Campus instalará painéis solares em novo projeto de eficiência energética

A exemplo do projeto ClarIFicando, que teve como objetivo a substituição das lâmpadas do Campus Canoas por modelo LED promovida pela (Companhia Paulista de Força e Luz) CPFL, foi submetido um novo projeto na Chamada Pública de Eficiência Energética: o Solis MagnIFicus. Após análise do recurso submetido o projeto foi aprovado.

Nesta nova etapa, haverá a instalação de painéis solares no Bloco A e C que serão capazes de gerar 24,42 kWp de energia elétrica. Além disso, também será instalado um Pátio de Experimentos Fotovoltaico ao lado do bloco E. O projeto também contemplará outro campus do IFRS, o de Bento Gonçalves, que terá a substituição de 1262 lâmpadas e instalação de painéis solares. As propostas serão assinadas em contrato com a CPFL para execução no decorrer do próximo ano.

O projeto tem como objetivo maximizar os benefícios da energia economizada e da demanda evitada pelas ações de eficiência energética reduzindo as despesas com o consumo de energia e com a manutenção dos sistemas de iluminação pelo uso de equipamentos econômicos e de elevada vida útil. Busca também incentivar os alunos e servidores à adoção de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica a partir da divulgação dos resultados do projeto e da realização de treinamento sobre eficiência energética, além de fomentar na comunidade escolar o uso consciente das fontes de energia renováveis.

O Solis MagnIFicus tem três ações finais:

a) a eficientização energética do sistema de iluminação do campus Bento Gonçalves;
b) a instalação de duas usinas de energia fotovoltaica; e
c) a instalação do Pátio de Experimentos Fotovoltaicos no Campus Canoas.

Quanto ao projeto ClaIFicando, foram trocadas 1.778 lâmpadas fluorescentes de 40W por modelos LED de 18W, representando economia de 55%; 32 lâmpadas fluorescentes de 20W por modelos LED de 9W, representando economia de 55%; 45 lâmpadas externas 400W vapor metálico por modelos LED de 120W, representando economia de 70%.

Ainda não é possível estimar com precisão o quanto essa economia representa em valores, mas se projeta a redução aproximada de 30% na conta de energia elétrica, o que representaria R$ 75 mil por ano. Lembrando que todo o investimento do projeto (medição e verificação, substituição das lâmpadas e descarte) no valor de R$ 210.189,05 foi viabilizado por meio da participação do Campus Canoas na Chamada Pública de Projetos 2018 do Programa de Eficiência Energética da CPFL.

MATÉRIA RELACIONADA

Água da chuva passa a ser reutilizada no Campus Canoas gerando economia de até R$ 2,6mil por mês