Início do conteúdo

Campus promove redução no consumo de energia elétrica a partir da substituição de lâmpadas internas e externas


Está ocorrendo, durante este mês de abril de 2019, a substituição de lâmpadas fluorescentes à base de vapor de mercúrio por outras que são compostas pelo modelo LED, tanto na estrutura interna quanto externa do Campus Canoas. Esta troca foi possível porque a unidade participou de Edital de Chamada Pública (que pode ser acessado AQUI), no qual foi escolhida em um programa que busca otimizar os gastos e promover a eficiência no consumo de energia elétrica. A parte operacional será efetuada pela empresa Rio Grande Energia S.A (RGE Sul). Alcançar uma maior eficiência nos âmbitos energético e luminoso, por meio da substituição de equipamentos obsoletos, utilizando a moderna tecnologia LED, configura-se no objetivo central desta iniciativa.

O projeto encaminhado pelo Campus Canoas para a concorrência pública intitula-se ClarIFicando e prevê a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas tubulares LED. O valor total do investimento para a substituição das lâmpadas será de R$ 210 mil, quantia esta custeada totalmente pela RGE e, portanto, sem custo adicional para o IFRS. Estima-se que a mudança de 1.923 lâmpadas internas e externas gere uma economia em torno de 55% no consumo de energia para a unidade.

Assim que ocorrer a reposição completa será feita uma campanha, com o intuito de conscientizar as comunidades interna e externa a respeito da importância de todos terem práticas de cunho mais sustentável em seu dia a dia. O Campus Canoas pretende, no próximo edital, apresentar projeto que objetive uma redução ainda maior no que tange aos gastos energéticos, buscando fazer uso das potencialidades oferecidas pela energia solar fotovoltaica.

Fim do conteúdo