Estudantes do IFRS fazem maratona e desenvolvem soluções para problemas ambientais

Identificar um problema do cotidiano, pensar em alternativas e colocar a mão na massa produzindo algo que contribua com a solução. Esse foi a proposta feita a 27 estudantes do IFRS que estão imersos no Campus Bento Gonçalves de quinta-feira a sábado, 28 a 29 de novembro de 2019, na segunda edição do Desafio Criativo do IFRS. O evento tem como tema “Soluções para um mundo sustentável” e ocorre paralelamente ao 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino da instituição.

Os alunos utilizam a estrutura do  Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) e contam com o apoio de servidores de diferentes áreas no desenvolvimento das ideias. Durante o processo, têm contato com parceiros externos que trabalham com o tema da sustentabilidade ambiental (Fundação Proamb e Trash-in) e participam de pequenas capacitações.

O resultado vai muito além do produto a ser entregue pelas equipes no início da tarde deste sábado. Segundo os coordenadores do Escritório de Projetos, Anderson Ricardo Yanzer Cabral, e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Rodrigo Noll, a experiência visa fomentar o empreendedorismo e a inovação nos estudantes. “Eles percebem que podem ser protagonistas e começam a pensar em como levar adiante uma ideia”, comenta Anderson.

Os estudantes são divididos em três equipes e essa integração de conhecimentos e experiências com colegas de diferentes campi da instituição e de cursos variados estão entre os pontos fortes da iniciativa, na opinião de Isabela Kopcinski e Iago Mocelin. Para Isabela, aluna do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Alvorada, o tema do Desafio foi o que incentivou a participação. Ela percebeu na atividade uma forma de agregar conhecimentos e está achando “mais legal do que imaginava”.

Iago, do Técnico em Informática do Campus Ibirubá, viu no Desafio uma oportunidade de não ficar de fora do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, que está reunindo mais 900 estudantes e servidores para apresentar cerca de 600 trabalhos. Nesta quinta-feira à tarde, segundo dia do Desafio, ele destacou o quanto é satisfatório discutir as ideias e perceber que elas estão dando certo.

Às 13h30min deste sábado, 30 de novembro, será a hora de conhecer o resultado dessas ideias, no encerramento do 2º Desafio Criativo do IFRS. A atividade é aberta a todos os interessados.