Início do conteúdo

Inovação


Ações em Inovação no Campus Canoas:

 

  • Credenciamento ao Comitê da Área da Tecnologia da Informação (CATI)

O credenciamento do Campus Canoas junto ao Comitê da Área da Tecnologia da Informação (CATI), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ocorreu por meio da Resolução CATI Nº 233, publicada em 13 de setembro de 2021. Este credenciamento possibilita que os pesquisadores do Campus Canoas desenvolvam projetos em parceria com empresas públicas e privadas que se beneficiem da Lei de Informática. No âmbito do credenciamento, o Campus Canoas deverá atender às seguintes condições: I – na execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento – P&D em convênios com empresas beneficiárias dos incentivos da Lei nº 8.248, de 1991, e suas alterações, o repasse a terceiros deve ficar limitado apenas à realização de atividades de natureza complementar ou aos serviços não disponíveis na instituição, quando devidamente justificáveis; II – as atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias da informação previstas nos convênios e seus termos aditivos, celebrados com empresas beneficiárias dos incentivos da Lei nº 8.248, de 1991, e suas alterações, deverão ser executadas na unidade indicada, utilizando seus recursos humanos e materiais, salvo nos casos devidamente justificáveis; e, III – demonstrar, a qualquer tempo, a manutenção do cumprimento dos requisitos exigidos para credenciamento. O credenciamento terá validade de 2 anos.

https://docs.google.com/document/d/1yYtrJY6uKRELXge4k1dmE3yydnIZlhBz-T9WBlhIbTs/edit?usp=sharing

 

  • Intregra IFRS

Uma das formas de estimular a inovação é aproximar conhecimento às demandas da sociedade. E é isso que o Integra: Portal da Inovação do IFRS vem realizando desde outubro de 2020, com o objetivo de facilitar a identificação de demandas da sociedade e relacionar essas necessidades com soluções que o IFRS pode oferecer em suas diversas áreas de atuação. Passados 12 meses, a formalização de parcerias entre o IFRS e organizações externas registrou um crescimento de aproximadamente 60%.

Atualmente, são 114 parcerias formalizadas e em execução e mais de 400 sendo estabelecidas com 335 organizações externas. Mais do que os números, o resultado esperado é uma contribuição para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico das regiões de atuação dos campi. Para o IFRS, é mais geração de capital intelectual e oportunidades aos estudantes. O Integra disponibiliza, a qualquer interessado, informações do currículo dos servidores do Instituto, dos projetos em desenvolvimento, de produtos elaborados e serviços ofertados pela instituição. O sistema permite gerenciar ativos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, laboratórios, habitats de inovação, fluxos e normas. Tem ainda uma videoteca, um cadastro de editais externos de fomentos que possam interessar aos servidores do IFRS e um sistema de gestão de relacionamentos com organizações externas.

O sistema foi idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Escritório de Projetos (EP). É resultado de ações já desenvolvidas que foram reunidas em uma única plataforma. Em 2018, foi desenvolvido o Portfólio IFRS, que congregava os currículos dos servidores. Na sequência, surgiu o Parcerias IFRS, um sistema para a gestão institucional dos relacionamentos com a comunidade. Unindo as duas funcionalidades e agregando diversas outras em uma única plataforma, o Portal Integra foi lançado em 20 de outubro de 2020. A integração dos dados inclui bases de diferentes sistemas, como a Plataforma Lattes do CNPq e sistemas utilizados pelo IFRS (SIGProj, SIGAA, DSpace e Portal Institucional do IFRS, entre outros). O desenvolvimento foi responsabilidade dos servidores Rodrigo Noll, Ricardo Moro e Jason Piloti.

Saiba mais:
https://ifrs.edu.br/em-um-ano-de-portal-integra-numero-de-parcerias-no-ifrs-aumenta-mais-de-60/
https://ifrs.edu.br/sistema-integra-ifrs-e-implantado-em-varios-institutos-federais-formando-a-rede-integra/

 

  • Projeto Solis MagnIFicus (2019 – atual)

O Projeto Solis MagnIFicus tem o objetivo de viabilizar melhorias de eficiência energética em dois dos campi com maior consumo de energia elétrica no IFRS e que estão na região de concessão da Companhia Paulista Força e Luz – CPFL. O Campus Canoas, após a execução do Projeto ClarIFicando, que consistiu na substituição total da iluminação obsoleta e com alta ineficiência energética, teve aprovado na Chamada Pública de Eficiência Energética  promovida pela CPFL o projeto Solis MagnIFicus, em conjunto com o Campus Bento Gonçalves, que, assim como o Campus Canoas, tem em seu consumo de energia elétrica um dos seus principais impactantes econômicos no custeio das atividades acadêmicas. Como uma instituição que vocacionalmente busca a pesquisa aplicada, este projeto aproxima a teoria e a prática, fortalecendo, dessa forma, as relações estabelecidas entre Ensino, Pesquisa e Extensão, além de vislumbrar, dentro do contexto do pátio de projetos, pesquisas que nos permitam o uso e o desenvolvimento de tecnologias que proporcionem a formatação de um campus Sustentável. Como tal, torna-se este espaço um importante lócus de experimento e inovação para junto à pesquisa aplicada, fomentando a mudança de paradigmas na relação social com o ambiente. O projeto é inovador por buscar, além da implementação do parque de experimentos, um modelo de campus sustentável que poderá ser replicável a toda a Rede Federal. As atividades desenvolvidas estimularão a interação de alunos e comunidade com os experimentos, aproximando-os, desde a sua observação, concepção, desenvolvimento, funcionamento e aprimoramento, até estudos e pesquisas realizados, visando integrar a aplicação prática de teorias e de tecnologias em espaço adequado e proporcionando um conhecimento consciente acerca do aproveitamento e da exploração dos os recursos naturais disponíveis.

Responsáveis pelo projeto no Campus Canoas: Jair Bruschi Junior; Julio Moisés da Silva.

Clique aqui para mais informações. 

  • Projeto ClarIFicando (2018-2019)

Vencido pelo Campus Canoas em concorrência pública, o projeto ClarIFicando substituiu todas as lâmpadas da instituição por uma modalidade mais eficiente e econômica (tubulares LED), em uma ação promovida pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A troca das lâmpadas ocorreu ainda no primeiro semestre de 2019. Ao todo, foram trocadas 1.778 lâmpadas fluorescentes de 40W por modelos LED de 18W, representando economia de 55%; 32 lâmpadas fluorescentes de 20W por modelos LED de 9W, representando economia de 55%; 45 lâmpadas externas 400W vapor metálico por modelos LED de 120W, representando economia de 70%.

Responsáveis pelo projeto no Campus Canoas: Jair Bruschi Junior; Julio Moisés da Silva.

Clique aqui para mais informações. 

Última atualização em 14/07/2022

Fim do conteúdo