CPA – Comissão Própria de Avaliação
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), prevista no art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, tem como objetivo assegurar o processo de avaliação da instituição, nas áreas acadêmica e administrativa, visando propor estratégias de aprimoramento institucional. A CPA integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e atua com autonomia, no âmbito de sua competência legal, em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.
Apresentação:
A Coordenação da Autoavaliação no IFRS é realizada por:
- Comissão Própria da Avaliação do IFRS
- Comissão Própria de Avaliação dos Campi
Avaliação Institucional:
As orientações e instrumentos propostos na avaliação institucional apoiam-se na:
Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96;
Lei 10.861/04, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Objetivos da Autoavaliação:
- Promover o desenvolvimento de uma cultura de avaliação no IFRS;
- Implantar um processo contínuo de avaliação institucional;
- Planejar e redirecionar as ações da Instituição a partir da avaliação institucional;
- Garantir a qualidade no desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Construir um planejamento institucional norteado pela gestão democrática e autônoma;
- Consolidar o compromisso social da Instituição.
Atribuições:
Compete à CPA Local:
- Mobilizar a participação na comunidade interna e externa do processo de avaliação institucional.
- Implementar e coordenar o processo de auto-avaliação da Instituição (Campus), de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES.
- Coordenar e organizar a aplicação dos instrumentos de avaliação em seu campus.
- Organizar relatório parcial de autoavaliação institucional.
- Promover eventos avaliativos para sensibilização e divulgação do processo e resultados da auto-avaliação.
- Proceder devolução dos resultados aos sujeitos envolvidos no processo de avaliação.
- Sugerir propostas de desenvolvimento institucional, articulando ao planejamento de gestão.
- Manter arquivo das atividades realizadas.
Portaria Nº 167, de 10 de novembro de 2021– Composição da Comissão Própria de Avaliação do Campus Rolante.
Contato: [email protected]
Documentos:
Relatório de Autoavaliação do Campus Rolante 2021
Relatório de Autoavaliação do Campus Rolante 2020
Relatório de Autoavaliação do Campus Rolante 2019
Relatório de Autoavaliação do Campus Rolante 2018
Relatório de Autoavaliação Institucional – 2017
Relatório de Autoavaliação Institucional – 2016
Relatório de Autoavaliação Institucional – 2015