Início do conteúdo

Cursos


Ano de 2023

 

  • Título: Educação infantil comunitária e educação popular: formação, reconhecimento e valorização profissional

 

Responsável: EDISON LIMA
E-mail: [email protected]

Resumo:

O Curso tem por objetivo recuperar a história da Educação Infantil Comunitária da Cidade de Porto Alegre- RS em consonância com a história nacional, em especial no tocante aos aspectos legais, os quais constam nas legislações nacional.  Será um curso com ênfase nas políticas educacionais e na Educação Popular. Apresentar-se-á os sentidos de comunidade, de Educação popular e o papel do Estado na garantia da Educação Infantil.  Formação, valorização e reconhecimento dos profissionais da Educação Infantil serão temáticas transversais e comporão a historia das lutas de Movimentos Sociais de Educação. Os participantes do curso são educadores lideranças comunitárias interessadas no tema, especialmente trabalhadores da Educação Infantil Comunitária.

Palavras-Chave: Educação Infantil Comunitária, Políticas públicas educacionais, Sistema de garantia de Direitos, Valorização da docência.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Conhecendo as Barreiras de Acessibilidade com ênfase no ensino básico da Língua Brasileira de Sinais- Libras.

 

Responsável: ALINI MARIOT
E-mail: [email protected]

Resumo:

A formação Conhecendo as Barreiras de Acessibilidade com ênfase no ensino básico da Língua Brasileira de Sinais- Libras, visa enfatizaro aprendizado básico da língua de sinais -Libras e políticas públicas inclusivas que permeiam uma sociedade mais inclusiva, fazendo com que os participantes possam conhecer mais sobre a cultura surda e suas especificidades, assim como qualificar sua forma de comunicação com este público, visando um ambiente de todos/todas e para todos/todas.

Palavras-Chave: Libras, inclusão, cultura surda

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Construindo e equipando o seu Lema e socializando ideias: uma proposta de baixo custo utilizando a cortada laser.

 

Responsável: CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
E-mail: [email protected]

Resumo:

A presente proposta tem por objetivo criar uma rede de colaboração e socialização de materiais didáticos para ensino e aprendizagem de matemática visando a construção de laboratório de educação matemática (Lema) em algumas escolas públicas de Canoas e, dessa forma contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da área. Nesse sentido, buscar-se-á conhecer melhor as realidades profissionais que se encontram os estudantes do mestrado em Matemática (PROFMAT) do Campus Canoas, no intuito de incentivar e favorecer a construção de laboratório de matemática em cada escola de atuação. A partir da capacitação para o uso da cortadora laser, pretende-se construir materiais e jogos didáticos, bem como organizar um repositório virtual para disponibilizar os arquivos para a construção dos materiais em cortadora laser, além de sugestão de atividades. Currículo lattes do cordenador na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3405797575568678

Palavras-Chave: Laboratório de Matemática, Cortadora Laser, Produção de material diático, Abordagem Maker

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

 

Ano de 2022

 

  • Título: Libras Básico

Coordenação: Natasha Figueiró da Silva

Resumo: O Curso de Libras nível básico visa capacitar a comunidade ouvinte do IFRS campus Canoas para uma comunicação inicial com surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Sendo esta uma língua reconhecida no Brasil pela Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, faz-se necessário apoiar o uso e difusão da Libras nos espaços públicos e educacionais. Esta ação é promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, com aulas presenciais, atividades à distância e carga horária de 60 horas. O foco deste curso é a comunicação, portanto as aulas serão expositivas e dialógicas com dinâmicas e atividades práticas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Educador Social na Perspectiva da Educação Popular

Coordenação: Edison Silva Lima

Resumo: O Curso de Educadores/as Sociais na Perspectiva da Educação Popular, ora ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFRS Campus Canoas, busca refletir sobre às práticas de educação, executadas por membros da equipe mínima, em instituições e programas não escolares, busca refletir sobre as práticas realizadas nos espaços de atenção socioeducativos, na rua e também junto ao SUAS, incluindo instituições de acolhimento e albergagem. O curso acontece por meio da plataforma Moodle, com encontros presenciais síncronos pelo Zoom Meet, e questionários pelo Google Forms.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Finanças Públicas

Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Silvia Ozorio Rosa

Resumo: Neste curso conheceremos sobre o uso e a gerência dos recursos financeiros públicos. O curso utiliza como base o material ‘Finanças Públicas’, produzido pelo professor Paulo Henrique de Oliveira, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é organizado em 1 unidade, totalizando 30 horas. Ao final da unidade, você terá um questionário de avaliação final. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% nesta avaliação final.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Ética no Serviço Público

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Silvia Ozorio Rosa

Resumo: Neste curso aprenderemos os conceitos básicos da ética no serviço público. O curso utiliza como base o material ‘Ética no Serviço Público’ para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 6 unidades, totalizando 40 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% na média dos questionários.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Explorando a matemática da música

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenador: Eduardo Meliga Pompermayer

Resumo: O presente projeto visa descrever a proposta de um curso que discute aplicações da matemática na música, a partir de estudos dirigidos em um instrumento caseiro de baixo custo. O curso servirá para trabalharmos a disciplina sob um aspecto mais leve, livre de tensões, possibilitando que os aqui envolvidos de fato estejam interessados na abordagem e modo como será aprofundada a relação com a música. No curso, será trabalhado o monocórdio, a gama pitagórica, escala temperada, frequência sonora, progressão geométrica. Além disso, serão apresentadas e discutidas algumas relações e definições existentes na música, as quais iremos trazer ao decorrer das atividades para relacioná-las à matemática. Por meio da relação dos estudos feitos com o instrumento caseiro, iremos buscar a prática em um ambiente de ensino virtual, recorrendo ao MOOC para darmos prosseguimento da atividade.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Direito Administrativo

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Patrícia Peter dos Santos Zachia Alan

Resumo: O curso utiliza como base o material ‘Introdução ao Direito Administrativo’, produzido pelo professor Cassiano Luiz Iurk, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 8 unidades, totalizando 40 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Frações para surdos e ouvintes

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Carina Loureiro Andrade

Resumo: O curso de extensão ‘Frações para surdos e ouvintes’ tem como propósito o ensino de frações para o público de surdos e ouvintes, de forma que todos possam aprender juntos. O curso será do tipo MOOC (Massive Open Online Course), sendo, então, aberto ao público, sem tutoria, totalmente online e ficará hospedado na plataforma Moodle do IFRS. Serão abordados os conteúdos mais importantes associados ao estudo de frações: a definição de frações, frações equivalentes, números mistos e as quatro operações com frações. Ensinando de uma forma didática, com forte ênfase para atividades de cunho visual, pressupõe-se que a aprendizagem de surdos e ouvintes possa ser facilitada na mesma proporção. O curso será dividido em três módulos, contendo vídeos ilustrativos, exercícios, fóruns de dúvidas e avaliação. Busca-se com esta proposta uma alternativa para que surdos e ouvintes aprendam frações a partir das mesmas atividades.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Licitações

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Silvia Ozorio Rosa

Resumo: Neste curso aprenderemos os conceitos e modalidades, fases, tipos e procedimentos, contratação direta, anulação e recursos. O curso utiliza como base o material ‘Licitações’ para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 6 unidades, totalizando 40 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 70% na média dos questionários.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Direito do Trabalho

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Patrícia Peter dos Santos Zachia Alan

Resumo: O curso oferece conceitos iniciais e breve histórico sobre o direito do trabalho. Também são abordadas as normas trabalhistas e partes do contrato de trabalho. São discutidos os papéis do empregador e empregado, bem como o encerramento de contrato. Por fim, trata-se sobre a garantia, direitos trabalhistas e fiscalização das relações de trabalho. O curso utiliza como base o material ‘Direito do Trabalho’ para a Rede e-Tec Brasil. O curso é dividido em 4 unidades, totalizando 40 horas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Direito: noções

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Patrícia Peter dos Santos Zachia Alan

