Início do conteúdo

Afinal, o que é um texto jornalístico


É comum a gente, jornalistas, receber pessoas cheias de informação e com aquele ar de receio dizendo “preciso que tu coloques isso em um texto jornalístico”. O que eu quero deixar claro nesse pequeno artigo é que não tem nada de bruxaria nisso. Qualquer criança de quatro ou cinco anos sabe rapidamente montar um quebra-cabeças de seis peças. Então você pode facilmente fazer um temível texto jornalístico rapidinho, desde que tenha as informações necessárias, diga-se de passagem.

Talvez aí esteja o mais importante de tudo, o pulo do gato, olhar as peças do quebra-cabeças. Tem gente que não vira elas para cima e tem quem nem tire todas elas da caixa. Aí fica difícil. O trabalho do jornalista, na maioria das vezes, nada mais é do que solicitar todas as pecinhas. E que artefatos são esses? São aquelas seis perguntinhas que você já deve ter lido e que deve responder a si mesmo antes de começar a escrever: o quê, quem, quando, onde, como e por quê?

Aí é só montar da melhor forma. Claro que há várias técnicas. Você pode começar exaltando o “quem”, ou o “o quê”, ou o que quiser. Tem de usar frases curtas, verbos claros e conhecidos, escrever com coerência, atentar para a ortografia, gramática, paralelismo, etc, mas isso já é português. Ah, e essas seis perguntas geralmente te darão apenas um parágrafo. Aí começa a parte que você começa a desenvolver um texto mais elaborado, um pouco maior (leia mais aqui). Mas também não é um cubo mágico, não. É só um quebra-cabeças maior.

E para não dizer que só falei de flores… sim, há diversos tipos de textos jornalísticos: notícia, editorial, reportagem, crônica… enfim. E há também textos específicos para jornal, rádio, tevê, e até para cada rede social. São tempos verbais diferentes, tamanhos de textos, e até texto para cada tipo de narrador, dependendo da impostação da voz, mas isso é só a título de curiosidade.

Aqui o que importa é que: texto jornalístico é o que informa um fato com clareza para o maior número de pessoas. Lembre-se disso, principalmente você que vai falar do seu projeto de pesquisa e costuma usar termos técnicos que só você e seu professor de física conhecem. No mais, pratique bastante e não hesite pedir ajuda. O pessoal da Comunicação do seu campus está sempre aí para dar uma mãozinha.

 

João Henrique Machado
Jornalista – Campus Canoas IFRS

Última atualização em 13/07/2021

Fim do conteúdo