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Eventos


Ano de 2023

 

  • Título: X Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática

 

Responsável: CARINA LOUREIRO ANDRADE
E-mail: [email protected]

 

Resumo:

A X Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática será realizada de 9 a 11 de maio de 2023. É um evento institucional caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade pensado e preparado para reunir discentes e docentes em torno de atividades científicas e pedagógicas, visando o debate sobre temas atuais de importância para a educação e para o desenvolvimento de ações que favoreçam a troca de experiências. Trata-se da criação de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e científico para gerar e socializar conhecimentos, tendo em vista tanto a necessidade de aprimorar os conhecimentos matemáticos e pedagógicos dos acadêmicos do curso quanto a disseminação de saberes e práticas didáticas para a comunidade interessada em participar da Semana Acadêmica.

Palavras-Chave: semana acadêmica, formação inicial e continuada de professores, educação matemática, matemática

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  • Título: Oficina de Ensino de Matemática

 

Responsável: CARINA LOUREIRO ANDRADE
E-mail: [email protected]

Resumo:

Esta oficina está vinculada a parceria da equipe do Projeto de Oficinas de Ensino de Matemática – POEMA (submetido ao edital 02/2023 – PROEX) com a Secretária Municipal de Educação de Canoas. A oficina “Geometria: calculando distâncias entre cidades” será efertada duas vezes, em dois dias consecutivos, para dar conta de atingir o público-alvo principal, que são os professores de matemática da rede municipal de Canoas. Assim como o projeto POEMA, este evento tem o intuito de contribuir para a melhoria do ensino da matemática na educação básica e destina-se a atender à demanda por formação dos professores de matemática da rede municipal de Canoas/RS, assim como aos estudantes dos cursos da área do IFRS – Campus Canoas e demais professores de matemática. Os professores e estudantes participantes das oficinas terão a oportunidade de trabalhar com materiais concretos e refletir sobre o ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental.

Palavras-Chave: Educação matemática, formação continuada, escola

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  • Título: Seminário de Estudos transdisciplinares, sistêmicos e multimodais – Ano 2023

 

Responsável: CLÁUDIO ANTÔNIO CARDOSO LEITE
E-mail: [email protected]

Resumo:

O Seminário de Estudos transdisciplinares, sistêmicos e multimodais – Ano 2023 – se apresenta como um ciclo virtual de 5 palestras organizadas pelos membros do grupo de pesquisa: Estudos transdisciplinares, sistêmicos e multimodais, pertencente ao IFRS Canoas e cadastrado no diretório de grupos do CNPq. O objetivo geral do Seminário é o de divulgar a perspectiva de pesquisa de cunho transdisciplinar consolidada mundialmente como Ciência dos Sistemas, mais especificamente uma das abordagens da área denominada de MSM – método sistêmico multimodal. A aplicação sociocibernética do PSM – Pensamento sistêmico multimodal desenvolvido na Universidade Tecnológica de Luleå – Suécia – pelos pesquisadores Prof. Dr. J. Donald R. de Raadt e sua esposa Profa. Dra. Veronica D. de Raadt. Vídeos com palestras serão editados e organizados para a veiculação pela internet na ocasião do evento. Nos dias do evento os vídeos serão apresentados e teremos um momento ao vivo com os palestrantes para perguntas e respostas. Um formulário online será divulgado em cada palestra para a avaliação do evento. A razão que justifica a escolha do tema a ser tratado no evento é a de que no mundo contemporâneo atual, as realidades se apresentam cada vez mais com características complexas, portanto faz-se necessário o uso de uma abordagem que permita formulações mais adequadas de problemas científicos, mais precisos e/ou refinados e por isso pesquisáveis. De acordo com De Britto (2014), o MSM – Método Sistêmico Multimodal foi criado para ser uma proposta transdisciplinar de pesquisa, considerando o caráter pluriaspectual e multifatorial das complexas realidades contemporâneas. Tanto é que nele não se permite clivagens entre os aspectos quantitativos e qualitativos da realidade. Assim, o evento se justifica na medida em que a ação capacita estudantes, professores e técnicos administrativos do IFRS, UFCSPA, UFG e da UERGS. Promove também capacitação e divulgação científica para a comunidade externa dessas instituições. Currículo do coordenador na Plataforma Lattes:http://lattes.cnpq.br/9503260583477902

Palavras-Chave: transdiciplinaridade, método sistêmico multimodal, sociocibernética.

