Regrinhas de ouro da boa comunicação

Você não precisa ser um profissional da Comunicação para conseguir transmitir para as pessoas de forma clara e precisa aquilo que quer e, o que é melhor, atingindo seus objetivos.

Assim sendo, preparei uma lista (você vai encontrar várias bem confusas pela internet) com umas regrinhas que realmente precisa saber para comunicar bem seu trabalho seja diretamente em uma rede social, seja nesta plataforma, enviando para a assessoria de comunicação de seu campus.

Vamos a elas:

1. ANTECIPE-SE!

Avise a assessoria de comunicação com a maior antecedência possível de algo que vai ocorrer. Se foi algo efêmero, que ocorreu de repente, avise o quanto antes. Notícia do dia anterior é notícia velha, quase ninguém quer saber. Na maioria das vezes, ao cobrir um evento, por exemplo, é melhor deixar uma matéria pré-pronta e publicá-la praticamente antes de o evento se encerrar, dando margem aos envolvidos verem a postagem e compartilharem a notícia em tempo real.

2. ATENÇÃO ÀS FOTOS

Entre um olho e um dedo sempre tem um cérebro. E é esse órgão que tem de trabalhar quando se pretende fazer um registro fotográfico (leia mais sobre como fazer uma boa foto). Não se preocupe com o material. Um celular mediano nas mãos da pessoa certa faz milagres enquanto o melhor equipamento em posse de quem não entende nem de enquadramento de nada adiantará. Se puder, destaque alguém especificamente para fazer as fotos.

3. APURAÇÃO É TUDO

Nem o melhor jornalista do mundo consegue fazer um bom texto se ele não tiver informações para trabalhar. Caso não haja alguém da assessoria de comunicação acompanhando o fato ou evento, fique atento a detalhes que fujam do trivial. Detalhes sobre o tempo, a aglomeração de pessoas, o ambiente do evento, informalidade ou solenidade, entre outros podem ser ótimos elementos para uma matéria mais suave e elaborada. Deixe alguém responsável para observar isso e passe o telefone para o jornalista que fará a matéria.

4. PIRÂMIDE INVERTIDA

Comece sempre pelo que é mais importante! Antes de começar a escrever, pergunte-se “o que é a notícia?” e comece a escrever descrevendo isso. Em vez de “na noite chuvosa de quarta-feira, dia 27 de abril, em Porto Alegre, um raio assustou os estudantes do IFRS ao destruir a torre de energia que fica no alto do prédio”, escreva assim “um raio destruiu a torre de energia que fica no alto do prédio do IFRS. O fato ocorreu na noite chuvosa de quarta-feira assustando os estudantes”. Em eventos, por exemplo, fale do evento primeiro, deixe para o último parágrafo para citar as autoridades presentes e quem o organizou.

5. USE E ABUSE DOS LINKS

Geralmente escrevemos para a web e invariavelmente citamos editais, empresas, sites, e-mails, etc. Aproveite para sempre colocar links para os endereços eletrônicos correspondentes. Mas não esqueça: faça-o de forma que os links abram em uma nova guia! Isso garante que o internauta não perca seu site da tela. Lincar as fontes de sua matéria a deixam mais confiável e prestam um serviço para quem lê e quer saber mais sobre o que você está escrevendo.

6. SEJA SIMPLES E CLARO

Use termos simples e seja claro no que diz. Prefira frases curtas. Dê tempo para seu leitor respirar.

Também é importante ter uma linguagem flexível. No meio acadêmico, nos acostumamos a termos científicos que a maioria das pessoas não conhecem. Quando for escrever, pense no seu vizinho e tente se adaptar. Lembre-se que na internet você está se comunicando com variados tipos de pessoas.

7. PRATIQUE

Escrever é questão de prática. Se você quiser se aventurar no mundo das palavras, sugiro tentar manter um blog. Escolha um tema qualquer do qual você goste e se desafie a escrever pelo menos um bom parágrafo por dia sobre ele. Procure alguém que conheça um pouco sobre textos jornalísticos (pode ser o assessor de comunicação do seu campus) para ele dar uma olhada de vez em quando nos seus escritos. Com o tempo, um pouco de esforço e paciência, você terá um texto fluído e tranquilidade para se comunicar.

8. BÔNUS: SEU TÍTULO

Confie nos mais velhos: prefira deixar para fazer o título no final. Primeiro porque na grande maioria das vezes, você vai mudá-lo mesmo. Segundo, porque vai ficar te incomodando mentalmente enquanto escreve teu texto. Outra dica clássica: nunca comece o título com um numeral. Se isso for imprescindível, faça-o de modo por extenso. E por último, essa sem exceção, nunca, mas nunquinha mesmo, escreva um título sem verbo em um texto jornalístico.

João Henrique Machado
Jornalista – Campus Canoas do IFRS