Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa


Projetos de Pesquisa 2019

*Não estão incluídos na listagem abaixo os projetos vinculados ao edital 01/2019, de  servidores em pós-graduação, os projetos vinculados a editais de fomento externo (CNPQ, FAPERGS, etc) e os vinculados ao edital de fluxo contínuo (sem recurso financeiro). Este último grupo será incluído na lista ao término do ano.

 

Decaimento de soluções de Equações de Meios Porosos com termos advectivos

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Bruno Brogni Uggioni

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Neste projeto pretendemos examinar propriedades qualitativas de soluções de equações de meios porosos ou, em inglês, porous medium equations, e deste último a sigla PME’s. Examinando alguns problemas específicos, percebemos que a norma do sup não decai para certas condições iniciais se o termo advectivo tiver dependência em x (variável espacial). Com isso em mãos, procuramos obter neste projeto condições sobre o termo advectivo para que haja decaimento norma do sup das soluções com sinal, e mais, queremos obter uma taxa (ótima) de decaimento para a norma do sup de soluções com sinal de equação de meios porosos com termo advectivo (com dependência de x, de t e u). A pesquisa acontecerá basicamente por meio de revisão bibliográfica (teoria clássicas e artigos recentes), seminários de pesquisa e momentos de estudos individuais e/ou coletivos.

…………………………………………………………..

 

Caos em espaços shift provenientes de ultragrafos

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Bruno Brogni Uggioni

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Neste projeto pretendemos estudar sobre as diversas noções de caos em dinâmica simbólica, principalmente aquelas aplicadas a espaços shift e espaços shift originários de grafos e de ultragrafos. Visamos, também, não só fortificar os conhecimentos angariados pelo(s) graduando(s) na sala de aula (noções de não enumerabilidade, espaços métricos, análise matemática e outros) mas também fornecer suporte para que o(s) participante(s) possam sugerir/conjecturar seus próprios resultados e teoremas. E, mais especificamente, pretendemos estudar a noção de caos distribucional e seus diferentes níveis (em espaços shift e em espaços shift originários de grafos e de ultragrafos) e, por fim, caracterizar os espaços shift que apresentam caos distribucional, utilizando, de preferência, alguma estrutura simples do universo do ultragrafo em si, como por exemplo, quantidade de caminhos fechados simples formados por arestas.

…………………………………………………………..

 

TRI-LOGIC – Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Carla Odete Balestro Silva

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

O ambiente Tri-Logic é fruto de um estudo sobre as potencialidades de várias técnicas na construção de um ambiente informatizado para apoio ao ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação e desponta como estratégia contemporânea e relevante para potencializar as dinâmicas educativas da disciplina em questão. Além disso, o uso da robótica educativa no apoio ao ensino de programação demonstra a importância do uso do concreto nas construções das abstrações exigidas por um profissional da programação. O objetivo desse projeto de pesquisa é explorar a utilização do Tri-Logic, aperfeiçoando-o, e da robótica educativa para auxiliar no ensino e aprendizagem de lógica de programação junto aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica do Campus Canoas, visto que os projetos de cursos (PPCs) destas formações possuem a disciplina de lógica de programação como componente curricular. Com vistas a diminuir a retenção na disciplina introdutória a programação, o ambiente Tri-Logic e a robótica educativa serão utilizados em parceria com os professores que atuam na disciplina de lógica de programação.

…………………………………………………………..

 

Transnacionalidades: literatura brasileira contemporânea e(em) tradução

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Cimara Valim de Melo

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

O presente projeto concentra-se na literatura brasileira contemporânea, em suas relações com processos transnacionais e fluxos tradutórios em tempos globais. Objetiva-se analisar o sistema literário nacional atual, a partir das conexões (re)feitas entre autor, obra, tradutor e público leitor, em busca da compreensão dos reflexos da globalização, dos trânsitos migratórios e das trocas transculturais no processo de internacionalização das artes do país. Para isso, conta-se com a pesquisa de natureza aplicada, partindo-se do texto literário como unidade de trabalho, para a realização de estudos bibliográficos acerca do status da literatura brasileira no novo milênio; a coleta de dados acerca do legado tradutório da literatura brasileira em língua inglesa; a análise dos dados obtidos, cruzando-os com os relativos a prêmios literários recebidos por autores brasileiros em nível nacional e internacional; e a prática do trabalho tradutório a partir dos estudos e da análise realizados, tendo como foco a literatura brasileira em língua inglesa. O projeto conta com a abordagem quantitativoqualitativa para, concomitantemente, realizar a coleta e a análise de dados e investigar o sistema literário brasileiro em termos de trânsitos, fluxos e processos transnacionais. Como resultados, pretende-se gerar produção científica e tradutória que entrecruze estudos de literatura e estudos da tradução, contribuindo à valorização do patrimônio artístico-cultural brasileiro em nível global por meio da obtenção e da divulgação de dados confiáveis acerca da literatura brasileira em tradução. O projeto espera, assim, gerar a transferência de saberes em termos científicos e culturais, ampliando a compreensão acerca da literatura brasileira no século XXI.

…………………………………………………………..

 

TransformAÇÕES: a busca por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na aprendizagem da química

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Daniela Rodrigues da Silva

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

O presente projeto propõe dar continuidade às ações que visam planejar, desenvolver e analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem e do ensino de conceitos fundamentais da química, para assim, indicar possíveis respostas aos problemas vivenciados no ensino tradicionalmente utilizado nas instituições da educação básica. Para tanto, pretende-se realizar distintas ações que envolvem: a) o contexto da sala de aula, para a apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva construtivista, com o propósito da mudança conceitual, de modo a dar continuidade aos estudos realizados nos anos anteriores; b) o contexto dos professores de ciências e/ou de química nas instituições de educação básica em que atuam na região de Canoas – RS, com o intuito de divulgar/compartilhar os resultados obtidos com o projeto, bem como analisar as concepções dos professores sobre o ensino e a aprendizagem e as mudanças conceituais por eles elaboradas em função da formação continuada oferecida. A pesquisa qualitativa será realizada por meio da pesquisa-ação e do estudo de caso, e a análise de conteúdo será utilizada como estratégia metodológica para o tratamento dos resultados. Serão organizadas atividades que constituirão uma Proposta de Ensino e Aprendizagem (PEA), para as atividades com os estudantes do ensino médio, constituindo o estudo de caso. Ainda, a pesquisa-ação será empregada para a pesquisa qualitativa com os professores de ciências que participarão de um curso de formação continuada, oferecido como curso de extensão, no IFRS – Campus Canoas.

…………………………………………………………..

 

Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em Canoas

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Jaqueline Rodrigues

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, obriga a implantação de sistemas de logística reversa para os equipamentos eletroeletrônicos após seu uso, sendo os fabricantes, comerciantes e representantes designados como responsáveis por esta implantação. Organizações que gerenciam este tipo de resíduos, como a Coopertec, podem auxiliar na coleta e destinação correta dos REEE. A Coopertec mantém no Campus Canoas do IFRS, desde 2017, um ponto de coleta para os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) para que a comunidade interna e externa possa fazer o correto descarte dos REEE, cessada sua utilidade. O objetivo principal deste projeto é analisar os tipos e quantidades de REEE coletados no ponto de coleta do Campus e nos pontos de coleta mantidos pela Prefeitura Municipal de Canoas. A metodologia a ser utilizada consiste em revisão bibliográfica do tema, pesquisa qualitativa (entrevistas pessoais e observações), pesquisa quantitativas (análise de dados históricos da Coopertec e da Prefeitura) e utilização de métodos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos. Como resultado espera-se determinar os tipos de REEE descartados com maior frequência, as quantidades e apresentar uma previsão do volume a ser descartado nos meses seguintes.

