[Fala aí, Reitor] Confira os destaques da agenda do período de julho a novembro

Banner com a frase: Fala aí, Reitor

Olá comunidade do IFRS,

Passada a “quarentena eleitoral” (julho a outubro), que nos trouxe  limitações quanto à divulgação das ações institucionais e também das agendas dos gestores, retomo o meu contato com vocês por meio do “Fala aí, Reitor”, que eu considero um canal importante para que a nossa comunidade saiba um pouco mais do que acontece no IFRS e na minha rotina de reitor. Boa leitura!

Destaco, inicial e resumidamente, alguns fatos e ações acontecidos nos meses de julho a outubro, período da quarentena eleitoral.

Reuniões do Conselho de Reitores (Conif)

No período, tivemos quatro reuniões presenciais do Conif: julho (Brasília), agosto (Petrolina), setembro (Florianópolis) e outubro (Goiânia). Em pauta, questões importantes para a Rede Federal: orçamento, mobilidade de servidores, organização dos Jogos da Rede Federal, parcerias com organizações externas, vagas de servidores (professores e técnicos), assistência estudantil, entre outros tantos. Além disso, em mais de um momento tivemos a presença dos dirigentes da Setec-MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC) para discussões de interesse da Rede Federal.

Reuniões do Colégio de Dirigentes do IFRS (CD)

Tivemos duas reuniões do CD – IFRS. Os principais itens de pauta foram: apresentação do regulamento do Programa de Gestão (teletrabalho), avaliação do processo seletivo de estudantes, metodologia de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), apresentação de portal de transparência do IFRS, entre outros.

Outras agendas do período

Assinatura do Termo Cooperação Técnica SIASS (UFRGS, UFCSPA, IFRS)

Aniversário de 65 anos do Campus Sertão

Reuniões ordinárias do Consup, em 16 de agosto e 18 de outubro

– 7° Jogos do IFRS. Quem venceu? A alegria! Saiba mais em: Maior edição dos Jogos do IFRS vai reunir 600 estudantes no Campus Sertão e Jogos do IFRS: confira os melhores momentos em imagens

– Visita ao Cônsul da Itália no RS, momento para celebrar mais um importante convênio assinado pelo IFRS.

– Evento de entrega da Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS para a professora  Flávia Twardoski Pinto, do Campus Osório. Um belo e merecido reconhecimento, que nos enche de orgulho!

Posse coletiva de novos servidores do IFRS.

– Evento: Aula inaugural do Projeto Alvorada. Trata-se de um um projeto de inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, fruto de uma parceria IFRS – Ministério da Justiça – Susepe/RS. Novas possibilidades de reconhecimento e socialização, educação profissional para quem precisa.

– Solenidade de Formatura: Campus Caxias do Sul – Licenciatura em Matemática, Engenharia de Produção e Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

– Abertura da 12ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP), no Campus Canoas.

– Evento: Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Campus Canoas – Mais de 160 trabalhos inscritos, todos de estudantes dos ensinos fundamental e médio, de diversos municípios gaúchos! Centenas de jovens cientistas presentes e esperança de futuro para o Brasil!

– Inauguração de Espaços no Campus Osório: Laboratório de Ciências “Marie Curie”, Laboratório “WindMaker” e “batizado”  da biblioteca do campus, que agora se chama “Biblioteca professora Tina Hatem”.

– Visitas e reuniões nos campi Erechim, Restinga, Rolante e Rio Grande.

– Café da manhã na Reitoria alusivo à Semana do Servidor Público.

– Evento: comemoração dos 15 anos do Proeja no Campus Porto Alegre do IFRS.

– Visitação à Câmara dos Deputados e, especialmente, aos deputados do Rio Grande do Sul, na busca por apoio aos nossos pleitos e emendas parlamentares para o IFRS.

Destaque do mês de novembro:

Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

Depois de dois anos sem acontecer presencialmente, voltamos a realizar o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Participaram cerca de mil pessoas, entre estudantes e servidores. Foram três dias intensos de apresentações de projetos de pesquisa, extensão, ensino, inovação e pós-graduação, além de muita arte e cultura. Na volta ao formato presencial, foi o Salão da alegria, da esperança e dos reencontros!

Jogos Nacionais dos Institutos Federais

Na cidade de São José do Rio Preto aconteceu a edição 2022 dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais. O IFRS foi representando por 60 estudantes e mais de uma dezena de servidores, de diversos campi da instituição. Foi a maior delegação que já enviamos aos Jogos e eu pude presenciar a alegria e o entusiasmo dos nossos estudantes nas diversas modalidades nas quais competimos!

Reuniões do Conif

Em novembro, tivemos duas reuniões do Conif: uma remota e outra presencial,  desta vez realizada em São José do Rio Preto. Em pauta, os temas importantes e atuais da Rede Federal, incluindo as questões relativas ao orçamento e à transição no Governo Federal.

Seminário Nacional das Escolas Criativas

Participei da abertura do evento, organizado pela SEDUC-RS em parceria com o Campus Porto Alegre do IFRS.

Parceria para a criação da Rede Gaúcha de de Instituições para Educação Sustentável (Regies)

Participamos da criação da Regies, que é uma parceria entre diferentes instituições  de ensino do estado e busca monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e no Estado do RS.

Show de comemoração de 40 anos do Projeto Prelúdio

Tive a alegria de assistir ao Show “40 anos de música”, para comemorar o aniversário de 40 anos do Projeto Prelúdio, do Campus Porto Alegre do IFRS. Trata-se de um dos mais longevos e importantes projetos de educação/formação musical do Brasil! Vida longa ao Prelúdio! Público, gratuito e de muita qualidade!

Um grande abraço e fiquem bem.

Júlio Xandro Heck

Reitor do IFRS