Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade

A Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade, institucionalizada pela Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, por meio da portaria 51/2012, é o órgão responsável pelo planejamento e coordenação das ações relacionadas à política de inclusão no IFRS.

Sua finalidade é promover a cultura da educação para a convivência, a defesa dos direitos humanos, o respeito às diferenças, a inclusão, permanência e saída exitosa de pessoas com necessidades educacionais específicas para o mundo do trabalho, a valorização da identidade étnico-racial, a inclusão da população negra e da comunidade indígena, em todos os setores, combate à homofobia, buscando a remoção de todos os tipos de barreiras e formas de discriminação.

Na sequência, é possível encontrar alguns documentos importantes relacionados às ações de inclusão no IFRS, como também, conhecer a equipe que compõe a Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade e o Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS.

Documentos Importantes

Abaixo seguem os principais documentos relacionados às ações de inclusão no IFRS:

• Resolução Consup nº 022/2014 – Aprova a Política de Ações Afirmativas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
  • Resolução Consup nº 020/2014 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Resolução Consup nº 021/2014  – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas (NEABIs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
  • Resolução Consup nº 30/2015 – Aprova a inclusão de cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCD) nos Processos de Seleção dos Programas de Pós-Graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
  • Portaria nº 1.153/2015 – Cria o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 10/2015 –  Regulamenta a atuação do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Resolução Consup nº 054/2016 – Aprova a Regulamentação para Requisição do Nome Social no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Resolução Consup nº 038/2017 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Resolução Consup nº 037/2017 – Aprova o Regulamento dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGSs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Resolução Consup nº 023/2019  – Aprova a Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do IFRS
  • Instrução Normativa nº 07/2020 –  Regulamenta os fluxos e procedimentos de identificação, acompanhamento e realização do Plano Educacional Individualizado (PEI) dos estudantes com necessidades educacionais específicas do IFRS.

Identidade visual:

Contatos:

• ASSESSORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS, INCLUSIVAS E DIVERSIDADE
    E-mail: acoes.inclusivas@ifrs.edu.br
    Blog da Assessoria de Ações Inclusivas
  • Andréa Poletto Sonza (Currículo Lattes)
    Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade
    E-mail: andrea.sonza@ifrs.edu.br