…………………………………………………………..

 

Números de Ramsey em grafos multipartidos

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Juliana Sanches

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

A proposta deste projeto é, por meio de uma abordagem exploratória, estudar/solucionar problemas do tipo Ramsey em grafos multipartidos. Primeiramente estudaremos conceitos básicos de Teoria de Grafos e os problemas clássicos do tipo Ramsey. Faremos uma pesquisa bibliográfica aprofundada e após o estudo e discussão da bibliografia  selecionada almejamos investigar novos problemas do tipo Ramsey em grafos multipartidos.

…………………………………………………………..

 

Utilizando a Teoria de Grafos para solucionar problemas cotidianos

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Juliana Sanches

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

A proposta deste projeto é estudar conceitos teóricos e práticos sobre Teoria de Grafos, por meio da análise de problemas clássicos de tal teoria. Pretende-se analisar intuitivamente os problemas clássicos e posteriormente fundamentar matematicamente a resolução destes. Após adquirido o conhecimento básico sobre Teoria do Grafos, pretende-se analisar situações cotidianas atuais por meio da Teoria de Grafos, como por exemplo, determinar a melhor rota para determinada linha de ônibus da cidade, ou a melhor rota para o carteiro do bairro, etc, buscando evidenciar que esse tema tem aplicações em diversas áreas do conhecimento. As escolhas, tanto dos problemas clássicos quanto dos problemas cotidianos, serão sempre visando a simplicidade, pois uma das ideias deste projeto é mostrar que não são necessários muitos pré-requisitos para a compreensão dessa teoria.

…………………………………………………………..

 

Escravidão e tráfico de africanos através dos registros de batismo (Rio Grande do Sul, 1780-1850)

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Marcelo Santos Matheus

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a escravidão, no Rio Grande do Sul (doravante RS), não tinha tido a importância, para a formação social e econômica da região, que teve no restante do Brasil. Todavia, nas últimas três décadas a historiografia reviu tal questão, apontando a importância da mão de obra escrava (e africana) para quase toda a capitania/província. Uma das vertentes dessa renovação historiográfica diz respeito ao tráfico atlântico de africanos. Milhares de africanos escravizados aportaram no Rio grande do Sul entre 1780 e 1850. Contudo, ainda é desconhecido para quais localidades e regiões do RS os africanos desembarcados no porto de Rio Grande, por onde chegavam os escravos comercializados para o RS, foram enviados. A principal razão para tal desconhecimento é a inexistência de fontes (sistemáticas) que documentassem essa migração por entre a província. Portanto, esta pesquisa se propõe a investigar quantos escravos africanos foram levados às pias batismais nas diferentes capelas do RS entre 1780 e 1850, verificando a representatividade de tal fonte para a análise do próprio tráfico de africanos para o sul da América portuguesa e, depois, para o sul do Império do Brasil. Caso ela seja expressiva, será possível elaborar uma cartografia, a partir dos registros de batismo, dos africanos que viveram e trabalharam no RS no colonial tardio e, principalmente, na primeira metade do século XIX.

…………………………………………………………..

 

Uso da revisão por pares Online como suporte para a melhora de textos dissertativos argumentativos

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Marcio Bigolin

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Durante a formação acadêmica e profissionalmente o processo da escrita vem sendo constantemente aperfeiçoado. Para o ingresso no ensino superior, normalmente, é necessária a realização de provas escritas em formato dissertativoargumentativo (redação). Considerando esse contexto, o objetivo do presente estudo é desenvolver uma ferramenta de atividades de revisão de escrita de textos, em ambiente virtual, a qual permita ao usuário melhorar seu processo de escrita. O ambiente virtual está sendo criado a partir da análise dos seguintes instrumentos: manuais de revisão de instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Sul; critérios do ENEM para avaliação das redações, disponível no manual do candidato. O funcionamento do ambiente ocorre da seguinte maneira: o usuário vai escreve uma redação para ser avaliada e esse mesmo usuário receberá duas redações para que avaliar. O ambiente apresentará um apoio para que o utilizador saiba quais erros deve procurar em cada categoria. Salienta-se que é necessário, ainda, realizar testes em turmas de estudantes para verificar como as técnicas apresentadas na ferramenta apresentam resultados e quando podem ser aplicadas. Nesse sentido, a ferramenta será aplicada com alunos do ensino médio do IFRS – campus Canoas, com a intencionalidade de ofertar atividades de apoio à revisão da escrita de textos e, assim, melhorar a escrita dos estudantes, o que poderá contribuir para que consigam sua vaga no ensino superior. O ambiente de revisão já existe, e pode ser acessado pelo endereço http://revisaoonline.tk. No entanto o mesmo está em desenvolvimento e nem todas as funcionalidades estão disponíveis.

…………………………………………………………..

 

Métodos Eficientes de Aprendizagem de Máquina Baseados em Instâncias

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Rafael Coimbra Pinto

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

A área de estudo de aprendizagem de máquina vem ganhando cada vez mais espaço devido ao seu enorme sucesso visto na última década. Graças a algoritmos, bibliotecas e hardware mais avançados, foi possível resolver problemas muito complexos que antes dependiam de intervenção humana, como reconhecimento facial, reconhecimento de objetos e controle de agentes inteligentes em ambientes visuais. Entretanto, as técnicas usadas ainda requerem grandes quantidades de dados e poder de processamento, dificultando seu acesso por grupos de pesquisa menores. Esta pesquisa visa desenvolver novos algoritmos incrementais de aprendizagem de máquina utilizando métodos de aprendizagem baseada em instâncias. Estes métodos permitem reduzir a quantidade de dados necessária, o tempo de treinamento e a memória utilizada pelos algoritmos nestas tarefas, ampliando o acesso a técnicas de aprendizagem de máquina para pesquisadores com menos recursos de hardware disponíveis e permitindo a exploração de problemas mais complexos.

…………………………………………………………..

 

Políticas Públicas da Educação Técnica e Profissional brasileira: cenários em transformação

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Romir de Oliveira Rodrigues

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

As recentes mudanças na política brasileira têm afetado a agenda educacional acarretando a descontinuidade de programas, a imposição de reformas e o contingenciamento nos financiamentos. Continuando as investigações iniciadas em 2018, o Projeto busca aprofundar a pesquisa do impacto na Educação Profissional, especialmente a voltada para a etapa média da Educação Básica, das alterações da educação brasileira, tendo como foco a Reforma do Ensino Médio e a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Em articulação institucional com o grupo de pesquisa “Implicações da relação público-privada para a democratização da educação na América Latina: Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia e Brasil”, coordenado pela Professora Vera Maria Vidal Peroni, da UFRGS, se propõe a investigar as diferentes políticas públicas para a EPT de nível médio implantadas atualmente nos países latino-americanos, visando: elencar experiências significativas que possam servir de referência para o repensar das práticas desenvolvidas em nossa instituição e; compreender de que forma essas experiências dialogam com as estratégias de padronização utilizadas pelos Organismos Internacionais. Devido ao escopo da pesquisa, envolvendo diferentes sujeitos nacionais e internacionais, a metodologia da pesquisa se fundamenta na análise de documentos e nos princípios da educação comparada. Como resultado propõem-se a sistematização de indicativos para o debate em nosso Instituto Federal sobre as políticas da EPT, especialmente sobre o Ensino Médio Integrado, ampliar a parceria institucional no eixo da pesquisa e, a partir dos resultados obtidos, consolidar uma linha de pesquisa sobre políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica em nosso Campus.

