Início do conteúdo

Inscrição em Cursos/Eventos


CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ABERTAS – 2024



CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS – 2024

IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS.

O Workshop tem como objetivo contribuir para a promoção de espaços que visam debater questões relacionadas às ações afirmativas, educação, diversidade e inclusão com o propósito de consolidar a Política de Ações Afirmativas do IFRS, aprovada pela Resolução Consup IFRS n° 22/2014, subsidiando seus servidore(a)s e aluno(a)s com estratégias para a construção e manutenção de um IFRS para todo(a)s.

Data: 18 e 19/11/24
Modalidade: Presencial
Local: Campus Bento Gonçalves
Carga Horária Total: 20h
Nº de vagas: 180

Horário :

  • Dia 18/11 das 9h30min às 19h30min
  • Dia 19/11 das 8h30min às 18h:30min

Público Alvo: 

  • servidoras/servidores efetivas/efetivos;
  • estudantes e comunidade externa que sejam membros da Equipe de Assistência Estudantil de campus;
  • membros da Equipe Pedagógica/Ensino de campus; membros do NAPNE de campus;
  • membros do NEABI de campus; membros do NEPGS de campus;
  • membros do NAAf de campus ou da Reitoria; estudantes regularmente matriculadas/matriculados em cursos do IFRS que sejam integrantes dos núcleos de ações afirmativas ou vinculados a projetos de ensino, pesquisa ou extensão em temáticas relacionadas às ações dos referidos núcleos;
  • integrantes da Reitoria;
  • membros da Comunidade Externa.

Responsável pela homologação de inscrições: Pró-reitoria de Ensino.
Critérios para homologação de inscrições: Ser componente do público-alvo supramencionado. Serão garantidas 10 vagas por campus, 10 vagas para Reitoria e 10 para o público externo.  Caso mais de 10 participantes inscritos por grupo supracitado o critério para homologação será a ordem de inscrição.

Programação e Cronograma de Atividades

Sugestões de hospedagens com descontos em hotéis para os participantes

Período de inscrições: 10/10 a 20/10/2024

Inscreva-se aqui  (ENCERRADAS)

*Serão certificados pela Coordenadoria de Capacitação apenas servidores efetivos do IFRS. A certificação para o público externo e estudantes ficará a cargo da PROEN.



1º Seminário sobre Integridade Pública no IFRS
Tema: Disseminação da cultura de integridade no IFRS.

Data: 30/10/2024
Local: Salão de Atos – Campus Bento Gonçalves
Carga Horária Total: 08h
Horário: 08:00 – 12:30 / 13:30 – 17:30
Modalidade: Presencial

Público-alvo: Servidores representantes de comissões/comitês permanentes do IFRS: UGI, CPPD, CIS, CODI, COAD, COEN, COEX, COPPI e COGEP. Além de servidores da Auditoria Interna, Chefia de Gabinete e Comunicação, para que eles possam compartilhar os conhecimentos e discutir os temas da integridade em suas respectivas unidades, com o propósito de disseminar a cultura de integridade no âmbito do IFRS.

Responsável pela homologação de inscrições: Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional

Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pela PRODI, obedecendo os seguintes critérios:

1º – Servidores que fazem parte do público alvo da capacitação: sendo um representante de cada comissão/comitê dos respectivos campi e reitoria.
2º – Ordem de inscrição.

Programação e Cronograma das Atividades

Período de inscrições: 30/09 a 10/10/2024

 

Curso de capacitação para novos Diretores-gerais dos Campi do IFRS e Formação para os membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles do IFRS.

 

Tema: “Políticas e ações de Compliance no IFRS”

Data: Dia 21/03/2024 – quinta-feira

Local: Reitoria do IFRS – Auditório

Carga Horária: 8 horas

Horário: Manhã: 8h30 às 12h30 – Tarde: 13h30 às 17h30

Público Alvo: Servidores membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles do IFRS (composto pela gestão da reitoria e diretores-gerais dos campi);  pró-reitores adjuntos e cinco auditores convidados pelo Auditor-chefe do IFRS.

Modalidade: Presencial

Nº de vagas: 35 vagas

Período de inscrições: Não haverá necessidade de fazer inscrição, pois será enviada convocação ao público alvo.

 

 

 

CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS – 2023

Capacitação sobre a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS

Período:

Turma 1: 30/10/2023 – Campus Porto Alegre (14h até às 18h)

Turma 2: 09/11/2023 – Campus Bento Gonçalves –  (14h até às 18h)

Turma 3: 16/11/2023 – Campus Sertão – (14h até às 18h)

Carga Horária: 4 horas

Horário: 14h até às 18h

Público Alvo: Equipes de Assistência Estudantil (AE) , Equipes Pedagógicas e Núcleos de
Ações Afirmativas do IFRS.

Modalidade: Presencial

Nº de vagas: 120 vagas por turma

Responsável pela homologação de inscrições: Pró-reitoria de Ensino

Critérios para homologação de inscrições: Ser componente das equipes descritas no público alvo.

Período de inscrições: 09/10 a 23/10/2023.

Capacitação sobre Gestão de Riscos do IFRS

Período: 24/08/2023

Carga Horária: 4 horas

Horário: 14h até às 18h

Público Alvo: Equipes de Assistência Estudantil (AE) dos campi e da Reitoria do IFRS

Modalidade: A distância com transmissão ao vivo

Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifrs-prodi

Nº de vagas: 60

Critérios para homologação de inscrições: Ser componente das equipes de AE dos
campi ou da Reitoria do IFRS

 

 

 

Período de inscrições: 01/08 a 20/08/2023.

 

Curso de aperfeiçoamento sobre Projetos executados com Fundações de Apoio

 

Período

Turma 1 – 09/05/2023 -(13h30 às 17h30) (Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis e Feliz)

Turma 2 – 23/05/2023 – 13h30 às 17h30 (Canoas, Alvorada, Viamão e Rolante)
Turma 3  – 30/05/2023 – 14h às 18h (Sertão, Ibirubá, Erechim e Vacaria)
Turma 4 – 06/06/2023 – 13h30 às 17h30 (Porto Alegre, Restinga, Osório e Rio Grande)

Local (campus):
Turma 1: Campus Bento Gonçalves (sala de audiovisuais 2, bloco J)
Turma 2: Campus Canoas (Auditório A02)
Turma 3: Campus Sertão
Turma 4: Porto Alegre (Auditório Rui Manuel Cruse, no térreo do campus)

Carga Horária Total: 4h por turma

Público Alvo: Diretor(a) Geral, Coordenador(a) e Diretor(a) de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Coordenador(a) e Diretor(a) de Extensão, Diretor(a) de Administração e demais Servidores interessados em projetos com a gestão de Fundações de Apoio.

Vagas: 30 vagas por turma

Responsável pela homologação de inscrições: Escritório de Projetos do IFRS

Critérios para homologação de inscrições: Serão garantidas quatro vagas por campus, sendo essas para Diretor(a) Geral,Coordenador(a) e Diretor(a) de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Coordenador(a) e Diretor(a) de Extensão, Diretor(a) de Administração. As demais vagas da turma atenderão servidores interessados em projetos com a gestão de Fundações de Apoio, cujo critério será a ordem de inscrição.

Inscrições até 05/05/2023

 

Praticando a gestão e fiscalização de contratos administrativos – Parceria IFRS e ENAP em Rede

 

Local: Auditório da Reitoria do IFRS

Modalidade: Híbrida (aulas presenciais e aulas/conteúdo on-line)

CH: 28h

Período: 15/05 a 17/05/2023

Horário: 9h às 17h (horário de Brasília).

Os servidores interessados no curso poderão solicitar sua inscrição no Portal da Enap por meio do link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/2080/?area=14

Público: Servidores que atuam na área de gestão e fiscalização de contratos administrativos. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção de participantes para as vagas do IFRS observará a ordem de inscrição.

Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS

Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pela PROAD, obedecendo os seguintes critérios:

Inscrições até 30/04/2023

 

 

CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS – 2022

 

Capacitação Concessão de Diárias e Passagens e Sistema SCDP

Modalidade:  Transmissão ao vivo, em sala RNP da PROAD

Carga Horária: 20h

Datas e horário: de 21 à 25/11/2022, das 13h30 às 17h30

Público: Servidores da Reitoria e campi cadastrados no SCDP com perfil de solicitantes ou proponentes.

Nº de vagas: 30

Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pela PROAD, obedecendo os seguintes critérios:

1 – Servidores cadastrados como solicitantes no SCDP: a) 2 pessoas do Gabinete da Reitoria, 3 pessoas da PROAD; , 3 pessoas da DGP; b) um  representantes de cada campus do IFRS;

2 – Servidores cadastrados como proponentes no SCDP;

3 – Ordem de inscrição.

Objetivo: Atualizar a aprofundar conhecimentos sobre o processo de concessão de diárias e passagens e utilização do sistema SCDP.

Período de inscrições: 07/11 a 10/11/2022

 

Facilitação Gráfica e Registro Visual – Parceria IFRS e ENAP em Rede

Modalidade: on-line, com transmissão ao vivo pelo Zoom da ENAP

Período: 21/11 a 02/12/2022

Horário: 9h30 às 11h30 (horário de Brasília).

Os servidores interessados no curso poderão solicitar sua inscrição no Portal da Enap por meio do link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/473/

As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 14/11/2022.

 

Oficina Gestão do Sistec e sua relação com a Plataforma Nilo Peçanha

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS – Modalidade Presencial

Carga Horária: 9h

Datas e horário:
Dia 29/11/2022 13h30 – 18h30

Dia 30/11/2022 8h30 – 12h30

Público: Auxiliares institucionais e Equipe da PRODI.

Nº de vagas: 30

Havendo mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI), observando-se: a) servidor(a) que desenvolva a atividade de auxiliar institucional, limitado a um(a) servidor(a) por campus; b) servidor(a) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional; c) servidor(a) do IFRS, por ordem de inscrição, desde que sem necessidade de pagamento de diárias e passagens;

Observações importantes:

a) os pedidos de diárias e passagens dos(as) servidores (as) selecionados para participar da oficina deverão ser direcionados para a Coordenadoria de Capacitação.

b) somente serão emitidos certificados para os(as) participantes que registrarem presença no evento nos dois turnos da capacitação.

