Em um ano de Portal Integra, número de parcerias no IFRS aumenta mais de 60%

O Portal da Inovação do IFRS foi lançado em outubro de 2020 e atualmente é utilizado também por outros quatro Institutos Federais

Uma das formas de estimular a inovação é aproximar conhecimento às demandas da sociedade. E é isso que o Integra – Portal da Inovação do IFRS vem realizando há um ano. O Integra foi lançado em outubro de 2020, com o objetivo de facilitar a identificação de demandas da sociedade e relacionar essas necessidades com soluções que o IFRS pode oferecer em suas diversas áreas de atuação. Passados 12 meses, a formalização de parcerias entre o IFRS e organizações externas registrou um crescimento de aproximadamente 60%. Atualmente, são 114 parcerias formalizadas e em execução e mais de 400 sendo estabelecidas com 335 organizações externas.

Mais do que os números, o resultado esperado é uma contribuição para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico das regiões de atuação dos campi. Para o IFRS, é mais geração de capital intelectual e oportunidades aos estudantes.

O Integra disponibiliza, a qualquer interessado, informações do currículo dos servidores do Instituto, dos projetos em desenvolvimento, de produtos elaborados e serviços ofertados pela instituição. O sistema permite gerenciar ativos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, laboratórios, habitats de inovação, fluxos e normas. Tem ainda uma videoteca, um cadastro de editais externos de fomentos que possam interessar aos servidores do IFRS e um sistema de gestão de relacionamentos com organizações externas.

O sistema foi idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Escritório de Projetos (EP). É resultado de ações já desenvolvidas que foram reunidas em uma única plataforma. Em 2018, foi desenvolvido o Portfólio IFRS, que congregava os currículos dos servidores. Na sequência, surgiu o Parcerias IFRS, um sistema para a gestão institucional dos relacionamentos com a comunidade. Unindo as duas funcionalidades e agregando diversas outras em uma única plataforma, o Portal Integra foi lançado em 20 de outubro de 2020.

A integração dos dados inclui bases de diferentes sistemas, como a Plataforma Lattes do CNPq e sistemas utilizados pelo IFRS (SIGProj, SIGAA, DSpace e Portal Institucional do IFRS, entre outros). O desenvolvimento foi responsabilidade dos servidores Rodrigo Noll, Ricardo Moro e Jason Piloti.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eduardo Girotto, afirma que o Portal Integra é um modelo inovador de se relacionar e dar ainda mais relevância ao trabalho desenvolvido pelos servidores do IFRS. É uma solução que oferece transparência e fomenta projetos inovadores.

Facilidade para buscar soluções

Entre as funcionalidades mais utilizadas, ganham destaque a visualização de currículos e laboratórios; e a vitrine tecnológica, que apresenta os produtos disponíveis para transferência a organizações interessadas. Também são bastante acessadas as relações com as organizações parceiras, os editais externos de fomento, os fluxos e normas, a videoteca e as possibilidades de prestação de serviços pelo IFRS.

No último semestre, os currículos dos servidores tiveram mais de 30 mil visualizações; já a vitrine tecnológica registrou mais de 10 mil e um engajamento em torno de 600 requisições diárias. Em 12 meses, a plataforma permitiu divulgar aos servidores mais de 317 editais externos de fomento. Foram 4.660 recomendações para servidores conforme aderência a seus currículos e interesses.

IFRS como referência

Mais do que benefícios para a comunidade do IFRS, o Portal Integra projeta as ações da instituição, servindo de referência para outros IFs espalhados pelo Brasil. Atualmente, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) aderiram ao sistema, e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) está implantando. Além dessas instituições, diversas outras têm demonstrado interesse na adoção da tecnologia.

Para os responsáveis pela implementação do projeto, a proporção tomada pelo portal tornou o trabalho ainda mais recompensador. “É muito gratificante ver um produto concebido e desenvolvido pelo IFRS ser referência nacional para gerenciar ações de inovação, apresentando as instituições que o utilizam para a comunidade e efetivamente recebendo suas demandas”, afirma Rodrigo Noll, um dos desenvolvedores do sistema e atualmente chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

O IFRS vem frequentemente realizando melhorias no Portal Integra. Desde o lançamento, entre as mudanças mais significativas estão a implementação da Rede Integra, que é composta por Instituições de Ciência e Tecnologia e permite buscar, em um único espaço, servidores de todas as instituições que usam o Portal Integra, ou seja, é um sistema de busca interinstitucional por competências. Foi integrado também o Repositório Institucional de produções técnicas; a gestão e a divulgação de empreendimentos incubados pelos habitats de inovação; e o suporte e a divulgação de iniciativas como o IFRS Contribui.

Texto – projeto de extensão “O IFRS mais perto da comunidade – divulgando ensino, pesquisa, extensão e oportunidades”, elaborado pela bolsista Laura Tedesco Bressan, estudante do Campus Veranópolis do IFRS, e editado pelo Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS