Inscrição em Cursos/Eventos
CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ABERTAS – 2024
CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS – 2024
IV Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS.
O Workshop tem como objetivo contribuir para a promoção de espaços que visam debater questões relacionadas às ações afirmativas, educação, diversidade e inclusão com o propósito de consolidar a Política de Ações Afirmativas do IFRS, aprovada pela Resolução Consup IFRS n° 22/2014, subsidiando seus servidore(a)s e aluno(a)s com estratégias para a construção e manutenção de um IFRS para todo(a)s.
Data: 18 e 19/11/24
Modalidade: Presencial
Local: Campus Bento Gonçalves
Carga Horária Total: 20h
Nº de vagas: 180
Horário :
- Dia 18/11 das 9h30min às 19h30min
- Dia 19/11 das 8h30min às 18h:30min
Público Alvo:
- servidoras/servidores efetivas/efetivos;
- estudantes e comunidade externa que sejam membros da Equipe de Assistência Estudantil de campus;
- membros da Equipe Pedagógica/Ensino de campus; membros do NAPNE de campus;
- membros do NEABI de campus; membros do NEPGS de campus;
- membros do NAAf de campus ou da Reitoria; estudantes regularmente matriculadas/matriculados em cursos do IFRS que sejam integrantes dos núcleos de ações afirmativas ou vinculados a projetos de ensino, pesquisa ou extensão em temáticas relacionadas às ações dos referidos núcleos;
- integrantes da Reitoria;
- membros da Comunidade Externa.
Responsável pela homologação de inscrições: Pró-reitoria de Ensino.
Critérios para homologação de inscrições: Ser componente do público-alvo supramencionado. Serão garantidas 10 vagas por campus, 10 vagas para Reitoria e 10 para o público externo. Caso mais de 10 participantes inscritos por grupo supracitado o critério para homologação será a ordem de inscrição.
Programação e Cronograma de Atividades
Sugestões de hospedagens com descontos em hotéis para os participantes
Período de inscrições: 10/10 a 20/10/2024
Inscreva-se aqui (ENCERRADAS)
*Serão certificados pela Coordenadoria de Capacitação apenas servidores efetivos do IFRS. A certificação para o público externo e estudantes ficará a cargo da PROEN.
1º Seminário sobre Integridade Pública no IFRS
Tema: Disseminação da cultura de integridade no IFRS.
Data: 30/10/2024
Local: Salão de Atos – Campus Bento Gonçalves
Carga Horária Total: 08h
Horário: 08:00 – 12:30 / 13:30 – 17:30
Modalidade: Presencial
Público-alvo: Servidores representantes de comissões/comitês permanentes do IFRS: UGI, CPPD, CIS, CODI, COAD, COEN, COEX, COPPI e COGEP. Além de servidores da Auditoria Interna, Chefia de Gabinete e Comunicação, para que eles possam compartilhar os conhecimentos e discutir os temas da integridade em suas respectivas unidades, com o propósito de disseminar a cultura de integridade no âmbito do IFRS.
Responsável pela homologação de inscrições: Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional
Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pela PRODI, obedecendo os seguintes critérios:
1º – Servidores que fazem parte do público alvo da capacitação: sendo um representante de cada comissão/comitê dos respectivos campi e reitoria.
2º – Ordem de inscrição.
Programação e Cronograma das Atividades
Período de inscrições: 30/09 a 10/10/2024
Curso de capacitação para novos Diretores-gerais dos Campi do IFRS e Formação para os membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles do IFRS.
Tema: “Políticas e ações de Compliance no IFRS”
Data: Dia 21/03/2024 – quinta-feira
Local: Reitoria do IFRS – Auditório
Carga Horária: 8 horas
Horário: Manhã: 8h30 às 12h30 – Tarde: 13h30 às 17h30
Público Alvo: Servidores membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles do IFRS (composto pela gestão da reitoria e diretores-gerais dos campi); pró-reitores adjuntos e cinco auditores convidados pelo Auditor-chefe do IFRS.
Modalidade: Presencial
Nº de vagas: 35 vagas
Período de inscrições: Não haverá necessidade de fazer inscrição, pois será enviada convocação ao público alvo.
CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS – 2023
Capacitação sobre a Política de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência no IFRS
Período:
Turma 1: 30/10/2023 – Campus Porto Alegre (14h até às 18h)
Turma 2: 09/11/2023 – Campus Bento Gonçalves – (14h até às 18h)
Turma 3: 16/11/2023 – Campus Sertão – (14h até às 18h)
Carga Horária: 4 horas
Horário: 14h até às 18h
Público Alvo: Equipes de Assistência Estudantil (AE) , Equipes Pedagógicas e Núcleos de
Ações Afirmativas do IFRS.
Modalidade: Presencial
Nº de vagas: 120 vagas por turma
Responsável pela homologação de inscrições: Pró-reitoria de Ensino
Critérios para homologação de inscrições: Ser componente das equipes descritas no público alvo.
Período de inscrições: 09/10 a 23/10/2023.
Capacitação sobre Gestão de Riscos do IFRS
Período: 24/08/2023
Carga Horária: 4 horas
Horário: 14h até às 18h
Público Alvo: Equipes de Assistência Estudantil (AE) dos campi e da Reitoria do IFRS
Modalidade: A distância com transmissão ao vivo
Local: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ifrs-prodi
Nº de vagas: 60
Critérios para homologação de inscrições: Ser componente das equipes de AE dos
campi ou da Reitoria do IFRS
Período de inscrições: 01/08 a 20/08/2023.
Curso de aperfeiçoamento sobre Projetos executados com Fundações de Apoio
Período
Turma 1 – 09/05/2023 -(13h30 às 17h30) (Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis e Feliz)
Turma 2 – 23/05/2023 – 13h30 às 17h30 (Canoas, Alvorada, Viamão e Rolante)
Turma 3 – 30/05/2023 – 14h às 18h (Sertão, Ibirubá, Erechim e Vacaria)
Turma 4 – 06/06/2023 – 13h30 às 17h30 (Porto Alegre, Restinga, Osório e Rio Grande)
Local (campus):
Turma 1: Campus Bento Gonçalves (sala de audiovisuais 2, bloco J)
Turma 2: Campus Canoas (Auditório A02)
Turma 3: Campus Sertão
Turma 4: Porto Alegre (Auditório Rui Manuel Cruse, no térreo do campus)
Carga Horária Total: 4h por turma
Público Alvo: Diretor(a) Geral, Coordenador(a) e Diretor(a) de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Coordenador(a) e Diretor(a) de Extensão, Diretor(a) de Administração e demais Servidores interessados em projetos com a gestão de Fundações de Apoio.
Vagas: 30 vagas por turma
Responsável pela homologação de inscrições: Escritório de Projetos do IFRS
Critérios para homologação de inscrições: Serão garantidas quatro vagas por campus, sendo essas para Diretor(a) Geral,Coordenador(a) e Diretor(a) de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Coordenador(a) e Diretor(a) de Extensão, Diretor(a) de Administração. As demais vagas da turma atenderão servidores interessados em projetos com a gestão de Fundações de Apoio, cujo critério será a ordem de inscrição.
Inscrições até 05/05/2023
Praticando a gestão e fiscalização de contratos administrativos – Parceria IFRS e ENAP em Rede
Local: Auditório da Reitoria do IFRS
Modalidade: Híbrida (aulas presenciais e aulas/conteúdo on-line)
CH: 28h
Período: 15/05 a 17/05/2023
Horário: 9h às 17h (horário de Brasília).
Os servidores interessados no curso poderão solicitar sua inscrição no Portal da Enap por meio do link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/2080/?area=14
Público: Servidores que atuam na área de gestão e fiscalização de contratos administrativos. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção de participantes para as vagas do IFRS observará a ordem de inscrição.
Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS
Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pela PROAD, obedecendo os seguintes critérios:
Inscrições até 30/04/2023
CAPACITAÇÕES COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS – 2022
Capacitação Concessão de Diárias e Passagens e Sistema SCDP
Modalidade: Transmissão ao vivo, em sala RNP da PROAD
Carga Horária: 20h
Datas e horário: de 21 à 25/11/2022, das 13h30 às 17h30
Público: Servidores da Reitoria e campi cadastrados no SCDP com perfil de solicitantes ou proponentes.
Nº de vagas: 30
Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pela PROAD, obedecendo os seguintes critérios:
1 – Servidores cadastrados como solicitantes no SCDP: a) 2 pessoas do Gabinete da Reitoria, 3 pessoas da PROAD; , 3 pessoas da DGP; b) um representantes de cada campus do IFRS;
2 – Servidores cadastrados como proponentes no SCDP;
3 – Ordem de inscrição.
Objetivo: Atualizar a aprofundar conhecimentos sobre o processo de concessão de diárias e passagens e utilização do sistema SCDP.
Período de inscrições: 07/11 a 10/11/2022
Facilitação Gráfica e Registro Visual – Parceria IFRS e ENAP em Rede
Modalidade: on-line, com transmissão ao vivo pelo Zoom da ENAP
Período: 21/11 a 02/12/2022
Horário: 9h30 às 11h30 (horário de Brasília).
Os servidores interessados no curso poderão solicitar sua inscrição no Portal da Enap por meio do link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/473/
As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 14/11/2022.
Oficina Gestão do Sistec e sua relação com a Plataforma Nilo Peçanha
Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS – Modalidade Presencial
Carga Horária: 9h
Datas e horário:
Dia 29/11/2022 13h30 – 18h30
Dia 30/11/2022 8h30 – 12h30
Público: Auxiliares institucionais e Equipe da PRODI.
Nº de vagas: 30
Havendo mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI), observando-se: a) servidor(a) que desenvolva a atividade de auxiliar institucional, limitado a um(a) servidor(a) por campus; b) servidor(a) da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional; c) servidor(a) do IFRS, por ordem de inscrição, desde que sem necessidade de pagamento de diárias e passagens;
Observações importantes:
a) os pedidos de diárias e passagens dos(as) servidores (as) selecionados para participar da oficina deverão ser direcionados para a Coordenadoria de Capacitação.
b) somente serão emitidos certificados para os(as) participantes que registrarem presença no evento nos dois turnos da capacitação.
Período de inscrições: 24/10 a 03/11/2022.
3º Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do IFRS
O objetivo da capacitação é debater temas emergentes na área de Educação Profissional e Tecnológica de modo a fortalecer os valores e princípios basilares da educação promovida pelo IFRS, tal como dispostos no PPI da instituição.
Período: De 04/10/2022 a 11/10/2022, com transmissão pelo Canal do YouTube – IFRS Oficial
Carga Horária Total: 32 horas
Público Alvo: Servidores do IFRS
Online, via Stream Yard (Reitoria) e transmissão ao vivo pelo Youtube
Certificação: Os certificados serão concedidos aos participantes que assinarem a lista de presença a ser disponibilizada durante a oficina. É preciso registrar presença em 60% do evento (9 das 15 mesas) para ter direito ao certificado.
Inscrições até 30/09/2022
Programação do evento e cronograma das atividades
Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas
Data: 03/10/2022 a 07/10/2022, com transmissão ao vivo pelo Zoom
Horário: 08h às 12h
Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS
Inscrições até 23/09/2022
Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia – ENAP em Rede
Data: 26/09/2022 a 30/09/2022, com transmissão ao vivo pelo Zoom
Horário: 14h às 17:30h
Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS
Inscrições até 16/09/2022
Capacitação em Ações Afirmativas no IFRS: a permanência e êxito do estudante indígena
Objetivo: sensibilizar os servidores para a necessidade de uma educação intercultural e contribuir para a compreensão dos documentos institucionais e das formas de colocar em prática nossos princípios/orientações, para a educação inclusiva, em específico, para o atendimento dos estudantes indígenas.
Público-Alvo: servidores das equipes pedagógicas, da assistência estudantil, membros do Neabi, coordenadores de curso e docentes com estudantes indígenas nos cursos/turmas.
Modalidade: A distância, com transmissão ao vivo.
Período: dia 25 de agosto e dia 01 de setembro de 2022
Horário: 16h ás 20h
Vagas: 140
Programação do evento
Inscrições até 12/08/2022
VI Encontro da CPPD do IFRS
Data: 29/08/2022 – presencial
Local: Campus Porto Alegre do IFRS
Horário: 9h às 12h e das 14h às 18h (7h)
Público: membros do colegiado da CPPD
Vagas: 40, havendo mais inscritos do que o número de vagas, a seleção dos participantes será conduzida pelo presidente do colegiado da CPPD, observando-se: a) Ser membro titular do Colegiado da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD (Portaria 486/2021); b) Ser suplente do Colegiado da CPPD (Portaria 486/2021); c) Servidores(as) atuantes na área de gestão de pessoas da reitoria do IFRS, limitado a cinco participantes; d) Ordem de inscrição.
Programação:
9h – Abertura
9h30 – Palestra: A CPPD, uma Breve História e seus Desafios
10h30 – Mesa Redonda: Nova Regulamentação das Atividades Docentes
14h – Mesa Redonda: O Futuro dos Afastamentos no IFRS
15h30 – Mesa Redonda: Aprimorando Processos
17h – Debate de Encerramento
Diárias e passagens dos participantes: serão custeadas pela Coordenadoria de Capacitação da Reitoria do IFRS. Servidores inscritos que tiverem direito a diárias e passagens devem encaminhar o formulário devidamente preenchido e assinado para [email protected], obrigatoriamente até 11/08/2022. Pedidos de diárias recebidos após este prazo não serão lançados.
Inscrições: de 5 a 10/08/2022
Encontro de Gestão de Pessoas do IFRS
Objetivo: capacitar os servidores que atuam na Gestão de Pessoas do IFRS com os seguintes temas: sistemas informatizados do governo; qualidade de vida; engajamento de equipe e
mediação de conflitos.
Público Alvo: Servidores que atuam na área de Gestão de Pessoas do IFRS
Modalidade: Presencial
Período: 31/08 e 01/09
Local: Reitoria do IFRS (auditório)
Carga Horária Total: 14h
Vagas: 60
O conteúdo programático está sendo definido e será divulgado posteriormente.
Inscrições: até 05/08/2022
Capacitação em Prospecção e Captação de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Objetivo: Capacitar os participantes na prospecção e captação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Público-Alvo: Servidores interessados em captar projetos para pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação junto a parceiros públicos ou privados
Modalidade: Presencial
Turmas:
30/08/2022 – Campus Porto Alegre
01/09/2022 – Campus Bento Gonçalves
Horário: 9h às 12h e das 13h às 17h
Vagas: 50 por turma
Critérios para homologação das inscrições
Programação
Inscrições até 29/07/2022
Inscreva-se
Capacitação em Educação Profissional Inclusiva
Objetivo: Apresentar características e experiências pedagógicas no trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Dislexia e Discalculia, a fim de aprimorar práticas de ensino voltadas à acessibilidade curricular e inclusão.
Público Alvo: Servidores do IFRS
Online, via Stream Yard (Reitoria) e transmissão ao vivo pelo Youtube
Carga Horária Total: 10 horas, além das palestras serão encaminhados textos complementares para os inscritos.
Datas e horário:
Dia 06/06- 16h às 18h30 min – Paletrantes Daniela Freitas e Vânia Ferreira
Dia 20/06- 14h às 16h30min – Palestrantes Marly Cristina Barbosa Ribeiro, Carla Vilaronga e Eliane Quincozes Porto
Curso Básico/Introdutório em Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas e Curso Avançado em Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas
Datas:
5/07/2022 – Campus Canoas
07/07/2022 – Campus Bento Gonçalves
Horário: das 8h e 30min às 12h e das 13h às 16:30
Carga Horária: 7h
Turmas:
Turma 1 – Curso Básico – Modalidade Presencial – Campus Canoas – 5/07 – Somente servidores do IFRS – 25 vagas;
Turma 2 – Curso Avançado – Modalidade Presencial – Campus Canoas – 5/07 – Somente Servidores do IFRS – 18 vagas
Turma 3 – Curso Básico – Modalidade Presencial- Campus Bento Gonçalves – 7/07 – Somente servidores – 25 vagas
Turma 4 – Curso Básico – 7/07 – Turma on-line (aula síncrona, transmissão ao vivo da turma 3) – Servidores e alunos – 100 vagas
Obs.1.: O candidato poderá realizar a inscrição em turmas distintas, desde que ocorram em datas diferentes.
Obs.2: Eventuais diárias e passagens que os servidores do IFRS tiverem direito serão custeadas pelos seus respectivos campi.
Responsável pela homologação de inscrições: NIT e Escritório de Projetos – Reitoria
Critérios para homologação das inscrições
Inscrições até 24/06/2022
Elaboração de Componentes Curriculares para Cursos Regulares a Distância
Objetivo: Capacitar os servidores para a elaboração de componentes curriculares de cursos regulares a distância
Data: 20/06/2022 a 30/09/2022, on-line, com transmissão ao vivo pelo Google Meet e Moodle IFRS Reitoria
Carga Horária Total: 144 horas (72 horas por turma)
Horário (início e fim de cada turno):
Turma 1: segundas-feiras das 18h30 às 20h30
Turma 2: sextas-feiras das 14h30 às 16h30
Vagas: 69, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida por Júlia Marques Carvalho da Silva e Josimar de Aparecido Vieira
Público Alvo: Docentes do curso de pós-graduação a distância, membros do Núcleo de Educação a Distância e Diretoria de Pós-Graduação do campus Sertão e membros dos Polos Sertão e Porto Alegre
Realização de encontros via Google Meet para apresentação e orientação. Disponibilização de espaço no Moodle IFRS para as atividades práticas da oficina.
Cada encontro terá 2 horas de oficina e 4 horas para as atividades práticas. Ao todo serão ofertados 12 encontros para cada uma das 2 turmas.
Os docentes e membros do NEaD deverão participar de toda a capacitação, totalizando 72 horas.
Os membros dos polos e demais convidados deverão participar apenas das oficinas ao vivo, totalizando 24 horas.
Inscrições até 10/06/2022
Oficina de Capacitação das COAs para o PDP 2023
Objetivo: Apresentar e debater a metodologia de construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFRS para o ano de 2023.
Data: 21/06/2022, on-line, com transmissão ao vivo pelo Google Meet
Horário: 14h às 17h, carga horária 3h
Público: servidores membros da Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) prevista no Programa de Capacitação do IFRS, que é responsável pela elaboração do PDP das unidades organizacionais do IFRS.
CAPACITAÇÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSA
Capacitação em Implantação e Gestão de Ambientes de Inovação
Carga Horária: 16h, distribuídas em 9 encontros
Horário: das 10h às 11h30
Datas: 03/06/2022; 10/06/2022; 17/06/2022; 24/06/2022; 01/07/2022; 15/07/2022; 22/07/2022; mais dois encontros em agosto, data a definir.
Modalidade: à distância, com tutoria, ministrado no formato web, síncrono e assíncrono.
Público: Servidores do IFRS, em especial servidores que atuam na implantação e/ou consolidação dos ambientes de inovação da instituição, nos campi do IFRS, e bolsistas de editais de apoio a projetos para implantação e estruturação de habitats de inovação e empreendedorismo.
Vagas: duas vagas por unidade organizacional do IFRS (reitoria e campi)
Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis a seleção dos participantes será conduzida pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Escritório de Projetos da Reitoria do IFRS, observando-se:
1. Ser coordenador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo do ano vigente;
2. Ser colaborador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo do ano vigente;
3. Ser coordenador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo em anos anteriores;
4. Ser colaborador de projeto(os) de Habitats de Inovação e Empreendedorismo em anos anteriores;
5. Ordem de inscrição.
Certificação: concedida aos participantes que desenvolverem as atividades propostas, e registro de participação por meio do questionário, de no mínimo 75%.
Oficina Processos administrativos e documentos digitais – Uso da Mesa Virtual do SIPAC Protocolo para fluxos de tramitação das Coordenadorias de Registros Acadêmicos
Data: 12 e 19/05/2022
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 8h
Evento com transmissão ao vivo, por meio do Google Meet.
Público Alvo: Servidores que atuam na área de registro acadêmico dos campi e reitoria do IFRS
Vagas: 100, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela Pró-reitoria de Ensino com auxílio da CGeD, observando-se:
a) servidor(a) ou gestor(a) da área de registro acadêmico;
b) substituto(a) de gestor(a) da área de registro acadêmico;
c) ordem de inscrição.
Ministrantes: Claudineli Carin Seiffert e Guilherme Garcia Teixeira, ambos da Coordenadoria de Gestão Documental da Reitoria do IFRS.
Inscrições até 05/05/2022.
Formação de Pregoeiros – Prática
Data: 03/05/2022 a 06/05/2022, com transmissão ao vivo, pelo Zoom.
Horário: 8h30 às 12h
Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS
Inscrições até 22/04/2022
Liderança como Essência da Gestão
Data: 25 a 29/04/2022, transmissão ao vivo, pelo Zoom.
Horário: 08h às 12h00
Carga horária: 21h
Público alvo: Servidores públicos que atuam na área de gestão.
Vagas: 40, sendo que o IFRS tem direito a 50% delas.
Inscrições até 08/04/2022.
Oficina sobre uso da Mesa Virtual do SIPAC Protocolo
Data: 22/03/2022
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 4h
Evento com transmissão ao vivo, por meio do Google Meet.
Público Alvo: Servidores que atuam na área de gestão de pessoas dos campi e reitoria do IFRS
Vagas: 60, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela CGED com o auxílio da DGP, obserando-se:
a) servidor(a) ou gestor(a) da área de gestão de pessoas;
b) substituto(a) de gestor(a) da área de gestão de pesssoas;
c) estagiário(a) que atua na área de gestão de pessoas;
d) ordem de inscrição.
Ministrantes: Claudineli Carin Seiffert e Guilherme Garcia Teixeira, ambos da Coordenadoria de Gestão Documental da Reitoria do IFRS.
Inscrições até 18/03/2022.
2021
Inscrições encerradas
Ciclo de Palestras para servidores do IFRS de 2021: Qualidade de Vida
Turma 1 – 14/12/2021 às 9h
Turma 2 – 16/12/2021 às 14h
Turma 3 – 16/12/2021 às 18h
Evento com transmissão ao vivo, por meio do Google Meet.
Carga horária: 1h30min
Público: Servidores do IFRS
Vagas: 90 vagas no total, pois serão 30 participantes por turma. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis a seleção dos participantes será conduzida pela Coordenadoria de Capacitação,
observando-se a ordem de inscrição.
Principais aspectos a serem abordados: a) retorno ao trabalho pós-pandemia; b) saúde do servidor;
c) qualidade de vida pessoal e profissional; d) motivação pós-pandemia.
Inscrições até 10/12/2021
Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos
Data: 22 a 26/11/2021, transmissão ao vivo, pelo Zoom (sala 203).
Horário: 08h30 às 12h00
Carga horária: 28h (Curso transmitido pela Internet com 14 horas de transmissão ao vivo e 14 horas de atividades, assíncronas, na plataforma Google Sala de Aula).
Público alvo: Servidores públicos em geral que atuam na área.
Vagas: 40, sendo que o IFRS tem direito a 50% delas.
Inscrições até 12/11/2021, no site da Enap
1ª Capacitação online para Extensionistas e Avaliadores Ad Hoc do IFRS
Data: de 08 a 12 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo, via RNP.
Carga Horária Total: 20 horas
Público Alvo: todos os servidores do IFRS, em especial, os que integram o banco de avaliadores ad hoc de ações de extensão.
Vagas: 80, havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela equipe da PROEX, observando os seguintes critérios:
1. Avaliadores ad hoc;
2. Integrantes das Comissões de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAEs);
3. Coordenadores de ações de Extensão no IFRS.
4. Ordem de inscrição.
Objetivo do evento: Oportunizar a capacitação de servidores para a elaboração, cadastro e avaliação de ações de
Extensão da Instituição.
Certificação: Serão disponibilizados certificados somente para quem participar de 75% do curso, num
total de 06 encontros. Ao final de cada encontro, será disponibilizado o link do formulário de presença.
PROGRAMAÇÃO
08/11 – NOITE – 18h às 20h30min – Palestra: Fazer extensão: para que e para quem? – Geísa d´Ávila Ribeiro
Boaventura (Pró-reitora de Extensão do IF Goiano)
09/11 -TARDE – 14h às 16h30min – Palestra: Coordenador(a) da ação: papel principal – Cláudius Jardel Soarex
(IFRS Campus Osório)
09/11 – NOITE – 18h às 20h30min – Palestra: Construindo o diálogo com a comunidade externa – Letícia Cunico (IFSC) e Raquel Scotton (IFRS-Campus Bento Gonçalves)
10/11 – MANHÃ – 9h às 11h30min – Palestra: O passo a passo de uma ação de Extensão – 1ª parte – Jefferson Haag (IFRS) e Leila Schwarz (IFRS)
10/11 TARDE 14h às 16h30min – Palestra: O passo a passo de uma ação de Extensão – 2ª parte – Jefferson Haag (IFRS) e Leila Schwarz (IFRS – PROEX)
11/11 – MANHÃ – 9h às 11h30min – Palestra: E agora, sou avaliador ad hoc? Práticas na avaliação de ações
de extensão – Raquel Lunardi (IFFar) e Magali Inês Pessini (IFSC)
11/11 – TARDE – 14h às 16h30min – Palestra:Painel Programas e Projetos de Extensão: perspectiva do avaliador – Daiane Toigo Trentin (IFRS- PROEX), Moisés Cordeiro (Campus Ibirubá do IFRS) e Viviane Diehl (PROEX-IFRS)
12/11 – TARDE – 14h às 16h30min – Palestra: Aprender pela Extensão – Simone Imperattore (ABMES) e Marlova Benedetti (PROEX-IFRS)
Inscrições até 05 de novembro de 2021.
Impactos da Reforma do Ensino Médio e das Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica
Data: 27 de outubro e 24 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo, via Canal do IFRS no Youtube
Horário: 27/10 – 15h às 16h30
24/11 – 14h às 16h
Carga horária: 4h
Vagas: Ilimitada
Inscrições: de 22/09/2021 a 25/10/2021
Promoção e prevenção em saúde mental com foco em risco de automutilação e suicídio
Período de realização: 27/10/2021 a 03/12/201
Modalidade: a distância, com transmissão ao vivo pelo Google Meet
Horário: 14h às 16h
Datas dos encontros:
Módulo I (14h): 27/10; 03/11; 05/11; 10/11; 12/11; 17/11; 19/11;
Módulo II (8h, exclusivo para psicólogos/as e equipe da assistência estudantil): 24/11; 26/11/ 01/12 e 03/12.
Público: Servidores do IFRS de todas as unidades organizacionais, especialmente professores, profissionais que atuam nos setores de Gestão de Pessoas, Assuntos Estudantis e membros CISSPA.
Vagas: 90 participantes (cinco por unidade) no módulo geral e 36 no módulo específico (dois por unidade), sendo restrito a psicólogos e equipes de Assistência Estudantil.
Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pelas psicólogas da SATS e DAE, observando os seguinte público prioritário:
1. Psicólogos
2. Equipe de Assistência Estudantil
3. Servidores da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) ou setor equivalente
4. Membros da CISSPA
5. Docentes
6. Demais servidores
*Ordem de inscrição como critério de desempate.
**Prioridades por unidade.
Objetivo do curso: Ampliar os recursos para identificação, abordagem e encaminhamento de casos de servidores e/ou estudantes em sofrimento mental agudo, especialmente se em risco de suicídio.
Conteúdo programático:
Módulo I:
– Apresentação/Introdução – apresentação da capacitação e esclarecimento de dúvidas.
– Recolher palavras associadas ao suicídio: risco de suicídio, tentativa de suicídio, suicídio consumado.
– Trabalhar as crenças, os mitos, a moralidade e estigma do suicídio.
– Epidemiologia.
– Fatores de risco, fatores de proteção. Sinais.
– Avaliação de risco de suicídio. – Filme 2:37h – uma questão de tempo.
– Quem é esse sujeito que está em risco? Tem família? É rede de apoio ou fator de risco? Quais os laços e pessoas de confiança e cuidado? Trazer a leitura da interseccionalidade.
– Juventude, suicídio e automutilação.
– Pandemia, isolamento e redes sociais – articulações possíveis;
– Suicídio e institucional de educação: sofrimento, adoecimento e ações de enfrentamento.
– Processos educativos, lógica do desempenho, performance e discurso capitalista
– Efeito Werther
– Posvenção
– Casos e serviços universitários.
– Dimensões do cuidado na prevenção do suicídio: Políticas (Política Nacional de 2019, notificação
compulsória, Políticas e acolhimentos institucionais, encaminhamento para a Rede)
Módulo II (exclusivo para psicólogos/as e equipe da assistência estudantil):
– Medicalização do ato
– Conflitos éticos e contribuições da bioética na prevenção do suicídio
– Organizar conduta ou mapa mental/organograma simples a partir do surgimento de casos: institucionalização de ações de prevenção do suicídio.
– Montar proposta de oficinas periódicas.
– Retomada final (síntese) e revisão de encaminhamentos
Instrutora: Luana Lima Santos Cardoso – Doutoranda e Mestra em Bioética (UnB). Graduada em Psicologia e em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com área de concentração em Subjetividade e Comportamento Humano (UFBA). Professora Colaboradora na Graduação de Saúde Coletiva (UnB). Membro fundadora da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS); Associada do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) e pesquisadora do Observatório de Direitos Humanos dos Pacientes (ODHP). Autora do livro: “Deverei velar pelo outro? Suicídio, estigma e economia dos cuidados”.
Inscrições: até 22/10/2021
Avaliação Externa Virtual In Loco
Data: 13 e 14 de outubro de 2021, com transmissão ao vivo
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 6h
Vagas: 100, havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pelo Departamento de Avaliação Institucional (DAI) da Reitoria do IFRS, observando os seguintes critérios:
Membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos em fase de avaliação*
Membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Comitê de Desenvolvimento Institucional
Diretores Gerais
Gestores das áreas: ensino, pesquisa e extensão
Ordem de inscrição.
