Início do conteúdo

Publicações IFRS


 

 

 

 

Nesta página estão os produtos bibliográficos que passam pelo Setor de Publicações, seja através dos Editais de auxílio a publicação bibliográfica ou pelos fluxos contínuo e específicos dispostos na Instrução Normativa PROPPI Nº 01, de 19 de Janeiro de 2021.

Editais

Inclui produtos bibliográficos contemplados pelos Editais de auxílio à publicação.

EDITAL IFRS Nº 36/2020 – AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE PRODUTOS BIBLIOGRÁFICOS (Encerrado)

EDITAL IFRS Nº 09/2021 – AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE PRODUTOS BIBLIOGRÁFICOS (Vigente)

Diálogos insurgentes durante a pandemia : vozes para uma educação (trans)formadora / organizado por  Ioli Gewehr Wirth,  Julian Silveira de Ávila FontouraLiliane Madruga Prestes

 

Os textos que compõem o “Diálogos insurgentes” procuram colocar vozes diferentes em comunicação. Trata-se de possibilitar a manifestação de olhares não apenas diversos, mas contestadores de uma visão pretensamente universal de mundo. O que podemos aprender com a experiência das mulheres sobre o momento atual? Quais são os conflitos que a pandemia faz eclodir nas comunidades? Quais são os seus efeitos para a qualidade da educação? O que a nossa instituição tem feito diante desse contexto? Essas são algumas questões discutidas ao longo das seções de diálogo. 

ISBN 9786559500024

Educação propositora : experiências de educadoristasViviane Diehl

 

Este livro é um convite para produzirmos encontros com a educação, as artes visuais e a cultura em contínuo processo relacional. As experimentações e vivências compartilhadas sinalizaram o que constitui educadorartistas e sua atuação propositora estético-pedagógica, numa perspectiva intercultural, constituída como um lugar de liberdade para experimentações que podem provocar a criação inventiva, as práticas e a produção de fazeres e saberes com os educandos participadores. São encontros com outros modos de pensar a educação em arte e com aqueles que estiverem dispostos a compartilhar.

ISBN 9786558687559

Ensinar e aprender como um processo recursivo : o que temos feito, dialogado e refletido na sala de aula / organizado por  Ana Cláudia AlmeidaElisabete Bongalhardo Acosta

 

Esta publicação significa: um entrelaçamento de saberes e de interesses diversos que conseguem convergir pelo objetivo comum de fazer a diferença na vida daqueles de quem temos a oportunidade de interpelar com nosso trabalho, e por quem somos interpelados enquanto exercemos nosso ofício docente. Eis a recursividade, o “não sou se você não é”.

ISBN 9786586734119

Filmes nacionais no Instituto Federal / Dudlei Floriano de Oliveira

 

Este material foi pensado para o uso de filmes em um contexto educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, há abaixo uma lista de sugestões sobre como tirar o máximo proveito possível dos filmes usados, para que a experiência dos educadores e estudantes seja instrutiva, emocionante e significativa.

ISBN 9786559500055

Haikaizando a cidade / organizado por Sheila Katiane Staudt

 

Poema oriental, de apenas três versos, originário do Japão feudal, o haikai dialoga com os novos processos contemporâneos cada vez mais rápidos ao primar pela economicidade linguística e concisão formal. Partir do presente para entender o passado é apenas uma das estratégias de aprendizagem utilizadas com vistas a aprimorar a escrita dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do IFRS Campus Canoas.

ISBN 9786586734089

Humanidades : reflexões e ações / organizado por  Franco Nero Antunes SoaresJanine Bendorovicz Trevisan

 

O Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (NIEPECH) do campus Bento Gonçalves tem o orgulho de apresentar ao público em geral, e à comunidade acadêmica do IFRS em particular, um conjunto de textos que surgiu como resultado das reflexões produzidas por estudantes, professoras e professores do IFRS – Campus Bento Gonçalves. Todos os textos são de autoria de membros do NIEPECH ou de estudantes e demais docentes ligados aos projetos de pesquisa, ensino e extensão coordenados ou desenvolvidos por esses membros.

ISBN 9786559500123

Livro mágico da gamificação / Fabio Yoshimitsu Okuyama, Silvia de Castro Bertagnolli, Márcia Häfele Islabão Franco, Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel e Marcio Fabiano de Carvalho

 

Este livro buscou propor, de maneira prática, um guia para os primeiros passos no uso da gamificação. A partir da apresentação de conceitos básicos que fundamentam o emprego de elementos de jogos, em especial em projetos de ensino-aprendizagem, a gamificação pode ser introduzida de maneira gradual a fim de promover comportamentos como engajamento, motivação e autorregulação da aprendizagem.

ISBN 9786559500093

Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos / organizado por Margareth Souza, Aline Silveira, Filipe da Silveira, Luana Lopes, Núbia Laux, Sabrina EufrásioSuzane de Mello

 

Este manual tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes.