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Ano de 2022

 

  • Título: I Seminário de estudos transdisciplinares, sistêmicos e multimodais – 2022

Coordenação: Cláudio Antônio Cardoso Leite

Resumo: O I Seminário de Estudos transdisciplinares, sistêmicos e multimodais – 2022 – se apresenta como um ciclo de 5 palestras organizadas pelos membros do grupo de pesquisa: Estudos transdisciplinares, sistêmicos e multimodais, pertencente ao IFRS Canoas e cadastrado no diretório de grupos do CNPq. O objetivo geral do Seminário é o de divulgar a perspectiva de pesquisa de cunho transdisciplinar consolidada mundialmente como Ciência dos Sistemas, mais especificamente uma das abordagens da área denominada de MSM – método sistêmico multimodal. Uma aplicação sociocibernética do PSM – Pensamento sistêmico multimodal desenvolvido na Universidade Tecnológica de Luleå – Suécia – pelos pesquisadores Prof. Dr. J. Donald R. de Raadt e esposa Profa. Dra. Veronica D. de Raadt. Vídeos com as palestras serão editados e organizados para a veiculação pela internet na ocasião do evento. Nos dias do evento os vídeos serão apresentados e teremos um momento ao vivo com os palestrantes para perguntas e respostas. Um formulário online será divulgado em cada palestra para a avaliação do evento.

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  • Título: I Seminário Institucional dos Programas Pibid e RP e II Encontro Pibid IFRS

Coordenação: Mariana Lima Duro

Resumo: O I Seminário Institucional dos Programas Pibid e RP do IFRS é uma proposta de evento que tem a finalidade de proporcionar momentos de discussão e trocas de experiências entre a comunidade que fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) nos editais Capes 2020. Essa comunidade é composta por, pelo menos, 35 docentes e 180 discentes dos cursos de licenciatura do IFRS, além de muitos estudantes das 17 escolas parceiras. Tem-se como justificativa do evento a necessidade de espaços para proporcionar a interdisciplinaridade entre cursos de um mesmo subprojeto e o diálogo entre cursos da mesma área de diferentes campi do IFRS, além de socializar as experiências vivenciadas nos diferentes Programas. Como proposta metodológica, o evento será oferecido por meio virtual, transmitido via YouTube e envolverá todas as áreas e campi participantes dos programas. Tem-se como perspectiva realizar a avaliação das propostas e das atividades desenvolvidas, promovendo discussão também com a comunidade externa ao Pibid IFRS, envolvendo outras licenciaturas do IFRS, licenciaturas de outras IES e demais escolas do Rio Grande do Sul para proporcionar espaços de formação inicial e continuada de professores.

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  • Título: Palestra: Possibilidades de uso das tecnologias no ensino da matemática: buscando auxílio para as dificuldades dos alunos

Coordenação: Eduardo Meliga Pompermayer

Resumo: A proposta consiste em criar um espaço para o debate e troca de experiências acerca da formação de professores de Matemática e sobre o fazer docente. A palestra tem como resumo: nesta conversa, serão apresentadas experiências de análise de dificuldades dos alunos em conteúdos de Matemática e alternativas que foram encontradas na tentativa de solucioná-las. Serão discutidos também alguns desafios atuais do ensino da Matemática em que a tecnologia pode contribuir, como por exemplo o trabalho com o pensamento computacional na escola.

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  • Título: V ENPEX – XI Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, X Salão de Extensão e VII Salão de Ensino

Coordenação: Marcos Daniel Schmidt de Aguiar

Resumo: O V ENPEX, que abrange o XI Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, o X Salão de Extensão e o VII Salão de Ensino, tem como objetivo promover um espaço para a exposição e a discussão dos projetos científicos, tecnológicos, extensionistas e de ensino, desenvolvidos por alunos e professores do IFRS e de outras instituições de ensino, por meio do incentivo à divulgação de projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, contextualizados à realidade científica, tecnológica, econômica e sociocultural da região.

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  • Título: V Jornada de Humanidades

Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Período de realização: de 02/08/2021 a 28/02/2022

Coordenadora: Jaqueline Russczyk

Resumo: A Jornada de Humanidades se apresenta como um ciclo de palestras, oficinas e debates sobre alguns temas referentes aos principais desafios educacionais contemporâneos, a partir das reflexões oriundas das Ciências Humanas. Em 2021/2022, a Jornada de Humanidades ocorrerá em parceria com o Grupo de Pesquisa em Ciências Humanas e Educação Profissional e com o Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPE) da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias abordando temas diversos ao longo do ano letivo, tais como precarização do trabalho, Reforma do Ensino Médio, entre outros. As reflexões irão se pautar pela identificação dos impactos e das possibilidades de ação emancipadora dentro do ambiente de trabalho e junto a comunidade externa do IFRS, no processo de ensino e aprendizagem, a partir da troca de experiências, reflexões, organização e atuações coletivas.

