Início do conteúdo

ENADE


Enade 2019

Se você é estudante de graduação do IFRS e está concluindo o curso de Agronomia (campi Bento Gonçalves, Ibirubá, Sertão e Vacaria), Engenharia de Alimentos (Campus Erechim), Engenharia de Produção (Campus Caxias do Sul), Engenharia de Controle e Automação (Campus Farroupilha), Engenharia Mecânica (campi Erechim, Farroupilha, Ibirubá e Rio Grande), Engenharia Química (Campus Feliz), Zootecnia (Campus Sertão), Tecnologia em Agronegócio (Campus Sertão), Tecnologia em Gestão Ambiental (campi Porto Alegre, Sertão e Viamão) fique atento! Você vai participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, uma etapa muito importante para a sua formação.

O Enade é uma avaliação realizada pelo MEC, obrigatória, e pode valorizar o seu diploma.

É importante você saber que:

– A sua inscrição é feita pelo IFRS. Se você tem alguma dúvida, pode conversar com a coordenação do seu curso.

– O aluno convocado para o Enade que não participar não poderá se formar até regularizar a situação.

– O seu desempenho no Enade influencia o conceito que é dado pelo MEC ao seu curso e ao IFRS. Formar-se em um curso com um bom conceito representa valorização profissional.

  

O Enade avalia principalmente: 1) a aprendizagem do conteúdo previsto pelas diretrizes nacionais do curso; 2) o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e profissionais; e 3) a atualização dos estudantes concluintes em relação à realidade brasileira e mundial.

Isso ocorre por meio de alguns instrumentos:

Cadastro de informações pessoais – Os concluintes já inscritos pelo coordenador de curso no sistema do Enade devem preencher o cadastro com informações de contato, até 21 de novembro. Para realizá-lo, o estudante precisa entrar no Sistema Enade, criar um login e uma senha.

Questionário do Estudante – o questionário vai colher informações sobre o perfil socioeconômico e a opinião sobre o processo formativo. É uma etapa obrigatória e precisa ser realizada de 2 de setembro a 21 de novembro de 2019, online, no site enade.inep.gov.br.

Prova presencial – também obrigatória, ocorrerá na tarde do dia 24 de novembro de 2019, um domingo. É composta por 40 questões, de múltipla escolha e discursivas. São 10 perguntas de formação geral e 30 de conteúdo específico da área de formação. O seu desempenho e o dos colegas nesta prova que influencia o conceito do seu curso e pode valoriza o seu diploma.

Questionário sobre a sua percepção em relação à prova – vai avaliar o grau de dificuldade, se o tempo foi suficiente, se os enunciados foram claros, entre outras questões.

 

O mais importante é saber que, se você está concluindo o curso no IFRS, está bem preparado. De qualquer forma, para reforçar o preparo e sentir-se mais confiante, pode seguir algumas dicas:

  • Leia jornais de diferentes estados e dos principais países.
  • Faça provas do Enade de anos anteriores.
  • Revise o conteúdo do seu curso.
  • E na hora da prova presencial: faça atentamente as questões.

 

No dia da prova:

  • Leve o cartão de informações do estudante – quando você preencher o questionário do estudante, passará a ter acesso a mais informações e acompanhar os processos mais de perto.
  • Chegue ao local da prova com antecedência.
  • Leve documento oficial de identificação com foto.
  • Utilize caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente.
  • Leia os enunciados com atenção.
  • Você pode levar um lanche para a hora da prova.
Fim do conteúdo