Período de inscrições: 24/10 a 03/11/2022.

 

3º Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS

O objetivo da capacitação é debater temas emergentes na área de Educação Profissional e Tecnológica de modo a fortalecer os valores e princípios basilares da educação promovida pelo IFRS, tal como dispostos no PPI da instituição.

Período: De 04/10/2022 a 11/10/2022, com transmissão pelo Canal do YouTube – IFRS Oficial

Carga Horária Total: 32 horas

Público Alvo: Servidores do IFRS

Online, via Stream Yard (Reitoria) e transmissão ao vivo pelo Youtube

Certificação: Os certificados serão concedidos aos participantes que assinarem a lista de presença a ser disponibilizada durante a oficina.  É preciso registrar presença em 60% do evento (9 das 15 mesas) para ter direito ao certificado.

Inscrições até 30/09/2022

Programação do evento e cronograma das atividades

 

 Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas

Data: 03/10/2022 a 07/10/2022, com transmissão ao vivo pelo Zoom

Horário: 08h às 12h

Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS

Inscrições até 23/09/2022

 

 

Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia – ENAP em Rede

Data: 26/09/2022 a 30/09/2022, com transmissão ao vivo pelo Zoom

Horário: 14h às 17:30h

Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS

Inscrições até 16/09/2022

Capacitação em Ações Afirmativas no IFRS: a permanência e êxito do estudante indígena

Objetivo: sensibilizar os servidores para a necessidade de uma educação intercultural e contribuir para a compreensão dos documentos institucionais e das formas de colocar em prática nossos princípios/orientações, para a educação inclusiva, em específico, para o atendimento dos estudantes indígenas.

Público-Alvo: servidores das equipes pedagógicas, da assistência estudantil, membros do Neabi, coordenadores de curso e docentes com estudantes indígenas nos cursos/turmas.

Modalidade: A distância, com transmissão ao vivo.

Período: dia 25 de agosto e dia 01 de setembro de 2022

Horário: 16h ás 20h

Vagas: 140

Programação do evento

Inscrições até 12/08/2022

 

VI Encontro da CPPD do IFRS

Data: 29/08/2022 – presencial

Local: Campus Porto Alegre do IFRS

Horário: 9h às 12h e das 14h às 18h (7h)

Público: membros do colegiado da CPPD

Vagas: 40, havendo mais inscritos do que o número de vagas, a seleção dos participantes será conduzida pelo presidente do colegiado da CPPD, observando-se: a) Ser membro titular do Colegiado da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD (Portaria 486/2021); b) Ser suplente do Colegiado da CPPD (Portaria 486/2021); c) Servidores(as) atuantes na área de gestão de pessoas da reitoria do IFRS, limitado a cinco participantes; d) Ordem de inscrição.

Programação:

9h – Abertura

9h30 – Palestra:  A CPPD, uma Breve História e seus Desafios

10h30 – Mesa Redonda: Nova Regulamentação das Atividades Docentes

14h – Mesa Redonda:  O Futuro dos Afastamentos no IFRS

15h30 – Mesa Redonda: Aprimorando Processos

17h – Debate de Encerramento

Diárias e passagens dos participantes: serão custeadas pela Coordenadoria de Capacitação da Reitoria do IFRS. Servidores inscritos que tiverem direito a diárias e passagens devem encaminhar o formulário devidamente preenchido e assinado para [email protected], obrigatoriamente até 11/08/2022. Pedidos de diárias recebidos após este prazo não serão lançados.

Inscrições: de 5 a 10/08/2022

 

Encontro de Gestão de Pessoas do IFRS

Objetivo: capacitar os servidores que atuam na Gestão de Pessoas do IFRS com os seguintes temas: sistemas informatizados do governo; qualidade de vida; engajamento de equipe e
mediação de conflitos.

Público Alvo: Servidores que atuam na área de Gestão de Pessoas do IFRS

Modalidade: Presencial

Período: 31/08 e 01/09

Local: Reitoria do IFRS (auditório)

Carga Horária Total: 14h

Vagas: 60

O conteúdo programático está sendo definido e será divulgado posteriormente.

Inscrições:  até 05/08/2022

 

 

Capacitação em Prospecção e Captação de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Objetivo: Capacitar os participantes na prospecção e captação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Público-Alvo: Servidores interessados em captar projetos para pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação junto a parceiros públicos ou privados

Modalidade: Presencial

Turmas:

30/08/2022 – Campus Porto Alegre

01/09/2022 – Campus Bento Gonçalves

Horário: 9h às 12h e das 13h às 17h

Vagas: 50 por turma

Critérios para homologação das inscrições

Programação

Inscrições até 29/07/2022

Inscreva-se

 

Capacitação em Educação Profissional Inclusiva

Objetivo: Apresentar características e experiências pedagógicas no trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Dislexia e Discalculia, a fim de aprimorar práticas de ensino voltadas à acessibilidade curricular e inclusão.

Público Alvo: Servidores do IFRS

Online, via Stream Yard (Reitoria) e transmissão ao vivo pelo Youtube

Carga Horária Total: 10 horas, além das palestras serão encaminhados textos complementares para os inscritos.

Datas e horário:

Dia 06/06- 16h às 18h30 min – Paletrantes Daniela Freitas e Vânia Ferreira

Acesse a gravação do evento

Dia 20/06- 14h às 16h30min – Palestrantes Marly Cristina Barbosa Ribeiro, Carla Vilaronga e Eliane Quincozes Porto

Acesse a gravação do evento 

 

Material Complementar

 

Curso Básico/Introdutório  em Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas e Curso Avançado em Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas

Datas:

5/07/2022 – Campus Canoas

07/07/2022 – Campus Bento Gonçalves

Horário:  das 8h e 30min às 12h e das 13h às 16:30

Carga Horária: 7h

Turmas: 

Turma 1 – Curso Básico – Modalidade Presencial – Campus Canoas – 5/07 – Somente servidores do IFRS – 25 vagas;

Turma 2 – Curso Avançado – Modalidade Presencial – Campus Canoas – 5/07 – Somente Servidores do IFRS – 18 vagas

Turma 3 – Curso Básico – Modalidade Presencial-  Campus Bento Gonçalves – 7/07 – Somente servidores – 25 vagas

Turma 4 – Curso Básico – 7/07 – Turma on-line (aula síncrona, transmissão ao vivo da turma 3) – Servidores e alunos –  100 vagas

Obs.1.: O candidato poderá realizar a inscrição em turmas distintas, desde que ocorram em datas diferentes.

Obs.2: Eventuais diárias e passagens que os servidores do IFRS tiverem direito serão custeadas pelos seus respectivos campi.

 

Responsável pela homologação de inscrições: NIT e Escritório de Projetos – Reitoria

Critérios para homologação das inscrições

Conteúdo Programático 

Inscrições até 24/06/2022

 

 

 

Elaboração de Componentes Curriculares para Cursos Regulares a Distância

 

Objetivo: Capacitar os servidores para a elaboração de componentes curriculares de cursos regulares a distância

Data: 20/06/2022 a 30/09/2022, on-line, com transmissão ao vivo pelo Google Meet e Moodle IFRS Reitoria

Carga Horária Total: 144 horas (72 horas por turma)

Horário (início e fim de cada turno):

Turma 1: segundas-feiras das 18h30 às 20h30

Turma 2: sextas-feiras das 14h30 às 16h30

Vagas: 69, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida por Júlia Marques Carvalho da Silva e Josimar de Aparecido Vieira

Público Alvo: Docentes do curso de pós-graduação a distância, membros do Núcleo de Educação a Distância e Diretoria de Pós-Graduação do campus Sertão e membros dos Polos Sertão e Porto Alegre

Realização de encontros via Google Meet para apresentação e orientação. Disponibilização de espaço no Moodle IFRS para as atividades práticas da oficina.

Cada encontro terá 2 horas de oficina e 4 horas para as atividades práticas. Ao todo serão ofertados 12 encontros para cada uma das 2 turmas.

Os docentes e membros do NEaD deverão participar de toda a capacitação, totalizando 72 horas.

Os membros dos polos e demais convidados deverão participar apenas das oficinas ao vivo, totalizando 24 horas.

Programação do Evento

Inscrições até 10/06/2022

 

 

Oficina de Capacitação das COAs para o PDP 2023

Objetivo: Apresentar e debater a metodologia de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFRS para o ano de 2023.

Data: 21/06/2022, on-line, com transmissão ao vivo pelo Google Meet

Horário: 14h às 17h, carga horária 3h

Público: servidores membros da Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) prevista no Programa de Capacitação do IFRS, que é responsável pela elaboração do PDP das unidades organizacionais do IFRS.

CAPACITAÇÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSA

 

 

Capacitação em Implantação e Gestão de Ambientes de Inovação

Carga Horária: 16h, distribuídas em 9 encontros

Horário: das 10h às 11h30

Datas: 03/06/2022; 10/06/2022;  17/06/2022;  24/06/2022; 01/07/2022; 15/07/2022; 22/07/2022; mais dois encontros em agosto, data a definir.

Modalidade: à distância, com tutoria, ministrado no formato web, síncrono e assíncrono.

Público: Servidores do IFRS, em especial servidores que atuam na implantação e/ou consolidação dos ambientes de inovação da instituição, nos campi do IFRS, e bolsistas de editais de apoio a projetos para implantação e estruturação de habitats de inovação e empreendedorismo.

Vagas: duas vagas por unidade organizacional do IFRS (reitoria e campi)

Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis a seleção dos participantes será conduzida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Escritório de Projetos da Reitoria do IFRS, observando-se:

1. Ser coordenador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo do ano vigente;

2. Ser colaborador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo do ano vigente;

3. Ser coordenador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo em anos anteriores;

4. Ser colaborador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo em anos anteriores;

5. Ordem de inscrição.

Certificação: concedida aos participantes que desenvolverem as atividades propostas, e registro de participação por meio do questionário, de no mínimo 75%.

Programação do curso

 

 

Oficina Processos administrativos e documentos digitais – Uso da Mesa Virtual do SIPAC Protocolo para fluxos de tramitação das Coordenadorias de Registros Acadêmicos

Data: 12 e 19/05/2022

Horário: 14h às 18h

Carga horária: 8h

Evento com transmissão ao vivo, por meio do Google Meet.

