Palestra trata sobre consumo consciente de energia

Nesta tarde, dentre as atividades da Semana do Meio Ambiente, ocorreu uma palestra sobre formas de se utilizar os aparelhos eletroeletrônicos caseiros de maneira mais adequada, aproveitando seu potencial e buscando, também, economizar energia elétrica. Dicas de como potencializar a vida útil dos equipamentos e reduzir o consumo dos aparelhos utilizados no dia a dia, bem como orientações práticas que visem a um emprego mais adequado de vários outros itens domésticos, fizeram parte da temática proposta pelos professores Marta Baltar Alves e Tiago Cassol Severo, da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A palestra integra o projeto ClarIFicando, vencido pelo Campus Canoas em concorrência pública, em que se  substituiu todas as lâmpadas da instituição por uma modalidade mais eficiente e econômica (tubulares LED). A troca das lâmpadas ocorreu ainda no primeiro semestre de 2019.

Ao todo, foram trocadas 1.778 lâmpadas fluorescentes de 40W por modelos LED de 18W, representando economia de 55%; 32 lâmpadas fluorescentes de 20W por modelos LED de 9W, representando economia de 55%; 45 lâmpadas externas 400W vapor metálico por modelos LED de 120W, representando economia de 70%.

Ainda não é possível estimar com precisão o quanto essa economia representa em valores, mas se projeta a redução aproximada de 30% na conta de energia elétrica, o que representaria R$ 75 mil por ano. Lembrando que todo o investimento do projeto (medição e verificação, substituição das lâmpadas e descarte) no valor de R$ 210.189,05 foi viabilizado por meio da participação do Campus Canoas na Chamada Pública de Projetos 2018 do Programa de Eficiência Energética da CPFL.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

NOTÍCIAS ANTERIORES

Campus promove redução no consumo de energia elétrica a partir da substituição de lâmpadas internas e externas

Está ocorrendo, durante este mês de abril de 2019, a substituição de lâmpadas fluorescentes à base de vapor de mercúrio por outras que são compostas pelo modelo LED, tanto na estrutura interna quanto externa do Campus Canoas. Esta troca foi possível porque a unidade participou de Edital de Chamada Pública (que pode ser acessado AQUI), no qual foi escolhida em um programa que busca otimizar os gastos e promover a eficiência no consumo de energia elétrica. A parte operacional será efetuada pela empresa Rio Grande Energia S.A (RGE Sul). Alcançar uma maior eficiência nos âmbitos energético e luminoso, por meio da substituição de equipamentos obsoletos, utilizando a moderna tecnologia LED, configura-se no objetivo central desta iniciativa.

O projeto encaminhado pelo Campus Canoas para a concorrência pública intitula-se ClarIFicando e prevê a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas tubulares LED. O valor total do investimento para a substituição das lâmpadas será de R$ 210 mil, quantia esta custeada totalmente pela RGE e, portanto, sem custo adicional para o IFRS. Estima-se que a mudança de 1.923 lâmpadas internas e externas gere uma economia em torno de 55% no consumo de energia para a unidade.

Assim que ocorrer a reposição completa será feita uma campanha, com o intuito de conscientizar as comunidades interna e externa a respeito da importância de todos terem práticas de cunho mais sustentável em seu dia a dia. O Campus Canoas pretende, no próximo edital, apresentar projeto que objetive uma redução ainda maior no que tange aos gastos energéticos, buscando fazer uso das potencialidades oferecidas pela energia solar fotovoltaica.