Início do conteúdo

Programas


  • Título: Núcleo de Línguas e Culturas 

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Cimara Valim de Melo

Resumo: A necessidade de ações direcionadas ao desenvolvimento linguístico-cultural das comunidades interna e externa ao Campus Canoas do IFRS torna imperativa a formação de programas e projetos voltados ao ensino de línguas, dentre outros setores culturais. Conforme o próprio Conif, a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos. Assim, este programa, alinhado às propostas da gestão 2020-2024 do campus, objetiva contribuir à formação cultural de servidores, estudantes e demais membros da comunidade interna e externa por meio da capacitação em línguas, bem como da promoção de espaços de reflexão voltados às artes e à cultura. Em termos metodológicos, o programa receberá ações e projetos vinculados a duas linhas de abordagem: a) ensino de línguas – cujas atividades envolvem oferta de cursos de capacitação, orientação e incentivo a interessados em realizar testes de certificação internacional, bem como desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem de idiomas; b) incentivo à cultura – cujo foco se dá pela valorização e pela promoção de eventos interculturais, mais especificamente vinculado às artes e às linguagens. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas tem a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos e a abertura de novos horizontes a cidadãos interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado. Com esse programa, espera-se gerar impactos positivos internos, na formação dos integrantes da equipe, e externos, com vistas à transformação social.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Oficinas Permanentes de Cultura

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenador: Romir de Oliveira Rodrigues

Resumo: O Programa Oficinas Permanentes de Cultura, em sua quinta edição, vem suceder o Projeto Oficinas Permanentes de Cultura iniciado em 2011 e se consolida como importante vetor para a oferta de atividades que superem os limites do currículo e, ao dialogarem com variadas representações artísticas e culturais, contribua para o desenvolvimento da aprendizagem e da formação profissional dos estudantes e comunidade do IFRS – Campus Canoas. Nesta edição, o Programa englobará os Projetos Oficina de Música, Oficina de Fotografia, Oficina de Histórias em Quadrinhos e Oficina de Roteiro de Audiovisual e abrirá a possibilidade de que outras Oficinas sugeridas e coordenadas por discentes sejam criadas conforme a demanda. Além de dialogarem com o universo jovem, público prioritário do Programa, todas as Oficinas buscam estabelecer diálogo com as manifestações culturais da comunidade, com os conhecimentos trabalhados pelos diferentes componentes curriculares e com os assuntos de interesse dos educandos. Visando expandir o público participante, será ampliada a divulgação das Oficinas para a comunidade externa, realizadas mini oficinas e apresentações culturais nas escolas da região, ofertados cursos de formação para professores da rede municipal de Canoas e estabelecimento de parcerias com outros Projetos de Extensão desenvolvidos no Campus.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: IFRS Solidário 2020

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues

Resumo: Este programa visa promover campanhas e eventos para arrecadação de doações para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como realizar cursos, palestras e outras atividades para melhoria das condições de vida destas pessoas. Para atendimento deste objetivo serão realizadas atividades para levantamento de necessidade de entidades que atendam pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, idosos e imigrantes. Após o levantamento, pretende-se planejar as ações de extensão que farão parte do programa em 2020, como eventos para arrecadação de doações e realização de cursos e palestras conforme necessidades das entidades. A equipe de trabalho será composta por servidores e estudantes do Campus Canoas. Espera-se propiciar o desenvolvimento integral dos estudantes, uma vez terão contato com realidades possivelmente distintas das que vivenciam e poderão avaliar criticamente questões relacionadas aos Direitos Humanos. Pretende-se atender as entidades participantes do programa, contribuindo para redução das desigualdades e inclusão das pessoas por elas atendidas, levando um pouco de solidariedade e facilitando a logística entre as pessoas que desejam realizar doações e quem precisa.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Programa educação para as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade (não executado em função da pandemia do novo coronavírus)

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Olívia Pereira Tavares

Resumo: Este programa pretende abarcar alguns projetos e eventos propostos no IFRS Campus Canoas, que tenham como enfoque os estudos de gênero e sexualidade e a educação étnico-raciais. Abordar estas temáticas estão de acordo com a Resolução nº 22, de 25 de fevereiro de 2014, que se referem à política institucional de ações afirmativas, que orienta as “ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e de necessidades específicas, e para a defesa dos direitos humanos” (BRASIL, 2014, p. 1). Com o foco nas proposições realizadas por projetos e eventos que se articulam ao programa e no diálogo com instituições parceiras, busca-se realizar atividades e eventos, tanto no IFRS campus Canoas, como em espaços cedidos pelas instituições parceiras e que envolvam a temática da proposta. Para isso, necessita formar estudantes que irão auxiliar na proposição e na organização das atividades. Com a finalidade de iniciar o processo de construção de oficinas e eventos, serão sugeridos encontros para discutir leituras e outros materiais que possibilitem fomentar a troca de saberes e experiências; a seguir, priorizar e aprofundar alguns temas contemplados para serem focados nas atividades a serem realizadas; e, por fim, realizar as oficinas e eventos no campus ou em outras instituições, de forma a privilegiar a integração de servidores e estudantes do IFRS campus Canoas com outras instituições educativas de educação básica da região e ampliar as discussões promovidas pelos núcleos NEPGS e NEABI.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Última atualização em 17/03/2021

Fim do conteúdo