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  • Título: I Encontro Pibid IFRS

Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Período de realização: de 28/06/2021 a 08/07/2021

Resumo: O I Encontro Pibid IFRS é uma proposta de evento que tem a finalidade de proporcionar momentos de discussão e trocas de experiências entre a comunidade que faz parte do Pibid do IFRS 2020. Tem-se como justificativa do evento a necessidade de espaços para proporcionar a interdisciplinaridade entre cursos de um mesmo subprojeto e o diálogo entre cursos da mesma área de diferentes campi do IFRS. Como proposta metodológica, o evento será oferecido por meio virtual e envolverá cinco momentos distintos: uma mesa redonda de abertura, contando com a participação de um representante de escola, um docente supervisor, um docente coordenador de área e um (ex)bolsista de iniciação à docência, explicando a importância do Pibid na sua vida profissional. Na sequência, cada subprojeto(Matemática, Biologia e Química e Língua Portuguesa e Pedagogia) promoverá trocas de experiências da forma que desejarem, seja por seminários, relatos de experiências, oficinas ou outras formas pertinentes. Para finalizar o evento, representantes discentes de cada subprojeto relatarão as propostas advindas das discussões promovidas durante o evento. Tem-se como perspectiva ampliar a discussão em um II Encontro, promovendo discussão também com a comunidade externa ao Pibid IFRS, envolvendo outras licenciaturas do IFRS e demais instituições do RS.

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  • Título: Trajetos LGBTQIA+ no contexto escolar: vivências e formação de professores

Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Período de realização: 30/06/2021

Coordenadora: Aline Santos Oliveira

Resumo: O evento se caracteriza como mesa temática e tem como objetivo propor um diálogo com a comunidade acadêmica do Campus Canoas, especialmente discentes da licenciatura em Matemática e os/as docentes; bem como a comunidade externa (estudantes de graduação, professores da educação básica e etc.) sobre o público LGBTQIA+ no contexto escolar e a relevância dessa abordagem no processo formativo de docentes, visando a desconstrução de preconceitos que ainda adensam práticas estereotipadas no âmbito escolar, destoando de uma proposta de educação para a diversidade e inclusão, limitando o acesso a direitos adquiridos. Sabemos dos altos índices de violências no país sofrida pelo público LGBTQIA+ e o evento se coloca como um canal para somar aos esforços de combate à LGBTQIAfobia, especialmente, no mês de junho, esse eleito como mês do Orgulho LGBTQIA +.

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  • Título: 1° Tessituras e Narrativas: Conexões e Redes

Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadoras: Cleusa Albilia de Almeida e Aline Santos Oliveira

Período de realização: dias 28 e 29 de julho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina Caribenha e Tereza de Benguela.

Resumo: O “1º Tessituras e Narrativas: Conexões e Redes”, promovido por professores pesquisadores vinculados a instituições de ensino, como UNEMAT, IFMT, IFRS, UFMT, UNIC e SEDUC-MT. A programação teve carga horária total de 6h. O “1º Tessituras e Narrativas: Conexões e Redes” será realizado nos dias 28 e 29 de julho de 2021, a partir das 19h, abordando o tema ‘A mulher negra latino-americana e caribenha e Tereza de Benguela”. Nossas palestrantes, Cristiane Sobral, Helenice Faria e Silviane Ramos, conduzirão narrativas, reflexões, experiências e práticas que contribuíram, ao longo de suas jornadas, para o fortalecimento da luta antirracista, por meio de suas vivências, estudos e produções acadêmicas e artísticas. Além disso, destacamos que o dia 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também o dia nacional de Tereza de Benguela. Essa data relembra o marco internacional e nacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vividos até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.

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  • Título: ENPAIF Sul – I Encontro de Professores/as de Arte dos IFs da Região Sul

Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Juliana da Cruz Mulling

Período de realização: dias 11, 12 e 13 de agosto

Resumo: Os encontros de professores de Arte dos IFs, promovidos desde 2019 no RS, ampliam-se em diálogo com a Associação Nacional de Professores de Artes dos IFs (ANPAIF), com o objetivo de consolidar uma rede de compartilhamento de experiências entre os profissionais, bem como o fortalecimento das áreas de Arte no contexto da educação básica, profissional, técnica e tecnológica da Rede Federal. O I Encontro de Professores/as de Arte dos IFs da Região Sul apresenta-se no contexto pandêmico como estratégia para qualificar os processos remotos adotados no âmbito da pesquisa, ensino e extensão em Arte. O evento se realizará em agosto, nos dias 11, 12 e 13, nos turnos da noite, tarde e manhã, respectivamente. A programação será composta por momentos de formação, com palestrantes, mesas para apresentação de relatos de experiências ocorridas no período de atividades remotas, e exposições de trabalhos artísticos junto à Galeria de Arte Cláudia Paim, do IFRS Campus Osório, e junto aos canais digitais da ANPAIF, os quais ficarão disponíveis para as comunidades dos campi durante e após o evento. Essa programação encontra-se em período de organização. Ao final do evento, será promovida uma plenária para debate acerca das novas diretrizes da EPT, sob a perspectiva dos paradigmas contemporâneos para o ensino de Arte.