Público Alvo: Servidores que atuam na área de registro acadêmico dos campi e reitoria do IFRS

Vagas: 100, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela Pró-reitoria de Ensino com auxílio da CGeD, observando-se:

a) servidor(a) ou gestor(a) da área de registro acadêmico;

b) substituto(a) de gestor(a) da área de registro acadêmico;

c) ordem de inscrição.

Ministrantes: Claudineli Carin Seiffert e Guilherme Garcia Teixeira, ambos da Coordenadoria de Gestão Documental da Reitoria do IFRS.

Inscrições até 05/05/2022.

 

Formação de Pregoeiros – Prática

Data: 03/05/2022 a 06/05/2022, com transmissão ao vivo, pelo Zoom.

Horário: 8h30 às 12h

Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS

Inscrições até 22/04/2022

 

Liderança como Essência da Gestão

Data: 25 a 29/04/2022, transmissão ao vivo, pelo Zoom.

Horário: 08h às 12h00

Carga horária: 21h

Público alvo: Servidores públicos  que atuam  na área de gestão.

Vagas: 40, sendo que o IFRS tem direito a 50% delas.

Inscrições até 08/04/2022.

 

Oficina sobre uso da Mesa Virtual do SIPAC Protocolo

Data: 22/03/2022

Horário: 14h às 18h

Carga horária: 4h

Evento com transmissão ao vivo, por meio do Google Meet.

Público Alvo: Servidores que atuam na área de gestão de pessoas dos campi e reitoria do IFRS

Vagas: 60, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela CGED com o auxílio da DGP, obserando-se:

a) servidor(a) ou gestor(a) da área de gestão de pessoas;

b) substituto(a) de gestor(a) da área de gestão de pesssoas;

c) estagiário(a) que atua na área de gestão de pessoas;

d) ordem de inscrição.

Ministrantes: Claudineli Carin Seiffert e Guilherme Garcia Teixeira, ambos da Coordenadoria de Gestão Documental da Reitoria do IFRS.

Inscrições até 18/03/2022.

 

 

2021

Inscrições encerradas

 

Ciclo de Palestras para servidores do IFRS de 2021: Qualidade de Vida

Turma 1 – 14/12/2021 às 9h

Turma 2 – 16/12/2021 às 14h 

Turma 3 – 16/12/2021 às 18h

Evento com transmissão ao vivo, por meio do Google Meet.

Carga horária: 1h30min

Público: Servidores do IFRS

Vagas: 90 vagas no total, pois serão 30 participantes por turma. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis a seleção dos participantes será conduzida pela Coordenadoria de Capacitação,
observando-se a ordem de inscrição.

Principais aspectos a serem abordados: a) retorno ao trabalho pós-pandemia; b) saúde do servidor;
c) qualidade de vida pessoal e profissional; d) motivação pós-pandemia.

Inscrições até 10/12/2021

 

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

Data: 22 a 26/11/2021, transmissão ao vivo, pelo Zoom (sala 203).

Horário: 08h30 às 12h00

Carga horária: 28h (Curso transmitido pela Internet com 14 horas de transmissão ao vivo e 14 horas de atividades, assíncronas, na plataforma Google Sala de Aula).

Público alvo: Servidores públicos em geral que atuam  na área.

Vagas: 40, sendo que o IFRS tem direito a 50% delas.

Inscrições até 12/11/2021, no site da Enap

 

1ª Capacitação online para Extensionistas e Avaliadores Ad Hoc do IFRS

Data: de 08 a 12 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo, via RNP.

Carga Horária Total: 20 horas

Público Alvo: todos os servidores do IFRS, em especial, os que integram o banco de avaliadores ad hoc de ações de extensão.

Vagas: 80, havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela equipe da PROEX, observando os seguintes critérios:
1. Avaliadores ad hoc;
2. Integrantes das Comissões de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAEs);
3. Coordenadores de ações de Extensão no IFRS.
4. Ordem de inscrição.

Objetivo do evento: Oportunizar a capacitação de servidores para a elaboração, cadastro e avaliação de ações de
Extensão da Instituição.

Certificação: Serão disponibilizados certificados somente para quem participar de 75% do curso, num
total de 06 encontros. Ao final de cada encontro, será disponibilizado o link do formulário de presença.

PROGRAMAÇÃO

08/11 – NOITE – 18h às 20h30min – Palestra: Fazer extensão: para que e para quem? – Geísa d´Ávila Ribeiro
Boaventura (Pró-reitora de Extensão do IF Goiano)

09/11 -TARDE – 14h às 16h30min – Palestra: Coordenador(a) da ação: papel principal – Cláudius Jardel Soarex
(IFRS Campus Osório)

09/11 – NOITE – 18h às 20h30min – Palestra: Construindo o diálogo com a comunidade externa – Letícia Cunico (IFSC) e Raquel Scotton (IFRS-Campus Bento Gonçalves)

10/11 – MANHÃ – 9h às 11h30min – Palestra: O passo a passo de uma ação de Extensão – 1ª parte – Jefferson Haag (IFRS) e Leila Schwarz (IFRS)

10/11 TARDE 14h às 16h30min – Palestra: O passo a passo de uma ação de Extensão – 2ª parte – Jefferson Haag (IFRS) e Leila Schwarz (IFRS – PROEX)

11/11 – MANHÃ – 9h às 11h30min – Palestra: E agora, sou avaliador ad hoc? Práticas na avaliação de ações
de extensão – Raquel Lunardi (IFFar) e Magali Inês Pessini (IFSC)

11/11 – TARDE – 14h às 16h30min – Palestra:Painel Programas e Projetos de Extensão: perspectiva do avaliador – Daiane Toigo Trentin (IFRS- PROEX), Moisés Cordeiro (Campus Ibirubá do IFRS) e Viviane Diehl (PROEX-IFRS)

12/11 – TARDE – 14h às 16h30min – Palestra: Aprender pela Extensão – Simone Imperattore (ABMES) e Marlova Benedetti (PROEX-IFRS)

Inscrições até 05 de novembro de 2021.

 

 

Impactos da Reforma do Ensino Médio e das Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica

Data: 27 de outubro e 24 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo, via Canal do IFRS no Youtube

Horário: 27/10 – 15h às 16h30

24/11 – 14h às 16h

Carga horária: 4h

Vagas: Ilimitada

Inscrições:  de 22/09/2021 a 25/10/2021

 

 

Promoção e prevenção em saúde mental com foco em risco de automutilação e suicídio

Período de realização: 27/10/2021 a 03/12/201

Modalidade: a distância, com transmissão ao vivo pelo Google Meet

Horário: 14h às 16h

Datas dos encontros:

Módulo I (14h): 27/10; 03/11; 05/11; 10/11; 12/11; 17/11; 19/11;

Módulo II (8h, exclusivo para psicólogos/as e equipe da assistência estudantil): 24/11; 26/11/ 01/12 e 03/12.

Público: Servidores do IFRS de todas as unidades organizacionais, especialmente professores, profissionais que atuam nos setores de Gestão de Pessoas, Assuntos Estudantis e membros CISSPA.

Vagas: 90 participantes (cinco por unidade) no módulo geral e 36 no módulo específico (dois por unidade), sendo restrito a psicólogos e equipes de Assistência Estudantil.

Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pelas psicólogas da SATS e DAE, observando os seguinte público prioritário:
1. Psicólogos
2. Equipe de Assistência Estudantil
3. Servidores da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) ou setor equivalente
4. Membros da CISSPA
5. Docentes
6. Demais servidores
*Ordem de inscrição como critério de desempate.
**Prioridades por unidade.

Objetivo do curso: Ampliar os recursos para identificação, abordagem e encaminhamento de casos de servidores e/ou estudantes em sofrimento mental agudo, especialmente se em risco de suicídio.

Conteúdo programático:

Módulo I:
– Apresentação/Introdução – apresentação da capacitação e esclarecimento de dúvidas.
– Recolher palavras associadas ao suicídio: risco de suicídio, tentativa de suicídio, suicídio consumado.
– Trabalhar as crenças, os mitos, a moralidade e estigma do suicídio.
– Epidemiologia.
– Fatores de risco, fatores de proteção. Sinais.
– Avaliação de risco de suicídio. – Filme 2:37h – uma questão de tempo.
– Quem é esse sujeito que está em risco? Tem família? É rede de apoio ou fator de risco? Quais os laços e pessoas de confiança e cuidado? Trazer a leitura da interseccionalidade.
– Juventude, suicídio e automutilação.
– Pandemia, isolamento e redes sociais – articulações possíveis;
– Suicídio e institucional de educação: sofrimento, adoecimento e ações de enfrentamento.
– Processos educativos, lógica do desempenho, performance e discurso capitalista
– Efeito Werther
– Posvenção
– Casos e serviços universitários.
– Dimensões do cuidado na prevenção do suicídio: Políticas (Política Nacional de 2019, notificação
compulsória, Políticas e acolhimentos institucionais, encaminhamento para a Rede)

Módulo II (exclusivo para psicólogos/as e equipe da assistência estudantil):

– Medicalização do ato
– Conflitos éticos e contribuições da bioética na prevenção do suicídio
– Organizar conduta ou mapa mental/organograma simples a partir do surgimento de casos: institucionalização de ações de prevenção do suicídio.
– Montar proposta de oficinas periódicas.
– Retomada final (síntese) e revisão de encaminhamentos

Instrutora: Luana Lima Santos Cardoso – Doutoranda e Mestra em Bioética (UnB). Graduada em Psicologia e em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com área de concentração em Subjetividade e Comportamento Humano (UFBA). Professora Colaboradora na Graduação de Saúde Coletiva (UnB). Membro fundadora da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS); Associada do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) e pesquisadora do Observatório de Direitos Humanos dos Pacientes (ODHP). Autora do livro: “Deverei velar pelo outro? Suicídio, estigma e economia dos cuidados”.