 

ISBN 9786586734065

Pesquisas em informática na educação : teorias, práticas e perspectivas / organizado por  Sílvia de Castro Bertagnolli e Rodrigo Prestes Machado

 

Esta obra oferece uma visão ímpar dos temas que povoam as pesquisas atuais em Informática na Educação com a apresentação e discussão de soluções e estratégias para atender às demandas deste novo contexto. A visão oferecida é diferenciada porque combina uma abordagem onde teoria é combinada com a prática. Cada um dos capítulos oferece o resultado de um estudo que envolveu uma revisão bibliográfica atualizada e exemplos de uso destes resultados.

ISBN 9786586734102

Praticando conceitos e conceituando práticas : um olhar sobre os processos educativos no IFRS – Campus Sertão / organizado por  Raquel Breitenbach, Leila de Almeida Castillo, Lisiane Schuster GobattoGabriele Albuquerque Silva

 

Esta é uma obra que nasceu de um sonho coletivo: mostrar a produção científica das mulheres do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Um projeto que teve início a partir de um convite: “vamos escrever?”. Com essa pergunta, Leila de Almeida Castillo inspirou todas as colegas servidoras a se juntarem ao projeto e hoje imprimirem seus nomes na publicação.

ISBN 9786586734140

Práticas investigativas para a verdade matemática no ensino médioAline Silva De Bona, Bruno Ferreira da Luz, Fernando Rodrigues de Oliveira, Guilherme Ferreira Monteiro e Jenifer Cassandra da Silva Oliveira

Esse material faz parte de uma pesquisa realizada por professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório. Essa pesquisa está vinculada ao projeto “Práticas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio”, que foi iniciado em 2020 e possui como objetivos principais compreender e analisar possibilidades de incluir demonstrações e provas matemáticas nas aulas da Educação Básica.

ISBN 9786555630299

Relatos de mulheres em curso : histórias e afetos, direitos humanos e feminismo / organizado por Thais Teixeira da SilvaAndréia Meinerz

A proposta de tecer essas palavras vem sendo tramada desde o início do ano. Estamos em 2020, século XXI. Mas vivemos uma situação de tempos de outrora, que parecia ser coisa do passado distante, uma pandemia. Esta publicação tem como objetivo mostrar como um grupo de mulheres lideranças femininas de um bairro de periferia de uma grande cidade podem se articular a partir de temas sensíveis à vida dessas mulheres e transformar um grupo em uma rede social em uma singular rede de afeto e apoio mútuo.

ISBN 9786055950116

Tramas afroindígenas no sul do Brasil : uma cartografia da cosmopolítica quilombola / Milena Silvester Quadros

O livro trata do encontro entre mundos divergentes. Mais precisamente dos dilemas, das incompreensões e daquelas informações que custam a se tornar plausíveis durante as incursões que, nós pesquisadores, realizamos em nossos universos de pesquisa. Se tal encontro é capaz de gerar experiências dramáticas que nos puxam para fora dos lugares que confortavelmente habitamos, ele é, na mesma medida, o único caminho possível para produzir uma grade de inteligibilidade razoável e válida para todos aqueles implicados no movimento que produz uma pesquisa.

ISBN 9786559500154

Fluxo contínuo

Inclui produtos bibliográficos submetidos através de fluxo contínuo para solicitação de ISBN.

Escrevivências adolescentes na quarentena / organizado por Izandra Alves; Natália Branchi de Oliveira

 

2020 foi marcado pelo início da pandemia, das reclusões, dos afastamentos e dos distanciamentos. Fomos desafiados a limitar/reorganizar/selecionar os nossos contatos físicos e sociais. Criamos e reinventamos hábitos e costumes. Contudo, uma prática da qual os estudantes que contribuíram para esta coletânea não se afastaram foi da aproximação com a arte da palavra. A leitura foi, sem dúvida, a companheira tanto dos dias tristes quanto dos felizes. Os textos e os personagens que habitaram o universo destes leitores contribuíram para que cada um deles, adolescentes de segundo ano do ensino médio, pudesse suspender sua condição de isolamento e vivenciar experiências provocadas pela palavra que move e comove. Motivados pelas leituras, surge a necessidade da escrita. A seriedade da escrita. O compromisso da escrita. Eis, então, que as escrevivências de cada um se concretizam e, como uma orquestra que se afina e harmoniza, se unem em um canto de desabafo, de consolo, de questionamento e de resistência.

ISBN 9786559500192

Quem vai cuidar da mimosa? Bem-estar animal /  Raquel Breitenbach, Gabriela Báo Rosolen, Janaína Vidal

 

Nessa edição falamos sobre bem-estar animal na bovino cultura de leite. Um tema cada vez mais debatido e que impacta na produção e renda do agricultor. O livro aborda os aspectos mais importantes do bem-estar animal, explica sobre as cinco liberdades e traz exemplos de como ações simples podem melhorar o bem-estar dos animais nas propriedades rurais. Ao final de cada uma das Partes você encontra brincadeiras e jogos.