…………………………………………………………..

 

A Filosofia como Paideia e a Formação Escolar

Edital IFRS PROPPI 77/2018 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Vicente Zatti

 

DISCENTE(S):

 

RESUMO DA PROPOSTA:

No Brasil a filosofia foi incluída como disciplina obrigatória nos currículos de ensino médio pela Lei 11.684 no ano de 2008. Em 2018 chegamos a dez anos de aprovação da lei, num cenário de crise econômica e radicalismo político, contexto em que as ideias extremadas ganham terreno e põe em dúvida o papel formativo e crítico da educação escolar, bem como, questionam a importância da filosofia no sistema educacional dada sua “pouca utilidade”. Diante disso, julgamos fundamental a retomada da questão do papel da filosofia na formação humana e na educação escolar. É preciso rediscutir o lugar que historicamente a filosofia ocupou na formação humana, seu potencial para o esclarecimento e para o fortalecimento das democracias através do desenvolvimento de uma atmosfera de razoabilidade e tolerância. Partindo desse problema, defendemos a hipótese de que a filosofia constitui-se uma Paideia, ela não é apenas mais uma disciplina com um conteúdo a ser ensinado/aprendido, mas, resgatando o legado platônico, fornece um modelo de formação ‘espiritual’ do homem. Partiremos da compreensão de Platão de filosofia como Paideia, para seguir analisando como a questão reaparece na modernidade e na contemporaneidade. Essa abordagem histórica tem como objetivo reconstruir os possíveis significados de filosofia como Paideia na educação escolar atual.

 

 

…………………………………………………………..

Projetos de Pesquisa 2018

*Não estão incluídos na listagem abaixo os projetos vinculados ao edital 01/2018, de  servidores em pós-graduação e os projetos vinculados a editais de fomento externo.

 

Uso de técnicas de gamificação como auxílio ao ensino e aprendizagem de lógica de programação

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Carla Odete Balestro Silva

 

DISCENTE(S):

Brenda Anghinoni Barbosa

Julia Cardoso Hernandes

Maria Eduarda Contri Natal

Bruno de Souza Much

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Este projeto de pesquisa visa explorar o potencial do conceito de gamificação como estratégia contemporânea relevante e poderosa para atrair a atenção dos alunos. Seu objetivo principal é utilizar o conceito de gamificação na construção de um ambiente lúdico virtual para auxiliar no ensino e aprendizagem de lógica de programação aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica, visto que os projetos de cursos (PPCs) destes 02 (dois) cursos possuem a disciplina de lógica de programação como um de seus componentes curriculares. Além de servir de ferramenta para os alunos, acredita-se que a solução elaborada também atenderá às demandas dos professores que ministram a referida disciplina

…………………………………………………………..

 

Transnacionalidades: literatura, processos tradutórios e educação

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Cimara Valim de Melo

 

DISCENTE(S):

Victória Lackman de Matos

Fábio de Freitas Santana

 

RESUMO DA PROPOSTA:

O presente projeto concentra-se nos processos transnacionais experimentados pela literatura brasileira contemporânea, seja na forma como ela tem absorvido esteticamente os reflexos da globalização, seja na relação que trava com a tradução dentro e para além de seu sistema literário. Objetiva-se contribuir à valorização do patrimônio artístico-cultural do país por meio do estudo da narrativa brasileira do século XXI no que tange seus processos de internacionalização em nível de representação estética, bem como pela análise e ampliação de seu legado tradutório em língua inglesa. Para isso, conta-se com a pesquisa de natureza aplicada, partindo-se do texto como unidade de trabalho, para a implementação do trabalho tradutório de obra da literatura brasileira para a língua inglesa. Quanto à finalidade, a metodologia é composta pelas pesquisas bibliográfica, descritiva e intervencionista. O projeto conta com a abordagem qualitativa, para estudo dos trânsitos experimentados pela narrativa atual, bem como para produção em literária. Como resultados, pretende-se gerar produção científica e tradutória que entrecruze os campos disciplinares Estudos de Literatura e Estudos da Tradução e contribua à valorização do patrimônio cultural brasileiro em nível transnacional. O projeto espera, assim, gerar a transferência de saberes em termos científicos, educacionais e culturais.

…………………………………………………………..

 

TransformAÇÕES: a busca por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na aprendizagem da química

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Daniela Rodrigues da Silva

 

DISCENTE(S):

Bárbara Gonçalves Fenille Velasco

Deivis Felipe Guerreiro Fagundes

 

RESUMO DA PROPOSTA:

O presente projeto propõe dar continuidade às ações que visam planejar, desenvolver e analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem e do ensino de conceitos fundamentais da química, para assim, indicar possíveis respostas aos problemas vivenciados no ensino tradicionalmente utilizado nas instituições da educação básica. Para tanto, pretende-se realizar distintas ações que envolvem: a) o contexto da sala de aula, no ensino regular, para a apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva construtivista, com o propósito da mudança conceitual, de modo a dar continuidade aos estudos realizados nos últimos anos pelos pesquisadores membros do projeto; b) o contexto dos professores de ciências e/ou de química nas instituições de educação básica em que atuam em Canoas – RS e Lajeado – RS; e c) a elaboração de uma nova versão para o objeto educacional PensaQui, produto desenvolvido pelos pesquisadores membros do projeto e que precisa ser (re)programado a partir de uma nova tecnologia. A pesquisa qualitativa será realizada por meio da pesquisa-ação e do estudo de caso, e a análise textual será utilizada como estratégia metodológica para o tratamento dos resultados. Serão utilizadas atividades que constituirão uma Proposta de Ensino e Aprendizagem (PEA), que será adaptada para as atividades com os estudantes do ensino regular. Também será realizada uma pesquisa quantitativa para conhecer as demandas dos professores de ciências e/ou química de Canoas objetivando a oferta de formação de professores no IFRS – Campus Canoas e na UNIVATES.

…………………………………………………………..

 

Gestão da qualidade em organizações localizadas na região de Canoas/RS

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Jaqueline Corrêa Rodrigues

 

DISCENTE(S):

João Pedro Maciel Jaeger

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Canoas é uma das maiores cidades do Rio Grande do Sul, com mais de 330 mil habitantes e um dos maiores parques industriais do estado, além de um comércio diversificado. A busca pela qualidade adequada é uma das metas das organizações, motivo pelo qual utilizam ferramentas e implantam programas de gestão da qualidade. O objetivo principal deste projeto é realizar um diagnóstico da gestão da qualidade em organizações localizadas em Canoas/RS e região, conhecendo as ferramentas utilizadas, os programas implantados, as razões do investimento em qualidade e os impactos destes programas. A metodologia a ser utilizada consiste em revisão bibliográfica do tema, pesquisa qualitativa (entrevistas pessoais, observações), pesquisa quantitativas (questionários e análises estatísticas).