Resumo: Neste curso é oferecida uma noção dos conceitos básicos do Direito. As aulas também permitem conhecer as fontes e os ramos do direito. O curso utiliza como base o material ‘Introdução ao Direito Público’, produzido pela professora Simone Cássia Corrêa de Souza, para a Rede e-Tec Brasil. O curso é organizado em 1 unidade, totalizando 30 horas. Ao final da unidade, há um questionário de avaliação final. Para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% nessa avaliação final.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Matemática: Geometria Espacial

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Resumo: Neste curso pretende-se estudar geometria espacial tendo como principal foco seja a construção do conhecimento. Tem-se como objetivo geral desenvolver um curso online sobre sólidos geométricos no qual os conceitos sejam construídos e o foco não seja o conteúdo por si só. Para atingir este objetivo geral, tem-se como objetivos específicos: elaborar materiais e utilizar recursos tecnológicos como auxiliares na construção de conhecimentos e elaborar estratégias avaliativas para este formato de ensino a distância. O curso será disponibilizado na plataforma Moodle, contendo seis módulos que discutirão conceitos envolvidos na compreensão de poliedros, prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Cada módulo será composto de vídeos, materiais escritos, um teste avaliativo e uma atividade de feedback que será disponibilizada por meio de um fórum. Espera-se obter como resultado que as atividades que promovem a ação dos estudantes, dentro do possível nesse formato de curso, de fato colaboram no processo de construção do conhecimento.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Matemática: análise combinatória

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Resumo: Esse curso de Análise Combinatória tem o propósito de ser o primeiro de uma série de cursos que discutem conceitos de matemática. Trata-se de um curso de extensão, na modalidade EaD, do tipo MOOC, para que estudantes possam aprender ou aprofundar conceitos de análise combinatória, enquanto área específica da matemática estudada no ensino médio e discutida em diversos cursos de nível superior. A Análise Combinatória pode ser definida como uma área da matemática que utiliza um conjunto de procedimentos que possibilita analisar as possibilidades e combinações entre elementos de um conjunto. Dessa forma, entende-se que esse conhecimento pode ser importante na construção do raciocínio lógico do estudante, possibilitando a ampliação de suas estruturas na formalização dos conceitos tanto de Análise Combinatória quanto dos que serão estudados na sequência. Tem-se como objetivo auxiliar estudantes na compreensão dos conceitos de análise combinatória, ampliando seus conhecimentos com intuito de aplicá-los em diferentes situações do seu cotidiano. Para isso, o curso tem carga-horária de 50h e é dividido em 4 módulos. A realização de cada módulo respeitará o ritmo de aprendizagem do estudante, de maneira autônoma, sem tutoria, mas com total acesso a diferentes metodologias de ensino para o estudo do Princípio Fundamental da Contagem, Arranjos, Permutação, Fatorial e Combinações. Espera-se que com a oferta do curso os estudantes possam compreender os conceitos que estão diretamente relacionados com a análise combinatória, dentro da matemática e que saibam aplicá-los a diferentes situações, ampliando sua capacidade de raciocinar logicamente.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: A matemática está em tudo?

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Resumo: O presente projeto visa descrever a proposta de um curso que discute aplicações da matemática a partir da sequência de Fibonacci e do número de ouro na modalidade MOOC. O curso terá como pano de fundo a discussão sobre a verdade, ou não, da afirmação de que a matemática está em tudo e fornecerá ferramentas para que o estudante possa compreender e identificar possíveis aplicações matemáticas no cotidiano e reflita sobre suas generalizações. Trabalhará a sequência de Fibonacci e o número de ouro para explorar como a matemática pode estar em diversas áreas do conhecimento, identificando algumas possibilidades de utilização da matemática, seja ela no corpo humano, na natureza, nas artes, na cultura ou na construção civil. Por meio da investigação da aplicabilidade dos métodos em situações cotidianas ou mesmo em manifestações da natureza, questionará se, de fato, a matemática está presente nestes fenômenos ou se algumas dessas relações são estabelecidas de maneira superficial por conta de estudos dirigidos, dando um caráter matemático a uma errônea interpretação do mundo, satisfazendo um desejo humano de compreendê-lo de maneira lógico-matemática.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Extensão para estudantes