*Cursos em fase de avaliação: Multimídia (Alvorada); Agronomia, Letras e Pedagogia (Bento Gonçalves);
Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Produção (Caxias do Sul); Formação de docentes (Farroupilha); Tecnologia em Processos Gerenciais -TPG, Letras e Gestão Desportiva e de Lazer (Restinga); Construção de Edifícios e Formação de docentes (Rio Grande); Ciências Biológicas (Vacaria); Análise e Desenvolvimento de Sistemas-ADS e TPG (Veranópolis).
Inscrições: de 22/09/2021 a 06/10/2021
Transformando ideias em projetos – IFRS/ENAP em Rede
Data: 04 e 05/10/2021, transmissão ao vivo, pelo Zoom.
Horário: 08h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30
Carga horária: 14h
Público alvo: servidores e empregados públicos que tenham interesse em elaborar projetos organizacionais, preferencialmente aqueles que atuam na área de gestão estratégica.
Vagas: 40 vagas, sendo 50% delas destinadas ao IFRS
Inscrições até 24/09/2021, no site da Enap
Oficina de Capacitação sobre a IN IFRS 02/2021
Oficina com transmissão ao vivo, via Google Meet, que tem por objetivo apresentar a Instrução Normativa nº 02/2021 aos membros da CIS, CPPD, CODI e COGEPE, bem como os Diretores Gerais. A IN 02/2021 versa sobre a solicitação de provimentos do quadro permanente ativo e a mobilidade de servidores do e para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS.
Data: 19/08/2021, das 14h às 17h.
Carga horária total: 3h
Local: transmissão ao vivo, via google meet
Público: Diretores-gerais, membros da CIS, CPPD, COGEPE e CODI
Vagas: 85 vagas, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria do IFRS, observando o público da oficina e a ordem de inscrição.
Inscrições: até 16/08/2021
Priorizando e Selecionando Projetos – IFRS/ ENAP em Rede
Data: 26 e 27 de agosto de 2021
Horário: 08h30 às 12h e 14h às 18h. (horário de Brasília).
Carga horária: 14h
Vagas: 40, sendo 20 para o IFRS e as demais para outros órgãos.
Inscrições: até 16/08/2021 pelo link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/330/
Público: servidores interessados no tema. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção de participantes para as vagas do IFRS observará a ordem de inscrição.
Vídeo da oficina gravado em 19/08/2021.
Apresentação da oficina de capacitação sobre a IN IFRS 02/2021
Oficina de Capacitação das COAs – PDP 2022 do IFRS
Oficina com transmissão ao vivo, via Google Meet, que tem por objetivo orientar os membros da Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) a conduzirem o Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento (LND) e o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de seus campi.
Data e horário: 24/06/2021 das 14h às 17h, com possibilidade de um segundo momento (a ser agendado) para esclarecimento de dúvidas.
Carga Horária: 3h
Público: servidores membros da COA, que é responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) das unidades organizacionais do IFRS.
Vagas: 60 vagas, havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes será conduzida pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Reitoria do IFRS, observando o público da oficina e a ordem de inscrição.
Inscrições: até 22/06/2021
Compartilhando Práticas Inclusivas na Educação Profissional
O evento on-line, através de plataformas digitais e tem o objetivo de orientar sobre procedimentos operacionais e estratégias inclusivas para prover acessibilidade e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas, seja no contexto remoto ou presencial.
Data e horário: 19/05 a 08/09/2021 – das 14h às 16h
Carga Horária: 40h (alterado em 10/09/2021)
Público: servidores do IFRS
Vagas: Não há limite de vagas
Inscrições: até 17/05/2021
Cronograma das palestras/ Palestrantes
19/05/2021 – Deficiências, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos Funcionais Específicos e Flexibilização Curricular – 2 h – Palestrante: Eliane Brunetto Pertile (IFPR)
02/06/2021 – Tecnologia Assistiva, Materiais Didático-Pedagógicos Acessíveis, Desenho Universal para Aprendizagem e Acessibilidade Digital – 2h – Palestrantes: Bruna Salton, Bruno Egami, Andréa Sonza (IFRS)
16/06/2021 – Atendimento Educacional Especializado (Estratégias Inclusivas) – 2h – Palestrantes: Patrícia Zutião e Eliane Mahl (IFBaiano)
30/06/2021 – Estratégias Inclusivas SENAI Nacional – 2h – Palestrante: Adriana Barufaldi Bertoldi (Senai Nacional)
14/07/2021 – Estratégias Alunos com Deficiência Intelectual no IFRS Campus Ibirubá – 2h – Palestrantes: Sabrine Oliveira e Andréia Teixeira Inocente (IFRS)
28/07/2021 – Tutoria de Pares – 2h – Palestrante: Woquiton Lima Fernandes (IFBaiano)
11/08/2021 – Plano Educacional Individualizado – fluxos e procedimentos no IFRS – Campus Bento Gonçalves – 2h – Palestrantes: Everaldo Carniel (IFRS), Eduarda Kremer (IFRS), Taiana Valêncio da Silva, Graziela Guimarães.
25/08/2021 – Compartilhando as produções inclusivas (todos os participantes) – 2h
08/09/2021 – Interações/atividades no Moodle – 4h
Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços – TURMA 6 – IFRS/ ENAP em Rede
Data: 04 a 06 de maio de 2021
Horário: 8h às 12h (transmissão ao vivo)
Carga horária: 14h
Vagas: 40, sendo 20 para o IFRS e as demais para outros órgãos.
Inscrições: até 12/04/2021 pelo link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/336/ TURMA 6
Público: servidores que atuam na área de licitações e servidores interessados no tema. Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção de participantes para as vagas do IFRS observará:
a) servidor que atua na área de licitações;
b) servidores interessados no tema, por ordem de inscrição.
Observações: Curso transmitido pela Internet com 14 horas de transmissão ao vivo, por meio da ferramenta de videoconferência Zoom. Atividades complementares, assíncronas, na plataforma Google Sala de Aula.
2020
Diversidade e Inclusão na Educação
O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e tem o objetivo de oportunizar um espaço de qualificação para que o(a)s servidore(a)s das unidades do IFRS possam refletir sobre temas foco das ações afirmativas, como: a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas; a valorização étnico-racial; o combate à homofobia, ao sexismo e a todas as formas de discriminação; e a defesa dos direitos humanos.
Data: 13/10/2020 a 20/11/2020
Carga horária: 20 horas
Local: On line
Público: servidores e estudantes do IFRS, especialmente, aqueles vinculado(a)s às
ações afirmativas, inclusivas e diversidade, integrantes e participantes dos Núcleos de Ações
Afirmativas, quais sejam:
– NAPNEs (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas);
– NEABIs (Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas);
– NEPGSs (Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade);
– NAAFs (Núcleos de Ações Afirmativas).
Vagas: Não há limite de vagas
Programação do Evento
Inscrições: até 08/10/2020
Formação de Professores no Brasil: a BNC da formação de professores (Res CNE/CP nº.02/2019) e a descontinuidade das políticas de formação docente
O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e tem o objetivo de apresentar e discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (Resolução CNE/CP n.º 02/2019).
Data e horário: 06/10/2020 – Das 15h às 17h
Carga Horária: 2h
Público: Aberto a todos os servidores do IFRS
Vagas: Não há limite de vagas
Inscrições: até 02/10/2020
Capacitação em Google Drive Institucional
A Diretoria de Gestão de Pessoas promoverá: Capacitação em Google Drive Institucional
O evento ocorrerá de forma online, através do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom e tem o objetivo de propor a prática de utilização das ferramentas do Google Drive para edição, armazenamento e compartilhamento com outros usuários, com a possibilidade de atividades colaborativas.
Data: de 05 a 31 de outubro de 2020
Horário: a definir
Carga Horária: 20h
Público: Servidores efetivos do IFRS
Vagas: 50
Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela Coordenadoria de Capacitação, considerando e ordem de inscrição listada no público alvo .
Conteúdo Programático
Armazenamento em nuvem
Google Drive
Documentos Google
Planilhas Google
Apresentações Google
Compartilhamentos
Comentários
Versões
Proteção de dados em planilhas
Drives compartilhados
Drive File Stream
Inscrições: até 30/09/2020
Acessibilidade Digital no contexto das Atividades Pedagógicas Não Presenciais
O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e estará estruturado a partir de palestras realizadas por profissionais da área de acessibilidade digital, libras e pedagógica.
Data e horário: 17/09/2020 – Das 14h às 17h
Carga Horária: 3h
Público: Aberto a todos os servidores do IFRS
Vagas: Não há limite de vagas
Inscrições: até 07/09/2020
Fórum de discussão: A atuação na Assistência Estudantil e os saberes profissionais
O evento ocorrerá de forma online, através de plataformas digitais e estará estruturado a partir de palestras e relatos de experiências das equipes de Assistência Estudantil dos campi do IFRS.
Datas e horários:
21/05/2020 – das 14h às 17h
28/05/2020 – das 14h às 17h
04/06/2020 – das 14h às 17h
18/06/2020 – das 14h às 17h
25/06/2020 – das 14h às 17h
02/07/2020 – das 14h às 17h
09/07/2020 – das 14h às 17h
Carga Horária: 21h
Público:
1) Servidores das Equipes de Assistência Estudantil
2) Servidores das Equipes Pedagógicas/Ensino
3) Direções de Ensino
4) Demais servidores
Vagas: 80
Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando e ordem de inscrição listada no público alvo .
Inscrições: até 14/05/2020
Cursos Suspensos em função da pandemia COVID 19
Plano Educacional Individualizado na perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva
Nos dias 07, 08 e 09 de abril a Proen promoverá uma capacitação que tem como tema o Plano Educacional Individualizado para estudantes com necessidades específicas, cuja finalidade é otimizar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência ou outras especificidades, e é regulamentado em nossa Instituição pela IN da Proen n.º 12/2018.
