Início do conteúdo

Trajetória


(atualizado em 18/08/2021)

 

Em abril de 2020 o campus Canoas formou um grupo de trabalho (GT) para discutir a viabilidade de implantação de um habitat de inovação no campus. O GT foi formalmente constituído em 22 de abril de 2020, pela portaria número 86/2020, formado pelos seguintes integrantes: Arnaldo Moscato dos Santos, Carla Odete Balestro Silva, Daniele dos Santos Fontoura, Gilmar D’Agostini Oliveira Casalinho, Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Lisiane Celia Palma, Marcelo Luiz Pereira, Mariano Nicolao, Priscila Wachs, Rodrigo Perozzo Noll.

A trajetória percorrida contou com as seguintes etapas: (i) alinhar definições/conceitos de habitats inovação; (ii) realizar levantamento de habitats de inovação na região e no IFRS; (iii) conhecer algumas das propostas já existentes alinhadas com a vocação do Campus; (iv) identificar e analisar possibilidades para o IFRS – Campus Canoas; (v) definir posicionamento do GT sobre viabilidade de implantação de Habitat de Inovação no Campus Canoas.

A etapa “iii” contemplou encontros virtuais (devido a pandemia Coronavírus) com integrantes de outros habitats de inovação de outros campi do IFRS e de outras instituições, com objetivo de conhecer outras realidades, oportunidades e dificuldades. Dentre os habitats de inovação possíveis, optou-se por conversar com representantes de incubadoras (tecnológicas, sociais e mistas), organização de empreendedorismo social, representante de empresa incubada e empresas juniores.

As considerações finais apresentadas pelo GT foram de, no momento, implantar uma incubadora tecno social no Campus e que a mesma fosse considerada um projeto institucional e não de um grupo de pessoas.

O relatório com a trajetória e recomendações do GT foi apresentado para a direção do campus e, posteriormente, ao CONCAMP. A Resolução nº 10 de 03 de setembro de 2020 aprovou o relatório do GT de Habitats de Inovação do Campus Canoas do IFRS e a criação do GT para estudos da implantação da Incubadora Tecno Social do Campus Canoas do IFRS.

A criação do novo GT, com nome GT para estudo e implantação da Incubadora Tecno Social do Campus Canoas, foi divulgada entre servidores do campus, com convite aberto à participação. Esse movimento resultou na formação de um grupo multidisciplinar, contemplando as áreas de gestão, informática, matemática, linguagens e ciências humanas. Os envolvidos no grupo são: Daniele dos Santos Fontoura, Gilmar D’Agostini Oliveira Casalinho, Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Leila de Almeida Castillo, Lisiane Celia Palma, Marcelo Luiz Pereira, Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, Mariano Nicolao, Priscila Wachs, Rodrigo Perozzo Noll, Rossana Freitas Moreira e Simone Maffini Cerezer.

O referido GT tem como principal objetivo a estruturação e implantação da incubadora no Campus Canoas, considerando: equipe envolvida, modalidades, parcerias, regulamentação, infraestrutura.

Destaca-se uma das ações desenvolvidas pelo GT: concurso para definição do nome e logotipo da incubadora.

Em especial, o concurso de nome e logotipo da incubadora teve como objetivo a divulgação do movimento de estruturação e implantação da incubadora no campus, sensibilização da comunidade interna e externa sobre apoio ao empreendedorismo e inovação, além da escolha do nome e logotipo em si. Ao todo, 44 sugestões de nome e 16 propostas de logo foram enviadas pela comunidade interna e egressos. Uma comissão julgadora selecionou 3 propostas de nome que foram levadas a votação pela comunidade interna e externa do campus. Após a escolha do nome, se repetiu o processo para a escolha do logotipo.

Assim, o nome escolhido pela comunidade para a incubadora foi “SocialTec – Incubadora Social e Tecnológica de Canoas” e o logotipo escolhido pode ser visualizado a seguir:

Em março de 2021, o IFRS lançou o edital nº 11/2021 “Apoio a projetos para implantação e estruturação de habitats de inovação e empreendedorismo”. O Campus Canoas submeteu o projeto “Implantação SocialTec – incubadora social e tecnológica de Canoas”. O projeto foi avaliado e classificado em primeiro lugar.

No dia 09 de junho de 2021, ocorreu o “Painel Experiências e Trajetórias das iniciativas de Habitats de Inovação nos campi da região metropolitana de Porto Alegre do IFRS”, junto a I Mostra Metropolitana do IFRS.  O painel está no link do youtube.

Durante o painel, diversos habitats de inovação e empreendedorismo apresentaram a sua trajetória, a apresentação da SocialTec inicia no minuto 22:

 

A história do nome e logo da incubadora do Campus

No dia 4 de dezembro de 2020 foi publicado o edital do concurso para escolha do nome e logotipo da incubadora do IFRS Campus Canoas. O edital está disponível em: https://ifrs.edu.br/canoas/aberto-concurso-para-escolha-do-nome-e-logomarca-da-incubadora-em-implantacao-no-campus-canoas/

O principal objetivo do concurso foi divulgar o movimento de estruturação e implantação da incubadora no campus, sensibilizar quanto a cultura do empreendedorismo e inovação, e envolver a comunidade interna e externa nesse processo.

Ao todo, 44 sugestões de nome foram submetidas. Destas, uma comissão julgadora selecionou 3 propostas que foram levadas a votação pela comunidade interna e externa do campus. A seguir, 16 propostas de logo foram enviadas e, da mesma forma, 3 logos foram selecionados pela comissão julgadora e levados a votação pela comunidade externa e interna.

Os alunos Ana Paula Pires e Mateus Paulo Beck, do curso de especialização em gestão de projetos e inovação, são os vencedores do concurso e relatam um pouco dessa experiência: “Pensamos em várias ideias de nome para a incubadora, que fossem capazes de exprimir sua vocação com foco social e tecnológico e também criar uma identidade com a comunidade local. Ficamos muito felizes com a escolha do nome SocialTec, e partimos para a ideação de imagens que também pudessem ilustrar a preocupação com a sustentabilidade e inovação, simbolizadas por uma pequena plantinha incubada dentro de uma lâmpada. Assim compusemos a logomarca, nas cores do  Instituto Federal do Rio Grande do Sul, almejando que ela possa contribuir na divulgação da missão, das iniciativas e da vocação da incubadora”.

Última atualização em 18/10/2021

Fim do conteúdo