Início do conteúdo

Cursos


  • Título: Matemática: análise combinatória

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Resumo: Esse curso de Análise Combinatória tem o propósito de ser o primeiro de uma série de cursos que discutem conceitos de matemática. Trata-se de um curso de extensão, na modalidade EaD, do tipo MOOC, para que estudantes possam aprender ou aprofundar conceitos de análise combinatória, enquanto área específica da matemática estudada no ensino médio e discutida em diversos cursos de nível superior. A Análise Combinatória pode ser definida como uma área da matemática que utiliza um conjunto de procedimentos que possibilita analisar as possibilidades e combinações entre elementos de um conjunto. Dessa forma, entende-se que esse conhecimento pode ser importante na construção do raciocínio lógico do estudante, possibilitando a ampliação de suas estruturas na formalização dos conceitos tanto de Análise Combinatória quanto dos que serão estudados na sequência. Tem-se como objetivo auxiliar estudantes na compreensão dos conceitos de análise combinatória, ampliando seus conhecimentos com intuito de aplicá-los em diferentes situações do seu cotidiano. Para isso, o curso tem carga-horária de 50h e é dividido em 4 módulos. A realização de cada módulo respeitará o ritmo de aprendizagem do estudante, de maneira autônoma, sem tutoria, mas com total acesso a diferentes metodologias de ensino para o estudo do Princípio Fundamental da Contagem, Arranjos, Permutação, Fatorial e Combinações. Espera-se que com a oferta do curso os estudantes possam compreender os conceitos que estão diretamente relacionados com a análise combinatória, dentro da matemática e que saibam aplicá-los a diferentes situações, ampliando sua capacidade de raciocinar logicamente.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: A matemática está em tudo?

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Resumo: O presente projeto visa descrever a proposta de um curso que discute aplicações da matemática a partir da sequência de Fibonacci e do número de ouro na modalidade MOOC. O curso terá como pano de fundo a discussão sobre a verdade, ou não, da afirmação de que a matemática está em tudo e fornecerá ferramentas para que o estudante possa compreender e identificar possíveis aplicações matemáticas no cotidiano e reflita sobre suas generalizações. Trabalhará a sequência de Fibonacci e o número de ouro para explorar como a matemática pode estar em diversas áreas do conhecimento, identificando algumas possibilidades de utilização da matemática, seja ela no corpo humano, na natureza, nas artes, na cultura ou na construção civil. Por meio da investigação da aplicabilidade dos métodos em situações cotidianas ou mesmo em manifestações da natureza, questionará se, de fato, a matemática está presente nestes fenômenos ou se algumas dessas relações são estabelecidas de maneira superficial por conta de estudos dirigidos, dando um caráter matemático a uma errônea interpretação do mundo, satisfazendo um desejo humano de compreendê-lo de maneira lógico-matemática.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Extensão para estudantes

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O envolvimento dos estudantes nas ações de extensão, como prática essencial na sua formação acadêmica e cidadã e o desenvolvimento de aptidões que potencializem a formação para o trabalho e para a vida em sociedade são condições importantes para a formação de um estudante comprometido com a sociedade. Por isso, o presente curso tem o objetivo de capacitar estudantes bolsista e/ou voluntários do IFRS ou demais instituições (federais, estaduais e municipais) interessadas acerca das bases conceituais da Extensão e instrumentalizar estes estudantes em processos organizacionais necessários para o bom andamento das suas atividades extensionistas. O curso será ofertado na modalidade MOOC (EAD), com carga horária de 20 horas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: A literatura como possibilidade de valorização e construção da identidade na menina negra

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O curso utiliza como base o material ‘A literatura presente na construção e valorização da identidade da menina negra’, produzido pela Equipe do Projeto Manifestações Literárias nas comunidades quilombolas na grande Porto Alegre – RS. Ao longo do curso, haverá atividades para seu exercício, que não são avaliativas. Ou seja, você não receberá correção e atribuição de nota. O curso é dividido em 4 unidades, totalizando 20 horas. Ao final de cada unidade haverá um questionário avaliativo.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Espanhol 1

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O curso de Espanhol 1conta com material didático elaborado pelo Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional – NPTE – do Instituto Federal Sul-riograndense com o grupo de trabalho composto por professores pesquisadores dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Ceará (IFCE) e com o Fórum de Relações Internacionais dos Institutos Federais (FORINTER). Este curso traz o conteúdo referente ao Caderno 1 do Módulo 1 de Espanhol, trazendo leituras e atividades interativas através do AVEA Moodle no formato MOOC.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Espanhol 2

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O curso de Espanhol 2 conta com material didático elaborado pelo Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional – NPTE – do Instituto Federal Sul-riograndense com o grupo de trabalho composto por professores pesquisadores dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Ceará (IFCE) e com o Fórum de Relações Internacionais dos Institutos Federais (FORINTER). Este curso traz o conteúdo referente ao Caderno 2 do Módulo 1 de Espanhol, trazendo leituras e atividades interativas através do AVEA Moodle no formato MOOC. Carga horária: 30 horas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Literatura

