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Fluxo Contínuo


Título do projeto: Leitura: interpretação e autoria na Educação Básica

Edital: IFRS Nº 91/2018 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Coordenadora: Glaucia da Silva Henge

Resumo: Apesar de inúmeros esforços na área da educação, pesquisas recentes evidenciam o baixo desempenho em leitura e amplas dificuldades em interpretação e compreensão de textos dos estudantes brasileiros na educação básica. A rede federal de ensino, entretanto, demonstra resultados superiormente positivos, o que nos coloca numa posição de destaque no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no ensino médio e técnico. O projeto de pesquisa “Leitura: interpretação e autoria na educação básica” busca promover e aprimorar as habilidades de leitura e escrita, isto é, investigar e estimular solidamente a interpretação e a autoria em língua materna, dos estudantes de ensino médio, etapa final da educação básica brasileira. Metodologicamente, através de estudos qualitativos e quantitativos, serão analisadas as concepções, diretrizes e práticas de ensino de textos sob a perspectiva teórica proposta pela Análise do Discurso de linha francesa, em especial, os estudos propostos por Michel Pêcheux e seu grupo. Serão coletados recursos, propostas de ensino, exercícios, unidades didáticas, cadernos virtuais, materiais autorais docentes, etc. que passarão por uma montagem de arquivo, tabulação, extração de sequências discursivas, configuração de formações discursivas, análise, discussão de resultados… apresentando assim um estado da arte atualizado da didática de interpretação e autoria, bem como serão propostos materiais e recursos didáticos para aprimoramento da leitura, interpretação e autoria na educação básica. Entre os resultados pretendidos estão a promoção de oficinas de reflexão teórico-práticas para docentes de língua portuguesa da rede pública e publicações de relevância didática e teórico-reflexiva para o tema em questão.

Última atualização em 23/03/2020

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