Inscrições: até 22/10/2021

 

 

Avaliação Externa Virtual In Loco

Data: 13 e 14 de outubro de 2021, com transmissão ao vivo

Horário: 9h às 12h

Carga horária: 6h

Vagas: 100, havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pelo Departamento de Avaliação Institucional (DAI) da Reitoria do IFRS, observando os seguintes critérios:

Membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos em fase de avaliação*
Membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Comitê de Desenvolvimento Institucional
Diretores Gerais
Gestores das áreas: ensino, pesquisa e extensão
Ordem de inscrição.
*Cursos em fase de avaliação: Multimídia (Alvorada); Agronomia, Letras e Pedagogia (Bento Gonçalves);
Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção (Caxias do Sul); Formação de docentes (Farroupilha); Tecnologia em Processos Gerenciais -TPG, Letras e Gestão Desportiva e de Lazer (Restinga); Construção de Edifícios e Formação de docentes (Rio Grande); Ciências Biológicas (Vacaria); Análise e Desenvolvimento de Sistemas-ADS e TPG (Veranópolis).

Inscrições:  de 22/09/2021 a 06/10/2021

 

 

Transformando ideias em projetos – IFRS/ENAP em Rede

Data: 04 e 05/10/2021, transmissão ao vivo, pelo Zoom.

Horário: 08h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30

Carga horária: 14h

Público alvo: servidores e empregados públicos que tenham interesse em elaborar projetos organizacionais, preferencialmente aqueles que atuam na área de gestão estratégica.

Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS

Inscrições até 24/09/2021, no site da Enap

 

Oficina de Capacitação sobre a IN IFRS 02/2021

Oficina com transmissão ao vivo, via Google Meet, que tem por objetivo apresentar a Instrução Normativa nº 02/2021  aos membros da CIS, CPPD, CODI e COGEPE, bem como os Diretores Gerais. A IN 02/2021 versa sobre a solicitação de provimentos do quadro permanente ativo e a mobilidade de servidores do e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS.

Data: 19/08/2021, das 14h às 17h.

Carga horária total: 3h

Local: transmissão ao vivo, via google meet

Público: Diretores-gerais, membros da CIS, CPPD, COGEPE e CODI

Vagas: 85 vagas, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria do IFRS, observando o público da oficina e a ordem de inscrição.

Inscrições: até 16/08/2021

 

Priorizando e Selecionando Projetos – IFRS/ ENAP em Rede

Data: 26 e 27 de agosto de 2021

Horário: 08h30 às 12h e 14h às 18h. (horário de Brasília).

Carga horária: 14h

Vagas: 40, sendo 20 para o IFRS e as demais para outros órgãos.

Inscrições: até 16/08/2021 pelo link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/330/

Público: servidores interessados no tema. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção de participantes para as vagas do IFRS observará a ordem de inscrição.

Vídeo da oficina gravado em 19/08/2021.

Apresentação da oficina de capacitação sobre a IN IFRS 02/2021

 

Oficina de Capacitação das COAs – PDP 2022 do IFRS

Oficina com transmissão ao vivo, via Google Meet, que tem por objetivo orientar os membros da Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) a conduzirem o Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento (LND) e o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de seus campi.

Data e horário: 24/06/2021 das 14h às 17h, com possibilidade de um segundo momento (a ser agendado) para esclarecimento de dúvidas.

Carga Horária: 3h

Público: servidores membros da COA, que é responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) das unidades organizacionais do IFRS.

Vagas: 60 vagas, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Reitoria do IFRS, observando o público da oficina e a ordem de inscrição.

Inscrições: até 22/06/2021

 

Compartilhando Práticas Inclusivas na Educação Profissional

O evento on-line, através de plataformas digitais e tem o objetivo de orientar sobre procedimentos operacionais e estratégias inclusivas para prover acessibilidade e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas, seja no contexto remoto ou presencial.

Data e horário: 19/05 a 08/09/2021 – das 14h às 16h

Carga Horária: 40h (alterado em 10/09/2021)

Público: servidores do IFRS

Vagas: Não há limite de vagas

Inscrições: até 17/05/2021

Cronograma das palestras/ Palestrantes

19/05/2021 – Deficiências, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos Funcionais Específicos e Flexibilização Curricular – 2 h – Palestrante: Eliane Brunetto Pertile (IFPR)

02/06/2021 – Tecnologia Assistiva, Materiais Didático-Pedagógicos Acessíveis, Desenho Universal para Aprendizagem  e Acessibilidade Digital – 2h –  Palestrantes: Bruna Salton, Bruno Egami, Andréa Sonza (IFRS)

16/06/2021 – Atendimento Educacional Especializado (Estratégias Inclusivas) – 2h – Palestrantes: Patrícia Zutião e Eliane Mahl (IFBaiano)

30/06/2021 – Estratégias Inclusivas SENAI Nacional – 2h – Palestrante: Adriana Barufaldi Bertoldi (Senai Nacional)

14/07/2021 – Estratégias Alunos com Deficiência Intelectual no IFRS Campus Ibirubá – 2h – Palestrantes: Sabrine Oliveira e Andréia Teixeira Inocente (IFRS)

28/07/2021 – Tutoria de Pares  – 2h – Palestrante: Woquiton Lima Fernandes (IFBaiano)

11/08/2021 – Plano Educacional Individualizado – fluxos e procedimentos no IFRS – Campus Bento Gonçalves – 2h – Palestrantes: Everaldo Carniel (IFRS), Eduarda Kremer (IFRS), Taiana Valêncio da Silva, Graziela Guimarães.

25/08/2021 – Compartilhando as produções inclusivas (todos os participantes) – 2h

08/09/2021 – Interações/atividades no Moodle – 4h

 

 

Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços – TURMA 6 – IFRS/ ENAP em Rede

Data: 04 a 06 de maio de 2021

Horário: 8h às 12h (transmissão ao vivo)

Carga horária: 14h

Vagas: 40, sendo 20 para o IFRS e as demais para outros órgãos.

Inscrições: até 12/04/2021 pelo link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/336/ TURMA  6

Público: servidores que atuam na área de licitações e servidores interessados no tema. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção de participantes para as vagas do IFRS observará:

a) servidor que atua na área de licitações;

b) servidores interessados no tema, por ordem de inscrição.

Observações: Curso transmitido pela Internet com 14 horas de transmissão ao vivo, por meio da ferramenta de videoconferência Zoom. Atividades complementares, assíncronas, na plataforma Google Sala de Aula.

 

2020

Diversidade e Inclusão na Educação

O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e tem o objetivo de oportunizar um espaço de qualificação para que o(a)s servidore(a)s das unidades do IFRS possam refletir sobre temas foco das ações afirmativas, como: a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas; a valorização étnico-racial; o combate à homofobia, ao sexismo e a todas as formas de discriminação; e a defesa dos direitos humanos.

Data: 13/10/2020 a 20/11/2020

Carga horária: 20 horas

Local: On line

Público: servidores e estudantes do IFRS, especialmente, aqueles vinculado(a)s às
ações afirmativas, inclusivas e diversidade, integrantes e participantes dos Núcleos de Ações
Afirmativas, quais sejam:
– NAPNEs (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas);
– NEABIs (Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas);
– NEPGSs (Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade);
– NAAFs (Núcleos de Ações Afirmativas).

Vagas: Não há limite de vagas

Programação do Evento

Inscrições: até 08/10/2020

 

 

Formação de Professores no Brasil: a BNC da formação de professores (Res CNE/CP nº.02/2019) e a descontinuidade das políticas de formação docente

O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e tem o objetivo de apresentar e discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (Resolução CNE/CP n.º 02/2019).

Data e horário: 06/10/2020 – Das 15h às 17h

Carga Horária: 2h

Público: Aberto a todos os servidores do IFRS

Vagas: Não há limite de vagas

Inscrições: até 02/10/2020

 

Capacitação em Google Drive Institucional

A  Diretoria de Gestão de Pessoas promoverá: Capacitação em Google Drive Institucional

O evento ocorrerá de forma online, através do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom  e tem o objetivo de propor a prática de utilização das ferramentas do Google Drive para edição, armazenamento e compartilhamento com outros usuários, com a possibilidade de atividades colaborativas.

Data: de 05 a 31 de outubro de 2020

Horário: a definir

Carga Horária: 20h

Público: Servidores efetivos do IFRS

Vagas: 50

Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela Coordenadoria de Capacitação, considerando e ordem de inscrição listada no público alvo .

Conteúdo Programático

Armazenamento em nuvem
Google Drive
Documentos Google
Planilhas Google
Apresentações Google
Compartilhamentos
Comentários
Versões
Proteção de dados em planilhas
Drives compartilhados
Drive File Stream

Inscrições: até 30/09/2020

 

 

Acessibilidade Digital no contexto das Atividades Pedagógicas Não Presenciais

O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e estará estruturado a partir de palestras realizadas por profissionais da área de acessibilidade digital, libras e pedagógica.

Data e horário: 17/09/2020 – Das 14h às 17h

Carga Horária: 3h

Público: Aberto a todos os servidores do IFRS

Vagas: Não há limite de vagas

Inscrições: até 07/09/2020

 

Fórum de discussão: A atuação na Assistência Estudantil e os saberes profissionais

O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e estará estruturado a partir de palestras e relatos de experiências das equipes de Assistência Estudantil dos campi do IFRS.

Datas e horários:

21/05/2020 – das 14h às 17h
28/05/2020 – das 14h às 17h
04/06/2020 – das 14h às 17h
18/06/2020 – das 14h às 17h
25/06/2020 – das 14h às 17h
02/07/2020 – das 14h às 17h
09/07/2020 – das 14h às 17h

Carga Horária: 21h

Público:

1) Servidores das Equipes de Assistência Estudantil
2) Servidores das Equipes Pedagógicas/Ensino
3) Direções de Ensino
4) Demais servidores

Vagas: 80

Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando e ordem de inscrição listada no público alvo .

Programação do Evento

 

Inscrições: até 14/05/2020

 

 

Cursos Suspensos em função da pandemia COVID 19

 

Plano Educacional Individualizado na perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva

Nos dias 07, 08 e 09 de abril a Proen promoverá uma capacitação que tem como tema o Plano Educacional Individualizado para estudantes com necessidades específicas, cuja finalidade é otimizar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência ou outras especificidades, e é regulamentado em nossa Instituição pela IN da Proen n.º  12/2018.