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: Neste curso conheceremos sobre Introdução a Leitura, A Linguagem Literária, Gêneros Literários. O curso de Literatura foi criado pela professora Regiane Pinheiro Dionisio Porrua, do Instituto Federal do Paraná para a Rede e-Tec Brasil. O objetivo do curso é ampliar a compreensão sobre o ato de ler. É um espaço para reflexão sobre os sentidos que as palavras assumem em diferentes do contextos. A intenção da autora é fazer com que o aluno entenda as diferentes concepções para a palavra leitura, conhecendo e reconhecendo os gêneros textuais, compreendendo a literatura e as características e funções de sua linguagem. O curso é organizado em 3 unidades, totalizando 40 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 60% na média dos questionários.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Português Instrumental

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenação: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: Neste curso conheceremos sobre Português Instrumental.O curso de Redação Instrumental tem o objetivo de ajudar o estudante a desenvolver a linguagem escrita e oral. Além disso, também auxilia no entendimento das ideias centrais e secundárias do texto e no desenvolvimento do pensamento ordenado e lógico, bem como a organização de ideias para o desenvolvimento de redações. Os materiais utilizados são da Rede e-Tec produzido pelos professores Claudia Guerra Monteiro e Gilson Monteiro e também pelos professores Sérgio Nunes de Jesus, Ingrid Leticia Menezes Barbosa e Albertina Neta Pereira da Silva. O curso é organizado em 3 unidades, totalizando 20 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 60% na média dos questionários.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Extensão para estudantes

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O envolvimento dos estudantes nas ações de extensão, como prática essencial na sua formação acadêmica e cidadã e o desenvolvimento de aptidões que potencializem a formação para o trabalho e para a vida em sociedade são condições importantes para a formação de um estudante comprometido com a sociedade. Por isso, o presente curso tem o objetivo de capacitar estudantes bolsista e/ou voluntários do IFRS ou demais instituições (federais, estaduais e municipais) interessadas acerca das bases conceituais da Extensão e instrumentalizar estes estudantes em processos organizacionais necessários para o bom andamento das suas atividades extensionistas. O curso será ofertado na modalidade MOOC (EAD), com carga horária de 20 horas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Matemática: análise combinatória

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Resumo: Esse curso de Análise Combinatória tem o propósito de ser o primeiro de uma série de cursos que discutem conceitos de matemática. Trata-se de um curso de extensão, na modalidade EaD, do tipo MOOC, para que estudantes possam aprender ou aprofundar conceitos de análise combinatória, enquanto área específica da matemática estudada no ensino médio e discutida em diversos cursos de nível superior. A Análise Combinatória pode ser definida como uma área da matemática que utiliza um conjunto de procedimentos que possibilita analisar as possibilidades e combinações entre elementos de um conjunto. Dessa forma, entende-se que esse conhecimento pode ser importante na construção do raciocínio lógico do estudante, possibilitando a ampliação de suas estruturas na formalização dos conceitos tanto de Análise Combinatória quanto dos que serão estudados na sequência. Tem-se como objetivo auxiliar estudantes na compreensão dos conceitos de análise combinatória, ampliando seus conhecimentos com intuito de aplicá-los em diferentes situações do seu cotidiano. Para isso, o curso tem carga-horária de 60h e é dividido em 6 módulos. A realização de cada módulo respeitará o ritmo de aprendizagem do estudante, de maneira autônoma, sem tutoria, mas com total acesso a diferentes metodologias de ensino para o estudo do Princípio Fundamental da Contagem, Arranjos, Permutação, Fatorial, Combinações e Números Binomiais. Espera-se que com a oferta do curso os estudantes possam compreender os conceitos que estão diretamente relacionados com a análise combinatória, dentro da matemática e que saibam aplicá-los a diferentes situações, ampliando sua capacidade de raciocinar logicamente.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Matemática: funções

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha

Resumo: Esse curso de Funções é o segundo de uma série de cursos que discutem conceitos de matemática. Trata-se de um curso de extensão, na modalidade EaD, do tipo MOOC, para que estudantes possam aprender ou aprofundar conceitos de funções. Uma função pode ser definida como a relação entre dois ou mais conjuntos, estabelecida por uma lei de formação, isto é, uma regra geral. Dessa forma, entende-se que esse conhecimento pode ser importante na construção do raciocínio lógico do estudante, possibilitando a ampliação de suas estruturas na formalização dos conceitos tanto de funções quanto dos que serão estudados na sequência. Tem-se como objetivo auxiliar estudantes na compreensão dos conceitos de funções, ampliando seus conhecimentos com intuito de aplicá-los em diferentes situações do seu cotidiano. Para isso, o curso tem carga-horária de 50h e é dividido em 4 módulos. A realização de cada módulo respeitará o ritmo de aprendizagem do estudante, de maneira autônoma, sem tutoria, mas com total acesso a diferentes metodologias de ensino para o estudo de Definição de Função, Função Afim, Função Quadrática e Função Exponencial. Espera-se que com a oferta do curso os estudantes possam compreender os conceitos que estão diretamente relacionados com funções, dentro da matemática e que saibam aplicá-los a diferentes situações, ampliando sua capacidade de raciocinar logicamente.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

 

Última atualização em 17/03/2021

Fim do conteúdo