Início do conteúdo

Publicações IFRS


Livros do Edital IFRS nº 36/2020 – Auxílio à  Publicação de Produtos Bibliográficos

Diálogos insurgentes durante a pandemia : vozes para uma educação (trans)formadora / organizado por  Ioli Gewehr Wirth,  Julian Silveira de Ávila FontouraLiliane Madruga Prestes

 

Os textos que compõem o “Diálogos insurgentes” procuram colocar vozes diferentes em comunicação. Trata-se de possibilitar a manifestação de olhares não apenas diversos, mas contestadores de uma visão pretensamente universal de mundo. O que podemos aprender com a experiência das mulheres sobre o momento atual? Quais são os conflitos que a pandemia faz eclodir nas comunidades? Quais são os seus efeitos para a qualidade da educação? O que a nossa instituição tem feito diante desse contexto? Essas são algumas questões discutidas ao longo das seções de diálogo. 

ISBN 9786559500024

Educação propositora : experiências de educadoristasViviane Diehl

 

Este livro é um convite para produzirmos encontros com a educação, as artes visuais e a cultura em contínuo processo relacional. As experimentações e vivências compartilhadas sinalizaram o que constitui educadorartistas e sua atuação propositora estético-pedagógica, numa perspectiva intercultural, constituída como um lugar de liberdade para experimentações que podem provocar a criação inventiva, as práticas e a produção de fazeres e saberes com os educandos participadores. São encontros com outros modos de pensar a educação em arte e com aqueles que estiverem dispostos a compartilhar.

ISBN 9786558687559

Ensinar e aprender como um processo recursivo : o que temos feito, dialogado e refletido na sala de aula / organizado por  Ana Cláudia AlmeidaElisabete Bongalhardo Acosta

 

Esta publicação significa: um entrelaçamento de saberes e de interesses diversos que conseguem convergir pelo objetivo comum de fazer a diferença na vida daqueles de quem temos a oportunidade de interpelar com nosso trabalho, e por quem somos interpelados enquanto exercemos nosso ofício docente. Eis a recursividade, o “não sou se você não é”.

ISBN 9786586734119

Filmes nacionais no Instituto Federal / Dudlei Floriano de Oliveira

 

Este material foi pensado para o uso de filmes em um contexto educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, há abaixo uma lista de sugestões sobre como tirar o máximo proveito possível dos filmes usados, para que a experiência dos educadores e estudantes seja instrutiva, emocionante e significativa.

ISBN 9786559500055

Haikaizando a cidade / organizado por Sheila Katiane Staudt

 

Poema oriental, de apenas três versos, originário do Japão feudal, o haikai dialoga com os novos processos contemporâneos cada vez mais rápidos ao primar pela economicidade linguística e concisão formal. Partir do presente para entender o passado é apenas uma das estratégias de aprendizagem utilizadas com vistas a aprimorar a escrita dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do IFRS Campus Canoas.

ISBN 9786586734089

Humanidades : reflexões e ações / organizado por  Franco Nero Antunes SoaresJanine Bendorovicz Trevisan

 

O Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (NIEPECH) do campus Bento Gonçalves tem o orgulho de apresentar ao público em geral, e à comunidade acadêmica do IFRS em particular, um conjunto de textos que surgiu como resultado das reflexões produzidas por estudantes, professoras e professores do IFRS – Campus Bento Gonçalves. Todos os textos são de autoria de membros do NIEPECH ou de estudantes e demais docentes ligados aos projetos de pesquisa, ensino e extensão coordenados ou desenvolvidos por esses membros.

ISBN 9786559500123

Livro mágico da gamificação / Fabio Yoshimitsu Okuyama, Silvia de Castro Bertagnolli, Márcia Häfele Islabão Franco, Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel e Marcio Fabiano de Carvalho

 

Este livro buscou propor, de maneira prática, um guia para os primeiros passos no uso da gamificação. A partir da apresentação de conceitos básicos que fundamentam o emprego de elementos de jogos, em especial em projetos de ensino-aprendizagem, a gamificação pode ser introduzida de maneira gradual a fim de promover comportamentos como engajamento, motivação e autorregulação da aprendizagem.

ISBN 9786559500093

Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos / organizado por Margareth Souza, Aline Silveira, Filipe da Silveira, Luana Lopes, Núbia Laux, Sabrina EufrásioSuzane de Mello

 

Este manual tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes.

 

ISBN 9786586734065

Pesquisas em informática na educação : teorias, práticas e perspectivas / organizado por  Sílvia de Castro Bertagnolli e Rodrigo Prestes Machado

 

Esta obra oferece uma visão ímpar dos temas que povoam as pesquisas atuais em Informática na Educação com a apresentação e discussão de soluções e estratégias para atender às demandas deste novo contexto. A visão oferecida é diferenciada porque combina uma abordagem onde teoria é combinada com a prática. Cada um dos capítulos oferece o resultado de um estudo que envolveu uma revisão bibliográfica atualizada e exemplos de uso destes resultados.

ISBN 9786586734102

Praticando conceitos e conceituando práticas : um olhar sobre os processos educativos no IFRS – Campus Sertão / organizado por  Raquel Breitenbach, Leila de Almeida Castillo, Lisiane Schuster GobattoGabriele Albuquerque Silva

 

Esta é uma obra que nasceu de um sonho coletivo: mostrar a produção científica das mulheres do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Um projeto que teve início a partir de um convite: “vamos escrever?”. Com essa pergunta, Leila de Almeida Castillo inspirou todas as colegas servidoras a se juntarem ao projeto e hoje imprimirem seus nomes na publicação.

ISBN 9786586734140

Práticas investigativas para a verdade matemática no ensino médioAline Silva De Bona, Bruno Ferreira da Luz, Fernando Rodrigues de Oliveira, Guilherme Ferreira Monteiro e Jenifer Cassandra da Silva Oliveira

 

Esse material faz parte de uma pesquisa realizada por professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório. Essa pesquisa está vinculada ao projeto “Práticas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio”, que foi iniciado em 2020 e possui como objetivos principais compreender e analisar possibilidades de incluir demonstrações e provas matemáticas nas aulas da Educação Básica.

ISBN 9786555630299

Relatos de mulheres em curso : histórias e afetos, direitos humanos e feminismo / organizado por Thais Teixeira da SilvaAndréia Meinerz

 

A proposta de tecer essas palavras vem sendo tramada desde o início do ano. Estamos em 2020, século XXI. Mas vivemos uma situação de tempos de outrora, que parecia ser coisa do passado distante, uma pandemia. Esta publicação tem como objetivo mostrar como um grupo de mulheres lideranças femininas de um bairro de periferia de uma grande cidade podem se articular a partir de temas sensíveis à vida dessas mulheres e transformar um grupo em uma rede social em uma singular rede de afeto e apoio mútuo.

ISBN 9786055950116

Tramas Afroindígenas no Sul do Brasil : uma cartografia da cosmopolítica quilombolaMilena Silvester Quadros

 

O livro trata do encontro entre mundos divergentes. Mais precisamente dos dilemas, das incompreensões e daquelas informações que custam a se tornar plausíveis durante as incursões que, nós pesquisadores, realizamos em nossos universos de pesquisa. Se tal encontro é capaz de gerar experiências dramáticas que nos puxam para fora dos lugares que confortavelmente habitamos, ele é, na mesma medida, o único caminho possível para produzir uma grade de inteligibilidade razoável e válida para todos aqueles implicados no movimento que produz uma pesquisa.

ISBN 9786559500154

Última atualização em 01/04/2021

Fim do conteúdo