Início do conteúdo

Incubadora


 

Quer empreender? Quer inovar? Nós podemos te ajudar!

 

A SocialTec – Incubadora Social e Tecnológica de Canoas é uma incubadora mista, sem fins lucrativos, que se destina a apoiar organizações e empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para consolidação de seus empreendimentos.

A nossa missão é fomentar a formação e a consolidação de organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

Te interessou? Entra em contato conosco através do e-mail [email protected]

 

 

O que é e o que faz uma incubadora?

As incubadoras são ambientes que têm como finalidade abrigar e auxiliar projetos e empreendimentos em suas fases iniciais de desenvolvimento. Para isso, elas oferecem suporte concedendo seu espaço físico por um determinado período de tempo, prestando também apoio técnico e gerencial por meio de uma equipe multidisciplinar. Dessa forma, espera-se que, após o período de incubação, o empreendimento impulsionado esteja capacitado a se autogerir com sucesso.

Uma incubadora social e tecnológica, como a SocialTec, é um local que se destina a apoiar empreendedores e organizações comprometidos com o desenvolvimento sustentável local, regional e/ou global. Buscamos, portanto, firmar nosso compromisso social e ambiental fomentando iniciativas inovadoras provenientes de nossa sociedade.

Incubadora Tecnológica

É uma estrutura que oferece suporte a empreendedores que estejam alinhados ao objetivo de criação e desenvolvimento de projetos voltados à inovação tecnológica.

Incubadora Social

É uma estrutura que tem por objetivo facilitar a criação e o desenvolvimento de “empreendimentos advindos de projetos sociais, associados aos movimentos mais recentes da economia social e solidária do terceiro setor, assim como a sustentabilidade e com o impacto social das inovações sociais” (TEIXEIRA; MATOS, 2018, p. 22).

Incubadora Tecno-social

É uma estrutura que tem por objetivo impulsionar tanto projetos relacionados à inovação tecnológica quanto empreendimentos advindos de projetos sociais. Há, ainda, a possibilidade de apoio a empreendimentos que resolvam problemas sociais com base em inovações tecnológicas, aliando saberes de desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social.

Pré-incubação

É o período que antecede a Incubação, voltado para o aprimoramento do Plano de Negócios do empreendimento. Contempla empreendedores que possuem uma ideia de produto ou serviço inovador, mas que precisam de suporte e orientação para transformá-la em negócio.

Incubação

É o período em que o empreendimento é admitido na Incubadora. A admissão é realizada através de uma seleção por Edital, em que o Plano de Negócios  é submetido pelo empreendedor e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Incubadora. Nessa fase, a incubadora impulsiona a criação, desenvolvimento e aprimoramento do empreendimento, nos aspectos tecnológico, social e referentes à gestão.

 

Referências:

http://www.ciaem.ufu.br/o-que-e-uma-incubadorahttps://via.ufsc.br/o-que-sao-incubadoras/
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-incubadoras-de-empresas-podem-ajudar-no-seu-negocio,f240ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD
http://www.ciaem.ufu.br/pergunta-frequente/01-o-que-%C3%A9-uma-incubadora-de-empresas-de-base-tecnol%C3%B3gica
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/incubadora-social/perguntas-frequentes/
https://cei.ufg.br/p/9107-incubacao

Última atualização em 14/01/2022

Fim do conteúdo