…………………………………………………………..

 

Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em Canoas

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Jaqueline Corrêa Rodrigues

 

DISCENTE(S):

Gabriela da Silva

 

RESUMO DA PROPOSTA:

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, institui a logística reversa para os equipamentos eletroeletrônicos após seu uso e designa os fabricantes, comerciantes e representantes como responsáveis por esta implementação, havendo prazo para cumprimento destas exigências. As organizações que gerenciam este tipo de resíduos, como a Coopertec, podem auxiliar na coleta e destinação correta dos REEE. A Coopertec mantém no Campus Canoas do IFRS, desde 2017, um ponto de coleta para os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). O objetivo principal deste projeto é conhecer os REEE coletados (tipos e quantidade) no ponto de coleta do Campus e nos ecopontos mantidos pela Prefeitura Municipal de Canoas. A metodologia a ser utilizada consiste em revisão bibliográfica do tema, pesquisa qualitativa (entrevistas pessoais, observações), pesquisa quantitativas (dados históricos da Coopertec e da Prefeitura) e utilização de métodos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos. Como resultado espera-se determinar os tipos de REEE descartados com maior frequência, as quantidades e características destes resíduos e apresentar uma previsão de descarte para os meses seguintes.

…………………………………………………………..

 

Uso de mineração de texto no apoio a revisão para melhora do processo de escrita

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Marcio Bigolin

 

DISCENTE(S):

Suzana da Silva Garcia de Almeida

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Mediar o processo de constituição do texto a partir de pensamentos e propostas ainda incipientes sem interferir no modelo de escrita e na criatividade e subjetividade de cada aluno não é tarefa fácil. A dificuldade de escrever é uma condição de muitos alunos, como evidenciado pelos resultados do ENEM 2016. Dentre os 5.673.643 candidatos que realizaram a prova de redação 86.059 (1,52%) obtiveram nota zero (0). Esforços para propor ambientes de apoio à escrita, bem como ferramentas que auxiliem os alunos na organização de ideias e estruturação dos textos são temáticas recorrentes em pesquisas. Dada esta problemática, esse projeto propõe como pergunta de pesquisa: Como uma ferramenta de apoio à produção textual, que possibilita a avaliação por pares, pode contribuir no processo de construção da escrita de textos dissertativos-argumentativos? Como metodologia pretende-se desenvolver uma pesquisa quali-quantitativa com o seguimento dos participantes por um ano para medir os impactos da ferramenta no desempenho da escrita, com caráter quase experimental. Consistindo na elaboração do software Khonsu, que consiste em uma plataforma de revisão por pares com a integração com o minerador de texto Sobek. A ferramenta Khonsu será testada quanto aos seus requisitos funcionais em estudo piloto e posteriormente aplicada em uma amostra previamente definida, com avaliações sequenciais do desempenho dos estudantes.

 

…………………………………………………………..

 

Logística, abastecimento e agricultura familiar: o caso da RedeCoop na região metropolitana de Porto Alegre

 

COORDENADOR(A):

Marcos Daniel Schmidt de Aguiar

 

DISCENTE(S):

Marcelino Rodrigues Moreira

 

RESUMO DA PROPOSTA:

 

…………………………………………………………..

 

Decaimento de soluções de Equações de Meios Porosos com termos advectivos

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Nicolau Diehl

 

DISCENTE(S):

Gabriel Pizzio Machado

Samuel da Silva Andrade

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Neste projeto pretendemos examinar propriedades qualitativas de soluções de equações de meios porosos ou, em inglês, porous medium equations, e deste último a sigla PME’s. Examinando alguns problemas específicos, ver em [8], percebemos que a norma do sup não decai para certas condições iniciais se o termo advectivo tiver dependência em x (variável espacial). Com isso em mãos, procuramos obter neste projeto condições sobre o termo advectivo para que haja decaimento norma do sup das soluções com sinal, e mais, queremos obter uma taxa (ótima) de decaimento para a norma do sup de soluções com sinal de equação de meios porosos com termo advectivo (com dependência de x, de t e u). A pesquisa acontecerá basicamente por meio de revisão bibliográfica (teoria clássicas e artigo recentes) e seminários de pesquisa.  

 

…………………………………………………………..

 

Métodos Eficientes de Aprendizagem de Máquina Baseados em Instâncias

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Rafael Coimbra Pinto

 

DISCENTE(S):

Elvis Piedade

Mellanie Fontes Dutra da Silva

Samuel da Silva Andrade

 

RESUMO DA PROPOSTA:

A área de estudo de aprendizagem de máquina vem ganhando cada vez mais espaço devido ao seu enorme sucesso visto na última década. Graças a algoritmos, bibliotecas e hardware mais avançados, foi possível resolver problemas muito complexos que antes dependiam de intervenção humana, como reconhecimento facial, reconhecimento de objetos e controle de agentes inteligentes em ambientes visuais. Entretanto, as técnicas usadas ainda requerem grandes quantidades de dados e poder de processamento, dificultando seu acesso por grupos de pesquisa menores. Esta pesquisa visa desenvolver novos algoritmos incrementais de aprendizagem de máquina utilizando métodos de aprendizagem baseada em instâncias. Estes métodos permitem reduzir a quantidade de dados necessária, o tempo de treinamento e a memória utilizada pelos algoritmos nestas tarefas, ampliando o acesso a técnicas de aprendizagem de máquina para pesquisadores com menos recursos de hardware disponíveis e permitindo a exploração de problemas mais complexos.

…………………………………………………………..

 

Políticas Públicas da Educação Técnica e Profissional brasileira: cenários em transformação

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Romir de Oliveira Rodrigues

 

DISCENTE(S):

Fernanda da Silva França

Anna Carolina Ferreira Gschwenter

 

RESUMO DA PROPOSTA:

As recentes mudanças na política brasileira têm afetado a agenda educacional acarretando a descontinuidade de programas, a imposição de reformas e o contingenciamento nos financiamentos. O presente Projeto de Pesquisa busca investigar o impacto na Educação Profissional, especialmente a voltada para a etapa média da Educação Básica, das alterações da educação brasileira, como o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum. A articulação institucional com o grupo de pesquisa “Implicações da relação público-privada para a democratização da educação na América Latina: Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia e Brasil”, coordenado pela Professora Vera Maria Vidal Peroni, da UFRGS, a pesquisa propõe-se, também, a investigar as diferentes políticas públicas para a EPT de nível médio implantadas atualmente nos países latino-americanos visando: elencar experiências significativas que possam servir de referência para o repensar das práticas desenvolvidas em nossa instituição e; compreender de que forma essas experiências dialogam com as estratégias de padronização utilizadas pelos Organismos Internacionais. Devido ao escopo da pesquisa, envolvendo diferentes sujeitos nacionais e internacionais, a metodologia da pesquisa se fundamenta na análise de documentos e nos princípios da educação comparada. Como resultado propõe-se a sistematização de indicativos para o debate em nosso Instituto Federal sobre as políticas da EPT, especialmente sobre o Ensino Médio Integrado, ampliar a parceria institucional no eixo da pesquisa e, a partir dos resultados obtidos, consolidar uma linha de pesquisa sobre políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica em nosso Campus.

…………………………………………………………..

