IFRS formaliza cooperação com a Ufrgs para ações de saúde do servidor

Representantes do IFRS, UFRGS e UFCSPA usam máscara e posam para foto.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) assinou acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para formalizar a integração no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS). Pelo Sistema, a Ufrgs desenvolve ações de promoção da saúde, como a realização de perícias e juntas médicas, para instituições públicas. O IFRS já é atendido pela Ufrgs e formalizou a parceria. A assinatura ocorreu no dia 8 de julho de 2022.

A Unidade SIASS/UFRGS atende atualmente cerca de 80 mil pessoas, entre a comunidade acadêmica da própria universidade e servidores de órgãos que participam do convênio nas questões relativas à Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS). O acordo possibilita a ação conjunta dos envolvidos e o uso racional dos recursos humanos, técnicos e orçamentários, potencializando os resultados das ações e serviços de saúde voltados aos servidores públicos federais.

Além do Instituto, também assinaram o acordo de cooperação a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e as Superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Sul, Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Regional de Administração no Estado do Rio Grande do Sul do Ministério da Economia.

Participaram da mesa que celebrou a parceria: o reitor do IFRS, Julio Heck; a pró-reitora de Planejamento de UFCSPA Alessandra Dahmer – representando a reitora Lucia Pellanda –; a superintendente federal de Agricultura Helena Pan Rugeri; o superintendente substituto estadual do Iphan, Airton Moraes; e o superintendente regional de Administração do Ministério da Economia, Richardi Fonseca.

Ainda estiveram presentes no ato, na condição de integrantes da comissão interinstitucional: Marc Emerim, diretor de Gestão de Pessoas do IFRS; Amadeu Pio de Almeida Neto, diretor do Departamento de Atenção à Saúde da Sugesp; Ana Cláudia Souza Vazquez, pró-reitora de Gestão com Pessoas da UFCSPA; Fernando Ricardo Gavron, pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFCSPA; José Ricardo de Matos Cunha, coordenador de Administração da Superintendência Federal de Agricultura do Mapa; e Douglas Bersch, da Coordenação Administrativa da Superintendência Estadual do Iphan.

Com informações da Comunicação da Ufrgs

Foto: Gustavo Diehl – Secom Ufrgs