ISBN 9786559500161

Quem vai cuidar da mimosa? Gerenciando a propriedade / Raquel Breitenbach, Ana C. Fabro, Duane B. do Nascimento, Taynah C. F. Monteiro

 

Esse livro foi planejado, preparado e desenvolvido com todo carinho e é destinado para crianças e adolescentes que têm interesse em conhecer e aprender sobre a atividade de bovino cultura de leite. Nessa edição apresentamos os principais aspectos relacionados com a gestão de unidades de produção agropecuárias e, especialmente, da atividade leiteira. O livro está dividido em duas partes. Na Parte 1, apresentamos o que é e qual a importância da gestão rural. Para tanto, trazemos a experiência de uma professora e seus estudantes no desafio de conhecer uma propriedade rural e compreender sobre gestão rural. Na Parte 2, dando seguimento aos conhecimentos sobre gestão de propriedades leiteiras, vamos ver como uma zootecnista ajudou um casal de agricultores a melhorar a gestão de sua propriedade. Ao final de cada uma das Partes você encontra brincadeiras e jogos.

ISBN 9786559500178

Quem vai cuidar da mimosa? Os Sistemas de produção de leite / Raquel Breitenbach, Gabriela Báo Rosolen, Janaína Vidal

 

A partir do projeto de extensão “Quem vai cuidar das Mimosas? Sucessão Rural na Bovinocultura de Leite” apresentamos nosso quarto livro. Assim como os demais, esse livro é destinado para crianças e adolescentes que têm interesse em conhecer e aprender sobre a atividade de bovino cultura de leite. Nessa edição falamos sobre os sistemas de produção de leite e como impactam na produção e manejo da propriedade. Você sabia que existem vários sistemas produtivos e que eles interferem na produtividade dos animais e na gestão da terra, mão de obra e capital da propriedade? Vem aprender com a gente!? Ao final de cada uma das Partes você encontra brincadeiras e jogos.

ISBN 9786559500185

Boa alimentação em tempos de Covid-19 / coordenação de Cláudio Fioreze

 

Com objetivo de promover saúde preventiva para todos, o IFRS – Campus Viamão e Programa EcoViamão convidam você a repensar a alimentação e nutrição como uma ponte direta ao fortalecimento da imunidade do nosso corpo. Ter entendimento sobre alimentação de qualidade, é uma necessidade e um direito. Aqui você terá orientações de como escolher alimentos saudáveis e de baixo custo, com dicas culinárias e receitas práticas e fáceis de fazer. A ideia é ter mais qualidade na alimentação diária, através da variedade, aproveitamento integral e harmonização dos ingredientes em seus preparos. Partiremos da realidade de nossa comunidade, onde é comum o consumo de alimentos provenientes de “cestas básicas”, que oferecem ingredientes insuficientes para uma alimentação adequada. São orientações para melhorar a sua nutrição, introduzindo mais cor e sabor no seu prato, aumentando assim sua disposição, seu conhecimento, sua alegria e sua saúde. Em tempos de combate aos efeitos e causas da pandemia da Covid-19, esta cartilha é um convite para você e a sua família terem um dia a dia alimentar mais agradável, prazeroso e econômico.

ISBN 9786586734355

 

Saindo da pandemia em 60 minutos : em tempos de pandemia / organizadores Cláudia Silva Estima
e Éder Cabral

Neste livro, encontra-se uma coletânea de textos de acadêmicos renomados, acadêmicas renomadas, professores das redes pública e privada, das redes municipal, estadual e federal, jornalistas, administradores e administradoras, artistas, enfim, cidadãos. A obra tem inspiração no evento de extensão Saindo do Senso Comum em 60 minutos, que foi realizado pelo Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (Propel), entre os anos de 2016 e 2017.

ISBN 9786586734911

Onde tem escola, tem política: um guia didático de apoio a discussões políticas em sala de aula/ Luiz Felipe Kopper da Silva e Maria Augusta Martiarena de Oliveira

 

Uma vez que a pauta pela defesa de uma educação integral está bastante em evidência, este estudo se propõe a discutir e contextualizar a abordagem política em espaços escolares, ao entender que os futuros egressos do secundário precisam estar aptos a pensar e conviver em sociedade, de forma crítica e autônoma. Ao levantar a bandeira da escola neutra, o discurso dominante tenta passar uma imagem negativa da reflexão política em sala de aula e, implicitamente, busca tornar regra suas concepções ao relegar tais discussões.

ISBN 978658673404

 


Contato: publicacoes@ifrs.edu.br

Última atualização em 01/09/2021

Fim do conteúdo