A atividade ocorrerá de forma regionalizada, com vistas a facilitar maior participação dos servidores, assim, o evento será replicado em três campi: Campus POA (08/04), Campus Bento Gonçalves (07/04) e Campus Erechim (09/04). No ato da inscrição, o servidor deverá indicar o local onde deseja participar da capacitação.
O evento tem como público-alvo prioritário: professores que atuam em turmas/ componentes curriculares que têm estudantes com necessidades educacionais específicas matriculados; coordenações de curso; servidores que atuam nos setores envolvidos com o PEI (NAPNE/NAAf, AE, Setor Pedagógico). Havendo vagas, demais servidores poderão participar, conforme ordem de inscrição.
Local e data:
Dia 07/04/20 – Campus Bento Gonçalves
Dia 08/04/20 – Campus Porto Alegre
Dia 09/04/20 – Campus Erechim
Carga Horária: 8h
Horário: das 8h30 às 16h30
Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS que atuam no processo de desenvolvimento dos Planos Educacionais Individualizados (PEIs):
1) Professores que atuam em turmas/componentes curriculares que têm estudantes com necessidades educacionais específicas matriculados;
2) Coordenações de curso;
3) Servidores que atuam nos setores envolvidos com o PEI (NAPNE/NAAF, AE, Setor Pedagógico);
4) Público em geral.
Vagas: Observando-se a seguinte distribuição:
Bento Gonçalves – 160 vagas
Porto Alegre – 80 vagas
Erechim – 90 vagas
Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando a ordem de prioridade listada no público alvo e ordem de inscrição.
Programação do Evento
Manhã
8h30: credenciamento
9h: Abertura
9h10: “Nada sobre nós sem nós” – com a palavra as pessoas com necessidades educacionais específicas
Intervalo: 10h10 às 10h30
10h30: Estratégias de Ensino
Tarde
13h15: Estratégias e Experiências de Construção do Plano Educacional Individualizado
16h30: Encerramento
Inscrições: Evento suspenso por tempo indeterminado
2019
Capacitação das Comissões de Heteroidentificação para o processo seletivo 2020-01
Local e data:
Dia 11/12/19 – Campus Porto Alegre
Dia 12/12/19 – Campus Bento Gonçalves
Dia 13/12/19 – Passo Fundo – A definir
Carga Horária: 8h
Horário: 11, 12 e 13 de dezembro de 2019 – das 9h às 18h
Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS e membros externos que integram as comissões de heteroidentificação:
I) Presidentes das Comissões
II) Membros das Comissões
III) Servidores efetivos do IFRS
IV) Público em geral
Vagas: 120 vagas para cada turma. Em caso de mais inscritos do que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando ordem de prioridade listada no público da capacitação.
Programação do Evento
Dia 11, 12 e 13 de dezembro
- 9h: credenciamento
- 10h Abertura:
Educação Antirracista: história, caminhos e perspectivas - 13h30 O papel das comissões de heteroidentificação no acesso à Educação Pública
- 15h30: Procedimentos das bancas de heteroidentificação no IFRS
- 16h30 Roda de conversa:
Dúvidas gerais e institucionais - 18h: Encerramento
Inscrições: até 25/11/2019
Curso – Gestão de Projetos utilizando a metodologia “Canvas de Projeto”
Data: 05 e 06/12/2019
Carga Horária: 20h, sendo 16h presenciais e 4h EaD
Horário: das 8:30h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: Campus Bento Gonçalves – Laboratório de Informática nº3
Público: Servidores da Reitoria e dos Campi localizados na Região da Serra do IFRS
Vagas: 20 – Havendo mais inscritos do que o número disponível de vagas, a seleção dos participantes será conduzida pelo Escritório de Projetos do IFRS, observando-se a ordem de Inscrição.
Conteúdo Programático:
Contextualização:
- História do gerenciamento de projetos;
- Fontes de conhecimento sobre gerenciamento de projetos;
- Projeto e Operação
- Gerenciamento de projeto
Conceitos básicos:
- Partes interessadas
- Competências necessárias ao líder/gerente de projetos
- Estilos de gerência
- Estrutura organizacional
- Escritório de gerenciamento de projetos
- Áreas de conhecimento e grupos de processos
- Ciclo de vida de um projeto
- Fases do projeto
- Metodologias e ferramentas
Metodologia “Canvas de Projeto”
- Planejamento
- Validação
Observações: Esta capacitação justifica-se pelo tema ter sido apontado no LNC 2019 – Dimensão Individual pelos servidores da Reitoria do IFRS, como uma das prioridades dentre as necessidades de capacitação.
Inscrições: até 25/11/2019
Palestra: Assédio Moral e Sexual nas Instituições Federais de Ensino
Data: 16/08/2019
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório da Reitoria
Público: Servidores da Reitoria
Vagas: 50 – Havendo mais inscritos que o número de vagas, a seleção dos participantes observará a ordem de inscrição
Palestrante: Albert Caravaca – Procurador Federal junto ao IFRS
Temas que serão abordados:
1. Conceituação de assédio moral e de assédio.
2.Apresentação das formas de assédio (moral, sexual, racial e coletivo).
3. Meios de combate ao assédio.
4. Consequências jurídicas do assédio.
II Fórum de Educação Profissional e Tecnológica
Data: 20 e 21/08/2019
Carga Horária: 20h, sendo 16h presenciais e 4h EaD
Local: Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves
Público: Docentes dos diferentes níveis, modalidades e formas de oferta de cursos do IFRS, técnicos administrativos, prioritariamente os vinculados ao ensino; estudantes do IFRS e público externo
Vagas: 170, observando-se a seguinte distribuição:
– 7 vagas por campus para servidores do IFRS
– 2 vagas por campus para alunos do IFRS
– 15 vagas para servidores da Reitoria do IFRS
Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a prioridade para participação será:
1º) Servidores efetivos do IFRS
2º) Estudantes do IFRS
3º) Professores substitutos do IFRS
4º) Comunidade externa
Continuando com mais inscritos que vagas por campus, será realizado sorteio para o preenchimento das vagas. A homologação das inscrições será conduzida pela PROEN.
Atividades EaD: 4h – Leitura de textos sugeridos pelos palestrantes
Certificação: A ser emitida pela DGP aos servidores do IFRS com no mínimo 75% de frequência na parte presencial do evento. Aos estudantes e público externo, a ser emitida pela PROEN.
Auxílio Financeiro para participação: vide Edital 37/2019.
Inscrições homologadas II Fórum EPT
Palestra: A Violência Psicológica no Ensino Público
Data: 23/05/2019
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório Rui Manoel Cruse, térreo da Torre Norte do Campus Porto Alegre
Modalidade: presencial, com transmissão via internet. Link da transmissão será enviado por e-mail no dia do evento.
Nº Vagas: 80 (presenciais)
Havendo mais inscritos do que vagas presenciais disponíveis, a seleção dos participantes ocorrerá por ordem de inscrição.
Palestrante: Sr. Francis Bordas (advogado)
Conteúdo Programático:
- O que é e o que não é assédio.
- Formas de assédio: moral, sexual, racial.
- O desmonte do Estado, a precarização das profissões e efeitos no ambiente de trabalho.
- O mito da eficiência no setor público e seu impacto na saúde do trabalhador.
- O assédio moral coletivo (exemplos)
Certificação: o certificado somente será emitido para aqueles que participarem presencialmente da palestra, mediante assinatura em lista de presença.
Observações: Esta capacitação não teve investimento financeiro por parte do IFRS. O palestrante está atuando de forma voluntária. Em função do atual cenário orçamentário, não haverá pagamento de diárias e passagens e/ou auxílio para deslocamento para os servidores que desejarem participar do evento.
Inscrições: até 20/05/2019
II Encontro de Gestão de Pessoas – O Papel da Gestão de Pessoas no Desenvolvimento Institucional
Dias e Horários – Suspenso por tempo indeterminado
Local: Auditório do Campus Farroupilha
Público: Servidores da área de gestão de pessoas da Reitoria e Campi do IFRS. Servidores que atuam no Desenvolvimento Institucional
Vagas: 50
Havendo mais inscritos do que o número de vagas a seleção dos participantes será conduzida pela DGP, observando-se:
a) Servidores da área de gestão de pessoas da Reitoria e Campi, observando-se a participação de pelo menos, um servidor de cada unidade organizacional
b) Servidores que atuam no desenvolvimento institucional
c) Ordem de inscrição
Programação:
Dia 28/05/2019
14h – Abertura
14h15 às 18h – Palestra – O papel da Gestão de Pessoas no Desenvolvimento Institucional – Prof. Rafael Gonçalves (IFNMG);
Dia 29/05/2019
8h às 10h – O papel da Gestão de Pessoas no PDI IFRS 2019/2023 – Marc Emerin (IFRS – Reitoria)
10 às 12h – Tema: Responsabilidades do Gestor – Procurador Albert Caravaca (IFRS – Reitoria)
13h30 às 14h30 – Práticas de gestão sustentável de recursos humanos e seus impactos na redução dos danos à saúde relacionados ao trabalho e no fomento do comprometimento organizacional – Prof. Denise Genari (IFRS – Campus Veranópolis)
14h30 às 17h30 – Tema: Saúde do Gestor – Melina Bolf e Ana Maria Jung de Andrade
Inscrições: até 08/05/2019
3º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS
Dias e horários – Suspenso por tempo indeterminado
Carga horária: 16h
Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS
Público e vagas:
– Diretores/Coordenadores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão dos campi do IFRS ou seus substitutos legais.
– Servidores efetivos do IFRS que:
a) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
b) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
c) coordenaram ou integraram projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2018, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj;
d) pretendem propor projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2019.
– Também poderão participar da capacitação os servidores das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) e de Extensão (PROEX).
Certificação: será emitida quando comprovada a frequência de 100% das atividades do evento
Regulamento do 3º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS
Divulgação das inscrições homologadas
Divulgação dos participantes selecionados
Nota Informativa sobre cortes orçamentários e suspensão de eventos.