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  • Título: Ciclo de oficinas, palestras e bate-papos do TADS – IFRS Campus Canoas 

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenador: Bruno Brogni Uggione

Resumo: O ciclo de oficinas, palestras e bate papos do TADS. será composto por encontros virtuais, organizados e ministrados pelos alunos do curso e por um técnico administrativo. Inicialmente estão previstos quatro encontros, com duração de duas horas. Cada encontro terá um tema diferente, relacionado a área do curso e assuntos da atualidade.

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  • Título: Re-união extraordinária dos professores de artes dos IFs do RS

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Juliana da Cruz Mulling

Resumo: Este projeto busca dar continuidade ao Evento Encontro dos Professores de Arte dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul, o qual teve sua primeira edição em 2019, no campus Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul Rio Grandense, destinando-se à professores das áreas de Arte dos três Institutos Federais presentes no Estado do Rio Grande do Sul (IFRS, IFSUL, IFFar). A promoção de ações de continuidade ao evento mantém o objetivo inicial de consolidar uma rede de compartilhamento de experiências entre os profissionais, bem como o fortalecimento das áreas de Arte no contexto da educação básica, profissional, técnica e tecnológica da Rede Federal. No contexto atual, este evento e seus desdobramentos serão realizados de forma virtual. Haverá uma reunião inicial para a contextualização das diferentes situações dos IF’s, a partir do acolhimento das percepções dos docentes de Arte. Sequencialmente, será avaliada a possibilidade de agendar encontros virtuais, de acordo com o interesse dos colegas em apresentar suas ações de ensino, pesquisa e extensão, valorizando e difundindo as práticas da área. Ao final do primeiro encontro e na possibilidade de novas sessões, pretende-se acolher encaminhamentos que orientem, junto àqueles registrados no primeiro encontro, a organização da pauta do próximo evento que possa ser construído de forma presencial.

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  • Título: I encontro das licenciaturas em matemática do IFRS

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenador: Eduardo Melliga Pompermayer

Resumo: O I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS será realizada de 01 de setembro a 11 de setembro de 2020. É um evento multicampi caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade pensado e preparado para reunir discentes e docentes em torno de atividades científicas e pedagógicas, visando o debate sobre temas atuais de importância para a educação e para o desenvolvimento de ações que favoreçam a troca de experiência. Trata-se da criação de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e científico para gerar e socializar conhecimentos, tendo em vista a necessidade de aprimorar os conhecimentos matemáticos e pedagógicos dos acadêmicos do curso. A organização desses eventos está a cargo de uma equipe de professores das Licenciaturas em Matemática dos campi de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Canoas, Ibirubá e Osório totalmente engajados nesse trabalho.

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  • Título: Vivências e experiências de ações de extensão no IFRS Campus Canoas: olhares e saberes de uma educação para o patrimônio

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Olívia Pereira Tavares

Resumo: Esta proposta pretende funcionar como piloto na realização de encontros mediados voltados para olhar a Extensão como um patrimônio. A partir de vozes múltiplas de participantes/parceiros da comunidade externa, coordenadores e bolsistas, atuantes ou que tenham atuado em ações de Extensão, busca-se olhar para sua atuação no IFRS campus Canoas, seus limites e possibilidades e a sua efetiva articulação com a comunidade de seu entorno. Também importa olhar para estas narrativas de experiências nas ações como relatos de memórias por distintos personagens na trama histórica de vivências e experiências da Extensão do campus. E, por fim, buscar despertar nos partícipes das atividades a ideia da Extensão como um patrimônio institucional e local, que viabiliza a articulação da instituição na comunidade. Para isso, realizei um mapeamento das ações, para, então, convidar sujeitos a apresentarem os seus relatos, a partir de um roteiro colaborativo, construído em conjunto com aqueles que serão os/as narradores de memórias da Extensão. A partir do levantamento das ações já realizado previamente, foram elencados grupos que realizarão as falas, no qual serão mediadas para tentar atender aos objetivos. Para justificar como extensão serão convidadas professoras e professores da rede pública de Canoas, de forma a contribuir e estimular parcerias e divulgar ações do campus. Entretanto, importa também a participação dos estudantes da educação básica do campus, de forma a efetivar a prática de estágio docência em educação patrimonial da coordenadora da ação.

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Última atualização em 18/08/2023

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