Início do conteúdo

Histórico


No ano de 2013, foram elaborados os projetos arquitetônicos para a construção do primeiro prédio escolar do Campus Rolante, e foram ofertadas cinco turmas de cursos FIC através dos recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No ano de 2014, foram 31 turmas de cursos FIC em nove municípios da área de abrangência do Campus, também via Pronatec. Em fevereiro de 2016 teve início a primeira turma de ensino regular do Campus Rolante, com o ingresso de 35 alunos no curso Técnico subsequente em Administração. Em agosto, foi realizada a aula inaugural dos cursos técnicos subsequentes em Agropecuária e em Qualidade.

A sede definitiva do Campus, fica em uma área de 57 hectares, localizada na RS 239, distante 4 km do centro da cidade de Rolante. O primeiro bloco comportará inicialmente uma biblioteca, cinco salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de educadores e setor administrativo, totalizando uma área construída de aproximadamente 3 mil metros quadrados. As construções futuras compreenderão laboratórios de ensino focados nos eixos de formação aprovados nas audiências públicas, além de salas de aula, pórtico, abrigo para máquinas, estacionamento, calçamento do acesso da rodovia até os prédios, subestação de energia elétrica, reservatório de água, cercamento, instalações zootécnicas e agrícolas, dentre outros. Estima-se que a infraestrutura do Campus Rolante possibilitará a oferta de cursos para 1.200 educandos, contando com um quadro de servidores com 60 educadores e 45 técnicos administrativos.

Diante desta trajetória, a implantação do Campus Rolante vem sendo estruturada para ser um centro de excelência em educação profissional, técnica e tecnológica a fim de formar profissionais com as competências e habilidades exigidas pelo mundo do trabalho.

De acordo com as vagas ofertadas no Processo Seletivo 2017/1, a previsão é que no primeiro semestre iniciem as aulas dos cursos Técnicos integrados em Agropecuária e Informática, e do curso Técnico subsequente/concomitante em Administração. Também está previsto o ingresso de 40 alunos através de processo seletivo para o curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos).

Clique aqui, e conheça mais Sobre o IFRS.

Confira o vídeo institucional do IFRS e outros vídeos

Fim do conteúdo