Estudantes receberão absorventes e coletores menstruais atendidos pelo projeto Dignidade Menstrual

Nesta quarta-feira, dia 3 de agosto de 2022, ocorreu uma palestra sobre Dignidade Menstrual no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A convidada, Sra. Rosa Marcela, secretária adjunta de Mulheres de Canoas, dialogou sobre a pobreza menstrual, os tabus e a falta de acesso aos itens de higiene básico que as pessoas que menstruam enfrentam no período menstrual.

Rosa lembrou que o uso de materiais não apropriados e não higiênicos podem acarretar problemas de saúde, como a utilização de jornais, miolo de pão, papelão como forma de conter a menstruação.

De acordo com o relatório da Unicef (2021), cerca de 28% das mulheres jovens já deixaram de ir às aulas por não conseguirem comprar absorventes e, quase a metade delas (48%), escondeu que o motivo foi a falta de acesso a absorventes.

Atualmente, 70 estudantes serão beneficiadas mensalmente com os absorventes e coletores menstruais, as estudantes inscritas no formulário poderão retirar os absorventes no Setor da Assistência Estudantil a partir das 14h do dia 04/08/2022. Os coletores ainda não estão disponíveis, há previsão  para o final do mês de agosto.

Também haverão pontos de disponibilidade dos absorventes, no banheiro feminino do bloco C e no corredor de acesso do setor da CAE.

Ainda para aquelas que possuem necessidade em obter absorventes mensalmente ou coletores menstruais deverão preencher o formulário até o dia 15 de agosto, que serão atendidas conforme a disponibilidade de materiais e recursos.

Formulário

Dúvidas: No setor da CAE ou e-mail: [email protected]