A atividade ocorrerá de forma regionalizada, com vistas a facilitar maior participação dos servidores, assim, o evento será replicado em três campi: Campus POA (08/04), Campus Bento Gonçalves (07/04) e Campus Erechim (09/04). No ato da inscrição, o servidor deverá indicar o local onde deseja participar da capacitação.

O evento tem como público-alvo prioritário: professores que atuam em turmas/ componentes curriculares que têm estudantes com necessidades educacionais específicas matriculados; coordenações de curso; servidores que atuam nos setores envolvidos com o PEI (NAPNE/NAAf, AE, Setor Pedagógico). Havendo vagas, demais servidores poderão participar, conforme ordem de inscrição.

Local e data:

Dia 07/04/20 – Campus Bento Gonçalves
Dia 08/04/20 – Campus Porto Alegre
Dia 09/04/20 – Campus Erechim

Carga Horária: 8h

Horário:  das 8h30 às 16h30

Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS que atuam no processo de desenvolvimento dos Planos Educacionais Individualizados (PEIs):
1) Professores que atuam em turmas/componentes curriculares que têm estudantes com necessidades educacionais específicas matriculados;
2) Coordenações de curso;
3) Servidores que atuam nos setores envolvidos com o PEI (NAPNE/NAAF, AE, Setor Pedagógico);
4) Público em geral.

Vagas: Observando-se a seguinte distribuição:
Bento Gonçalves – 160 vagas
Porto Alegre – 80 vagas
Erechim – 90 vagas
Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando a ordem de prioridade listada no público alvo e ordem de inscrição.

Programação do Evento

Manhã

8h30: credenciamento
9h: Abertura
9h10: “Nada sobre nós sem nós” – com a palavra as pessoas com necessidades educacionais específicas
Intervalo: 10h10 às 10h30
10h30: Estratégias de Ensino

Tarde

13h15: Estratégias e Experiências de Construção do Plano Educacional Individualizado
16h30: Encerramento

Inscrições: Evento suspenso por tempo indeterminado

 

 

2019

Capacitação das Comissões de Heteroidentificação para o processo seletivo 2020-01

 

Local e data:

Dia 11/12/19 – Campus Porto Alegre
Dia 12/12/19 – Campus Bento Gonçalves
Dia 13/12/19 – Passo Fundo – A definir

Carga Horária: 8h

Horário: 11, 12 e 13 de dezembro de 2019 – das 9h às 18h

Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS e membros externos que integram as comissões de heteroidentificação:

I) Presidentes das Comissões

II) Membros das Comissões

III) Servidores efetivos do IFRS

IV) Público em geral

Vagas: 120 vagas para cada turma. Em caso de mais inscritos do que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando ordem de prioridade listada no público da capacitação.

Programação do Evento

Dia 11, 12 e 13 de dezembro

  • 9h: credenciamento
  • 10h Abertura:
    Educação Antirracista: história, caminhos e perspectivas
  • 13h30 O papel das comissões de heteroidentificação no acesso à Educação Pública
  • 15h30: Procedimentos das bancas de heteroidentificação no IFRS
  • 16h30 Roda de conversa:
    Dúvidas gerais e institucionais
  • 18h: Encerramento

 

Inscrições: até 25/11/2019

 

 

Curso – Gestão de Projetos utilizando a metodologia “Canvas de Projeto”

 

Data: 05 e 06/12/2019

Carga Horária: 20h, sendo 16h presenciais e 4h EaD

Horário: das 8:30h às 12h e das 13h30 às 18h

Local: Campus Bento Gonçalves – Laboratório de Informática nº3  

Público: Servidores da Reitoria  e dos Campi localizados na Região da Serra do IFRS

Vagas: 20 – Havendo mais inscritos do que o número disponível de vagas, a seleção dos participantes será conduzida pelo Escritório de Projetos do IFRS, observando-se a ordem de Inscrição.

Conteúdo Programático:

Contextualização:

  • História do gerenciamento de projetos;
  • Fontes de conhecimento sobre gerenciamento de projetos;
  • Projeto e Operação
  • Gerenciamento de projeto

Conceitos básicos:

  • Partes interessadas
  • Competências necessárias ao líder/gerente de projetos
  • Estilos de gerência
  • Estrutura organizacional
  • Escritório de gerenciamento de projetos
  • Áreas de conhecimento e grupos de processos
  • Ciclo de vida de um projeto
  • Fases do projeto
  • Metodologias e ferramentas

Metodologia “Canvas de Projeto”

  • Planejamento
  • Validação

Observações: Esta capacitação justifica-se  pelo tema ter sido apontado no LNC 2019 – Dimensão Individual pelos servidores da Reitoria do IFRS, como uma das prioridades dentre as necessidades de capacitação.

 

Inscrições: até 25/11/2019

 

Palestra: Assédio Moral e Sexual nas Instituições Federais de Ensino

Data: 16/08/2019

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório da Reitoria

Público: Servidores da Reitoria

Vagas: 50 – Havendo mais inscritos que o número de vagas, a seleção dos participantes observará a ordem de inscrição

Palestrante: Albert Caravaca – Procurador Federal junto ao IFRS

Temas que serão abordados:
1. Conceituação de assédio moral e de assédio.
2.Apresentação das formas de assédio (moral, sexual, racial e coletivo).
3. Meios de combate ao assédio.
4. Consequências jurídicas do assédio.

 

II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

Data: 20 e 21/08/2019

Carga Horária: 20h, sendo 16h presenciais e 4h EaD

Local: Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves

Público: Docentes dos diferentes níveis, modalidades e formas de oferta de cursos do IFRS, técnicos administrativos, prioritariamente os vinculados ao ensino; estudantes do IFRS e público externo

Vagas: 170, observando-se a seguinte distribuição:
– 7 vagas por campus para servidores do IFRS
– 2 vagas por campus para alunos do IFRS
– 15 vagas para servidores da Reitoria do IFRS

Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a prioridade para participação será:
1º) Servidores efetivos do IFRS
2º) Estudantes do IFRS
3º) Professores substitutos do IFRS
4º) Comunidade externa
Continuando com mais inscritos que vagas por campus, será realizado sorteio para o preenchimento das vagas. A homologação das inscrições será conduzida pela PROEN.

Programação

Atividades EaD: 4h – Leitura de textos sugeridos pelos palestrantes

Certificação: A ser emitida pela DGP aos servidores do IFRS com no mínimo 75% de frequência na parte presencial do evento. Aos estudantes e público externo, a ser emitida pela PROEN.

Auxílio Financeiro para participação: vide Edital 37/2019.

Inscrições homologadas II Fórum EPT

 

Palestra:  A Violência Psicológica no Ensino Público

Data: 23/05/2019

Horário: 18h às 20h

Local: Auditório Rui Manoel Cruse, térreo da Torre Norte do Campus Porto Alegre

Modalidade: presencial, com transmissão via internet. Link da transmissão será enviado por e-mail no dia do evento.

Nº Vagas: 80 (presenciais)

Havendo mais inscritos do que vagas presenciais disponíveis, a seleção dos participantes ocorrerá por ordem de inscrição.

Palestrante: Sr. Francis Bordas (advogado)

Conteúdo Programático:

  1. O que é e o que não é assédio.
  2. Formas de assédio: moral, sexual, racial.
  3. O desmonte do Estado, a precarização das profissões e efeitos no ambiente de trabalho.
  4. O mito da eficiência no setor público e seu impacto na saúde do trabalhador.
  5. O assédio moral coletivo (exemplos)

Certificação: o certificado somente será emitido para aqueles que participarem presencialmente da palestra, mediante assinatura em lista de presença.

Observações: Esta capacitação não teve investimento financeiro por parte do IFRS. O palestrante está atuando de forma voluntária. Em função do atual cenário orçamentário, não haverá pagamento de diárias e passagens e/ou auxílio para deslocamento para os servidores que desejarem participar do evento.

Inscrições: até 20/05/2019

 

 

II Encontro de Gestão de Pessoas – O Papel da Gestão de Pessoas no Desenvolvimento Institucional

 

Dias e Horários – Suspenso por tempo indeterminado

Local: Auditório do Campus Farroupilha

Público: Servidores da área de gestão de pessoas da Reitoria e Campi do IFRS. Servidores que atuam no Desenvolvimento Institucional

Vagas: 50
Havendo mais inscritos do que o número de vagas a seleção dos participantes será conduzida pela DGP, observando-se:
a) Servidores da área de gestão de pessoas da Reitoria e Campi, observando-se a participação de pelo menos, um servidor de cada unidade organizacional
b) Servidores que atuam no desenvolvimento institucional
c) Ordem de inscrição

Programação:
Dia 28/05/2019
14h – Abertura
14h15 às 18h – Palestra – O papel da Gestão de Pessoas no Desenvolvimento Institucional – Prof. Rafael Gonçalves (IFNMG);
Dia 29/05/2019
8h às 10h – O papel da Gestão de Pessoas no PDI IFRS 2019/2023 – Marc Emerin (IFRS – Reitoria)
10 às 12h – Tema: Responsabilidades do Gestor – Procurador Albert Caravaca (IFRS – Reitoria)
13h30 às 14h30 – Práticas de gestão sustentável de recursos humanos e seus impactos na redução dos danos à saúde relacionados ao trabalho e no fomento do comprometimento organizacional – Prof. Denise Genari (IFRS – Campus Veranópolis)
14h30 às 17h30 – Tema: Saúde do Gestor – Melina Bolf e Ana Maria Jung de Andrade

Inscrições: até 08/05/2019

 

3º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS

 

Dias e horários – Suspenso por tempo indeterminado

Carga horária: 16h

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS

Público e vagas:
– Diretores/Coordenadores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão dos campi do IFRS ou seus substitutos legais.
– Servidores efetivos do IFRS que:
a) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
b) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
c) coordenaram ou integraram projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2018, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj;
d) pretendem propor projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2019.
– Também poderão participar da capacitação os servidores das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) e de Extensão (PROEX).

Certificação: será emitida quando comprovada a frequência de 100% das atividades do evento

Regulamento do 3º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS

Programação do evento

Divulgação das inscrições homologadas

Divulgação dos participantes selecionados

Nota Informativa sobre cortes orçamentários e suspensão de eventos.

 

I Encontro Gabinetes do IFRS

 

Local:  Bento Gonçalves – Sala 203 da Reitoria

Carga Horária: 8h

Data e Horário: Suspenso por tempo indeterminado

Público: Servidoras do gabinete da Reitoria e chefes de gabinete dos campi do IFRS

Vagas: 21

Havendo mais inscritos que vagas disponíveis a seleção dos participantes será conduzida pelo Gabinete da Reitoria do IFRS, observando a seguinte prioridade

I) Servidoras do gabinete da Reitoria (4 vagas);

II) Chefes de Gabinetes dos campi (17 vagas);

III) Ordem de inscrição

Conteúdo programático – I Encontro Gabinetes do IFRS

 

 

Instalações hidráulicas de combate a incêndio nas edificações

 

 Data: 09 e 10 de maio de 2019

 Horário: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30

Local: Auditório da Reitoria do IFRS – Rua General Osório, 348 – Centro – Bento Gonçalves

 Público: Servidores da Diretoria de Planejamento e Obras da Reitoria e engenheiros e arquitetos dos campi; técnicos em segurança do trabalho.

 Vagas: 30, sendo 25 para o IFRS e 5 para o IFFarroupilha

Havendo mais inscritos do que o número de vagas a seleção dos participantes será conduzida pela DPO, observando-se:

  1. Engenheiros e arquitetos do IFRS;
  2. Servidores de segurança do trabalho das unidades do IFRS
  3. Servidores do setor de infraestrutura e manutenção predial
  4. Ordem de inscrição

Ministrante: Telmo Brentano

Objetivos da Capacitação:

– Preparar os profissionais para a elaboração de laudos técnicos;

– Capacitar e atualizar os profissionais sobre a legislação estadual do local, as normas brasileiras NBR 10.897 e NBR 13.714, últimas edições; normas americanas da NFPA 13, 14, 20, 22, 24 e 25; a Lei 14.376:2013, do Estado do Rio Grande do Sul; a Lei 56.819:2011 e as Instruções Técnicas nº 02, 03, 14, 16, 17 22, 23 e 24 do Estado de São Paulo.

Inscrições: até 26/04/2019

 

 

Tesouro Gerencial para Gestores

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS – Laboratório de Informática n. 5

Carga Horária: 16h

Data e Horário: 07 e 08 de maio de 2019 das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Público: Diretores de Administração, Diretores Gerais, Gestores junto à PROAD

Vagas: 30

Havendo mais inscritos do que o número disponível de vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela PROAD, observando-se a seguinte prioridade de participação:
1) Gestores da Proad
2) Diretores de Administração
3) Diretores Gerais
4) Demais servidores vinculados à PROAD ou às Direções de Administração dos campi
5) Ordem de Inscrição

Conteúdo Programático: 

TESOURO GERENCIAL – TEORIA – SIAFI gerencial; Fluxo da Informação Contábil; Execução Orçamentária da União (visão geral do registro contábil e da geração de relatórios); Controle Contábil da Execução Orçamentária (visão esquemática); Estrutura lógica do SIAFI Gerencial.

TESOURO GERENCIAL – PRÁTICA -Exemplo real de entrada de dados; Armazenamento das informações contábeis no SIAFI I; Saldos; Movimentos; Consultas construídas do SIAFI Gerencial; Parâmetros de Filtro e de Apresentação; Parâmetros derivados da conta corrente (exemplo da célula orçamentária da despesa); Armazenamento das informações contábeis no Siafi II (lançamentos).

Inscrições até 22/04/2019

 

2018

Capacitação das Comissões de Heteroidentificação para o processo seletivo 2019-01

Local: Auditório do Campus Porto Alegre

Carga Horária: 8h

Data e horário: 10/12/2018 – 9h às 18h

Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS e membros externos que integram as comissões de heteroidentificação:

I) Presidentes das Comissões

II) Membros das Comissões

III) Diretoria de Ensino

IV) Coperse

V) Setor de Registros Escolares

VI) CAE/DAE

VII) Técnicos e Docentes em Geral

Vagas: 68, sendo 4 pessoas de cada um dos campi. Em caso de mais inscritos do que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando ordem de prioridade listada no público da capacitação.

Objetivos e Programação do Evento

Inscrições até 23/11/2018

 

Capacitação dos Presidentes das Comissões de Heteroidentificação para o processo seletivo 2019-01

Local: Auditório do Campus Porto Alegre

Carga Horária: 8h

Data e horário: 11/12/2018 – 9h às 18h

Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS e membros externos que integram as comissões de heteroidentificação:

I) Presidentes das Comissões

II) Membros das Comissões

Vagas: 34, sendo 2 pessoas de cada um dos campi. Em caso de mais inscritos do que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando ordem de prioridade listada no público da capacitação.

Inscrições até 23/11/2018

 

Brigada de Incêndio – Nível intermediário em conformidade com a norma ABNT NBR 14276:2006

Local: Campus Bento Gonçalves

Carga Horária: 20h

Datas e horários:

Turma 01 – Servidores da Reitoria: 26, 27 e 28 de novembro

1º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
2º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
3º dia – 08h30 às 12h30

IMPORTANTE: nas ultimas 04 horas do curso (dia 28/11), haverá simulação de evacuação no prédio da Reitoria

Turma 02 – Servidores Campus Bento Gonçalves e Campus Veranópolis: 28 , 29 e 30 de novembro

3º dia – 13h30 às 17h30
4º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
5º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

IMPORTANTE: nas ultimas 04 horas do curso (dia 30/11), haverá simulação de evacuação no Campus Bento Gonçalves

Público: Servidores da Reitoria e dos Campi Bento Gonçalves e Veranópolis

Vagas: 60 vagas (duas turmas de até 30 alunos):
30 vagas – turma 1- servidores da Reitoria
20 vagas – turma 2 – servidores Campus Bento Gonçalves
10 vagas – turma 2 – servidores Campus Veranópolis

Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela SATS e pela DPO, observando-se os seguintes critérios:

I – servidores que, durante a integralidade de sua jornada de trabalho, exercem atividades em espaços onde a população fixa seja numerosa;

II – servidores que, durante a integralidade de sua jornada de trabalho, exercem atividades em edificações com 02 ou mais pavimentos.

III – Ordem de inscrição.

Objetivos:
– Preparar servidores da organização de qualquer função para atuarem em situações de emergência, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono e prestando os primeiros socorros, visando preservar a vida e o patrimônio.

Inscrições: até 21/11/2018

 

Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras

Datas e Horários: 

29/11/2018 – das 9h às 12h e das 13h às 18h

30/11/2018 – 8h às 12h e das 13h às 17h

Local: Campus Bento Gonçalves – sala de áudios 3

Público: Servidores da Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) da Reitoria e engenheiros e arquitetos dos campi do IFRS

Vagas: 25

Conteúdo Programático

Inscrições até 08/11/2018

 

I Encontro de Pedagogos/as do IFRS

Data e horário: 29/11/2018 – das 9h às 18h

Local: Auditório da Reitoria do IFRS

Público: Equipes da Direção de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino do IFRS e Pedagogos e Pedagogas dos campi do IFRS

Vagas: 40

Observando-se a seguinte distribuição:

  • 6 vagas para a equipe de organização
  • 2 vagas para cada campi, sendo:

a) 1 vaga para pedagogo da Equipe Pedagógica;
b) 1 vaga para pedagogo da Assistência Estudantil;

A homologação das inscrições caberá à PROEN, observando-se a seguinte prioridade:
Não havendo inscritos relativos ao item a e b, estas vagas poderão ser destinadas aos Técnicos Administrativos em Educação que atuem na Equipe Pedagógica, observando o total de vagas disponível por campus e a ordem de inscrição.

Programação do Evento

Inscrições até 09/11/2018

 

Capacitação sobre Conceitos Gerais de Propriedade Intelectual

Data: 13/11/2018

Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h

Local: Campus Porto Alegre do IFRS – Laboratório 1018, Torre Sul, 11º Andar

Vagas: 20, distribuídas da seguinte forma:
– 1 vaga por campus;
– 3 vagas para a Reitoria.
Havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes obedecerá a distribuição de vagas citada acima e a ordem de inscrição.

Objetivos e conteúdo programático

Ministrante: Sra. Genizia Islabão de Islabão – servidora do INPI no Escritório de Porto Alegre, com larga experiência na área. Colaboradora do Profnit, mestrado na área oferecido pelo IFRS.

Inscrições:  de 01/10/2018 a 21/10/2018

 

V Encontro de Avaliação Institucional

Datas e Horários:
26 de setembro de 2018 – das 8h às 17h30

Local: Campus Bento Gonçalves

Vagas: 150

Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a homologação das inscrições caberá à PRODI, observando-se a seguinte prioridade:
– Coordenadores de Curso (NDE);
– Membros da CPA;
– Membro de equipe pedagógica;
– Público em geral, por ordem de inscrição.

ObjetivoCapacitar os atores envolvidos nas avaliações internas e externas do MEC/INEP

Conteúdo programático

Os novos Instrumentos de avaliação de Instituição e de cursos

O Enade

O papel da CPA nas avaliações externas

Gestão de Cursos Superiores

Inscrições até 11/09/2018

 

 

Capacitação das equipes de assistência estudantil: Fortalecendo o trabalho em equipe

Data e horário: 27/09/2018 – das 8h30 às 18h

Local: Campus Bento Gonçalves

Público: Equipes de Assistência Estudantil

Vagas: 80

Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela PROEN, observando-se a seguinte ordem de prioridade:

a) Membro da Equipe de Assistência Estudantil;

b) Ordem de Inscrição

Objetivos e Programação do Evento

Inscrições até 11/09/2018 às 12h.

 

 

II Fórum de Assistência Estudantil e I Seminário de Permanência e Êxito

Data e horário: 28/09/2018 – das 8h30 às 17h30

Local: Campus Bento Gonçalves

Público: Membros das CIAAPES (Comissões Internas de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes dos campi), Equipes de Assistência Estudantil, Equipes de Ensino e Estudantes.