I Encontro Gabinetes do IFRS
Local: Bento Gonçalves – Sala 203 da Reitoria
Carga Horária: 8h
Data e Horário: Suspenso por tempo indeterminado
Público: Servidoras do gabinete da Reitoria e chefes de gabinete dos campi do IFRS
Vagas: 21
Havendo mais inscritos que vagas disponíveis a seleção dos participantes será conduzida pelo Gabinete da Reitoria do IFRS, observando a seguinte prioridade
I) Servidoras do gabinete da Reitoria (4 vagas);
II) Chefes de Gabinetes dos campi (17 vagas);
III) Ordem de inscrição
Conteúdo programático – I Encontro Gabinetes do IFRS
Instalações hidráulicas de combate a incêndio nas edificações
Data: 09 e 10 de maio de 2019
Horário: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30
Local: Auditório da Reitoria do IFRS – Rua General Osório, 348 – Centro – Bento Gonçalves
Público: Servidores da Diretoria de Planejamento e Obras da Reitoria e engenheiros e arquitetos dos campi; técnicos em segurança do trabalho.
Vagas: 30, sendo 25 para o IFRS e 5 para o IFFarroupilha
Havendo mais inscritos do que o número de vagas a seleção dos participantes será conduzida pela DPO, observando-se:
- Engenheiros e arquitetos do IFRS;
- Servidores de segurança do trabalho das unidades do IFRS
- Servidores do setor de infraestrutura e manutenção predial
- Ordem de inscrição
Ministrante: Telmo Brentano
Objetivos da Capacitação:
– Preparar os profissionais para a elaboração de laudos técnicos;
– Capacitar e atualizar os profissionais sobre a legislação estadual do local, as normas brasileiras NBR 10.897 e NBR 13.714, últimas edições; normas americanas da NFPA 13, 14, 20, 22, 24 e 25; a Lei 14.376:2013, do Estado do Rio Grande do Sul; a Lei 56.819:2011 e as Instruções Técnicas nº 02, 03, 14, 16, 17 22, 23 e 24 do Estado de São Paulo.
Inscrições: até 26/04/2019
Tesouro Gerencial para Gestores
Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS – Laboratório de Informática n. 5
Carga Horária: 16h
Data e Horário: 07 e 08 de maio de 2019 das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Público: Diretores de Administração, Diretores Gerais, Gestores junto à PROAD
Vagas: 30
Havendo mais inscritos do que o número disponível de vagas, a seleção dos participantes será conduzida pela PROAD, observando-se a seguinte prioridade de participação:
1) Gestores da Proad
2) Diretores de Administração
3) Diretores Gerais
4) Demais servidores vinculados à PROAD ou às Direções de Administração dos campi
5) Ordem de Inscrição
Conteúdo Programático:
TESOURO GERENCIAL – TEORIA – SIAFI gerencial; Fluxo da Informação Contábil; Execução Orçamentária da União (visão geral do registro contábil e da geração de relatórios); Controle Contábil da Execução Orçamentária (visão esquemática); Estrutura lógica do SIAFI Gerencial.
TESOURO GERENCIAL – PRÁTICA -Exemplo real de entrada de dados; Armazenamento das informações contábeis no SIAFI I; Saldos; Movimentos; Consultas construídas do SIAFI Gerencial; Parâmetros de Filtro e de Apresentação; Parâmetros derivados da conta corrente (exemplo da célula orçamentária da despesa); Armazenamento das informações contábeis no Siafi II (lançamentos).
Inscrições até 22/04/2019
2018
Capacitação das Comissões de Heteroidentificação para o processo seletivo 2019-01
Local: Auditório do Campus Porto Alegre
Carga Horária: 8h
Data e horário: 10/12/2018 – 9h às 18h
Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS e membros externos que integram as comissões de heteroidentificação:
I) Presidentes das Comissões
II) Membros das Comissões
III) Diretoria de Ensino
IV) Coperse
V) Setor de Registros Escolares
VI) CAE/DAE
VII) Técnicos e Docentes em Geral
Vagas: 68, sendo 4 pessoas de cada um dos campi. Em caso de mais inscritos do que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando ordem de prioridade listada no público da capacitação.
Objetivos e Programação do Evento
Inscrições até 23/11/2018
Capacitação dos Presidentes das Comissões de Heteroidentificação para o processo seletivo 2019-01
Local: Auditório do Campus Porto Alegre
Carga Horária: 8h
Data e horário: 11/12/2018 – 9h às 18h
Público: Servidores efetivos dos campi do IFRS e membros externos que integram as comissões de heteroidentificação:
I) Presidentes das Comissões
II) Membros das Comissões
Vagas: 34, sendo 2 pessoas de cada um dos campi. Em caso de mais inscritos do que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando ordem de prioridade listada no público da capacitação.
Inscrições até 23/11/2018
Brigada de Incêndio – Nível intermediário em conformidade com a norma ABNT NBR 14276:2006
Local: Campus Bento Gonçalves
Carga Horária: 20h
Datas e horários:
Turma 01 – Servidores da Reitoria: 26, 27 e 28 de novembro
1º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
2º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
3º dia – 08h30 às 12h30
IMPORTANTE: nas ultimas 04 horas do curso (dia 28/11), haverá simulação de evacuação no prédio da Reitoria
Turma 02 – Servidores Campus Bento Gonçalves e Campus Veranópolis: 28 , 29 e 30 de novembro
3º dia – 13h30 às 17h30
4º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
5º dia – 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
IMPORTANTE: nas ultimas 04 horas do curso (dia 30/11), haverá simulação de evacuação no Campus Bento Gonçalves
Público: Servidores da Reitoria e dos Campi Bento Gonçalves e Veranópolis
Vagas: 60 vagas (duas turmas de até 30 alunos):
30 vagas – turma 1- servidores da Reitoria
20 vagas – turma 2 – servidores Campus Bento Gonçalves
10 vagas – turma 2 – servidores Campus Veranópolis
Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela SATS e pela DPO, observando-se os seguintes critérios:
I – servidores que, durante a integralidade de sua jornada de trabalho, exercem atividades em espaços onde a população fixa seja numerosa;
II – servidores que, durante a integralidade de sua jornada de trabalho, exercem atividades em edificações com 02 ou mais pavimentos.
III – Ordem de inscrição.
Objetivos:
– Preparar servidores da organização de qualquer função para atuarem em situações de emergência, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono e prestando os primeiros socorros, visando preservar a vida e o patrimônio.
Inscrições: até 21/11/2018
Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras
Datas e Horários:
29/11/2018 – das 9h às 12h e das 13h às 18h
30/11/2018 – 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Campus Bento Gonçalves – sala de áudios 3
Público: Servidores da Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) da Reitoria e engenheiros e arquitetos dos campi do IFRS
Vagas: 25
Inscrições até 08/11/2018
I Encontro de Pedagogos/as do IFRS
Data e horário: 29/11/2018 – das 9h às 18h
Local: Auditório da Reitoria do IFRS
Público: Equipes da Direção de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino do IFRS e Pedagogos e Pedagogas dos campi do IFRS
Vagas: 40
Observando-se a seguinte distribuição:
- 6 vagas para a equipe de organização
- 2 vagas para cada campi, sendo:
a) 1 vaga para pedagogo da Equipe Pedagógica;
b) 1 vaga para pedagogo da Assistência Estudantil;
A homologação das inscrições caberá à PROEN, observando-se a seguinte prioridade:
Não havendo inscritos relativos ao item a e b, estas vagas poderão ser destinadas aos Técnicos Administrativos em Educação que atuem na Equipe Pedagógica, observando o total de vagas disponível por campus e a ordem de inscrição.
Inscrições até 09/11/2018
Capacitação sobre Conceitos Gerais de Propriedade Intelectual
Data: 13/11/2018
Horário: 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Campus Porto Alegre do IFRS – Laboratório 1018, Torre Sul, 11º Andar
Vagas: 20, distribuídas da seguinte forma:
– 1 vaga por campus;
– 3 vagas para a Reitoria.
Havendo mais inscritos do que vagas, a seleção dos participantes obedecerá a distribuição de vagas citada acima e a ordem de inscrição.
Objetivos e conteúdo programático
Ministrante: Sra. Genizia Islabão de Islabão – servidora do INPI no Escritório de Porto Alegre, com larga experiência na área. Colaboradora do Profnit, mestrado na área oferecido pelo IFRS.
Inscrições: de 01/10/2018 a 21/10/2018
V Encontro de Avaliação Institucional
Datas e Horários:
26 de setembro de 2018 – das 8h às 17h30
Local: Campus Bento Gonçalves
Vagas: 150
Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, a homologação das inscrições caberá à PRODI, observando-se a seguinte prioridade:
– Coordenadores de Curso (NDE);
– Membros da CPA;
– Membro de equipe pedagógica;
– Público em geral, por ordem de inscrição.
Objetivo: Capacitar os atores envolvidos nas avaliações internas e externas do MEC/INEP
Conteúdo programático
Os novos Instrumentos de avaliação de Instituição e de cursos
O Enade
O papel da CPA nas avaliações externas
Gestão de Cursos Superiores
Inscrições até 11/09/2018
Capacitação das equipes de assistência estudantil: Fortalecendo o trabalho em equipe
Data e horário: 27/09/2018 – das 8h30 às 18h
Local: Campus Bento Gonçalves
Público: Equipes de Assistência Estudantil
Vagas: 80
Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela PROEN, observando-se a seguinte ordem de prioridade:
a) Membro da Equipe de Assistência Estudantil;
b) Ordem de Inscrição
Objetivos e Programação do Evento
Inscrições até 11/09/2018 às 12h.
II Fórum de Assistência Estudantil e I Seminário de Permanência e Êxito
Data e horário: 28/09/2018 – das 8h30 às 17h30
Local: Campus Bento Gonçalves
Público: Membros das CIAAPES (Comissões Internas de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes dos campi), Equipes de Assistência Estudantil, Equipes de Ensino e Estudantes.
Vagas: 160
Havendo mais inscritos que vagas disponíveis, a seleção dos participantes será conduzida pela PROEN, observando-se a seguinte ordem de prioridade:
a) Membro da CIAAPE;
b) Estudantes
c) Membro da Equipe de Assistência Estudantil
d) Membro da Equipe de Ensino
c) Ordem de inscrição
Objetivos e Programação do Evento
Inscrições até 11/09/2018 às 12h.
