fim do conteúdo