Início do conteúdo

Sistema Integra IFRS é implantado em vários Institutos Federais formando a Rede Integra


Banner com frase no topo: Quer inovar junto com o IFRS? Conheça a expertise de servidores, tecnologias e possibilidades de parcerias no portal de rede. No centro, frase: Rede integra com 9 instituições em 122 unidades.

Com a adesão e a implantação do Integra em outras instituições de ensino, formou-se a Rede Integra, composta atualmente por nove instituições e 122 unidades

Uma plataforma de gestão da inovação na qual podem ser consultadas competências e expertises dos servidores, tecnologias e patentes disponíveis para transferência de apoio a projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico. Essa é a Rede Integra, plataforma que surgiu a partir da implantação do Portal Integra, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Atualmente, o sistema está implantado em nove instituições de ensino, formando uma rede.

O que você encontra na Rede Integra

Na Rede, são disponibilizados dados das 122 unidades que compõem as nove instituições. São  15.326 currículos de servidores com informações completas sobre suas competências e expertises.  

Na plataforma, o visitante também pode conhecer 51 patentes e tecnologias desenvolvidas pelas instituições que fazem parte do Integra e que estão disponíveis para transferência. Pode ainda explorar informações de equipamentos e serviços de 898 laboratórios.

 

Instituições que fazem parte

Das nove instituições que já aderiram à Plataforma Integra, três estão em processo de implantação. Abaixo, veja quais são as instituições que fazem parte da rede e, clicando nelas, você poderá visualizar as informações já cadastradas das instituições.

 

Convergência de interesses e unidades

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi a primeira instituição a aderir à parceria do Integra IFRS. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do instituto, Adalton Massalu Ozaki, afirma que o Integra já trouxe benefícios ao IFSP. Ele destaca a publicização das competências de servidores e laboratórios, pessoas que já entraram em contato interessadas em possíveis projetos e divulgação de editais aos servidores. 

Sobre a utilização da plataforma, Adalton explica que, no IFSP, o Integra está servindo tanto para o acesso por pessoas externas quanto pela comunidade interna. “Estamos estimulando, nos nossos editais, a atuação multicampi. Como temos 37 campi e cerca de 5 mil servidores, os pesquisadores estão podendo consultar colegas que têm área de pesquisa e interesse comum, para submissão aos editais”, observa.

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) foi a segunda instituição a apostar nas tecnologias oferecidas pelo Integra. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da instituição, Fernando Gomes Braga, salienta que o Portal está se tornando uma ferramenta indispensável para a comunidade acadêmica. “Nas ações do dia a dia, o Integra promove o encontro entre pesquisadores e extensionistas a partir das buscas por área de atuação. Na medida que os laboratórios estão sendo cadastrados, a comunidade também conhece e começa a utilizar a ampla infraestrutura da instituição.” 

Braga acrescenta: “É um recurso que efetivamente integra unidades isoladas geograficamente. Além disso, a ferramenta de divulgação de parcerias e a Vitrine Tecnológica (que apresenta os produtos disponíveis para transferência a organizações interessadas) tornaram-se o principal espaço de disseminação da propriedade intelectual do IFMG e certamente vão facilitar os processos de transferência de tecnologia”, finaliza.

Evolução da Plataforma

O Portal Integra evoluiu e pode ter muitas aplicações e possibilidades de uso na pesquisa, na inovação, na extensão e no ensino, devido a suas funcionalidades. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Girotto, destaca  que hoje o Portal Integra é uma ferramenta de integração com a sociedade, de transparência e de gestão da inovação, resultado de anos de trabalho e da evolução de diversas ferramentas desenvolvidas no IFRS. 

Girotto reforça que o Integra surge como uma ferramenta que permite um diálogo constante entre a instituição e sua comunidade interna, mas principalmente vai potencializar a interação da instituição com a sua comunidade externa. “Além disso, a ferramenta apresenta a possibilidade de formarmos uma verdadeira rede de cooperação entre os IFs que fazem parte, algo que dá ainda mais força para a nossa Rede Federal”, enfatiza.

Segundo o chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação e responsável pelo Escritório de Projetos do IFRS, Anderson Yanzer, um dos pressupostos para que um projeto seja inovador é que ele gere resultados para a comunidade ou organização para o qual foi planejado. “Para que isso aconteça, é imprescindível que o IFRS, assim como a comunidade externa, conheçam as suas potencialidades e expertises, para que possam ser estabelecidas conexões e parcerias no desenvolvimento de projetos. É importante que essas conexões e parcerias sejam realizadas de forma ágil, transparente e automatizadas, no intuito de incentivar e otimizar esses relacionamentos. O Portal Integra oferece todas essas possibilidades para as instituições e para a comunidade, sendo um grande indutor na geração de soluções inovadoras”, complementa.  

O chefe do Departamento de Planejamento Estratégico do IFRS e desenvolvedor do Portal Integra, Rodrigo Perozzo Noll, complementa que, com o compartilhamento de conhecimento e de tecnologia com outros institutos federais, o IFRS cumpre, como instituição pública de educação, ciência e tecnologia, ao seu papel de disseminar boas práticas sobre pesquisa e inovação para o desenvolvimento das comunidades.

Sobre o Integra

Idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pelo Escritório de Projetos (EP) do IFRS, o Portal foi lançado em outubro de 2020. Tem como objetivo facilitar a identificação de demandas da sociedade e relacionar essas necessidades com soluções que o IFRS pode oferecer em suas diversas áreas de atuação.

Neste um ano e meio de atividades, a formalização de parcerias entre o IFRS e organizações externas registrou um crescimento de aproximadamente 400%. Atualmente, são 104 parcerias formalizadas e em execução e mais de 79 sendo estabelecidas com 152 organizações externas. Para mais informações sobre o Integra IFRS e suas ofertas, acesse o Portal 

Os currículos dos servidores tiveram mais de 70 mil visualizações, a vitrine tecnológica registrou mais de 24 mil visualizações e um engajamento em torno de 600 requisições diárias. Neste período de quase um ano e meio, a plataforma divulgou aos servidores mais de 325 editais de fomentos externos. Foram mais de 62 mil recomendações para servidores conforme aderência a seus currículos e interesses.

Leia também:

Em um ano de Portal Integra, número de parcerias no IFRS aumenta mais de 60%publicada em 25 de novembro de 2021

Inovação e possibilidades de parcerias estão reunidas no Portal Integra do IFRS publicada em 19 de outubro de 2020

Fim do conteúdo