IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SUSPENSÃO DO IV WORKSHOP DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Conforme anunciado pelo Ministério da Educação, infelizmente, os Institutos Federais e Universidades tiveram um corte em seu orçamento de 30%, o que inviabiliza as atividades do corrente ano. O IFRS publicou, no dia 03 de maio, no site institucional, uma Nota à Comunidade. De acordo com essa nota, eventos importantes de capacitação terão que ser suspensos; e o IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS é um deles.

Como o IFRS (e todas as outras instituições) têm muitos gastos que são de manutenção e outros já empenhados de compras  que foram realizadas antes do anúncio da decisão do MEC, o orçamento disponível após o corte não é suficiente nem mesmo para a manutenção dos contratos continuados, tais como água, energia e serviços terceirizados.

Os reitores das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estarão reunidos em breve e tentarão reverter essa situação junto ao Secretário da SETEC/MEC. Mas, por enquanto, todos os eventos, capacitações, cujas despesas não foram ainda empenhadas, estão suspensos.

Pedimos desculpas pelo ocorrido mas por ora não temos outra alternativa. Esperamos, em breve, poder contatá-los com boas notícias.

Agradecemos pela compreensão de todas e todos!

O IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho de 2019, se constitui em espaço de formação destinado aos membros dos Núcleos de Ações Afirmativas, membros das Equipes de Assistência Estudantil, membros das Equipes Pedagógicas/Ensino e estudantes que fazem parte dos referidos núcleos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

O evento tem como objetivo geral oportunizar um espaço de qualificação para que as/os servidoras/servidores das unidades do IFRS possam trabalhar de forma concreta e articulada nos temas foco das ações afirmativas, como: a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas; a valorização étnico-racial; o combate à homofobia, ao sexismo e a todas as formas de discriminação; e a defesa dos direitos humanos.

Serão disponibilizadas 143 vagas às/aos servidoras/servidores e estudantes dos campi, 15 vagas aos servidores da Reitoria e 12 vagas para a comunidade externa para participação no IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS, conforme normas que constam no regulamento.

Inscrições (Abertas)

Submissão de resumos (Espaços de diálogos e práticas) até 10 de maio de 2019

3º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS

> Nota de apoio e solidariedade à comunidade indígena Kaygang  de Bento Gonçalves – elaborada pelos participantes do 3º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS, em 31/10/2018

O 3º Workshop Diversidade e Inclusão se constitui em espaço de formação profissional e debates, destinado aos membros dos Núcleos de Ações Afirmativas, Coordenadoras/Coordenadores e Responsáveis pela Assistência Estudantil e estudantes que fazem parte dos referidos núcleos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

O evento terá como tema assuntos relacionados às estratégias para inclusão, permanência e êxito das/dos estudantes beneficiárias/beneficiários das ações afirmativas do IFRS. A  Assessoria de Ações Inclusivas e Diversidade e a Pró-reitoria de Extensão do IFRS, por meio do 3º Workshop Diversidade e Inclusão, tem como objetivo geral oportunizar um espaço de qualificação para que as/os servidoras/servidores das unidades do IFRS possam trabalhar de forma concreta e articulada nos temas foco das ações afirmativas, como: a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas; a valorização étnico-racial; o combate à homofobia, ao sexismo e a todas as formas de discriminação; e a defesa dos direitos humanos.

Serão disponibilizadas 143 vagas às/aos servidoras/servidores e estudantes dos campi e 15 vagas aos servidores da Reitoria para participação no 3º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS, conforme normas que constam no regulamento abaixo.

1º Encontro de Tecnologia Assistiva do IFRS

O 1º Encontro de Tecnologia Assistiva é um evento interno, destinado à troca de conhecimento entre servidores e estudantes que desenvolvem ações ou projetos de Tecnologia Assistiva nos campi do IFRS.