Início do conteúdo

Núcleo de Ações Afirmativas


O Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) iniciou suas atividades na Reitoria do IFRS em Bento Gonçalves, em 06 de outubro de 2016, com a atribuição de articular os setores desta unidade administrativa, fomentar o debate e a reflexão sobre as políticas públicas afirmativas e promover ações direcionadas à promoção da inclusão, da valorização da cultura afro-brasileira e indígena e do respeito à diversidade de gênero e sexualidade, junto a servidores e comunidade local.

 

Contato

E-mail: naafreitoria@ifrs.edu.br

Telefone: (54) 3449-3356

 

Membro atuais:

Danner Souza Terra – DTI (Coordenador)

Adriana da Silva Machado – DGP

Anderson Dall Agnol – CTA

Andréa Poletto Sonza – PROEN

Ana Maria Jung de Andrade – DGP

Caroline Cataneo – PROEX

Cristian Gusberti – TI

Felipe David dos Santos – COM

Greicimara Vogt Ferrari – PROEN

Karine de Oliveira Fonseca – DGP

Leila Schwarz – PROEX

Leonardo da Silva Cezarini – PRODI

Lucas Coradini – PROEN

Marcele Neutzling Rickes – PROEN

Maria Isabel Accorsi – PROEN

Margarida Prestes de Souza – PRODI

Nayara Pansera Balbinot – PROEN

Raquel Selbach Machado Colombo – COM

Ricardo Toller Correia – COM

Rosângela Ferreira – PROEX

Tatiane Dumerqui Kuczkowski – DGP

 

Ações desenvolvidas

Diálogos Afirmativos: O Papel das Instituições de Ensino no Combate ao Racismo Estrutural e Institucional

No dia 04 de novembro de 2019 a Assessora de Relações Étnico-raciais, Marlise Paz Ramos, esteve na Reitoria do IFRS para dialogar sobre os aspectos sociais e históricos que tornam a sociedade estruturalmente racista e os mecanismos que a instituição disponibiliza para superar este quadro. O encontro teve por objetivo trazer para o espaço administrativo a reflexão sobre as questões que marcam o Dia da Consciência Negra.

O Negro e a Educação

Discriminação racial e o papel das ações afirmativas para a equiparação das condições sociais da população negra foram tema de debate e reflexão em palestra promovida pelo NAAf Reitoria, no dia 03 de setembro de 2019. O evento contou com a parceria do Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves, representado pelos palestrantes Solana Corrêa e Marcus Flavio Ribeiro.

Reflexões sobre situações de violência contra a mulher

Roda de conversa ocorrida no dia 11 de março de 2019, parte da campanha institucional do IFRS “Isso Me Diz Respeito: Voz da Mulher”, debateu as diversas formas de agressão contra a população feminina. As palestrantes Luciane Laikovski e Regina Zanetti, da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura Municipal e do Centro de Referência da Mulher que Vivencia Violência (Revivi) de Bento Gonçalves, falaram sobre a importância da denúncia pelo telefone 180 e do amparo legal da Lei Maria da Penha e Lei da Importunação Sexual.

 

 

 

Última atualização em 09/03/2020

Fim do conteúdo