Comissão Própria de Avaliação (CPA)
CONTATO: cpa@ifrs.edu.br
Está disponível o Relatório da Avaliação Institucional do ano de 2021 no IFRS! Acesse e faça parte deste importante processo de autoconhecimento de nossa instituição. Link abaixo:
https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/Relatorio-2021-Final.pdf
Composição
Portaria nº 501, de 26 de agosto de 2019.
Dolurdes Voos Presidente;
Edimilson Antônio Bravo Porto– Secretário;
Tuane Proença Pereira – Membro docente;
Joana Helena Paloschi – Membro TAE;
Gabriela Godoy Corrêa Membro TAE;
Fabio Rodrigues Gonçalves Filho – Membro discente;
Maria Julia Hunning Ehlert – Membro discente;
Gabriela Feltes Seibert _ Representante da sociedade civil organizada pela ACISFE (Associação
Comercial, Industrial e de Serviços de Feliz);
Leonardo da Silva Cezarini Coordenador da equipe de apoio da
CPA;
Lisiane Bender da Silveira – Membro da equipe de apoio;
Paulo César Machado –Membro da equipe de apoio.
Programa de Autoavaliação do IFRS
O Programa de Avaliação Institucional do IFRS coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) Central e CPAs Locais, dos campi, foi organizado de forma a buscar elementos junto às Direções dos campi e à comunidade acadêmica que contribuam para a avaliação da implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Plano de Metas.
Buscando cumprir com os princípios definidos pelo Sinaes a CPA e CPA Local dos Campi do IFRS construíram um Programa de Autoavaliação que contempla o olhar da instituição para as 10 Dimensões. Além disso, atendendo ao princípio da verticalização que orienta a proposta pedagógica dos Institutos Federais, o IFRS privilegia a autoavaliação de todos os níveis e modalidades de ensino (Proeja, ensino profissional de nível médio e educação superior). Para tanto, estão definidos os seguintes instrumentos de avaliação:
a) Instrumento de Avaliação Online (avalia as políticas de ensino, pesquisa e extensão; a comunicação interna; a organização e gestão; a infraestrutura e serviços)
b) Instrumento de Avaliação pela comunidade externa
c) Avaliação docente
d) Autoavaliação discente
e) Avaliação de cursos
Os resultados destes instrumentos são cruzados com as metas estabelecidas no PDI e Termo de Metas, buscando estabelecer os indicadores já alcançados, àqueles que precisam ser consolidados e/ou implantados.
O relato dos resultados, bem como a definição de ações de superação analisados e descritos no Relatório de Autoavaliação, busca contemplar as especificidades e diversidades de uma instituição multicampi e, ao mesmo tempo, possibilitar um olhar geral ao cenário do IFRS.
Relatórios
Relatório de Autoavaliação 2019
Relatório de Autoavaliação 2018
Relatório de Autoavaliação 2017
Relatório de Autoavaliação 2016
Relatório de Autoavaliação 2015
Relatório de Autoavaliação 2014
Relatório de Autoavaliação 2013
Relatório de Autoavaliação 2012
Lei de Sinaes
A Avaliação Institucional avalia as dez dimensões propostas na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004:
I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
IV – a comunicação com a sociedade;
V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
VII – infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
IX – políticas de atendimento aos estudantes;
X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

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