Circuito de atividades sobre literatura no 4º Salão do IFRS

Aqueles que amam ler e/ou escrever terão a oportunidade de participar de uma atividade especial na manhã do dia 30 de novembro de 2019, sábado, no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Como parte do Circuito de Atividades do Concurso Literário do IFRS, serão realizados troca-troca de livros e mesa-redonda sobre desafios da escrita e da leitura. Haverá também a apresentação das 12 produções textuais de estudantes do IFRS premiadas no Concurso Literário, nas categorias haikai, crônicas, contos e poemas e uma sessão de autógrafos com a escritora Luísa Geisler.

O evento ocorrerá das 9h às 12h e é aberto ao público, gratuito, sem a necessidade de inscrições prévias. O Campus Bento Gonçalves localiza-se na avenida Osvaldo Aranha, 540. Às 13h, será realizada a premiação para os autores dos textos vencedores do Concurso Literário.

O Circuito de Atividades do Concurso Literário do IFRS integra a programação do 4º Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que reunirá 900 participantes, entre estudantes e servidores da instituição, de 28 a 30 de novembro de 2019. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Saiba mais:

Mesa-redonda – programada para ocorrer às 10h do dia 30 de novembro. Foram convidados a escritora Luísa Geisler, autora de obras como “Enfim, Capivaras” (2019) e “Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente” (2014); Vítor Diel e Giovani Urio, fundadores do Literatura RS, estúdio de produção de conteúdo e divulgação da literatura no Estado; e a bibliotecária Eunice Pigozzo, da Livraria Dom Quixote de Bento Gonçalves. A mediação será feita pela professora de Literatura do IFRS Sheila Staudt. Eles apresentarão as diferentes perspectivas de atores que interagem nesse “universo” das letras e da literatura.

Troca-troca de livros – a participação é opcional. Os interessados podem levar obras novas ou usadas e receberão vales que poderão ser trocados por outros livros, entregues pelos demais participantes. Não serão aceitos livros didáticos, dicionários e enciclopédias. Caso o participante queira apenas doar livros, sem receber outro em troca, os exemplares serão destinados à iniciativa “Voos literários: encanto e conhecimento”, que ocorre na Escola Municipal de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz, em Bento Gonçalves.

Programação resumida do Circuito de Atividades do Concurso Literário do IFRS:

Sábado, 30 de novembro de 2019, no Campus Bento Gonçalves

9h – Primeira rodada de troca-troca de livros

9h30min – Primeira sessão de leitura dos textos premiados no Concurso Literário IFRS – haikais e crônicas

10h – Mesa-redonda sobre desafios da escrita e da leitura no Brasil

11h30min – Segunda sessão de leitura dos textos premiados no Concurso Literário IFRS – poemas e contos

12h – Sessão de autógrafos com a escritora Luísa Geisler, autora de obras como “Enfim, Capivaras” (2019) e “Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente” (2014)