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Registros Escolares


∴ Documentos e orientações

O setor de Registros Escolares é responsável pelo recebimento, expedição e guarda de documentos acadêmicos, conforme Art. 65 da Organização Didática.

Aviso: O Setor de Registros não faz cópias ou impressões para alunos de trabalhos ou quaisquer documentos que não sejam os comprovantes de responsabilidade do setor.

 

⇒ Acesso SIA – Sistema de Informações Acadêmicas

É por meio do SIA que o estudante tem acesso ao seu histórico, atestado de matrícula e boletins. Também é através do sistema acadêmico, que os estudantes dos cursos superiores solicitam suas rematrículas.

Para acessar o SIA: sia.ifrs.edu.br

O login de usuário será o número de matrícula, precedido da letra a. Exemplo: a0101001.

A senha no primeiro acesso será a data de nascimento do estudante DDMMAAAA, sem barras. Exemplo: data de nascimento 01/01/2017, logo a senha será 01012017. Após o primeiro acesso, o estudante poderá alterar sua senha. No caso de esquecimento de senha, o sistema gera uma nova e a envia para o e-mail cadastrado, portanto é imprescindível que o estudante mantenha seus dados atualizados.

 

⇒ Abono e justificativa de faltas

O aluno ou responsável deve apresentar original e cópia do documento que justifique ou abone a ausência no prazo de 2 dias úteis após o término de vigência do documento.

Os casos aceitos para justificativa e abono estão previstos nos Art. 152 a 155 da Organização Didática do IFRS.

A justificativa da falta não anula o registro no Diário de Classe, apenas dá ao aluno o direito de realizar avaliações em outra data.

 

⇒ Exercícios domiciliares

Terão direito à oferta de exercícios domiciliares estudantes que necessitarem se ausentar das aulas por um período superior a 15 dias por algum dos motivos descritos no Art. 157 da Organização Didática do IFRS.

 

⇒ Atividades complementares

De acordo com a matriz de cada curso, há uma carga horária a ser cumprida de atividades complementares. Verifique nas abas específicas de cada um dos cursos para saber mais.

Para cadastrar os comprovantes das atividades, deve-se acessar aluno.canoas.ifrs.edu.br utilizando as credenciais Moodle e autenticação wifi.

Acessando o sistema, o estudante deve localizar o menu Opções do aluno/Atividades Complementares e preencher uma solicitação para cada atividade complementar que deseja solicitar o registro. As informações de grupo e categoria da atividade, caso não estiverem adequadas, serão corrigidas pelo coordenador do curso durante o processo de análise.

Ao final de cada preenchimento, o estudante deve anexar os documentos que comprovem a realização da atividade (atestado, certificado, declaração, etc.) em formatos JPG, PNG ou PDF.

O suporte técnico ao estudante e feito por meio do e-mail cti@canoas.ifrs.edu.br

 

⇒ Aproveitamento de estudos (cursos superiores)

Os estudantes que já concluíram componentes curriculares poderão solicitar aproveitamento de estudos. Para participar, devem atender às exigências de edital específico, publicado semestralmente de acordo com o calendário do campus.

Maiores informações sobre aproveitamento de estudos constam nos Artigos 202 a 215 da Organização Didática do IFRS.

 

⇒ Certificação de conhecimentos (cursos superiores)

Poderão requerer certificação de conhecimentos, inclusive não-escolar, a fim de ser dispensado de componentes curriculares da matriz do curso, aqueles que atenderem às exigências de edital específico, publicado semestralmente de acordo com o calendário do campus.

Maiores informações sobre aproveitamento de estudos constam nos Artigos 216 a 218 da Organização Didática do IFRS.

 

⇒ Certificações Enem

Para solicitar a Certificação do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência fazendo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato deve atender aos requisitos elencados abaixo:

  • Não ter concluído o Ensino Médio;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização da primeira prova do Enem;
  • Ter indicado a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como o IFRS como Instituição Certificadora (conforme Portaria INEP nº179, de 28 de abril de 2014);
  • Ter atingido, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento;
  • Ter atingido, na mesma edição do exame, o mínimo de 500 pontos na redação e o mínimo de 450 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, não existindo a possibilidade de juntar os resultados da área de Linguagens e de Redação de anos distintos.

Além disso, o interessado deve apresentar as seguintes documentações:

  • Extrato de desempenho no Enem;
  • Original e cópia do documento de identidade;
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento.

 

Prazo para a entrega do certificado: 30 dias, contados a partir da data de solicitação.

Obs.: a autorização de retirada por terceiros apenas será permitida mediante apresentação de procuração. Não serão feitas cópias de documentos no momento da solicitação.

 

Para mais informações, acesse site do Enem

 

⇒ Trancamento de Disciplinas (cursos superiores)

A partir do 2º semestre do curso, pode-se solicitar trancamento de disciplinas até 30 dias após o início de cada semestre.

 

⇒ Trancamento de Matrícula (cursos superiores)

Poderá ser concedido o trancamento total da matrícula por no máximo 50% do tempo do curso, o qual é contabilizado no tempo de integralização da matriz curricular.

O trancamento poderá ser solicitado a qualquer tempo por alunos matriculados a partir do 2º semestre do curso.

A cada semestre o estudante deve renovar seu trancamento ou realizar a rematrícula no período divulgado pelo setor de Registros Escolares no site do campus e nos murais.

Importante: após realizar o trancamento de matrícula, o estudante deve se dirigir à Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) para preencher formulário de acompanhamento, e à Biblioteca e ao setor de Estágios para verificar pendências.

 

⇒ Cancelamento de matrícula

O cancelamento da matrícula dar-se-á por solicitação do aluno, a qualquer tempo, ou automaticamente nos casos previstos no Art. 136 da Organização Didática do IFRS.

Importante: após realizar o cancelamento de matrícula, o aluno deve se dirigir à Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) para preencher formulário de acompanhamento, e à Biblioteca e ao Setor de Estágios para verificar pendências.

 

⇒ Rematrícula

Para os cursos integrados ao Ensino Médio consiste na entrega de formulário com atualização de dados, a ser realizada no final de cada ano.

Para os cursos superiores, é realizada mediante solicitação de disciplinas no Sistema de Informações Acadêmicas – SIA, semestralmente, de acordo com o calendário do campus.

 

⇒ Solicitações de documentos

Atestados de Matrícula, Atestados de Frequência e Histórico Escolar podem ser solicitados e impressos pelo aluno, com código de autenticidade,  através do SIFRS.

Demais documentos podem ser solicitados pelo e-mail registros.escolares@canoas.ifrs.edu.br ou pelo telefone (51) 3415.8215.

Os prazos para entrega, após solicitação são:

  • Matriz Curricular: 3 dias
  • Programas de Disciplinas: 5 dias
  • Atestado de Comparecimento: 3 dias

 

Coordenador de Registros Escolares: Marcelo Gonçalves da Silva

E-mail do Setor Registros Escolares: registros.escolares@canoas.ifrs.edu.br

Última atualização em 19/04/2022

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