Início do conteúdo

O que é a extensão?


Extensão é uma forma de interação que deve existir entre a instituição de ensino e a comunidade na qual está inserida. É uma espécie de ponte permanente entre, no caso, o Campus Canoas do IFRS e os diversos setores da sociedade.

 

Como funciona?

Funciona como uma via de duas mãos, em que o campus leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, e recebe dela sugestões de temas para estudo tendo em vista suas reais necessidades, seus anseios, aspirações.

Além disso, os estudantes extensionistas também aprendem com o saber dessas comunidades. Ocorre, na realidade, uma troca de conhecimentos, em que os professores e estudantes também aprendem sobre os valores e a cultura da comunidade. Dessa forma, a instituição pode planejar e executar as atividades de extensão respeitando e não violando esses valores e cultura.

 

Por que a extensão deve existir?

É por meio da extensão que a instituição consegue levar até a comunidade os conhecimentos que transmite aos que têm oportunidade e aqueles que são produzidos no dia a dia das atividades de ensino e de pesquisa.

Além disso, como instituição pública de ensino, o Campus Canoas do IFRS não cobra financeiramente de seus estudantes, mas isso não quer dizer que não há custo. Quem paga os estudos dos que aqui estão é a comunidade. E justo é ela receber retorno desse investimento.

 

Por que eu devo e como faço para participar?

Há um provérbio chinês datado de 4 mil anos a.C. que diz muito a respeito: “Se decoro, esqueço. Se vejo, lembro-me. Se faço, aprendo”.

Para participar, você deve ficar atento aos editais que são publicados frequentemente no site do campus e divulgados pelos servidores. Eles geralmente se referem a projetos como, por exemplo, dar curso de informática para um grupo de pessoas na comunidade, as quais necessitam de estudantes que estão aprendendo sobre a atividade para que sejam monitores.

Você também pode, no decorrer do curso, ter uma ideia de como levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade. Desta forma, é interessante conversar com um servidor e avaliar a possibilidade de desenvolverem um projeto de extensão.

Última atualização em 16/03/2021

Fim do conteúdo