Eventos

• Título: Ciclo de oficinas, palestras e bate-papos do TADS – IFRS Campus Canoas

Coordenador: Bruno Brogni Uggione

Resumo: O ciclo de oficinas, palestras e bate papos do TADS. será composto por encontros virtuais, organizados e ministrados pelos alunos do curso e por um técnico administrativo. Inicialmente estão previstos quatro encontros, com duração de duas horas. Cada encontro terá um tema diferente, relacionado a área do curso e assuntos da atualidade.

• Título: Re-união extraordinária dos professores de artes dos IFs do RS

Coordenadora: Juliana da Cruz Mulling

Resumo: Este projeto busca dar continuidade ao Evento Encontro dos Professores de Arte dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul, o qual teve sua primeira edição em 2019, no campus Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul Rio Grandense, destinando-se à professores das áreas de Arte dos três Institutos Federais presentes no Estado do Rio Grande do Sul (IFRS, IFSUL, IFFar). A promoção de ações de continuidade ao evento mantém o objetivo inicial de consolidar uma rede de compartilhamento de experiências entre os profissionais, bem como o fortalecimento das áreas de Arte no contexto da educação básica, profissional, técnica e tecnológica da Rede Federal. No contexto atual, este evento e seus desdobramentos serão realizados de forma virtual. Haverá uma reunião inicial para a contextualização das diferentes situações dos IF’s, a partir do acolhimento das percepções dos docentes de Arte. Sequencialmente, será avaliada a possibilidade de agendar encontros virtuais, de acordo com o interesse dos colegas em apresentar suas ações de ensino, pesquisa e extensão, valorizando e difundindo as práticas da área. Ao final do primeiro encontro e na possibilidade de novas sessões, pretende-se acolher encaminhamentos que orientem, junto àqueles registrados no primeiro encontro, a organização da pauta do próximo evento que possa ser construído de forma presencial.

• Título: I encontro das licenciaturas em matemática do IFRS

Coordenador: Eduardo Melliga Pompermayer

Resumo: O I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS será realizada de 01 de setembro a 11 de setembro de 2020. É um evento multicampi caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade pensado e preparado para reunir discentes e docentes em torno de atividades científicas e pedagógicas, visando o debate sobre temas atuais de importância para a educação e para o desenvolvimento de ações que favoreçam a troca de experiência. Trata-se da criação de oportunidades de aperfeiçoamento profissional e científico para gerar e socializar conhecimentos, tendo em vista a necessidade de aprimorar os conhecimentos matemáticos e pedagógicos dos acadêmicos do curso. A organização desses eventos está a cargo de uma equipe de professores das Licenciaturas em Matemática dos campi de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Canoas, Ibirubá e Osório totalmente engajados nesse trabalho.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

• Título: Vivências e experiências de ações de extensão no IFRS Campus Canoas: olhares e saberes de uma educação para o patrimônio

Coordenadora: Olívia Pereira Tavares

Resumo: Esta proposta pretende funcionar como piloto na realização de encontros mediados voltados para olhar a Extensão como um patrimônio. A partir de vozes múltiplas de participantes/parceiros da comunidade externa, coordenadores e bolsistas, atuantes ou que tenham atuado em ações de Extensão, busca-se olhar para sua atuação no IFRS campus Canoas, seus limites e possibilidades e a sua efetiva articulação com a comunidade de seu entorno. Também importa olhar para estas narrativas de experiências nas ações como relatos de memórias por distintos personagens na trama histórica de vivências e experiências da Extensão do campus. E, por fim, buscar despertar nos partícipes das atividades a ideia da Extensão como um patrimônio institucional e local, que viabiliza a articulação da instituição na comunidade. Para isso, realizei um mapeamento das ações, para, então, convidar sujeitos a apresentarem os seus relatos, a partir de um roteiro colaborativo, construído em conjunto com aqueles que serão os/as narradores de memórias da Extensão. A partir do levantamento das ações já realizado previamente, foram elencados grupos que realizarão as falas, no qual serão mediadas para tentar atender aos objetivos. Para justificar como extensão serão convidadas professoras e professores da rede pública de Canoas, de forma a contribuir e estimular parcerias e divulgar ações do campus. Entretanto, importa também a participação dos estudantes da educação básica do campus, de forma a efetivar a prática de estágio docência em educação patrimonial da coordenadora da ação.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Última atualização em 10/03/2021