Guias e manuais

Formaturas

Cursos técnicos

Instrução Normativa Nº 9, de 17 de dezembro de 2014

Estabelece as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas de formaturas de Cursos Técnicos do IFRS

Manual do Formando

Cerimonial – atualizado em junho de 2017

Cursos Superiores

Instrução Normativa Nº 8, 17 de dezembro de 2014

Estabelece as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas de colação de grau do IFRS – cursos superiores

Manual do Formando

Cerimonial – atualizado em junho de 2017

Ato solene gabinete – roteiro

Outros guias e manuais

Como Faço? – Um Guia de Boas Práticas do IFRS – publicado em agosto de 2019

Como elaborar um documento oficial? Como escrever de forma mais clara e correta? Como manter boas relações institucionais? Dicas sobre esses temas que fazem parte do dia a dia no Instituto estão reunidas no Guia .

Confira vídeos curtos com orientações do guia:

Dicas sobre o uso do e-mail institucional

Dicas sobre os atendimentos telefônicos no IFRS

Modelos de documentos institucionais:

Ata Atestado Declaração Despacho (com numeração) Despacho (sem numeração)

Edital (Reitoria) Edital (Campus) Instrução Normativa Ofício Ofício Circular Ofício (com endereçamento completo)

Ordem de Serviço Portaria (Reitoria) Portaria (Campus) Resolução

Manual de Identidade Institucional do IFRS – publicado em julho de 2016

O Manual de Identidade Institucional do IFRS tem como objetivo a padronização dos materiais de expediente é de grande importância para o fortalecimento da marca e deve estar de acordo com a legislação pertinente.

Manual de Aplicação da Marca dos Institutos Federais – publicado em setembro de 2015

O Manual de Aplicação da Marca Instituto Federal tem como objetivo orientar e normatizar a aplicação da Marca IF em projetos gráficos.

Manual de Formatação de Carimbos – publicado em junho de 2015

O Manual de Formatação de Carimbos tem como finalidade a padronização do layout dos carimbos do IFRS, com base o Manual de Uso da Marca dos Institutos Federais

Manual de Redação da Presidência da República  publicado em fevereiro de 2019

O Manual de Redação da Presidência da República tem como objetivo orientar o poder público na redação de documentações oficiais.

Manual de Uso da Marca do Governo Federal publicado em fevereiro de 2019

O Manual de Uso da Marca do Governo Federal tem como objetivo orientar a aplicação da Marca em projetos gráficos.

Cartilha de redação Web – Padrões Brasil e-Gov  publicado em abril de 2010

A Cartilha de redação Web fornece recomendações de boas práticas na área digital, com o objetivo de aprimorar a
comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de EPCT – publicado em julho de 2017

A segunda edição do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem o objetivo de aprimorar o planejamento, a organização e a participação em eventos por parte dos integrantes da Rede.

Uso das palavras CAMPUS e CAMPI

Usa-se o singular campus. Sem itálico, pois já consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras (ABL), e

Usa-se o plural campi. Em itálico, por não constar no VOLP.

Ofício-Circular nº 72/2015 Setec/MEC (publicado em agosto de 2015) – Nota informativa sobre a utilização das palavras campus e campi.

Última atualização em 06/09/2019