A centralidade da matemática no currículo: um estudo sobre as origens a partir da Paideia platônica

Edital IFRS PROPPI 77/2017 – Fomento interno

 

COORDENADOR(A):

Vicente Zatti

 

DISCENTE(S):

Milena da Silva Fontana

 

RESUMO DA PROPOSTA:

Em Platão a matemática surge como o modelo de ciência, que pela sua abstração e universalidade, é referência para toda a ciência. Além de compreender a matemática como o modelo para toda ciência, Platão reserva à ela papel central em sua Paideia. Ao longo da formação do educando, a matemática possui o papel de grande ciência propedêutica que prepara para o pensamento lógico, formal, ideal. Platão vê na matemática um potencial formativo, por contribuir na realização de um modelo de homem que Nietzsche no século XIX denominou de apolíneo. Nos dois primeiros anos de pesquisa, demonstramos que a centralidade da matemática na Paideia platônica se dá não apenas pelo seu potencial propedêutico-instrumental mas por sua importância formativa na realização de um modelo antropológico. Também demonstramos que permanece como herança da Paideia platônica para os currículos contemporâneos, a matemática como uma das disciplinas centrais e com papel de selecionar os educandos. No entanto, será que essa centralidade na contemporaneidade ocorre por razões formativas, relacionadas à um projeto pedagógico que visa formar um modelo de homem? Ou a grande importância da matemática na contemporaneidade se dá em função de razões instrumentais e utilitárias? Para responder tais questões, aprofundaremos a pesquisa bibliográfica. Também realizaremos entrevistas com alunos concluintes ou que já concluíram o ensino médio, buscando compreender: a) De que modo e porque razões se dá a centralidade da matemática no currículo contemporâneo?; b) Qual a relação entre a centralidade da matemática e fracasso escolar?  

…………………………………………………………..

 

Caminhos da Aprendizagem de Matemática

EDITAL IFRS Nº 05/2018 – Projetos de Pesquisa e Inovação (fluxo contínuo)

 

COORDENADOR(A):

Mariana Lima Duro

 

DISCENTE(S):

Vinícius Weite Thomé

…………………………………………………………..

 

Políticas de Ingresso e Permanência de Estudantes Negros nas Instituições Federais de Ensino

EDITAL IFRS Nº 05/2018 – Projetos de Pesquisa e Inovação (fluxo contínuo)

 

COORDENADOR(A):

Paulo Roberto Faber Tavares Junior

 

DISCENTE(S):

Évelin Lorenço de Oliveira, Carine da Luz e Naomi Silveira

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………..

PROJETOS ANTERIORES

A centralidade da matemática no currículo: um estudo sobre as origens a partir da Paideia platônica

Coordenador: Vicente Zatti

Bolsista: Milena da Silva Fontana

Resumo da proposta: Em Platão a matemática surge como o modelo de ciência, que pela sua abstração e universalidade, é referência para toda a ciência. Além de compreender a matemática como o modelo para toda ciência, Platão reserva à ela papel central em sua Paideia. Ao longo da formação do educando, a matemática possui o papel de grande ciência propedêutica que prepara para o pensamento lógico, formal, ideal.

Está explicitado no Livro VII de República, a importância instrumental da matemática, enquanto ciência propedêutica que prepara para o pensamento lógico, rigoroso, exato, eficaz. No entanto, considerando que a Paideia platônica tem como objetivo questões políticas, éticas e epistêmicas, a formação de um homem cidadão capaz de guiar-se pela ideia, a centralidade que Platão dá à matemática não se restringe ao seu potencial instrumental. Platão vê na matemática um potencial formativo, por contribuir na realização de um modelo de homem que Nietzsche no século XIX denominou de apolíneo.

Nessa pesquisa, colocamos a questão e buscaremos demonstrar a hipótese de que a centralidade da matemática na Paideia platônica se dá não apenas pelo seu potencial propedêutico-instrumental mas por sua importância formativa na realização de um modelo antropológico. Também analisaremos herança da centralidade da matemática na Paideia platônica para a cultura ocidental e na elaboração do currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que através de pesquisa bibliográfica procurará construir uma hermenêutica que responda a questão-problema levantada.

 

 

Decaimento de soluções de Equações de Meios Porosos com termos advectivos

Coordenador: Nicolau Matiel Lunardi Diehl

Colaboradores externos: Juliana Sartori Ziebell e Lucineia Fabris

Bolsista: Maria Eduarda Hojnacki Costa

Resumo da proposta: Neste projeto pretendemos examinar propriedades qualitativas de soluções de equações de meios porosos ou, em inglês, porous medium equations, e deste último a sigla PME’s. Examinando alguns problemas específicos,  percebemos que a norma do sup não decai para certas condições iniciais se o termo advectivo tiver dependência em x (variável espacial). Com isso em mãos, procuramos obter neste projeto condições sobre o termo advectivo para que haja decaimento norma do sup das soluções com sinal, e mais, queremos obter uma taxa (ótima) de decaimento para a norma do sup de soluções com sinal de equação de meios porosos com termo advectivo (com dependência de x, de t e u). A pesquisa acontecerá basicamente por meio de revisão bibliográfica (teoria clássicas e artigo recentes) e seminários de pesquisa.

 

 

Mapeamento dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em Canoas

Coordenadora: Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues

Colaboradores: Lisiane Celia Palma e Simone Maffini Cerezer

Bolsista: Talita Barreto Nascimento

Resumo da proposta: A crescente utilização de equipamentos eletroeletrônicos resulta em aumento dos resíduos oriundos destes equipamentos, que podem contaminar o solo, a água e o ar se não tiverem a destinação correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, institui a logística reversa para os eletroeletrônicos e designa os fabricantes, comerciantes e representantes como responsáveis por esta implementação, havendo prazo para cumprimento destas exigências. As organizações que gerenciam este tipo de resíduos, como a Coopertec, podem auxiliar na coleta e destinação correta dos REEE.

O objetivo principal deste projeto é mapear a cidade de Canoas no que tange ao volume de REEE coletados em cada bairro, identificando os pontos críticos de descarte irregular, por exemplo. A metodologia a ser utilizada consiste em revisão bibliográfica do tema, pesquisa qualitativa (entrevistas pessoais, observações), pesquisa quantitativas (dados históricos de volumes coletados pela Coopertec e outras informações de outras fontes) e utilização de métodos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos. Como resultado espera-se determinar os locais onde há maior descarte irregular dos REEE, os locais onde o volume destes resíduos é mais elevado e a previsão do volume de resíduos a ser coletado na cidade baseado nos dados históricos.

 

 

Processo tradutório do literário: análise discursiva das relações de sentido na tradução

Coordenadora: Gláucia da Silva Henge

Bolsista: João Pedro Schwingel Carada

Resumo da proposta: O projeto busca preencher uma demanda na área de conhecimento dos estudos da tradução e reflexão literária a partir da perspectiva teórica da análise de discurso francesa. Assim, a investigação busca dar conta da relação semântica estabelecida entre as traduções de clássicos da literatura em língua inglesa para o português brasileiro e suas potencialidades enquanto objeto de aprendizagem em processos educacionais. Para tanto, um amplo processo de análise do corpus e de fundamentação teórica faz-se significativo e adequado ao desenvolvimento da pesquisa. Além disto, a metodologia empregada fundamentalmente é a análise do discurso de linha francesa, a partir de seu dispositivo teórico-analítico no qual, de forma qualitativa, extraem-se sequências discursivas dos corpora selecionados, as quais se aplicam os procedimentos de análise semântica.