Aspectos Gerenciais da apuração disciplinar
Carga Horária: 16h
Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS
Data: 25 e 26/09/2018
Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 18h30
Vagas: até 50 vagas. Havendo mais inscritos do que vagas, as inscrições serão homologadas pela Procuradoria, seguindo os seguintes critérios:
a) Reitor, Reitor substituto, Diretores gerais e substitutos de diretores gerais;
b) Servidores que atuam na Procuradoria, Ouvidoria e Gestão de Pessoas;
c) Servidores que atuam na Comissão de Ética ou Assessoria de PADs;
d) Ordem de inscrição.
Inscrições: de 23/08/2018 a 10/09/2018.
Objetivo Geral, Objetivos Específicos e Conteúdo Programático
Treinamento SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)
Carga Horária: 5h
Local: Campus Farroupilha do IFRS
Data: 27/09/2018
Horário: 13h às 18h
Vagas: 68 vagas, sendo 4 pessoas de cada um dos campi. Em caso de mais inscritos que o limite de vagas, a homologação será feita pela PROEN, considerando:
a) 2 vagas para a Diretoria de Ensino;
b) 1 vaga para o representante do setor de Registros Escolares; e
c) 1 vaga para o replicador dos docentes;
d) ordem de inscrição.
Objetivos e conteúdo programático
Inscrições: até 06/09/2018
Capacitação em Excel
Carga Horária: 40h
Local: Laboratório de Informática 03 – Campus Bento Gonçalves
Data e Horário:
3, 5, 10, 12, 14, 17, 19, 24, 26 e 28 de setembro de 2018, das 8h às 12h.
Vagas: 24
Público: Servidores da Reitoria, prioritariamente da DLC, DPO, Proex e Departamento de Administração de Pessoas, pois foram os setores que demandaram esta capacitação no LNC/2018 e PAC/2018.
Inscrições: 03/08/2018 a 21/08/2018
Redação Oficial, Novo Acordo Ortográfico e Atendimento ao Público
Carga Horária: 12 horas
Local: Campus Bento Gonçalves – sala Áudios 1
Data e Horário: 04/09/2018 – 13h30 às 17h30
05/09/2018 – 8h às 12h e das 13h às 17h30
Vagas: 30
Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pelo Gabinete do IFRS, seguindo os critérios:
– um servidor do gabinete de cada campus;
– servidores da Reitoria que elencaram o tema como necessidade de capacitação (LNC);
– servidores da Reitoria com maior tempo de exercício no IFRS;
– ordem de inscrição.
Objetivos: Aprimorar a redação de documentos oficiais, através da utilização do Guia Como Faço do IFRS, retomando conceitos básicos da norma culta da língua portuguesa, alterados pelo Novo Acordo Ortográfico. Orientar no adequado conhecimento dos documentos oficiais. Informar as técnicas e padrões para elaboração de documentos oficiais. Definir os aspetos visuais do texto, conforme sua natureza. Padronizar a redação dos documentos institucionais do IFRS.
Inscrições: 31/07/2018 a 17/08/2018
3º Workshop de Comunicação – Comunicação de Crise
Data e Horário:
27/08/2018 das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min
28/08/2018 das 9h às 12h
Local: Campus Canoas do IFRS
Carga horária: 10 horas
Público: Servidores que atuam na área de Comunicação da Reitoria e campi do IFRS.
Vagas: 30
Havendo mais inscritos que vagas, as inscrições serão homologadas pelo Departamento de Comunicação.
Conteúdo Programático:
Conceitos de crise
Tipos de crise
A Comunicação de crise
Mapeamento de cenários e identificação de riscos
Planejamento
Comitê de crise
Imagem e crise
Inscrições de 16/07/2018 a 10/08/2018.
II Fórum do Ensino Médio Integrado e IV Encontro do Proeja do IFRS
Carga horária: 12 horas
Local: IFRS – Campus Porto Alegre – Torre Sul 10º Andar
Data e horário:
16/08/2018: 08h às 12 h e 13h30min às 17h30min
17/08/2018: 08h às 12 h
Vagas: 120 vagas, distribuídas entre a Reitoria e os campi do IFRS.
Serão reservadas 18 vagas para servidores da Reitoria/Proen e 6 vagas por campus, distribuídas da seguinte forma:
a) 1 vaga para o Diretor de Ensino
b) 1 vaga para o Pedagogo ou Técnico em Assuntos Educacionais que atue no Departamento de Ensino, por ordem de inscrição;
c) 2 vagas para coordenadores dos cursos de ensino médio integrado, por ordem de inscrição;
d) 1 vaga para coordenador do Proeja, por ordem de inscrição;
e) 1 vaga para estudante do Ensino Médio Integrado ou Proeja, por ordem de inscrição;
f) Não havendo inscritos relativos ao item c e d, estas vagas poderão ser destinadas aos docentes atuantes no ensino médio integrado ou Proeja, observando o total de vagas disponível por campus e a ordem de inscrição;
g) Havendo vagas remanescentes de um determinado campus, estas serão destinadas aos servidores de outros campi, por ordem de inscrição.
Caso hajam mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes ficará a cargo da PROEN
Inscrições: 17/07/2018 a 02/08/2019
Programação do II Fórum do Ensino Médio Integrado e IV Encontro do Proeja
2º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS
Dias e horários:
13 / agosto de 2018 – Das 10h às 19h
14 / agosto de 2018 – Das 8h30 às 17h30
Carga horária: 16h
Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS
Público e vagas:
– Diretores/Coordenadores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão dos campi do IFRS ou seus substitutos legais.
– Servidores efetivos do IFRS que:
a) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
b) coordenam projeto de pesquisa e/ou ação de extensão, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj antes da data de abertura das inscrições do evento;
c) coordenaram ou integraram projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2017, com bolsistas ou voluntários, desde que registrados no SIGProj;
d) pretendem propor projeto de pesquisa e/ou ação de extensão em 2018.
– Também poderão participar da capacitação os servidores das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) e de Extensão (PROEX).
Regulamento do 2º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS
Regulamento – Retificação data
Regulamento – Retificação data e novo cronograma
Programação do evento – Retificada
Inscrições no período de 09 a 22/abril: Formulário de inscrições
Divulgação das inscrições homologadas
Divulgação dos participantes selecionados
Divulgação final dos participantes
Divulgação final dos participantes (retificação)
Avaliação Institucional: o instrumento de autoavaliação
Data, Horário e Local: 13/07/2018 das 9h às 12h e das 13h às 18h. Campus Porto Alegre do IFRS.
Carga horária: 8 horas
Público: Servidores membros da CPA, gestores do IFRS e demais interessados no tema
Vagas: 90.
Havendo mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes obedecerá a seguinte prioridade:
1º) membros CPA, 2º) Diretores-Gerais, 3º) Diretores de Ensino, 4º) Ordem de inscrição.
Conteúdo Programático:
O que é a autoavaliação
A lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)
Como se avalia instituições de ensino
A qualidade na avaliação
Inscrições até 29/06/2018
Capacitação sobre Celebração de Parcerias do IFRS
Datas, Locais e Campi atendidos:
25/06/2018 – Campus Bento Gonçalves – Sala Áudios 1
Para servidores da Reitoria e Campi: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Sertão, Vacaria, Veranópolis.
28/06/2018 – Campus Porto Alegre – Auditório Rui Manuel Cruse – Térreo – Torre Norte
Para servidores dos Campi: Alvorada, Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante e Viamão
Carga Horária: 6 horas
Público: Servidores envolvidos com convênios, exceto convênios de estágio.
Vagas: 40 (20 vagas em cada turma)
Havendo mais inscritos do que vagas a seleção dos participantes será feita pelo Escritório de Projetos, obedecendo os seguintes critérios:
1 – Dois servidores envolvidos com convênios por unidade organizacional, exceto convênios de estágio;
2 – Servidores que realizaram a capacitação sobre Normativas de Convênios em 2017;
3 – Ordem de inscrição.
Conteúdo Programático:
Apresentação geral da IN sobre convênios
Tipos de Acordos de Parceria
Plano de trabalho e minutas
Site de convênios no Portal do IFRS
Checklist por tipo de parceria
Fluxo geral de parceria
Atuação do Escritório de Projetos
Chamamento Público
Esclarecimento de Dúvidas
Inscrições até 08/06/2018
Elaboração de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI)
Data e horário:
04/06/2018 – 13h30 às 18h
05/06/2018 a 07/06/2018 – 8h às 12h e das 13h30 às 18h
Carga horária: 30 horas
Local: Sala 203 da Reitoria do IFRS
Público e vagas:
15 vagas para servidores do IFRS (arquitetos e engenheiros) que atuam na área de obras
5 vagas para servidores do IFRS interessados no tema
5 vagas para servidores do IFSul e IFFarroupilha que atuam na área de obras
Havendo mais inscritos do que o limite de vagas, as inscrições serão homologadas pelo Departamento de Planejamento e Obras
Ministrante:
Vinícius Gonçalves – Servidor Público Federal, Engenheiro Mecânico, atua na Coordenadoria de Infraestrutura da PROPLAN na Unipampa.
Inscrições de 02 a 15 de maio de 2018.
Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP
Data: 05 a 07/06/2018
Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Local:
Dia 05/06/2018 – Sala Áudios I – Campus Bento Gonçalves
Dias 06 e 07/06/2018 – Laboratório de Informática nº 5 – Campus Bento Gonçalves
Vagas: 30
Público: Servidores da Reitoria e Campi do IFRS cadastrados no SCDP com perfil de solicitantes ou proponentes.
Obs.: Havendo mais inscritos que vagas, a seleção dos participantes será feita pelo Gabinete em conjunto com a PROAD, obedecendo os seguintes critérios:
1 – Servidores cadastrados como solicitantes no SCDP, representantes de cada Pró-reitoria/ Diretoria Sistêmica e Campus do IFRS
2 – Servidores cadastrados como proponentes no SCDP
3 – Ordem de inscrição
Ministrante: Sr. Wagner Soares de Arruda – UFRPE
Inscrições de 02 a 15 de maio de 2018.
