Início do conteúdo

Núcleo de Memória do Campus Canoas (Numem)


 

Apresentação:

Memória, lembranças, histórias. Todo espaço está pleno delas. Uma instituição de ensino além de conter sua própria história e memória, também contêm as diversas histórias, memórias e lembranças de quem passou e passa por ela. O objetivo deste núcleo é ser um espaço de partilha, mas também de pesquisa. Em que além das trocas afetivas e afetuosas, espaço da memória, haja pesquisa e produção do conhecimento, espaço da História. Para isso, buscamos desenvolver projetos de ensino, pesquisa e de extensão, exposições e artigos científicos, além de mapear depoimentos e documentos. 

Através de ações diversas, pretendemos sermos um repositório de documentos, depoimentos e espaço de investigação e escuta para a história e memória do IFRS, em especial do Campus Canoas, demarcando sua importância dentro da rede Federal de Ensino, do município de Canoas e na vida de todos os servidores e educandos que passaram e se encontram nesta instituição, assim como marcar sua importância no cenário social.

 

………………………………………………………………………………………………..

 

Finalidade/Objetivos Institucionais:

O Núcleo de Memória do IFRS- Campus Canoas é o espaço de salvaguarda de documentos e depoimentos sobre a História e Memória do IFRS, em especial do Campus Canoas, com objetivo de produção científica e espaço de reflexão. E também de produção científica e apoio às ações dos demais núcleos e projetos de ensino, pesquisa e extensão. 

 

………………………………………………………………………………………………..

 

 

Ações atuais:

Para o ano de 2020, foi elaborado um projeto de pesquisa intitulado Construir a história do IFRS campus Canoas: valorização do espaço institucional como um lugar de memória(s), que nos possibilite realizar o levantamento de múltiplas fontes históricas, como documentos e registros, relatos orais, projetos realizados, fotos e outros vestígios, para então, selecionar alguns acontecimentos que produziram conhecimentos, saberes e vivências, partilhados pelo/no campus e organizá-los, de forma a tornar possível produzir narrativas históricas sobre este espaço.

O Numem participa ativamente do Grupo de Trabalho que está organizando as comemorações dos dez anos de atuação do Campus Canoas. 

 

………………………………………………………………………………………………..

 

 

Documentos:

 

………………………………………………………………………………………………..

 

 

Composição atual:

Portaria nº 158, de 29 de outubro de 2021

 

  ………………………………………………………………………………………………..

 

 

Contatos:

Presidência: Sandra Cristina Donner

Vice-presidência: Olívia Pereira Tavares 

                 E-mail do núcleo: [email protected]

Última atualização em 01/11/2021

Fim do conteúdo