Dignidade Menstrual: rodas de conversas e entrega de absorventes higiênicos ocorrem nos campi

Grupo de pessoas em auditório em frente ao banner da campanha dignidade menstrual.

Evento Dignidade Menstrual do Campus Osório

Cerca de 1.400 estudantes são beneficiados e a comunidade acadêmica participa de atividades formativas sobre corpo, higiene e sexualidade

Kits de absorventes higiênicos ou coletores reutilizáveis e folders informativos sobre a higiene durante o período menstrual começaram a ser entregues nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A ação faz parte do Projeto Dignidade Menstrual e está beneficiando cerca de 1.400 estudantes dos campi do IFRS em situação de vulnerabilidade social.

Além da entrega dos materiais, foram realizadas atividades formativas e rodas de conversas relacionadas ao corpo, à sexualidade e à reprodução para toda a comunidade acadêmica. E cartazes estão sendo fixados nos banheiros com dicas de higiene íntima, a fim de evitar alergias, irritações, infecções e assim garantir uma melhor qualidade de vida (confira abaixo os detalhes das atividades realizadas nos campi).

Os estudantes interessados em saber mais ou se cadastrar para receber os materiais podem procurar os Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) ou a Assistência Estudantil do campus.

Envolvimento institucional fez a diferença para o projeto virar realidade

A assessora de Gênero e Sexualidade do IFRS, Catia Gemelli, destaca que o projeto mobilizou diversos setores do IFRS, tanto na reitoria quanto nos campi. A coordenação foi compartilhada entre a Diretoria de Assuntos Estudantis e a Assessoria de Gênero e Sexualidade, mas a execução foi um trabalho coletivo, que envolveu setores de licitação, comunicação, almoxarifado, direções de ensino, equipes de assistência estudantil,  Nepgs e Núcleos de Ações Afirmativas (Naaf).

O material informativo de divulgação (folder e cartaz) foi elaborado pelo Departamento de Comunicação da Reitoria, com o apoio das professoras Lisiane Zanella (Campus Osório) e Carla Borges (Campus Rio Grande), que validaram as informações.

Veja abaixo o que cada campus promoveu para falar sobre a Dignidade Menstrual:

• Alvorada: Semana da dignidade menstrual, com cinco dias de ações como rodas de conversa, palestras, cine debate e exposição de produções discentes. Organização: Nepgs, Assistência estudantil e Coletivo Marielle Franco. (leia também: Semana da Dignidade Menstrual promove educação e informação para estudantes do Campus)
  • Bento Gonçalves: Foram fixados folders nas salas de aula com explicações sobre o tema (leia também: Nepgs inicia atividades do Programa de Dignidade Menstrual)
  • Canoas: Palestra sobre dignidade e pobreza menstrual com a secretária adjunta da mulher do município de Canoas. Cine debate com o filme “Absorvendo tabu”. Organização: Assistência Estudantil, Nepgs e Secretaria da Mulher do Município de Canoas. (leia também: Estudantes receberão absorventes e coletores menstruais atendidos pelo projeto Dignidade Menstrual)
  • Caxias do Sul: Pesquisa para mapeamento de necessidade de absorventes com estudantes.  Organização: Assistência Estudantil.
  • Feliz: Pesquisa com estudantes sobre o impacto da aquisição de itens de higiene menstrual e a incidência de dores menstruais. Roda de conversa sobre Dignidade Menstrual, menstruação e dores com enfermeira e médica da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do município. Organização: Assistência estudantil e Nepgs.
  • Osório: Evento de discussão sobre dignidade menstrual, com participação do coletivo Sobre Nós. Organização: Nepgs, Assistência Estudantil e Grêmio Estudantil.
  • Porto Alegre: Pesquisa para mapeamento de necessidade de absorventes com estudantes. Publicação na página eletrônica do campus de texto sobre o dia internacional de sensibilização e conscientização sobre a Dignidade Menstrual. Organização: Assistência Estudantil.
  • Restinga: Rodas de conversa com profissionais da Secretaria Estadual de Saúde  do RS e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Organização: Nepgs.
  • Rolante:  O campus já possui um espaço na Coordenação de Assistência Estudantil (Caep) para a oferta de bem-estar às pessoas que menstruam, com bolas de Pilates para o alívio de dores nas costas e cólicas, chás com propriedades curativas, travesseiros térmicos e cards com informações e dicas para diminuir o mal-estar (leia também Projeto de Dignidade Menstrual atende estudantes do Campus Rolante).
  • Sertão: Intervenção interativa com exposição de dados e apresentação do projeto dignidade menstrual. Debate sobre o documentário “Absorvendo tabu”. Organização: Nepgs.
  • Vacaria: Pesquisa com estudantes sobre a temática e realização de cine debate com o filme “Absorvendo tabu”. Organização: Assistência estudantil, Naaf e Napne (leia também: Campus realiza o lançamento do projeto Dignidade Menstrual).
  • Veranópolis: Palestra de conscientização sobre saúde mental e dignidade menstrual. Organização: Naaf e Napne.
Relembre como iniciou o Projeto Dignidade Menstrual

O projeto foi iniciado no IFRS no final de 2021, em atendimento ao Plano de Permanência e Êxito da instituição. A intenção é promover ações que evitem que a falta de acesso a produtos de higiene menstrual resulte em afastamento de estudantes da escola.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em parceria com a Assessoria de Gênero e Sexualidade do IFRS e conta com a participação dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs), Núcleos de Ações Afirmativas (Naaf), Direções de Ensino e equipes de Assistência Estudantil dos campi.

O projeto foi publicado na Instrução Normativa 01 em maio de 2022, e as despesas decorrentes para a aquisição dos materiais ocorreram por conta do orçamento da Reitoria.

Para mais informações, leia também: Dignidade Menstrual: IFRS vai entregar absorventes higiênicos a estudantes