Vagas: 160

Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela PROEN, observando-se a seguinte ordem de prioridade:

a) Membro da CIAAPE;

b) Estudantes

c) Membro da Equipe de Assistência Estudantil

d) Membro da Equipe de Ensino

c) Ordem de inscrição

Objetivos e Programação do Evento

Inscrições até 11/09/2018 às 12h.

 

 

Aspectos Gerenciais da apuração disciplinar

Carga Horária: 16h

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS

Data: 25 e 26/09/2018

Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 18h30

Vagas: até 50 vagas. Havendo mais inscritos do que vagas, as inscrições serão homologadas pela Procuradoria, seguindo os seguintes critérios:

a) Reitor, Reitor substituto, Diretores gerais e substitutos de diretores gerais;

b) Servidores que atuam na Procuradoria, Ouvidoria e Gestão de Pessoas;

c) Servidores que atuam na Comissão de Ética ou Assessoria de PADs;

d) Ordem de inscrição.

Inscrições: de 23/08/2018 a 10/09/2018.

Objetivo Geral, Objetivos Específicos e Conteúdo Programático

 

 

Treinamento SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)

Carga Horária: 5h

Local: Campus Farroupilha do IFRS

Data: 27/09/2018

Horário: 13h às 18h

Vagas: 68 vagas, sendo 4 pessoas de cada um dos campi. Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando:

a) 2 vagas para a Diretoria de Ensino;

b) 1 vaga para o representante  do setor de Registros  Escolares; e

c) 1 vaga para o replicador dos docentes;

d) ordem de inscrição.

Objetivos e conteúdo programático

Inscrições: até 06/09/2018

 

 

Capacitação em Excel

Carga Horária: 40h

Local: Laboratório de Informática 03 – Campus Bento Gonçalves

Data e Horário:

3, 5, 10, 12, 14, 17, 19, 24, 26 e 28 de setembro de 2018, das 8h às 12h.

Vagas: 24

Público: Servidores da Reitoria, prioritariamente da DLC, DPO, Proex e Departamento de Administração de Pessoas, pois foram os setores que demandaram esta capacitação no LNC/2018 e PAC/2018.

Conteúdo Programático – Excel

Inscrições: 03/08/2018 a 21/08/2018

 

Redação Oficial, Novo Acordo Ortográfico e Atendimento ao Público

Carga Horária: 12 horas

Local: Campus Bento Gonçalves – sala Áudios 1

Data e Horário: 04/09/2018 – 13h30 às 17h30
05/09/2018 – 8h às 12h e das 13h às 17h30

Vagas: 30

Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pelo Gabinete do IFRS, seguindo os critérios:
– um servidor do gabinete de cada campus;
– servidores da Reitoria que elencaram o tema como necessidade de capacitação (LNC);
– servidores da Reitoria com maior tempo de exercício no IFRS;
– ordem de inscrição.

Objetivos: Aprimorar a redação de documentos oficiais, através da utilização do Guia Como Faço do IFRS, retomando conceitos básicos da norma culta da língua portuguesa, alterados pelo Novo Acordo Ortográfico. Orientar no adequado conhecimento dos documentos oficiais. Informar as técnicas e padrões para elaboração de documentos oficiais. Definir os aspetos visuais do texto, conforme sua natureza. Padronizar a redação dos documentos institucionais do IFRS.

Conteúdo Programático

Inscrições: 31/07/2018 a 17/08/2018

 

 

3º Workshop de Comunicação – Comunicação de Crise

Data e Horário: 

27/08/2018 das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min

28/08/2018 das 9h às 12h

Local: Campus Canoas do IFRS

Carga horária: 10 horas

Público: Servidores que atuam na área de Comunicação da Reitoria e campi do IFRS.

Vagas: 30

Havendo mais inscritos que vagas, as inscrições serão homologadas pelo Departamento de Comunicação.

Conteúdo Programático:

Conceitos de crise

Tipos de crise

A Comunicação de crise

Mapeamento de cenários e identificação de riscos

Planejamento

Comitê de crise

Imagem e crise

 Inscrições de 16/07/2018 a 10/08/2018. 

 

 

II Fórum do Ensino Médio Integrado e IV Encontro do Proeja do IFRS

Carga horária: 12 horas

Local: IFRS – Campus Porto Alegre – Torre Sul 10º Andar

Data e horário:
16/08/2018: 08h às 12 h e 13h30min às 17h30min
17/08/2018: 08h às 12 h

Vagas: 120 vagas, distribuídas entre a Reitoria e os campi do IFRS.
Serão reservadas 18 vagas para servidores da Reitoria/Proen e 6 vagas por campus, distribuídas da seguinte forma:
a) 1 vaga para o Diretor de Ensino
b) 1 vaga para o Pedagogo ou Técnico em Assuntos Educacionais que atue no Departamento de Ensino, por ordem de inscrição;
c) 2 vagas para coordenadores dos cursos de ensino médio integrado, por ordem de inscrição;
d) 1 vaga para coordenador do Proeja, por ordem de inscrição;
e) 1 vaga para estudante do Ensino Médio Integrado ou Proeja, por ordem de inscrição;
f) Não havendo inscritos relativos ao item c e d, estas vagas poderão ser destinadas aos docentes atuantes no ensino médio integrado ou Proeja, observando o total de vagas disponível por campus e a ordem de inscrição;
g) Havendo vagas remanescentes de um determinado campus, estas serão destinadas aos servidores de outros campi, por ordem de inscrição.
Caso hajam mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes ficará a cargo da PROEN

Inscrições: 17/07/2018 a 02/08/2019

Programação do II Fórum do Ensino Médio Integrado e IV Encontro do Proeja

Inscrições Homologadas

 

2º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS

Dias e horários:
13 / agosto de 2018 – Das 10h às 19h
14 / agosto de 2018 – Das 8h30 às 17h30

Carga horária: 16h

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS

Público e vagas:
– Diretores/Coordenadores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão dos campi do IFRS ou seus substitutos legais.
– Servidores efetivos do IFRS que:
a) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
b) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
c) coordenaram ou integraram projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2017, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj;
d) pretendem propor projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2018.
– Também poderão participar da capacitação os servidores das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) e de Extensão (PROEX).

Regulamento do 2º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS

Regulamento – Retificação data

Regulamento – Retificação data e novo cronograma

Programação do evento

Programação do evento – Retificada

Inscrições no período de 09 a 22/abril: Formulário de inscrições

Divulgação das inscrições homologadas

Divulgação dos participantes selecionados

Divulgação final dos participantes

Divulgação final dos participantes (retificação)

 

 

 

Avaliação Institucional: o instrumento de autoavaliação

Data, Horário e Local: 13/07/2018 das 9h às 12h e das 13h às 18h. Campus Porto Alegre do IFRS.

Carga horária: 8 horas

Público: Servidores membros da CPA, gestores do IFRS e demais interessados no tema

Vagas: 90.

Havendo mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes obedecerá a seguinte prioridade:
1º) membros CPA, 2º) Diretores-Gerais, 3º) Diretores de Ensino, 4º) Ordem de inscrição.

Conteúdo Programático: 

O que é a autoavaliação
A lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)
Como se avalia instituições de ensino
A qualidade na avaliação

Inscrições até 29/06/2018

 

 

Capacitação sobre Celebração de Parcerias do IFRS

Datas, Locais e Campi atendidos: 

25/06/2018 – Campus Bento Gonçalves – Sala Áudios 1
Para servidores da Reitoria e Campi: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Sertão, Vacaria, Veranópolis.

28/06/2018 – Campus Porto Alegre – Auditório Rui Manuel Cruse – Térreo – Torre Norte
Para servidores dos Campi: Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante e Viamão

Carga Horária: 6 horas

Público: Servidores envolvidos com convênios, exceto convênios de estágio.

Vagas: 40  (20 vagas em cada turma)

Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pelo Escritório de Projetos, obedecendo os seguintes critérios:
1 – Dois servidores envolvidos com convênios por unidade organizacional, exceto convênios de estágio;
2 – Servidores que realizaram a capacitação sobre Normativas de Convênios em 2017;
3 – Ordem de inscrição.

Conteúdo Programático: 

Apresentação geral da IN sobre convênios
Tipos de Acordos de Parceria
Plano de trabalho e minutas
Site de convênios no Portal do IFRS
Checklist por tipo de parceria
Fluxo geral de parceria
Atuação do Escritório de Projetos
Chamamento Público
Esclarecimento de Dúvidas

Inscrições até 08/06/2018

 

Elaboração de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI)

Data e horário:

04/06/2018 – 13h30 às 18h
05/06/2018 a 07/06/2018 – 8h às 12h e das 13h30 às 18h

Carga horária: 30 horas

Local: Sala 203 da Reitoria do IFRS

Público e vagas:

15 vagas para servidores do IFRS (arquitetos e engenheiros) que atuam na área de obras
5 vagas para servidores do IFRS interessados no tema
5 vagas para servidores do IFSul e IFFarroupilha que atuam na área de obras
Havendo mais inscritos do que o limite de vagas, as inscrições serão homologadas pelo Departamento de Planejamento e Obras

Ministrante:

Vinícius Gonçalves – Servidor Público Federal, Engenheiro Mecânico, atua na Coordenadoria de Infraestrutura da PROPLAN na Unipampa.

Conteúdo Programático 

Inscrições de 02 a 15 de maio de 2018.

 

 

Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP

Data: 05 a 07/06/2018

Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: 

Dia 05/06/2018 – Sala Áudios I – Campus Bento Gonçalves

Dias 06 e 07/06/2018 – Laboratório de Informática nº 5 – Campus Bento Gonçalves

Vagas: 30

Público: Servidores da Reitoria e Campi do IFRS  cadastrados no SCDP com perfil de solicitantes ou proponentes.

Obs.: Havendo mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes será feita pelo Gabinete em conjunto com a PROAD, obedecendo os seguintes critérios:

1 – Servidores cadastrados como solicitantes no SCDP, representantes de cada Pró-reitoria/ Diretoria Sistêmica  e Campus do IFRS

2 – Servidores cadastrados como proponentes no SCDP

3 – Ordem de inscrição

Ministrante: Sr. Wagner Soares de Arruda – UFRPE

Conteúdo Programático – SCDP

Inscrições de 02 a 15 de maio de 2018.

