Como saber quando tenho uma notícia?

Quer uma boa notícia? Você sempre tem uma notícia. Quer uma má notícia? Nem todo mundo quer saber de sua notícia. Mas isso não é motivo para você deixar de se comunicar. Ainda mais hoje em dia, quando há veículos para todos os gostos e todos os públicos. O que precisamos treinar, e é o que pretendo trazer com esse texto, é a visão da relevância do fato a ser comunicado. Com a mente treinada, um pouco de atrevimento e uma boa dose de ousadia, sua ideia pode chegar longe. E, em se tratando de um veículo institucional, como é o nosso caso, um site de um campus de um Instituto Federal, um fato que pode parecer tolo, se bem tratado pelo profissional de comunicação certo, pode virar capa do site em instantes. Por isso, não hesite, mas treine seu feeling.

Regra número 1. Deu um monte de likes na sua rede social, pode virar notícia para o site do campus. Talvez não o fato em si, mas o projeto a que a postagem está ligada e que ninguém lembrou de avisar a Comunicação de que algo tão legal estava rolando no campus. Lembre-se: isso ocorre muito. Regra número 2. Tem evento, festa, gincana, comemoração… para acontecer, é assunto mais do que quente para, pelo menos, o Instagram do campus (o pessoal de todo o IFRS vive postando esse tipo de coisa nos veículos oficiais). Deixando de lado os números das regras, compartilhe seu dia a dia, seus projetos, seus estudos. Isso é importante, pois valoriza você e valoriza o campus, que, por sua vez, valoriza seu canudo.

Regra de ouro: se você participa de projetos de Ensino, Pesquisa ou Extensão, por favor, por favor, mas por favor mesmo, envie notícias pelo menos uma vez por mês para a Comunicação. Sempre tem algo que você tenha a dizer que fez ou vai fazer no projeto. Além disso, esses programas sempre têm eventos previstos. Não deixe para divulgá-los em cima da hora. Peça ajuda à Comunicação com bastante antecedência para fazer artes, ajudar a planejar a divulgação, pré-agendar entrevistas, fazer matérias com antecedência e programar uma cobertura digna do seu projeto. Ajude-nos a te ajudar.

João Henrique Machado
Jornalista – Campus Canoas IFRS