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O envolvimento dos estudantes nas ações de extensão, como prática essencial na sua formação acadêmica e cidadã e o desenvolvimento de aptidões que potencializem a formação para o trabalho e para a vida em sociedade são condições importantes para a formação de um estudante comprometido com a sociedade. Por isso, o presente curso tem o objetivo de capacitar estudantes bolsista e/ou voluntários do IFRS ou demais instituições (federais, estaduais e municipais) interessadas acerca das bases conceituais da Extensão e instrumentalizar estes estudantes em processos organizacionais necessários para o bom andamento das suas atividades extensionistas. O curso será ofertado na modalidade MOOC (EAD), com carga horária de 20 horas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: A literatura como possibilidade de valorização e construção da identidade na menina negra

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O curso utiliza como base o material ‘A literatura presente na construção e valorização da identidade da menina negra’, produzido pela Equipe do Projeto Manifestações Literárias nas comunidades quilombolas na grande Porto Alegre – RS. Ao longo do curso, haverá atividades para seu exercício, que não são avaliativas. Ou seja, você não receberá correção e atribuição de nota. O curso é dividido em 4 unidades, totalizando 20 horas. Ao final de cada unidade haverá um questionário avaliativo.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Espanhol 1

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O curso de Espanhol 1conta com material didático elaborado pelo Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional – NPTE – do Instituto Federal Sul-riograndense com o grupo de trabalho composto por professores pesquisadores dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Ceará (IFCE) e com o Fórum de Relações Internacionais dos Institutos Federais (FORINTER). Este curso traz o conteúdo referente ao Caderno 1 do Módulo 1 de Espanhol, trazendo leituras e atividades interativas através do AVEA Moodle no formato MOOC.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Espanhol 2

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O curso de Espanhol 2 conta com material didático elaborado pelo Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional – NPTE – do Instituto Federal Sul-riograndense com o grupo de trabalho composto por professores pesquisadores dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Ceará (IFCE) e com o Fórum de Relações Internacionais dos Institutos Federais (FORINTER). Este curso traz o conteúdo referente ao Caderno 2 do Módulo 1 de Espanhol, trazendo leituras e atividades interativas através do AVEA Moodle no formato MOOC. Carga horária: 30 horas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Literatura

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: Neste curso conheceremos sobre Introdução a Leitura, A Linguagem Literária, Gêneros Literários. O curso de Literatura foi criado pela professora Regiane Pinheiro Dionisio Porrua, do Instituto Federal do Paraná para a Rede e-Tec Brasil. O objetivo do curso é ampliar a compreensão sobre o ato de ler. É um espaço para reflexão sobre os sentidos que as palavras assumem em diferentes do contextos. A intenção da autora é fazer com que o aluno entenda as diferentes concepções para a palavra leitura, conhecendo e reconhecendo os gêneros textuais, compreendendo a literatura e as características e funções de sua linguagem. O curso é organizado em 3 unidades, totalizando 40 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 60% na média dos questionários.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Português Instrumental

EDITAL Nº 57/2020 – Registro de Ações de Extensão – Fluxo Contínuo 2021/2022

Coordenação: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: Neste curso conheceremos sobre Português Instrumental.O curso de Redação Instrumental tem o objetivo de ajudar o estudante a desenvolver a linguagem escrita e oral. Além disso, também auxilia no entendimento das ideias centrais e secundárias do texto e no desenvolvimento do pensamento ordenado e lógico, bem como a organização de ideias para o desenvolvimento de redações. Os materiais utilizados são da Rede e-Tec produzido pelos professores Claudia Guerra Monteiro e Gilson Monteiro e também pelos professores Sérgio Nunes de Jesus, Ingrid Leticia Menezes Barbosa e Albertina Neta Pereira da Silva. O curso é organizado em 3 unidades, totalizando 20 horas. Ao final de cada unidade você encontrará um questionário ‘Teste seus Conhecimentos’. Para aprovação no curso, você deverá obter aproveitamento igual ou superior a 60% na média dos questionários.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Extensão para estudantes