Capacitação: Aplicação do Balanced Scorecard para Gestão Estratégica dos IFs
Data: 20 e 21/03/2018
Horário: das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Local: Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves do IFRS
Público:
Pró-reitores, Diretores-gerais, membros dos Comitês, integrantes das Comissões Central, Temática e Locais
Programação: será divulgada posteriormente pela PRODI
Inscrições de 26/02/2018 a 06/03/2018
Capacitação para a coleta do Censo da Educação Superior
Data: 07/03/2018
Horário: das 10h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Local: Sala 801 da Reitoria
Público: Novos Auxiliares Institucionais dos campi que atuarão no Censup 2017
Ministrante: Fabiana Keller, Margarida Prestes de Souza
Inscrições: 16/02/2018 a 21/02/2018
Capacitação: Rede Revalide – Plataforma Nilo Peçanha, SISTEC, Censos Superior e Educação Básica
Data: 06/02/2018 (nova data)
Horário: das 10h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Local: Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves do IFRS
Público: Servidores do IFRS que atuam nos Registros Escolares, Comitê de Ensino e Comitê de Desenvolvimento Institucional
Ministrantes: Fabiana Keller, Margarida Prestes de Souza e Shana Sabaddo Flores
Objetivo: Capacitar os usuários e gestão dos campi sobre a importância do correto preenchimento das informações nos sistemas do MEC
Conteúdo Programático: Contextualização, Marco Regulatório, Indicadores de Gestão, Rede de Validação das informações da Plataforma Nilo Peçanha (Revalide). Censup, Educacenso e Sistec
Obs.: caberá aos campi dos respectivos participantes o investimento de diárias e deslocamento, quando for o caso. Na medida do possível, sugerimos otimizar viaturas para deslocamento dos participantes.
Inscrições: 22 a 26/01/2018
2017
Capacitação sobre Normativas de Convênios do IFRS – Turma Porto Alegre
Esta capacitação ocorrerá em duas turmas. A primeira, no Campus Bento Gonçalves, no dia 14/11/2017, para os servidores dos Campi Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis, Feliz, Vacaria, Erechim, Sertão, Ibirubá e Reitoria do IFRS. A segunda, no Campus Porto Alegre, no dia 30/11/2017, para os servidores dos Campi Rio Grande, Porto Alegre, Restinga, Canoas, Alvorada, Osório, Rolante e Viamão do IFRS.
O objetivo do curso é preparar os servidores envolvidos com convênios nas unidades do IFRS, exceto convênios de estágio, para elaborar propostas adequadas à nova Instrução Normativa (a ser publicada até o final de outubro de 2017) que regulamentará a parceria do IFRS com organizações públicas e privadas.
As diárias dos servidores que tiverem direito (2 por unidade) serão custeadas pela Coordenadoria de Capacitação. Os pedidos de diárias devem ser enviados devidamente preenchidos e assinados para [email protected], após a homologação das inscrições.
Dados da Capacitação
Data: 30/11/2017 – Turma de Porto Alegre
Horário: 10h às 12h e das 13h às 17h
Local: Auditório do 9º andar do Campus Porto Alegre
Público: Servidores dos Campi Rio Grande, Porto Alegre, Restinga, Canoas, Alvorada, Osório, Rolante e Viamão do IFRS envolvidos com convênios (2 por unidade), exceto convênios de estágio.
Inscrições: 09/11/2017 a 17/11/2017
Curso Retenção de Tributos e Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP
Data: 22 a 24/11/2017
Carga Horária: 20h
Local: Salas de áudios do Campus Bento Gonçalves do IFRS
Vagas: 25
Público: Equipes de execução orçamentária e financeira e de contabilidade da Reitoria e campi do IFRS.
Inscrições: 27/10/2017 a 07/11/2017
Capacitação sobre Normativas de Convênios do IFRS – Turma Bento Gonçalves
Esta capacitação ocorrerá em duas turmas. A primeira, no Campus Bento Gonçalves, no dia 14/11/2017, para os servidores dos Campi Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis, Feliz, Vacaria, Erechim, Sertão, Ibirubá e Reitoria do IFRS. A segunda, no Campus Porto Alegre, no dia 30/11/2017, para os servidores dos Campi Rio Grande, Porto Alegre, Restinga, Canoas, Alvorada, Osório, Rolante e Viamão do IFRS.
O objetivo do curso é preparar os servidores envolvidos com convênios nas unidades do IFRS, exceto convênios de estágio, para elaborar propostas adequadas à nova Instrução Normativa (a ser publicada até o final de outubro de 2017) que regulamentará a parceria do IFRS com organizações públicas e privadas.
As diárias dos servidores que tiverem direito (2 por unidade) serão custeadas pela Coordenadoria de Capacitação. Os pedidos de diárias devem ser enviados devidamente preenchidos e assinados para [email protected], após a homologação das inscrições.
Dados da Capacitação
Data: 14/11/2017 – Turma Bento Gonçalves
Horário: 10h às 12h e das 13h às 17h
Local: Sala Áudios 1 do Campus Bento Gonçalves do IFRS
Público: Servidores dos Campi Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Veranópolis, Feliz, Vacaria, Erechim, Sertão, Ibirubá e Reitoria do IFRS envolvidos com convênios (2 por unidade), exceto convênios de estágio.
Inscrições: 23/10/2017 a 30/10/2017
Workshop Comunicação Não Violenta no Serviço Público
Data: 06 e 07/11/2017
Carga Horária: 16h
Local: Reitoria do IFRS – Auditório (térreo)
Vagas: 50
Público: Aberto a todos os servidores do IFRS.
Inscrições: 16/10/2017 a 25/10/2017
I Fórum de Ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), IV Encontro de Avaliação Institucional, II Fórum das Licenciaturas e II Fórum Proeja
Data: 09 a 11/10/2017
Carga Horária: 20h
Local: Campus Bento Gonçalves do IFRS – Salão de Atos
Vagas: 190
Público: Diretores de Ensino; Equipes Pedagógicas; Coordenadores de Curso, representantes das modalidades de: Ensino Médio, Bacharelados, Tecnólogos, Licenciaturas, Proeja, Educação a distância, Cursos superiores (avaliação Enade 2017)
Caberá à PROEN a homologação dos participantes selecionados.
Inscrições: 13/09/2017 a 29/09/2017
Inscrições Homologadas I Fórum de Ensino em EPT
Design Thinking
Data: 02 a 05 de outubro de 2017 (Dias 02 e 03 EaD e Dias 04 e 05 Presencial)
Carga horária: 24 horas, sendo 6h em EaD
Horário: das 8h – 12h e das 13h30 – 18h30
Local: Reitoria do IFRS – sala 203
Vagas: 25
Público: Membros dos Comitês de Pesquisa e Inovação dos campi; servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e do Escritório de Projetos do IFRS.
Havendo mais inscritos do que o limite de vagas, as inscrições serão homologadas pela Proppi, buscando representação de todas as unidades do IFRS.
Inscrições: 11/09/2017 a 19/09/2017
Inscricoes Homologadas – Design Thinking
PDI 2019-2023 – Construindo o futuro do IFRS
Data: 29/09/2017
Horário: das 8h30min às 18h
Local: Auditório do Campus Farroupilha
Público: Diretores/Coordenadores de Desenvolvimento Institucional dos campi e suas respectivas equipes, servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Diretores Gerais de Campi, Pró-Reitores e Pró-Reitores adjuntos, Diretores de Ensino e DAPs (ou equivalentes), Coordenadores de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão, servidores em geral.
Inscrições: 04/09/2017 a 14/09/2017
Inscricoes Homologadas PDI 2019-2023 Construindo o futuro do IFRS
Inscrições Homologadas – PDI 2019-2023 Construindo o futuro do IFRS – RETIFICAÇÃO
I Encontro de Gestores de Pessoas do IFRS
Data: 25 a 27/09/2017
Horário: das 8h30min às 17h30min (último dia até 12h)
Local: Sala 203 da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves
Público: Servidores que atuam na área de gestão de pessoas, nas unidades (campi e Reitoria) do IFRS.
Inscrições: 05/09/2017 a 13/09/2 – Cam017
Inscrições Homologadas I Encontro de Gestão de Pessoas
Inscrições Homologadas I Encontro de Gestao de Pessoas – RETIFICAÇÃO
IV Encontro de Capacitação da CPPD do IFRS
Data: 31/08/2017 a 01/09/2017
Horário: das 8h30min às 18h30min
Local: Auditório Térreo do Campus Porto Alegre
Público: Membros da CPPD, gestão de pessoas e diretores de unidades.
Inscrições:14/08/2017 a 25/08/2017
Inscrições Homologadas – IV Encontro CPPD
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Cooperados
Data: 16 e 17/08/2017
Horário: 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h
Local:
Dia 16/08/2017 – Áudios 1;
Dia 17/08/2017 – Áudios 3;
Prédio da Biblioteca Firmino Splendor do Campus Bento Gonçalves do IFRS
Público: Representantes das Pró-reitorias do IFRS, Direções e/ou Coordenações de Ensino, Pesquisa e Extensão e demais servidores de cada unidade organizacional*, que possam colaborar com a articulação de projetos de inovação para o desenvolvimento territorial
*Esta turma é destinada aos servidores do IFRS da Reitoria, Campus Bento Gonçalves, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Ibirubá, Campus Farroupilha, Campus Sertão, Campus Vacaria e Campus Veranópolis.
A primeira turma desta capacitação atendeu aos servidores aos demais campi do IFRS.
Período de Inscrições: 28/07/2017 a 03/08/2017
Inscrições Homologadas Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Cooperados – Turma Bento Gonçalves
Workshop Comunicação – Gerenciamento de Redes Sociais
Data: 15 e 16/08/2017
Carga horária
Local: Auditório da Reitoria do IFRS – Bento Gonçalves
Público: Servidores efetivos do IFRS que atuam nos setores de Comunicação do IFRS e/ou gerenciam redes sociais da instituição
Período de Inscrições: 13/07/2017 a 01/08/2017
Inscrições Homologadas Workshop Comunicação – Gerenciamento de Redes Sociais