Início do conteúdo

Projetos Indissociáveis


Projetos indissociáveis 2021/2022

 

  • Título do Projeto: Núcleo de Línguas e Culturas (em execução)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Dr. Cimara Valim de Melo

Resumo: A necessidade de ações direcionadas ao desenvolvimento linguístico-cultural das comunidades interna e externa ao Campus Canoas do IFRS torna imperativas a formação e a execução de projetos voltados ao ensino de línguas, dentre outros setores culturais. Conforme o próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos. Assim, esta proposta de projeto indissociável objetiva contribuir à formação cultural de servidores, estudantes e demais membros da comunidade interna e externa por meio da capacitação em línguas, bem como da promoção de espaços de reflexão voltados às linguagens em uma perspectiva cultural. Para isso, tem como problema a alta e histórica demanda da comunidade por ações de promoção do letramento linguístico, dentre elas cursos de línguas. Em termos metodológicos, o projeto envolve duas linhas de abordagem: a) ensino de línguas – cujas atividades envolvem oferta de cursos de capacitação em nível de extensão, monitorias de ensino a discentes com dificuldades em língua inglesa, bem como desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem de idiomas; b) incentivo à cultura – cujo foco se dá pela valorização e pela promoção de eventos interculturais, mais especificamente vinculado às linguagens e a oportunidades em termos de certificação e intercâmbio. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas tem a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos e a abertura de novos horizontes a cidadãos e cidadãs interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado. Espera-se assim gerar impactos internos, em nível acadêmico-profissional, e externos, com vistas à transformação sociocultural.

Link para produção científica: Lattes 

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  • Título do Projeto: Tessituras e narrativas: autorias afrocentradas e mídias (em execução)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Dr. Cleusa Albilia de Almeida

Resumo: Com o objetivo de criar um espaço de aprendizado e compartilhamento de Manifestações Literárias para a valorização da identidade e da cultura afrocentrada, avaliar o impacto na utilização desses materiais em um curso MOOC e viabilizar demandas surgidas no quilombo Chácara das Rosas – Canoas – RS, será utilizado como base inicial a Lei 10.639/03 que trata especificamente da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e neste projeto traduzimos como práticas e leituras afrocentradas. Para dar conta dessas perspectivas de modo epistemológico a legislação e autoras como: Djamila Ribeiro (2017), Angela Davis (2013), Chimamanda Ngozi Adichie (2017), Lélia Gonzalez (2008), Sueli Carneiro (2013) entre outras mulheres e autoras negras serão base de pesquisa e ensino. As metodologias são múltiplas para atender o modelo indissociável que tem como tripé ensino, pesquisa e extensão. Esses três elementos não são redutíveis numa sequência de operações, de procedimentos imutáveis, ou seja, um domínio específico de saber e de fazer, mas é o decorrente trabalho metodológico reflexivo e criativo. Nesse contexto ainda, pensar o ensino, a pesquisa e a extensão como movimentos, muito embora com cuidado redobrado para não cair no ativismo e nem no esvaziamento teórico. Os resultados esperados será novas lideranças no Quilombo, aperfeiçoamento de um curso MOOC com maior qualidade de reflexão e participantes do quilombo urbano Chácara das Rosas – Canoas-RS. A produção de inovação tecnológica com o desenvolvimento de um portal de armazenamento de manifestações literárias integradas com as redes e as mídias sociais.

Link para produção científica: Lattes

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  • Título do Projeto: LAR: Laboratório de Arte (em execução)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Ms. Juliana da Cruz Mülling

Resumo: O Projeto LAR, em sua segunda edição, centra-se no acolhimento, valorização e orientação da práxis em Arte. O objetivo do projeto é fomentar a produção em arte no Campus Canoas e junto à comunidade, proporcionando práticas dirigidas e auto planejadas de pesquisa em/sobre artes visuais para os bolsistas, com base em processos instaurados nos sistemas contemporâneos de trabalho artístico. O LAR tem a premissa de ser um ambiente de produção metodológica que contemple a subjetividade, a afetividade, a percepção sensível e simbólica que integram o humano, buscando na expressão poiética a abordagem de problemáticas interseccionais definidas pela consonância de experiências, interesses e projeções de vida  análogas às temáticas de orientação disponibilizadas. Serão realizadas orientações conforme cronograma colaborativo para compartilhamento de referenciais técnicos e conceituais. Os resultados das pesquisas alimentarão a oferta de ações para a comunidade, contextualizando as implicações dos hibridismos na produção de exposições de arte – atualmente no formato virtual/remoto, e incentivando a autoconfiança dos estudantes em apresentar suas proposições. A realização da Mostra de Arte está prevista como o principal momento de apresentação de resultados, incluindo diálogos com a produção no âmbito do ensino de Artes, e a participação de agentes culturais locais. As produções resultantes de oficinas destinadas à comunidade, bem como os trabalhos dos bolsistas, serão organizadas de forma virtual para exposição pelo instagram @_laboratorio_de_arte_, e acolhidos na constituição do acervo e da galeria do LAR.

Link para produção científica: Lattes

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  • Título do Projeto: PIBID: Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão (em execução)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Mariana Lima Duro

Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) surgiu como uma possibilidade de interação entre os cursos de licenciatura do IFRS e as redes públicas de ensino e vem contribuindo de forma significativa com a formação dos licenciandos, na medida em que promove a inserção dos professores em formação nos diferentes ambientes escolares onde terão a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas. No atual contexto, essa inserção acontece por meio de tecnologias, o que amplia o acesso em termos de público, mas que também desafia os licenciandos em termos de elaboração de materiais e de formas de interação com os estudantes da educação básica. Em especial, esse Projeto visa oportunizar espaços e tempos para a ação e reflexão (teórica) da prática docente, interferindo na formação acadêmica dos estudantes de licenciatura e contribuindo para a formação continuada dos docentes do IFRS e das escolas parceiras. O Projeto Pibid IFRS está dividido em três subprojetos, propondo ações interdisciplinares e articulações entre licenciaturas de mesma área em diferentes campi. Nesse contexto, esse Projeto tem como propósito articular os três pilares: ensino, pesquisa e extensão, junto ao Pibid no  âmbito do IFRS, promovendo situações de conversas pedagógicas e teóricas entre os cursos e campi participantes do Pibid IFRS, bem como de toda a comunidade acadêmica envolvida no Programa. Espera-se como resultado de Projeto, além da elaboração dos diferentes produtos gerados (materiais divulgados online, cursos massivos online, eventos online e e-book) que todos os participantes do projeto possam compreender, interferir e reelaborar o contexto escolar a partir dessas ações, entendendo que a prática docente é de fato, indissociável de ensino, pesquisa e extensão.

Link para produção científica: Lattes 

Última atualização em 29/07/2021

Fim do conteúdo