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Cleusa Albília de Almeida

Resumo: O envolvimento dos estudantes nas ações de extensão, como prática essencial na sua formação acadêmica e cidadã e o desenvolvimento de aptidões que potencializem a formação para o trabalho e para a vida em sociedade são condições importantes para a formação de um estudante comprometido com a sociedade. Por isso, o presente curso tem o objetivo de capacitar estudantes bolsista e/ou voluntários do IFRS ou demais instituições (federais, estaduais e municipais) interessadas acerca das bases conceituais da Extensão e instrumentalizar estes estudantes em processos organizacionais necessários para o bom andamento das suas atividades extensionistas. O curso será ofertado na modalidade MOOC (EAD), com carga horária de 20 horas.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Matemática: análise combinatória

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Mariana Lima Duro

Resumo: Esse curso de Análise Combinatória tem o propósito de ser o primeiro de uma série de cursos que discutem conceitos de matemática. Trata-se de um curso de extensão, na modalidade EaD, do tipo MOOC, para que estudantes possam aprender ou aprofundar conceitos de análise combinatória, enquanto área específica da matemática estudada no ensino médio e discutida em diversos cursos de nível superior. A Análise Combinatória pode ser definida como uma área da matemática que utiliza um conjunto de procedimentos que possibilita analisar as possibilidades e combinações entre elementos de um conjunto. Dessa forma, entende-se que esse conhecimento pode ser importante na construção do raciocínio lógico do estudante, possibilitando a ampliação de suas estruturas na formalização dos conceitos tanto de Análise Combinatória quanto dos que serão estudados na sequência. Tem-se como objetivo auxiliar estudantes na compreensão dos conceitos de análise combinatória, ampliando seus conhecimentos com intuito de aplicá-los em diferentes situações do seu cotidiano. Para isso, o curso tem carga-horária de 60h e é dividido em 6 módulos. A realização de cada módulo respeitará o ritmo de aprendizagem do estudante, de maneira autônoma, sem tutoria, mas com total acesso a diferentes metodologias de ensino para o estudo do Princípio Fundamental da Contagem, Arranjos, Permutação, Fatorial, Combinações e Números Binomiais. Espera-se que com a oferta do curso os estudantes possam compreender os conceitos que estão diretamente relacionados com a análise combinatória, dentro da matemática e que saibam aplicá-los a diferentes situações, ampliando sua capacidade de raciocinar logicamente.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

  • Título: Matemática: funções

EDITAL Nº 65/2019 – Fluxo Contínuo 2020

Coordenadora: Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha

Resumo: Esse curso de Funções é o segundo de uma série de cursos que discutem conceitos de matemática. Trata-se de um curso de extensão, na modalidade EaD, do tipo MOOC, para que estudantes possam aprender ou aprofundar conceitos de funções. Uma função pode ser definida como a relação entre dois ou mais conjuntos, estabelecida por uma lei de formação, isto é, uma regra geral. Dessa forma, entende-se que esse conhecimento pode ser importante na construção do raciocínio lógico do estudante, possibilitando a ampliação de suas estruturas na formalização dos conceitos tanto de funções quanto dos que serão estudados na sequência. Tem-se como objetivo auxiliar estudantes na compreensão dos conceitos de funções, ampliando seus conhecimentos com intuito de aplicá-los em diferentes situações do seu cotidiano. Para isso, o curso tem carga-horária de 50h e é dividido em 4 módulos. A realização de cada módulo respeitará o ritmo de aprendizagem do estudante, de maneira autônoma, sem tutoria, mas com total acesso a diferentes metodologias de ensino para o estudo de Definição de Função, Função Afim, Função Quadrática e Função Exponencial. Espera-se que com a oferta do curso os estudantes possam compreender os conceitos que estão diretamente relacionados com funções, dentro da matemática e que saibam aplicá-los a diferentes situações, ampliando sua capacidade de raciocinar logicamente.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

 

Última atualização em 18/08/2023

Fim do conteúdo