Como desdobramento das análises, pretende-se refletir sobre o processo tradutório e sua relação com o processo educacional de aprendizagem de língua inglesa. Isto porque se faz fundamental pensar o papel da interpretação no jogo leitura/tradução como processo de injunção a significar pelos sujeitos historicamente constituídos. Além disto, a discussão das relações entre o arquivo e as condições de produção, tais como distanciamento, deslizamento, equivocidade e efeito metafórico através da discursivização das personagens, em sua relação constitutiva com a formação social do texto original e dos textos de tradução/versão podem ser produtivos tanto nos processos de formação de leitores, quanto na aquisição de uma língua estrangeira.

 

 

Robótica Educacional como Apoio ao Ensino de Física e Matemática

Coordenadora: Patricia Nogueira Hübler

Colaboradores: Ígor Lorenzato Almeida, Denise Regina Pechmann, Rodrigo Perozzo Noll, Silvia de Castro Bertagnolli, Julio Moisés da Silva e Vitor Secretti Bertoncello

Bolsistas: Henrique Werner Delazeri e Pedro Henrique Soares Rodrigues

RESUMO:

Resumo da proposta: Muitas são as oportunidades para profissionais qualificados da área de Tecnologia da Informação (TI) e quanto mais cedo a tecnologia é apresentada para os alunos, maior é a facilidade de uso. A demanda não atendida por profissionais da área de TI, conforme dados da Brasscom (www.brasscom.org.br), cresce a uma taxa média de 6,5% ao ano, o que faz com que se busque programas direcionados à qualificação de jovens, principalmente, para a área de desenvolvimento de software.

O raciocínio lógico é um dos entraves para o desenvolvimento de novos sistemas, uma vez que muitas instituições de ensino, de educação básica, não conseguem apresentar desafios às crianças e adolescentes, nem mesmo estimular o raciocínio lógico para a resolução de problemas. Neste contexto, sabendo que a área de informática demanda por profissionais com alto nível de raciocínio lógico e que o uso de tablets e smartphones pelos jovens é crescente, o presente projeto busca desenvolver uma solução que faça com que os jovens utilizem seus dispositivos móveis para a criação de seus primeiros programas, refletindo suas implementações em robôs concretos, construídos a partir de placas Arduino.

A criação dos robôs será realizada dentro do Robolab, o laboratório de robótica do Campus Canoas, com ênfase nas áreas de Física e Matemática, cujos problemas serão definidos em conjunto com professores de quintos e sextos anos da Escola Municipal Guajuviras.

 

 

Sustentabilidade e Inovação nas Organizações e no Ensino em Administração

Coordenadora: Lisiane Celia Palma

Colaborador: Nilo Barcelos Alves

Colaborador externo: Luis Felipe Machado do Nascimento

Bolsista: Viviane Santos do Nascimento Franzen

RESUMO:

Resumo da proposta: A sustentabilidade exige uma ampliação do papel das organizações na sociedade. É necessário que estas insiram em suas estratégias e no processo de tomada de decisão outros aspectos que transcendem a esfera puramente técnica e econômica. Portanto é preciso uma transformação na forma de gerir as organizações e, consequentemente, imprescindível uma modificação na formação de seus gestores para transformar as organizações em atores que contribuam para a sustentabilidade. Contudo, observa-se que os estudos gerenciais têm sido excessivamente simplificados, fragmentados e deterministas. Entretanto, a atual situação mundial necessita de soluções mais complexas, sendo necessário inserir, no ensino de administração, novos elementos que preparem os futuros gestores para atuar de forma mais consciente e flexível diante da complexidade das mudanças no ambiente organizacional.

Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar como a questão da sustentabilidade tem sido abordada no ensino de Administração, bem como sua relação com inovações sociais, dado que diversas discussões tem relacionando a sustentabilidade às inovações sociais. Para atender ao objetivo proposto, serão feitos estudos exploratórios, num primeiro momento, e descritivos, posteriormente, envolvendo diferentes instituições de ensino que trabalham com cursos relacionados à área de gestão. Os resultados deste estudo contribuirão para o aprimoramento da gestão e da educação para a sustentabilidade, bem como para o desenvolvimento de inovações que contribuam para o equilíbrio dos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

 

 

TransformAÇÕES: a busca por espaços que favoreçam a mudança conceitual no ensino e na aprendizagem da química

Coordenadora: Daniela Rodrigues da Silva

Colaborador externo: José Claudio Del Pino

Bolsista: Bárbara Gonçalves Fenille Velasco

Resumo da proposta: O projeto propõe planejar, desenvolver e analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem e do ensino de conceitos fundamentais da química, para assim, indicar possíveis respostas aos problemas vivenciados no ensino tradicionalmente utilizado nas instituições da educação básica. Para tanto, pretende-se fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva construtivista, com o propósito da mudança conceitual, de modo a dar continuidade aos estudos realizados nos últimos anos pelos pesquisadores membros do projeto.

As ações envolverão professores de ciências e/ou de química e estudantes da educação básica. A pesquisa qualitativa será realizada por meio da pesquisa-ação e do estudo de caso, e a análise textual será utilizada como estratégia metodológica para o tratamento dos resultados. Serão utilizadas atividades que constituirão uma Proposta de Ensino e Aprendizagem (PEA), que será adaptada para as atividades com os estudantes do ensino regular, e que também serão estudadas e avaliadas durante a formação de professores. Também é objetivo do projeto, a análise da usabilidade em contexto escolar PensaQui, um objeto educacional para o estudo das transformações químicas.

 

 

Transnacionalidades: literatura, processos tradutórios e educação

Coordenadora: Cimara Valim de Melo

Colaboradores: Aline Noimann, Fabiana Cardoso Fidelis, Sheila Katiane Staudt

Colaboradores externos: Andrés Vidal Berriel, Elen Karoline Melo de Oliveira, Ginia Maria Gomes, Lenita Maria Rimoli Esteves e Rosane Carneiro Ramos

Bolsistas: Engel dos Santos Flores e Maximiliano Kunrath Serôa

Resumo da proposta: O projeto apresenta como objeto os processos transnacionais experimentados pela literatura contemporânea, em especial a narrativa brasileira do século 21, em suas correlações com processos tradutórios e educacionais. Seu objetivo evoca o desenvolvimento de estudos científicos integrados a estudos de literatura, tradução e educação a fim de investigar os processos de internacionalização do sistema literário brasileiro atual e contribuir à valorização do patrimônio artístico-cultural do país para além das fronteiras na nação. Para isso, será desenvolvida pesquisa de natureza aplicada, com metas investigativas em nível sociocultural e educacional.

Quanto à sua finalidade, a metodologia envolverá pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e intervencionista. O projeto contará com as abordagens qualitativa, para análise da fortuna teórico-crítica acerca dos processos transnacionais experienciados pelo sistema literário brasileiro atual; e quantitativa, para o levantamento dos dados acerca do legado da literatura brasileira em tradução e do perfil do leitor contemporâneo em relação aos sistemas literários e tradutórios em nível global. Como resultados, pretende-se gerar publicação científica sobre a literatura do século 21, seus trânsitos e identidades transnacionais, como sistematização dos estudos realizados; e sobre o legado tradutório da literatura brasileira, com vistas a facilitar o processo de escolha de novos autores e obras a serem traduzidos e contribuir ao trabalho de grupos de tradução literária dentro e fora do IFRS. Por fim, busca-se obter um panorama acerca da formação do leitor contemporâneo em nível transnacional. O projeto espera, assim, gerar a transferência de saberes em termos científicos, educacionais e culturais.