 

 

Capacitação: Aplicação do Balanced Scorecard para Gestão Estratégica dos IFs

Data: 20 e 21/03/2018

Horário: das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Local: Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Público:
Pró-reitores, Diretores-gerais, membros dos Comitês, integrantes das Comissões Central, Temática e Locais

Programação: será divulgada posteriormente pela PRODI

Inscrições de 26/02/2018 a 06/03/2018

Inscrições homologadas

 

Capacitação para a coleta do Censo da Educação Superior

Data: 07/03/2018

Horário: das 10h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Local: Sala 801 da Reitoria

Público: Novos Auxiliares Institucionais dos campi que atuarão no Censup 2017

Ministrante: Fabiana Keller, Margarida Prestes de Souza

Inscrições: 16/02/2018 a 21/02/2018

Inscricoes Homologadas

 

Capacitação:  Rede Revalide – Plataforma Nilo Peçanha, SISTEC, Censos Superior e Educação Básica

Data: 06/02/2018 (nova data)

Horário: das 10h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Local: Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Público: Servidores do IFRS que atuam nos Registros Escolares, Comitê de Ensino e Comitê de Desenvolvimento Institucional

Ministrantes: Fabiana Keller, Margarida Prestes de Souza e Shana Sabaddo Flores

Objetivo: Capacitar os usuários e gestão dos campi sobre a importância do correto preenchimento das informações nos sistemas do MEC

Conteúdo Programático: Contextualização, Marco Regulatório, Indicadores de Gestão, Rede de Validação das informações da Plataforma Nilo Peçanha (Revalide). Censup, Educacenso e Sistec

Obs.: caberá aos campi dos respectivos participantes o investimento de diárias e deslocamento, quando for o caso. Na medida do possível, sugerimos otimizar viaturas para deslocamento dos participantes.

Inscrições: 22 a 26/01/2018

Inscrições homologadas

 

2017

Capacitação sobre Normativas de Convênios do IFRS – Turma Porto Alegre

Esta capacitação ocorrerá em duas turmas. A primeira, no Campus Bento Gonçalves, no dia 14/11/2017,  para os servidores dos Campi Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis, Feliz, Vacaria, Erechim, Sertão, Ibirubá e Reitoria do IFRS. A segunda, no Campus Porto Alegre, no dia 30/11/2017, para os servidores  dos Campi Rio Grande, Porto Alegre, Restinga, Canoas, Alvorada, Osório, Rolante e Viamão do IFRS.

O objetivo do curso é preparar os servidores envolvidos com convênios nas unidades do IFRS, exceto convênios de estágio,  para elaborar propostas adequadas à nova Instrução Normativa (a ser publicada até o final de outubro de 2017) que regulamentará a parceria do IFRS com organizações públicas e privadas.

As diárias dos servidores que tiverem direito (2 por unidade) serão custeadas pela Coordenadoria de Capacitação. Os pedidos de diárias devem ser enviados devidamente preenchidos e assinados para [email protected], após a homologação das inscrições.

Dados da Capacitação

Data: 30/11/2017 – Turma de Porto Alegre

Horário: 10h às 12h e das 13h às 17h

Local: Auditório do 9º andar do Campus Porto Alegre

Público: Servidores dos Campi Rio Grande, Porto Alegre, Restinga, Canoas, Alvorada, Osório, Rolante e Viamão do IFRS envolvidos com convênios (2 por unidade), exceto convênios de estágio.

Inscrições: 09/11/2017 a 17/11/2017

 

Curso Retenção de Tributos e Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP

Data: 22 a 24/11/2017

Carga Horária: 20h

Local: Salas de áudios do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Vagas: 25

Público: Equipes de execução orçamentária e financeira e de contabilidade da Reitoria e campi do IFRS.

Inscrições: 27/10/2017 a 07/11/2017

 

Capacitação sobre Normativas de Convênios do IFRS – Turma Bento Gonçalves

Esta capacitação ocorrerá em duas turmas. A primeira, no Campus Bento Gonçalves, no dia 14/11/2017,  para os servidores dos Campi Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis, Feliz, Vacaria, Erechim, Sertão, Ibirubá e Reitoria do IFRS. A segunda, no Campus Porto Alegre, no dia 30/11/2017, para os servidores  dos Campi Rio Grande, Porto Alegre, Restinga, Canoas, Alvorada, Osório, Rolante e Viamão do IFRS.

O objetivo do curso é preparar os servidores envolvidos com convênios nas unidades do IFRS, exceto convênios de estágio,  para elaborar propostas adequadas à nova Instrução Normativa (a ser publicada até o final de outubro de 2017) que regulamentará a parceria do IFRS com organizações públicas e privadas.

As diárias dos servidores que tiverem direito (2 por unidade) serão custeadas pela Coordenadoria de Capacitação. Os pedidos de diárias devem ser enviados devidamente preenchidos e assinados para [email protected], após a homologação das inscrições.

Dados da Capacitação

Data: 14/11/2017 – Turma Bento Gonçalves

Horário: 10h às 12h e das 13h às 17h

Local: Sala Áudios 1 do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Público: Servidores dos Campi Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis, Feliz, Vacaria, Erechim, Sertão, Ibirubá e Reitoria do IFRS envolvidos com convênios (2 por unidade), exceto convênios de estágio.

Inscrições: 23/10/2017 a 30/10/2017

 

Workshop Comunicação Não Violenta no Serviço Público

Data: 06 e 07/11/2017

Carga Horária: 16h

Local: Reitoria do IFRS – Auditório (térreo)

Vagas: 50

Público: Aberto a todos os servidores do IFRS.

Inscrições: 16/10/2017 a 25/10/2017

 

 

I Fórum de Ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), IV Encontro de Avaliação Institucional, II Fórum das Licenciaturas e II Fórum Proeja  

Data: 09 a 11/10/2017

Carga Horária: 20h

Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS – Salão de Atos

Vagas: 190

Público: Diretores de Ensino; Equipes Pedagógicas; Coordenadores de Curso, representantes das modalidades de: Ensino Médio, Bacharelados, Tecnólogos, Licenciaturas, Proeja, Educação a distância, Cursos superiores (avaliação Enade 2017)

Caberá à PROEN a homologação dos participantes selecionados.

Inscrições: 13/09/2017 a 29/09/2017

Mais informações

Inscrições Homologadas I Fórum de Ensino em EPT

 

 

Design Thinking

Data: 02 a 05 de outubro de 2017 (Dias 02 e 03 EaD e Dias 04 e 05 Presencial)

Carga horária: 24 horas, sendo 6h em EaD

Horário: das 8h – 12h e das 13h30 – 18h30

Local: Reitoria do IFRS – sala 203

Vagas: 25

Público: Membros dos Comitês de Pesquisa e Inovação dos campi; servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e do Escritório de Projetos do IFRS.
Havendo mais inscritos do que o limite de vagas, as inscrições serão homologadas pela Proppi, buscando representação de todas as unidades do IFRS.

Inscrições: 11/09/2017 a 19/09/2017

Inscricoes Homologadas – Design Thinking

 

PDI 2019-2023 – Construindo o futuro do IFRS

Data: 29/09/2017

Horário: das 8h30min às 18h

Local: Auditório do Campus Farroupilha

Público: Diretores/Coordenadores de Desenvolvimento Institucional dos campi e suas respectivas equipes, servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Diretores Gerais de Campi, Pró-Reitores e Pró-Reitores adjuntos, Diretores de Ensino e DAPs (ou equivalentes), Coordenadores de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão, servidores em geral.

Inscrições: 04/09/2017 a 14/09/2017

Inscricoes Homologadas PDI 2019-2023 Construindo o futuro do IFRS

Inscrições Homologadas – PDI 2019-2023 Construindo o futuro do IFRS – RETIFICAÇÃO

 

 

I Encontro de Gestores de Pessoas do IFRS

Data: 25 a 27/09/2017

Horário: das 8h30min às 17h30min (último dia até 12h)

Local: Sala 203 da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves

Público: Servidores que atuam na área de gestão de pessoas, nas unidades (campi e Reitoria) do IFRS.

Inscrições: 05/09/2017 a 13/09/2 – Cam017

Inscrições Homologadas I Encontro de Gestão de Pessoas

Inscrições Homologadas I Encontro de Gestao de Pessoas – RETIFICAÇÃO

 

IV  Encontro de Capacitação da CPPD do IFRS

Data: 31/08/2017 a 01/09/2017

Horário: das 8h30min às 18h30min

Local: Auditório Térreo do Campus Porto Alegre

Público: Membros da CPPD, gestão de pessoas e diretores de unidades.

Inscrições:14/08/2017 a 25/08/2017

Inscrições Homologadas – IV Encontro CPPD

 

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Cooperados

Data: 16 e 17/08/2017

Horário: 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h

Local:
Dia 16/08/2017 – Áudios 1;
Dia 17/08/2017 – Áudios 3;
Prédio da Biblioteca Firmino Splendor do Campus Bento Gonçalves do IFRS

Público: Representantes das Pró-reitorias do IFRS, Direções e/ou Coordenações de Ensino, Pesquisa e Extensão e demais servidores de cada unidade organizacional*, que possam colaborar com a articulação de projetos de inovação para o desenvolvimento territorial

*Esta turma é destinada aos servidores do IFRS da Reitoria, Campus Bento Gonçalves, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Ibirubá, Campus Farroupilha, Campus Sertão, Campus Vacaria e Campus Veranópolis.
A primeira turma desta capacitação atendeu aos servidores aos demais campi do IFRS.

Período de Inscrições: 28/07/2017 a 03/08/2017

Inscrições Homologadas Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Cooperados – Turma Bento Gonçalves

 

Workshop Comunicação – Gerenciamento de Redes Sociais

Data: 15 e 16/08/2017

Carga horária

Local: Auditório da Reitoria do IFRS – Bento Gonçalves

Público: Servidores efetivos do IFRS que atuam nos setores de Comunicação do IFRS e/ou gerenciam redes sociais da instituição

Período de Inscrições: 13/07/2017 a 01/08/2017

Inscrições Homologadas Workshop Comunicação – Gerenciamento de Redes Sociais

 

Última atualização em 12/11/2024

Fim do conteúdo