 

 

Transportes e Mobilidade Sustentável na Região Metropolitana de Porto Alegre

Coordenadora: Lisiane Celia Palma

Colaboradores: Luiza Venzke Bortoli, Marcio Bigolin e Simone Maffini Cerezer

Bolsistas: Alessandra Bindani Furtado e Mariele da Silva Fontana

Resumo da proposta: A região metropolitana de Porto Alegre tem 34 municípios que englobam 4 milhões de habitantes. Por ser uma região muito populosa, com diversas empresas, muitas pessoas acabam se deslocando para ir trabalhar de uma cidade para outra. Nos últimos anos, as cidades da região têm sofrido uma degradação nos serviços de transporte coletivo, aumento de tarifas, elevação do transporte individual, crescimento dos congestionamentos de trânsito e da poluição do ar. Isso tem gerado impactos negativos na vida das pessoas que, a cada dia, tem mais dificuldades para se deslocar nas cidades.

Diante deste cenário, o estudo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades de mobilidade urbana afetam a qualidade de vida das pessoas em Porto Alegre e nos demais municípios da região metropolitana, bem como estudar possíveis soluções para este problema visando à mobilidade urbana sustentável. Para alcançar este objetivo, serão utilizados tanto métodos de pesquisa quantitativos quanto qualitativos, bem como consultadas fontes de dados primárias e secundária. Os resultados do estudo mostram-se importantes uma vez que irão indicar as principias causas dos problemas da mobilidade urbana na região, e como elas afetam na qualidade de vida das pessoas. Adicionalmente, serão apontadas alternativas para mobilidade urbana sustentável, o que poderá proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, reduzindo a poluição e contribuindo para que haja um equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, ou seja, colaborando para o desenvolvimento sustentável da região.

 

 

Uso de técnicas de gamificação como auxílio ao ensino e aprendizagem de lógica de programação

Coordenadora: Carla Odete Balestro Silva

Colaboradores: Marcio Bigolin, Sandro José Ribeiro da Silva e Silvia de Castro Bertagnolli

Bolsistas: Bruno de Souza Much e Brenda Anghinoni Barbosa

Resumo da proposta: O projeto visa a explorar o potencial do conceito de gamificação como estratégia contemporânea relevante e poderosa para atrair a atenção dos alunos. Seu objetivo principal é utilizar o conceito de gamificação na construção de um ambiente lúdico virtual para auxiliar no ensino e aprendizagem de lógica de programação aos alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica, visto que os projetos de cursos (PPCs) destes dois cursos possuem a disciplina de lógica de programação como um de seus componentes curriculares. Além de servir de ferramenta para os alunos, acredita-se que a solução elaborada também atenderá às demandas dos professores que ministram a referida disciplina.

 

 

 

Projetos de 2015

 

 

Tecnociência e os fundamentos da educação profissional e tecnológica contemporânea

Coordenador: Vicente Zatti

Bolsistas: João Pedro Medeiros Vasconcelos de Souza (BICET); Laura Menestrino Prestes (PIBIC-EM)

Resumo da proposta: A observação das transformações na educação brasileira nos últimos anos, demonstra a valorização da educação profissional e tecnológica, com a expansão dos cursos técnicos e tecnológicos, contexto no qual em 2008, pela Lei 11.892, são criados os Institutos Federais de Educação. Paralelamente a essas transformações no campo da educação, o avanço técnico-científico, assume características tais que na filosofia da ciência o conceito de tecnociência ganha vulto como referência interpretativa. O conceito de tecnociência vem sendo utilizado para designar o estado da ciência contemporânea, que possui como característica estruturante servir “a interesses ligados ao capital e ao mercado” (LACEY, 2013).

Essa ciência que se estabelece alicerçada na mentalidade tecnocrática predominante nas instituições científicas, funda uma tendência que torna nebulosa a fronteira entre ciência e tecnologia e consolida uma relação de subserviência ao mercado. A questão que surge, então é: os Institutos Federais de Educação são uma proposta inovadora, “política social capaz de emancipar” (PACHECO, 2010, p. 7), ou resultado de um processo de adequação das instituições científicas e educacionais à uma tecnociência que atende aos interesses do mercado e do capital?

Para avançarmos nas reflexões a respeito dessa questão, partiremos das discussões da filosofia da ciência a respeito do conceito de tecnociência, nos valeremos dos instrumentais da filosofia da educação com o objetivo de elaborar uma filosofia da educação profissional. A hipótese a ser debatida nesse percurso de pesquisa, é que a proposta dos Institutos Federais constitui-se a partir de uma antinomia que preserva os elementos ambíguos colocados no problema acima.

 

 

Seminário Integrado no Ensino Politécnico: Reflexões, Possibilidades e Estratégias Educativas

Coordenadora: Gisele Palma

Servidora participante: Simone Maffini Cerezer

Bolsistas: Eduarda Santos de Oliveira (BICTES), Igor Rosa dos Santos (BICTES)

Resumo da proposta: Os estudos ocorrerão no Campus Canoas. A pesquisa empírica ocorrerá em uma escola da rede estadual de educação, localizada no município de Canoas. A proposta se destaca pelo trabalho desenvolvido nos seminários integrados, do Ensino Politécnico/Ensino Médio. Alguns encontros do grupo de pesquisa ocorrerão no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), devido à parceria realizada entre as instituições.

 

 

 

Literatura brasileira e transnacionalidades: deslocamentos, identidades e experimentações tecnológicas

Coordenadora: Cimara Valim de Melo

Servidores participantes: Fabiana Cardoso Fidelis, Sheila Katiane Staudt e Silvia de Castro Bertagnolli

Participantes externos: Edward King (University of Bristol) e Ginia Maria Gomes (UFRGS)

Bolsistas: Andrés Vidal Berriel (BICET) e Augusto Zanella Bardini (BICET)

Resumo da proposta: O projeto apresenta como objeto o desenvolvimento de estudos científicos e soluções tecnológicas integrados aos estudos de literatura, com o objetivo de compreender suas relações com os processos de internacionalização do sistema literário brasileiro, bem como contribuir com tecnologias inovadoras em prol da valorização do patrimônio artístico-cultural do país. Para isso, será desenvolvida pesquisa de natureza aplicada, já que suas metas dizem respeito à solução de problemas reais em nível sociocultural e tecnológico. Quanto a sua finalidade, a metodologia envolverá pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e intervencionista.

O projeto também contará com as abordagens qualitativa, para análise da fortuna crítica acerca dos processos transnacionais experienciados pela literatura brasileira contemporânea e para a verificação do suporte tecnológico a ser utilizado no desenvolvimento dos produtos e processos, e quantitativa, para o levantamento dos dados acerca do legado da literatura brasileira em tradução.

Como resultados, pretende-se gerar publicação científica sobre literatura brasileira contemporânea e identidades transnacionais, como sistematização dos estudos realizados pelos pesquisadores envolvidos e base de dados sobre o legado tradutório da literatura brasileira em língua inglesa, com vistas a facilitar o processo de escolha de novos autores e obras a serem traduzidos em instituições brasileiras e estrangeiras; interface de compartilhamento de trabalhos de tradução para gerenciamento do fluxo de dados e conexão entre as diferentes etapas do processo tradutório da literatura brasileira. O projeto espera, assim, gerar a transferência de saberes e de tecnologia entre instituições nacionais e internacionais.

 

 

 

Modelagem Matemática Aplicada a Ecologia

Coordenadora: Priscila Azevedo da Silveira

Servidora participante: Carina Loureiro Andrade

Bolsistas: Maria Eduarda Hojnacki Costa (BICTES), Carlos Fernando Deboita dos Santos (Voluntário)

Resumo da proposta: Neste projeto estamos propondo a aplicação da modelagem matemática na análise de fenômenos ecológicos. A modelagem ocorre por meio de equações diferenciais. Esta abordagem vem sendo utilizada para modelar fenômenos deste tipo desde o século 17 e exerce até hoje um papel fundamental na descrição da dinâmica populacional de indivíduos biológicos, permitindo avaliações qualitativas e quantitativas do comportamento das espécies. A proposta consiste em inicialmente promover um estudo acerca dos conceitos e métodos matemáticos necessários para que se possa desenvolver a pesquisa, seguido pela realização de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de obter sistemas ecológicos para serem modelados matematicamente. Sequencialmente, os modelos matemáticos são formulados e analisados por meio da aplicação dos conceitos e métodos matemáticos estudados.

Os resultados das análises vão produzir resultados que determinam o comportamento das espécies envolvidas no sistema e podem gerar previsões que sejam úteis do ponto de vista da aplicação. Dependendo dos resultados obtidos, pode-se ainda determinar estratégias de gerenciamento das densidades populacionais envolvidas. A concretização deste projeto proporcionará o desenvolvimento da pesquisa em matemática aplicada na instituição, bem como a utilização dos seus resultados na respectiva área de aplicação.

 

 

Uma Plataforma Robótica de Baixo Custo Baseada em Arduino e Android

Coordenador: Rafael Coimbra Pinto

Bolsista: Guilherme Prezzi (BICET)

Resumo da proposta: Este projeto visa a desenvolvimento de uma plataforma de robótica móvel de baixo custo utilizando hardware e software abertos, mais precisamente, Arduino e Android. Ao permitir que o robô usufrua dos sensores e recursos de comunicação presentes em um smartphone Android, é possível construir um hardware de baixíssimo custo que apenas forneça o recurso de locomoção. Como 75% dos brasileiros possuem telefone celular, 76% do mercado brasileiro de telefonia celular é composto por smartphones, e destes, 87% utilizam o sistema operacional Android, esta se torna uma opção altamente acessível, podendo o usuário apenas acoplar o telefone que já possui. Além de propósitos didáticos e de pesquisa, esta plataforma permite aplicações em mapeamento, vigilância e telepresença, entre outras.

Utilização de Tecnologia Móvel para Educação

Coordenador: Igor Lorenzato Almeida

Servidora participante: Denise Regina Pechmann

Bolsista: Augusto Zanella Bardini (voluntário)

Resumo da proposta: Este projeto visa a explorar o potencial da tecnologia móvel no auxílio à aprendizagem. Considerando que esta tecnologia a cada dia que passa ganha mais espaço em toda a sociedade, pretende-se explorar sua popularidade desenvolvendo ferramentas que auxiliem os alunos em suas tarefas e compromissos educacionais em momentos extraclasse. Este aplicativo será voltado a smartphones e tablets, e sua utilização por um grupo de alunos será acompanhada e avaliada a fim de indicar sua eficiência na forma da melhoria na organização destes alunos para com suas atividades e compromissos acadêmicos.

 

 

A robótica como ferramenta para qualificar o ensino no Campus Canoas

Coordenadora: Silvia de Castro Bertagnolli

Servidores participantes: Patrícia Nogueira Hubler, Julio Moisés da Silva, Vitor Secretti Bertoncello e Mariano Nicolao

Bolsistas: Queizy Sartori Domingues (PIBIC-EM), Northon Iserhardt (PIBIC-EM), Felipe Ricardi (voluntário), Eduardo Franco Zonta (voluntário), Henrique Werner Delazeri (voluntário)

Resumo da proposta: A robótica possui inúmeras aplicabilidades, sendo que, atualmente, ela vem ganhando destaque no contexto educacional, onde robôs são construídos e/ou utilizados por alunos e professores de modo que o conhecimento seja construído através da interação com os objetos criados. Desse modo, vislumbrando algumas aplicabilidades e vantagens da robótica, foi elaborado o presente projeto que tem como foco o uso da robótica como forma de qualificar o processo de ensino e aprendizagem dos cursos, dos diversos níveis e áreas, do Campus Canoas.

A robótica será usada de modo que o aluno ao construir, programar e interagir com o robô possa desenvolver seu pensamento, compreendendo como os processos e as relações com a realidade ocorrem, e os resultados obtidos a partir destes. Para tanto, o projeto utilizará a pesquisa investigativa e exploratória, baseada em estudos de caso e na resolução de problemas. Espera-se que ao concluir o projeto sejam organizadas oficinas de robótica no campus para alunos da comunidade interna e externa, bem como a construção de diversos robôs, que irão ser construídos pelos envolvidos no projeto. Assim, pretende-se estabelecer um espaço de aprendizagem multidisciplinar e integrador das mais diversas áreas do conhecimento.

 

 

 

RoboLab: implantação de um laboratório para experimentações em robótica educacional

Coordenadora: Silvia de Castro Bertagnolli

Servidores participantes: Patrícia Nogueira Hubler, Julio Moisés da Silva, Vitor Secretti Bertoncello, Mariano Nicolao

Bolsistas: Luciane da Silva (bolsista CNPq ATP – B), Guilherme Santos da Fontoura (bolsista CNPq ITI-B)

Resumo da proposta: O objetivo geral deste projeto é a implantação de um laboratório que propicie realizar experimentações com robótica, interligando diferentes áreas do conhecimento. Cabe destacar, que a documentação das experimentações auxiliará na produção de kits de robótica educacional, já apontados como uma demanda pela empresa parceira. Além disso, a correlação com outras áreas do conhecimento é essencial para que os alunos envolvidos com o projeto possam compreender como as áreas do conhecimento são importantes, e que elas também integram a formação de um profissional técnico. Os contatos e parcerias com a Instor iniciaram a partir do convênio Petrobras/BNDES com o Campus Canoas. A empresa desenvolveu o KRE com base nas solicitações apontadas pelos envolvidos com o convênio.

Esse robô é um instrumento específico para a área de automação e possibilita o transporte de cargas de até 4 Kg, pois toda a parte mecânica foi projetada para este fim. Na época que este kit estava sendo elaborado, em conversas informais com os representantes da empresa, percebeu-se que a Instor poderia desenvolver kits robóticos educacionais. Porém, o que foi apontado como aspecto limitador seria justamente a questão pedagógica. Com o lançamento do edital, a relação entre Instor e Campus Canoas se estreitou novamente e surgiu a possibilidade de o campus colaborar com a elaboração de kits de robótica educacionais, de modo que eles possam ser comercializados pela Instor em conjunto com o IFRS.

Fim do conteúdo